Oblivion Publicado 12 Julho 2016 A França tem processos, são é limitados quando enfrenta uma posição que sabe como pará-los. Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 12 Julho 2016 Hungria? verdade, coletivamente fortes. Pena a qualidade individual ser fraca senão tinham chegado longe. Nós não tinhamos muitos processos (defensivamente gostava do que via), então ofensivamente era um valha-me Deus, mas tinhamos um espírito de entreajuda que mais nenhuma equipa tinha. Foi isso que fez a diferença no fim de contas. Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 12 Julho 2016 https://twitter.com/EzekielN7/status/752229798806683648/photo/1?ref_src=twsrc%5Etfw :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 12 Julho 2016 http://video.eurosport.com/football/euro-2016/2016/eric-cantona-the-attack-of-the-frogs-and-ronaldo-s-resurrection_vid816043/video.shtml Compartilhar este post Link para o post
Kanye Publicado 12 Julho 2016 A França tem processos, são é limitados quando enfrenta uma posição que sabe como pará-los. True, e têm um onze do melhor que há por aí, mesmo com ausências de peso. Assim de cabeça, pelo menos o Laporte entrava de caras no onze. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 12 Julho 2016 Mas o que fez ele diferente do Bento ou Felipão em termos dessa organização? A preparação de um jogo de futebol não envolve apenas aspectos técnico-táctivos. O aspecto emocional numa competição que se discute em apenas 7 jogos sendo que metade são a eliminar é extremamente importante, não é uma competição regularidade, é uma competição de superação acima de tudo. Com o Paulo Bento nem dá para comparar porque nunca me pareceu ser um treinador capaz de unir todos os jogadores em torno do mesmo objectivo. Em relação ao Scolari, foi do mesmo género e o Scolari não teve maus resultados, de todo. Conseguiu uma final no Euro, uma meia-final no Mundial e uns quartos-de-final no Euro da Alemanha perdendo para a seleção anfitriã. Eu também não acho que o estado de graça do Fernando Santos vá durar para sempre porque acho que é extremamente impossível que uma equipa consiga viver na base da crença durante muito tempo, ou pelo menos olhando sempre para o mesmo líder. É impossível ou praticamente impossível tu conseguires introduzir mecanismos tácticos numa equipa em apenas um mês com jogadores provenientes dos mais variados dos clubes com métodos de treino diferentes. Ou convocas sempre os mesmos, de forma a trabalhar com eles e a seleção deixa de ser um espaço que premeie o mérito e qualidade individual ou a única hipótese aí acaba por ser usar a espinha dorsal de algum clube que esteja mais representado, e isso nem sempre pode garantir sucesso. O Fernando Santos optou pela solução que achou que lhe daria mais sucesso, anular os pontos fortes dos adversários e esperar que a nossa qualidade ofensiva fizesse a diferença. O Jesus tem razão, mas o problema - que acabou por não ser um problema :mrgreen: - foi a falta de qualidade nos processos. Não foi a abordagem, nem a preparação, nem a organização. Mas é quase impossível tu conseguires incutir qualidade nos processos de uma equipa em apenas um mês, pelo menos quando estás dependente de jogadores que jogam de forma muito diferente nos seus clubes. Não é por acaso que as seleções que tem varido quase todos os Mundiais e Europeus derivam de espinhas dorsais de clubes, acabando por transportar o futebol do clube para a seleção. É lixado, muito lixado tu conseguires fazer uma equipa aprender processos de qualidade ao mesmo tempo que tens de estar preocupado com recuperações de lesões, recuperações de fadiga e até mesmo ter atenção ao foro psicológico de cada jogador que tens na equipa. É que o planeamento do treino tem de ser feito com base em tudo isto, ao qual ainda tens de juntar no minimo 3 jogos em semana e meia ou 7 jogos num mês. É dificil, e não está ao alcance de qualquer um. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 12 Julho 2016 True, e têm um onze do melhor que há por aí, mesmo com ausências de peso. Assim de cabeça, pelo menos o Laporte entrava de caras no onze. E os dois do Real também. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 12 Julho 2016 A preparação de um jogo de futebol não envolve apenas aspectos técnico-táctivos. O aspecto emocional numa competição que se discute em apenas 7 jogos sendo que metade são a eliminar é extremamente importante, não é uma competição regularidade, é uma competição de superação acima de tudo. Com o Paulo Bento nem dá para comparar porque nunca me pareceu ser um treinador capaz de unir todos os jogadores em torno do mesmo objectivo. Em relação ao Scolari, foi do mesmo género e o Scolari não teve maus resultados, de todo. Conseguiu uma final no Euro, uma meia-final no Mundial e uns quartos-de-final no Euro da Alemanha perdendo para a seleção anfitriã. Eu não gosto do Paulo Bento, mas ele na altura também disse que o "espírito de equipa" era o mais importante e sendo um dos treinadores mais novos da competição, o europeu que fez acabou por ser bem aceitável. Do Scolari então nem se fala, ele provou aqui e no Brasil isso. Posto isto não vejo grande distinção entre o trabalho do Santos dos outros dois, neste aspeto. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 12 Julho 2016 A preparação de um jogo de futebol não envolve apenas aspectos técnico-táctivos. O aspecto emocional numa competição que se discute em apenas 7 jogos sendo que metade são a eliminar é extremamente importante, não é uma competição regularidade, é uma competição de superação acima de tudo. Com o Paulo Bento nem dá para comparar porque nunca me pareceu ser um treinador capaz de unir todos os jogadores em torno do mesmo objectivo. Em relação ao Scolari, foi do mesmo género e o Scolari não teve maus resultados, de todo. Conseguiu uma final no Euro, uma meia-final no Mundial e uns quartos-de-final no Euro da Alemanha perdendo para a seleção anfitriã. Eu também não acho que o estado de graça do Fernando Santos vá durar para sempre porque acho que é extremamente impossível que uma equipa consiga viver na base da crença durante muito tempo, ou pelo menos olhando sempre para o mesmo líder. É impossível ou praticamente impossível tu conseguires introduzir mecanismos tácticos numa equipa em apenas um mês com jogadores provenientes dos mais variados dos clubes com métodos de treino diferentes. Ou convocas sempre os mesmos, de forma a trabalhar com eles e a seleção deixa de ser um espaço que premeie o mérito e qualidade individual ou a única hipótese aí acaba por ser usar a espinha dorsal de algum clube que esteja mais representado, e isso nem sempre pode garantir sucesso. O Fernando Santos optou pela solução que achou que lhe daria mais sucesso, anular os pontos fortes dos adversários e esperar que a nossa qualidade ofensiva fizesse a diferença. Mas é quase impossível tu conseguires incutir qualidade nos processos de uma equipa em apenas um mês, pelo menos quando estás dependente de jogadores que jogam de forma muito diferente nos seus clubes. Não é por acaso que as seleções que tem varido quase todos os Mundiais e Europeus derivam de espinhas dorsais de clubes, acabando por transportar o futebol do clube para a seleção. É lixado, muito lixado tu conseguires fazer uma equipa aprender processos de qualidade ao mesmo tempo que tens de estar preocupado com recuperações de lesões, recuperações de fadiga e até mesmo ter atenção ao foro psicológico de cada jogador que tens na equipa. É que o planeamento do treino tem de ser feito com base em tudo isto, ao qual ainda tens de juntar no minimo 3 jogos em semana e meia ou 7 jogos num mês. É dificil, e não está ao alcance de qualquer um. Eu tava ainda hoje a falar disso no outro tópico, o de discussão geral do Euro. Acho que é claramente muito mais difícil, mas as equipas que o conseguem atingir podem ser premiadas chegando a um nível superior. Neste Euro o mais parecido que tiveste foi a Alemanha que com um pouco mais de sorte e concentração tinha limpado tudo como já fez no Mundial, outros exemplos recentes para mim são a Espanha e o Chile que também têm ganho coisas. Mas não descuro a preparação mental, já tinha aqui mencionado após o jogo com a Polónia(?) que me parecia que o FS tava a fazer um muito bom trabalho nessa àrea, com um grupo muito unido e determinado, não é por acaso que estivemos em desvantagem 4 vezes neste Euro e as 4 voltamos a empatar, e que marcamos todos os penalties contra a Polónia, e que conseguimos arranjar um enquadramento saudável no grupo para o ego gigantesco do Ronaldo. Aliás, até o Ronaldo se superou como capitão e a meio Euro deixou de mandar os colegas po crl por não lhe passarem a bola, e passou a ter um papel muito importante a motivá-los. Isto tudo tem dedo e mérito do FS. Mas como tu dizes, o estado de graça nesse campo não dura para sempre, e mais cedo ou mais tarde as deficiências de processos vão-se notar... É claro que neste momento seria absurdo ponderar qualquer coisa que não seja manter o treinador que nos deu o único título da história. E acredito que possamos fazer mais algumas relativamente boas campanhas com ele. O meu receio é que a fórmula deste Euro seja agora tida a longo prazo como a base para o futuro do futebol português, e tiremos daí as conclusões erradas. Já aconteceu noutros lados... basta ver como o Brasil evoluíu na direcção da retranca, dos volantes atrás de volantes e do pragmatismo pós-Mundial-94; ou a França na direcção do futebol físico pós-Mundial-98. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 12 Julho 2016 Eu não gosto do Paulo Bento, mas ele na altura também disse que o "espírito de equipa" era o mais importante e sendo um dos treinadores mais novos da competição, o europeu que fez acabou por ser bem aceitável. Do Scolari então nem se fala, ele provou aqui e no Brasil isso. Posto isto não vejo grande distinção entre o trabalho do Santos dos outros dois, neste aspeto. Eu percebo o que queres dizer, mas vejo diferença. Para já os 2 eram 2 impulsivos do crl o que não transmite calma nenhuma. Depois, com o Paulo Bento tinhas o problema de qualquer stress e o jogador era logo excomungado do grupo de trabalho para todo o sempre; e com o Scolari tinhas aquilo do "clube selecção" em que ano após anos eram convocados sempre os mesmos, em teoria para manter um grupo coeso, mas isso excluía os jogadores que iam aparecendo ou estavam em boa forma que chegavam sempre tarde à selecção. Com o FS não tens nem um problema nem outro. Ou pelo menos não tiveste até agora. Compartilhar este post Link para o post
Liz Publicado 12 Julho 2016 A preparação e a convocatória entre este Europeu e o Mundial de 2014 nem tem comparação. Desde o local escolhido, à preparação e recuperação física, passando pelo aspeto psicológico e pelo ambiente de grupo. Isso tudo melhorou com o Fernando. Para além de que o discurso sempre (ou quase) foi realista e de união. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 12 Julho 2016 Análise do jogo pelo Zonal Marking Portugal 1-0 France: Eder’s introduction proves decisive (...) The most important goal in Portuguese football history has been scored by a strong, back-to-goal number nine. That’s bizarre considering Portugal’s lack of a proper centre-forward has been their primary weakness for years, and even more peculiar considering Santos had determinedly built a system without a proper striker, such was his lack of faith in Eder. Indeed, this is a stange Portuguese side overall. Santos built a team that is defensively disciplined despite being unusually fluid in midfield, and a team that lacked proper width despite its best attackers being natural wingers. It has somehow come together nicely, and is a testament to the importance of not losing – in 90 minutes, Portugal’s record in this competition is W1 D6 L0. Portugal only conceded one goal during the knockout stage, and this is the fourth consecutive European Championships where the best defence has won the trophy. Greece in 2004, and Spain in 2008 and 2012, didn’t concede a single knockout goal. It’s difficult to pinpoint Portugal’s true attacking style, although both Ronaldo and Nani – as well as Eder, eventually – provided decisive moments in the box. (...) Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 12 Julho 2016 (editado) Eu percebo o que queres dizer, mas vejo diferença. Para já os 2 eram 2 impulsivos do crl o que não transmite calma nenhuma. Depois, com o Paulo Bento tinhas o problema de qualquer stress e o jogador era logo excomungado do grupo de trabalho para todo o sempre; e com o Scolari tinhas aquilo do "clube selecção" em que ano após anos eram convocados sempre os mesmos, em teoria para manter um grupo coeso, mas isso excluía os jogadores que iam aparecendo ou estavam em boa forma que chegavam sempre tarde à selecção. Com o FS não tens nem um problema nem outro. Ou pelo menos não tiveste até agora. Sim, estou a analisar na timeline de uma competição, os efeitos práticos. Por outro prisma: a meia final perdida com a Espanha ou a final com a Grécia, que influência emocional pode ter falhado, numa altura tão avançada? Ou se sequer deu-se esse caso (que não acho) Editado 12 Julho 2016 por kareca Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 12 Julho 2016 Ainda acordo com uma certa estranheza de ver Portugal campeão europeu. Para quem é da minha geração que viveu o Euro 2000, o Euro 2004 e os seguintes penso que sentíamos todos que esta cena de ser campeão europeu nunca nos ia acontecer. E de certa forma acho que dou mais valor ao Euro do que ao Mundial, por tudo aquilo que sofremos. É incrível. Compartilhar este post Link para o post
ventura21 Publicado 12 Julho 2016 Ainda acordo com uma certa estranheza de ver Portugal campeão europeu. Para quem é da minha geração que viveu o Euro 2000, o Euro 2004 e os seguintes penso que sentíamos todos que esta cena de ser campeão europeu nunca nos ia acontecer. E de certa forma acho que dou mais valor ao Euro do que ao Mundial, por tudo aquilo que sofremos. É incrível. É, ainda vai demorar umas semanas a habituar-me ao ver o nosso Portugal como campeão Europeu. PS: As minhas primeiras memórias de ver futebol remontam ao Euro 2000. Tinha eu 9 aninhos quando fomos eliminados pela França nas meias, e no dia seguinte andava todo tristonho. Compartilhar este post Link para o post
M. Porter Publicado 12 Julho 2016 Ainda acordo com uma certa estranheza de ver Portugal campeão europeu.Para quem é da minha geração que viveu o Euro 2000, o Euro 2004 e os seguintes penso que sentíamos todos que esta cena de ser campeão europeu nunca nos ia acontecer.E de certa forma acho que dou mais valor ao Euro do que ao Mundial, por tudo aquilo que sofremos.É incrível. É isso que sinto. Mas o que me custa é pensar que não vou viver outro momento como o de domingo. Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 12 Julho 2016 Ainda acordo com uma certa estranheza de ver Portugal campeão europeu. Para quem é da minha geração que viveu o Euro 2000, o Euro 2004 e os seguintes penso que sentíamos todos que esta cena de ser campeão europeu nunca nos ia acontecer. E de certa forma acho que dou mais valor ao Euro do que ao Mundial, por tudo aquilo que sofremos. É incrível. Totalmente verdade. Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 12 Julho 2016 As minhas primeiras memórias de futebol são do Mundial 98, nessa altura até já tinha ido ao Estádio das Antas. Foi a última competição que Portugal não se conseguiu apurar, algo impensável agora. :mrgreen: Também adorava ver o golo do Éder outra vez pela primeira vez. Fez-me lembrar o que senti quando o Derlei marcou no prolongamento ao Celtic. Mas pelo clube a história é outra... Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 12 Julho 2016 When you meet Cristiano Ronaldo... Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 12 Julho 2016 (editado) Dá para ver o CR a entrar na área técnica francesa sem qualquer problema e a empurrar o Raphael lá para dentro sem que o árbitro o tenha autorizado. :lol: Editado 12 Julho 2016 por UnReal Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 12 Julho 2016 As minhas primeiras memórias de futebol são do Mundial 98, nessa altura até já tinha ido ao Estádio das Antas. Foi a última competição que Portugal não se conseguiu apurar, algo impensável agora. :mrgreen: Também adorava ver o golo do Éder outra vez pela primeira vez. Fez-me lembrar o que senti quando o Derlei marcou no prolongamento ao Celtic. Mas pelo clube a história é outra... Aqui foi o golo do Figo à Inglaterra. Inesquecível. Compartilhar este post Link para o post
ventura21 Publicado 12 Julho 2016 As minhas primeiras memórias de futebol são do Mundial 98, nessa altura até já tinha ido ao Estádio das Antas. Foi a última competição que Portugal não se conseguiu apurar, algo impensável agora. :mrgreen: Também adorava ver o golo do Éder outra vez pela primeira vez. Fez-me lembrar o que senti quando o Derlei marcou no prolongamento ao Celtic. Mas pelo clube a história é outra... Mesmo. Sensação inexplicável. Grande carga emocional. Depois seguiram-se 10 minutos altamente dolorosos, mas valeu bem a pena. Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 12 Julho 2016 É isso que sinto. Mas o que me custa é pensar que não vou viver outro momento como o de domingo. Não penses assim. Às vezes até pode ser mais cedo do que pensas. Prova disso foi o que aconteceu neste Euro. Compartilhar este post Link para o post