doom_master Publicado 10 Dezembro 2016 É por isto que eu gosto quando o Puro posta por aqui, muitas dessas vezes poupa-me o trabalho de escrever :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 10 Dezembro 2016 Por mim podem sentar o Gelson já no domingo. :mrgreen: O Gelson tem sido o jogador mais do Sporting e soube aproveitar muito bem a saída do JM, embora não seja tão forte no processo defensivo ou nos equilíbrio que o JM dava, mas tem sido fundamental. É sempre ele a criar desequilíbrios, é sempre ele a criar perigo, é normal que metade dos lances dele acabem por não dar nada, não por ele decidir mal mas por fazer n vezes a mesma jogada que funciona sempre. É sempre boa ideia sentar o principal desequilibrador da equipa, e podem-no fazer já no domingo. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 10 Dezembro 2016 Que o contexto em que os jogadores estão inseridos pode afectar negativamente a sua prestação individual. Já lá vai o tempo em que um bom jogador rendia em qualquer situação. É por isso que há jogadores que são flops e passado algum tempo reaparecem novamente, noutra equipa e noutra abordagem ao jogo. Nem é preciso procurar muito: o João Mário no Inter parece um jogador banal. Ele e todos os outros. No Sporting actual, uma equipa vertiginosa incapaz de gerir o tempo de jogo e com pouquíssimo jogo sem bola, onde todos os desequilíbrios são individuais e quase sempre pelos flancos, quem terá maior tendência para aparecer são os cavalões (sem qualquer sentido pejorativo) que são capazes de criar esses desequilíbrios (como o Gelson), os jogadores mais raçudos (novamente sem sentido pejorativo) capazes de correr atrás da bola e do seu portador já que colectivamente a equipa não consegue ocupar convenientemente os espaços (como o Adrien ou o Bruno César) e os gajos mais fortes fisicamente que podem disputar lances divididos (Rúben Semedo e Bas Dost). Os outros, como o Bryan, o André, o Markovic e o Campbell (que são rápidos e/ou fortes mas que não fazem dessas características o foco do seu futebol), o William (que não é o tipo raçudo de andar a correr atrás da bola), sofrem neste cenário porque o que têm de melhor para acrescentar ao jogo não se enquadra nisto. E estamos a falar de jogadores que já demonstraram a sua qualidade noutros lados ou em outras épocas, quando conseguiam entrosar-se no futebol da equipa. Atenção que não quero com isto criticar os jogadores ou um determinado estilo de jogo ou característica. Torna-se é injusto criticar, por exemplo, um Bryan Ruiz por não conseguir aparecer quando o que se pede é velocidade, verticalidade, desequilíbrios individuais e bola para a frente a um gajo que é o oposto disto tudo, que joga mais pausadamente, que procura combinações e vive do jogo sem bola dos colegas, que coloca a inteligência à frente da impetuosidade. Da mesma forma, seria injusto pedir ao Gelson que faça o papel do João Mário pois não tem essas características. Isto deveria ser senso comum. Basta ver como o Sporting quer jogar para se perceber que há jogadores que vão passar um mau bocado e outros que vão necessariamente surgir em melhor plano. E isso não tem a ver com momentos de forma ou vontade, mas com o contexto em que se vêem inseridos. É pah, nao te queria fazer escrever tanto! :biggrin: Nao sao precisos 5 paragrafos para dizer que o nosso sporting esta a jogar mal e que é preciso fazer alguma quanto a isso urgentemente. E concordo contigo, o JJ parece que formatou a equipa para dar a bola no flanco, no bruno ou no gelson, e a partir dai, eles que se "desenmerdem". Estou muito desiludido com o JJ e o futebol que ele praticava no benfica nao tem nada a ver com este. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 10 Dezembro 2016 O problema do Gelson é ... ser o Gelson. O que o rapaz está a fazer é fantástico, só que como não é o Mateus (que é o meu favorito), nem o Gauld, o pessoal casca. Precisa de 10 desequilíbrios para fazer uma assistência? ok. Mas fds, faz 10 desequilibrios! O problema não é o Gelson, interiorizem isso. O problema é o Ruiz não estar ao nível das assistências e desequilíbrios do ano passado, está mais um jogador de equilibrar. É o Markovic e o Campbell terem sido tiros ao lado. Se um destes os 3 tivesse ao nível do Gelson, não havia problema nenhum no futebol do Sporting. Eu acho, sinceramente, que o Matheus e o Gauld não fariam nada daquilo neste contexto. Não são jogadores desse género. Mas provavelmente, com eles, a equipa jogaria um pouco melhor. No entretanto, apesar da assistência, perdeu sozinho quase tantas bolas como a equipa toda perderia, num qualquer jogo da época passada. O mal de se ficar contente com jogadores que se especializam a fazer uma e só uma coisa é mesmo esse: chega a uma altura em que já não se espera mais nada dele, e em que o próprio jogador já não sabe fazer muito mais. Isso para mim é um mau jogador, e eu não quero que o Gelson caminhe para ser um mau jogador. Quero que ele evolua, e isso passa por ser capaz de fazer outras coisas produtivas para a equipa. Claro que havia. O maior problema do Sporting nem sequer está em criar oportunidades de golo, ou até em concretizá-las. Está em não conseguir controlar jogo nenhum, seja contra quem for. E esse problema não é resolvido pela boa forma do Gelson, do Markovic ou do Campbell. Mas o William e Adrien continuam num excelente plano, logo não me parece que isso seja assim tão verdade. Ofensivamente? Nem por isso. Não estão ao nível da época passada, sobretudo o Adrien. Aliás, ninguém está. O que deveria servir como sinal de que alguma coisa, senão muita coisa mesmo, está mal. Que o contexto em que os jogadores estão inseridos pode afectar negativamente a sua prestação individual. Já lá vai o tempo em que um bom jogador rendia em qualquer situação. É por isso que há jogadores que são flops e passado algum tempo reaparecem novamente, noutra equipa e noutra abordagem ao jogo. Nem é preciso procurar muito: o João Mário no Inter parece um jogador banal. Ele e todos os outros. No Sporting actual, uma equipa vertiginosa incapaz de gerir o tempo de jogo e com pouquíssimo jogo sem bola, onde todos os desequilíbrios são individuais e quase sempre pelos flancos, quem terá maior tendência para aparecer são os cavalões (sem qualquer sentido pejorativo) que são capazes de criar esses desequilíbrios (como o Gelson), os jogadores mais raçudos (novamente sem sentido pejorativo) capazes de correr atrás da bola e do seu portador já que colectivamente a equipa não consegue ocupar convenientemente os espaços (como o Adrien ou o Bruno César) e os gajos mais fortes fisicamente que podem disputar lances divididos (Rúben Semedo e Bas Dost). Os outros, como o Bryan, o André, o Markovic e o Campbell (que são rápidos e/ou fortes mas que não fazem dessas características o foco do seu futebol), o William (que não é o tipo raçudo de andar a correr atrás da bola), sofrem neste cenário porque o que têm de melhor para acrescentar ao jogo não se enquadra nisto. E estamos a falar de jogadores que já demonstraram a sua qualidade noutros lados ou em outras épocas, quando conseguiam entrosar-se no futebol da equipa. Atenção que não quero com isto criticar os jogadores ou um determinado estilo de jogo ou característica. Torna-se é injusto criticar, por exemplo, um Bryan Ruiz por não conseguir aparecer quando o que se pede é velocidade, verticalidade, desequilíbrios individuais e bola para a frente a um gajo que é o oposto disto tudo, que joga mais pausadamente, que procura combinações e vive do jogo sem bola dos colegas, que coloca a inteligência à frente da impetuosidade. Da mesma forma, seria injusto pedir ao Gelson que faça o papel do João Mário pois não tem essas características. Isto deveria ser senso comum. Basta ver como o Sporting quer jogar para se perceber que há jogadores que vão passar um mau bocado e outros que vão necessariamente surgir em melhor plano. E isso não tem a ver com momentos de forma ou vontade, mas com o contexto em que se vêem inseridos. Eu não tenho dúvidas de que muito do rendimento actual do Bryan é culpa do treinador, para não estar a dizer que é do resto dos jogadores. Nota-se a milhas, durante qualquer jogo, que ele joga um jogo completamente diferente daquele que o Gelson, o Dost e quem quer que seja o 2º avançado jogam. O ritmo é diferente, as decisões são diferentes, tudo é diferente. Ora, na época passada, numa equipa que jogava mais e melhor, o Bryan foi um dos melhores jogadores, senão mesmo o melhor. Isto significa algo. O Sporting, enquanto equipa, estava no caminho certo na época passada. Só precisava de alguns ajustes. Melhores laterais (mas isto já é quase chover no molhado), sobretudo para o plano ofensivo (por cá, há vários jogos em que dá para defender durante 90 minutos no meio-campo adversário e só com centrais + 6 minimamente recuados), e alguém que levasse aquela posição atrás do avançado para outro nível, acrescentando aquilo que faltava ali em termos criativos e de aproveitamento do espaço entre linhas. Bastava isto. Só que depois saiu o João Mário, que era o cérebro, e entrou o Gelson, que é o oposto. E como segundo avançado, o Jesus começou a pensar em Markovic e Campbell. Quis meter a velocidade toda em campo, e passar quase do 8 para o 80. O resultado foi o caos, basicamente. Por mim podem sentar o Gelson já no domingo. :mrgreen: O Gelson tem sido o jogador mais do Sporting e soube aproveitar muito bem a saída do JM, embora não seja tão forte no processo defensivo ou nos equilíbrio que o JM dava, mas tem sido fundamental. É sempre ele a criar desequilíbrios, é sempre ele a criar perigo, é normal que metade dos lances dele acabem por não dar nada, não por ele decidir mal mas por fazer n vezes a mesma jogada que funciona sempre. É sempre boa ideia sentar o principal desequilibrador da equipa, e podem-no fazer já no domingo. Não vi ninguém a querer sentar o Gelson aqui. Eu não quero que ele saia do 11. Quero é que evolua. Porque, ao contrário da maioria, eu não acho que ele já seja um grande jogador, ou sequer um excelente jogador. É alguém que só é eficiente num de imensos aspectos do jogo. Falta o resto agora. E é a pensar nesse resto que eu gostava que o puxassem para o meio. Soube aproveitar, como quem diz. Se o Gelson falhasse 10 vezes, teria sempre uma 11ª oportunidade. O Jesus é louco por ele. Meteu na cabeça que aquele é o seu projecto. Acho que não preciso de dizer o que acontece quando ele teima em algo. Mas sim, é sempre ele a criar desequilíbrios, e é sempre ele a criar perigo. Ele faz parte do problema, mas está longe de ser a principal causa. Agora, não tenho dúvidas de que o jogo dele vai mudar à medida que a equipa melhore e suba o nível, se chegar a subir. E vai mudar para melhor, mesmo que ele deixe de desequilibrar tanto e de dar tanto nas vistas. Compartilhar este post Link para o post
Wincing Hálldor Publicado 10 Dezembro 2016 Pois, já eu não tenho grandes dúvidas que se a equipa começar a jogar como deve ser, o Gelson deixa de ser o "desequilibrador" e passa só a ser um gajo que estraga as jogadas cada vez que toca na bola. Se há um sinal de que esta época do Sporting não está a correr como queríamos, é de que o Gelson está a ser elevado a um dos melhores da equipa quando não só não é nada disso como é um sinal que o nosso futebol tem sido um conjunto de tiros ao lado. Que ele não devia ser titular no domingo, por mim não era. Mas definitivamente não deveria ser titular na próxima época. Mas acho que tem graça todos os adeptos do Sporting que gritavam que o Renato Sanches era um produto da imprensa o ano passado e que era sobrevalorizado agora andam a lamber os calções de outro que é ainda pior. Compartilhar este post Link para o post
J.Soeiro Publicado 10 Dezembro 2016 Adrien no Alta Definição agora às 14h. Compartilhar este post Link para o post
Hidden Publicado 10 Dezembro 2016 Adrien no Alta Definição agora às 14h. Gostei, foi uma boa entrevista. Ele parece ser boa pessoa. O Rui Patrício nunca esteve no programa? Compartilhar este post Link para o post
J.Soeiro Publicado 10 Dezembro 2016 Gostei, foi uma boa entrevista. Ele parece ser boa pessoa. O Rui Patrício nunca esteve no programa? Fala é um bocado para dentro :mrgreen: O Rui não me lembro de o ver Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 10 Dezembro 2016 Tive a ver o Adrien. Gostava que o gajo tivesse abordado a cena do Chelsea. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 11 Dezembro 2016 Jesus fora no fim da época, é só. Compartilhar este post Link para o post
kalakuka Publicado 11 Dezembro 2016 Adeus campeonato e adeus Jesus Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 11 Dezembro 2016 Que aposte no esquema de 3 centrais daqui para a frente. A sub no intervalo devia ter sido Marvin > Joel. Crl, que nojo. E tirar o Dost para pôr o André quando precisavamos de poder lá na frente? ~Muito bom também. Compartilhar este post Link para o post
depina Publicado 11 Dezembro 2016 só começamos a jogar bem depois do 2-0. Sinceramente não percebi as substituições. Devia ter sido: Ruiz <> Campbell Bruno cesar (lá para os 60 e tal) <> André __ jogar como nunca, perder como sempre. Compartilhar este post Link para o post
prbv Publicado 11 Dezembro 2016 já podemos despedir o jorge jesus? por favor Compartilhar este post Link para o post
Hidden Publicado 11 Dezembro 2016 Por acaso não acho que seja o adeus ao campeonato. Aliás, da maneira que isto anda não me surpreendia muito se o NES ainda fosse campeão. :lol: É levantar a cabeça que para a semana recebemos o Braga. Compartilhar este post Link para o post
depina Publicado 11 Dezembro 2016 tenham calma crl. despedir o jj porque? para meterem quem? calma crl. os campeonatos ganham se contra equipas pequenas, não contra as grandes. Compartilhar este post Link para o post
migxstoper Publicado 11 Dezembro 2016 já podemos despedir o jorge jesus? por favor Sim, foi um resultado escandaloso e a gota de água em Dezembro. Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 11 Dezembro 2016 Adeus campeonato? Vocês acham que o Benfica vai ganhar os jogos todos até ao fim? Acalmem-se lá, ainda há muito campeonato pela frente Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 11 Dezembro 2016 Adeus campeonato? Vocês acham que o Benfica vai ganhar os jogos todos até ao fim? Acalmem-se lá, ainda há muito campeonato pela frente Nem por isso. Mas acho que mesmo que isso aconteça o Sporting não vai fazer o trabalho dele e o Benfica tem demasiadas coisas aleatórias para merdar o suficiente para o Sporting passar à frente. Compartilhar este post Link para o post
lagarto. Publicado 11 Dezembro 2016 A verdade é que uma equipa que falha golos atrás de golos não se pode queixar de nada. Por mais penaltis que não tenham sido marcados, tivemos para ai 3 ou 4 oportunidades claras de golo que foram desperdiçadas. E sem marcar é complicado ganhar, por maior que seja o dominio. Btw, props para o Joel. Entrou muito bem no jogo e partiu aquilo tudo. Compartilhar este post Link para o post
Cardia Publicado 11 Dezembro 2016 Com dois laterais desta qualidade estamos sujeitos a que isto aconteça. O Marvin até subiu um pouco de nível na segunda parte mas a meu ver ainda não está dentro do que precisamos. Compartilhar este post Link para o post
prbv Publicado 11 Dezembro 2016 eu não sei se calhar tou a falar com a azia do jogo mas o nosso grande treinador que mama nem sei se são 4 milhoes nem se são 5 nem se são 6 não me interessa sei que mama demasiado para ganhar uma supertaça, faz a figura que faz na liga dos campeões e nem ao benfica (que era a sua obra prima) ganha, aquele "mamador" que mete o cancro do zeegelar que no lance do golo estava a demasiado ocupado a ver uma c*na boa do benfica em vez de estar preocupado a marcar o salvo obrigado jesus por trazeres vários tipos de cancros como o elias, schelotto, zeegelar, etc e por estares literalmente afastado do campeonato e afastado da europa Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 11 Dezembro 2016 A substituição do Bas Dost é surreal. É que depois passámos o jogo a bombear bolas para a área na mesma, cruzamentos atrás de cruzamentos atrás de cruzamentos atrás de cruzamentos, mas o único gajo que sabe cabecear já lá não estava. De resto, isto foi o Sporting habitual. Na primeira parte só batemos bola na frente como um qualquer Tondela da vida, e só aparecemos no final quando o Benfica decidiu encolher-se na sua área... e mesmo assim só em lances individuais pela ala é que criámos perigo. Muito pobre, muito mau. Nem quero bater em jogadores, apesar de haver dois ou três que me tiraram do sério, porque são os mesmos de sempre, os mesmos de que já se falava no início do ano e que vamos continuar a falar até final da temporada. Não acredito que consigamos dar a volta, até porque a tendência não é o Sporting recuperar pontos ao Benfica, bem pelo contrário. E, principalmente, já me falta força, crença e vontade para discutir mais sobre o Sporting. Estou cansado disto e só quero que acabe depressa. Faltam cinco meses. Já agora, só uma nota pois foi uma discussão que se teve nem há 24 horas: o Campbell fez três ou quatro cruzamentos, um deu remate ao poste e outro deu golo do Dost; o Gelson fartou-se de ir para cima dos adversários e não entregou uma bola jogável que se apresente. Quando se diz que o Gelson tem de melhorar é neste aspecto. É que ele pode fazer os tais dez desequilíbrios individuais até conseguir fazer uma assistência, mas nestes jogos não se pode desperdiçar tantas chances até se acertar uma. Compartilhar este post Link para o post