Jone Sampaoli Publicado 8 Fevereiro 2017 (editado) António Tadeia 1 hr · As apostas desportivas em Portugal continuam rodeadas de particularidades muito difíceis de entender para quem tenha algum Mundo. A facilidade com que se lançou sobre os jogadores, treinadores e dirigentes do Rio Ave e do Feirense a suspeita de foul play, de terem combinado o resultado de um jogo da Liga, assusta quem sabe como estas coisas funcionam. Passo a explicar. Geralmente, as odds do Placard são bem mais baixas do que as das casas internacionais de referência. Chegam a andar uns 30 ticks abaixo. Estranhamente, as odds das outras casas autorizadas no mercado português, a Betclic e a Betpt, afinam pelas do Placard e não pelo mercado internacional, aproveitando o impedimento da entrada das grandes casas no nosso país. Quer isto dizer que, antes da "normalização", um apostador que metesse 100 euros num resultado e recebesse, por hipótese, na Betfair ou na Bet365, 60 de lucro em caso de aposta certa, vai agora receber (e pagar impostos), em média, entre 30 e 40 euros. Perde o apostador, que assim nunca conseguirá ganhar dinheiro de forma consolidada; perde o Estado, que deixa de arrecadar impostos; mas ganham as casas de apostas autorizadas a operar no mercado português. E é por isso que os grandes apostadores não estão a jogar (nem a pagar impostos) em Portugal. O que se passou no Feirense-Rio Ave foi muito simples. Enquanto a Bet365 (a maior casa de referência internacional) pagava a vitória do Feirense a 2.70, o Placard pagava a 3.10. Isto é: um apostador que pusesse os mesmos 100 euros na Bet365 ganharia 170 de lucro, mas se os pusesse no Placard ia buscar 210. Por uma vez, o Placard teve uma aposta de valor e isso chamou o dinheiro, tenha ele vindo da China ou da Cochichina. O que se passou foi que alguém no Placard cometeu um erro e para evitar que a casa perdesse dinheiro o SRIJ anulou todas as apostas naquele jogo (as do Placard, mas também as da Betclic e as da Betpt), lançando pelo caminho suspeitas de corrupção em cima de profissionais que até prova em contrário são honrados. Pena é que o mesmo SRIJ não faça nada para evitar que os apostadores portugueses continuem a perder reiteradamente dinheiro quando o erro nas odds é a favor da casa. Que é o que acontece dezenas de vezes ao dia. Todos os dias. Parece que dava para fazer uma aposta a favor do Feirense e outra contra e obter sempre lucro. Bom texto, embora suspeite que isso dos 2.70 não é bem assim. Isso foi a odd que se verificou pre-match, umas 24 horas antes desta brincadeira sou capaz de apostar que andava nos 3.10/3.20 ou assim. Fiquei surpreendido com o facto dele dizer que a Betclic e a Bet.pt afinam-se segundo o Placard. Eu não quero acreditar que isso é verdade. Igualmente importante o que ele refere em relação ao facto do Placard ser uma m*rda. Com margens daquelas, qualquer apostador perde. Aliás, eu desafio qualquer apostar que aposte com regularidade no Placard a ter um ROI > 2/3% a longo-prazo. E digo 2/3% e estou a ser simpático. O que ele refere é possível. Difícil, mas possível. Difícil porque ele dá a entender que houve um engano nas odds do Placard e que, por isso, um desses "grandes apostadores" virou agulhas para o Placard e apostou forte. Nisto ele contradiz-se, porque de certeza que um apostador que "está fora" (como ele diz) não viria a Portugal apostar no Placard. Mas é possível, erros acontecem. No entanto, ele tem razão em várias coisas. A primeira, e contra mim falo: partiu-se logo para a suspeição e pairaram logo dúvidas sobre a integridade dos jogadores. Por mais credível que seja, não há provas concretas. Outra coisa em que ele tem razão é na questão das odds: de facto, o Placard (e, por arrasto, a Betclic e a Bet.pt) apresenta odds ridículas, há que mudar isso. Para já, há um mar de suposições. É tanta coisa que uma pessoa já se perde. Mas fica um resumo: - Shareholder do Feirense tem uma casa de apostas na Nigéria. - Comportamento de 1/2 jogadores no segundo golo do Feirense é muito estranho. - Uma equipa com 15% de posse de bola fartou-se de ganhar bolas nas costas e ter igualdade/superiodade no contra-ataque (relacionado com o ponto anterior). - Árbitro com histórico recente de jogos com exibições tendenciosas (Feirense x Sporting e Vitória Setúbal x Sporting). Querem adicionar mais? Editado 8 Fevereiro 2017 por Jone Sampaoli Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 8 Fevereiro 2017 A parte da posse de bola é verdade? Pensei que era erro do meusresultados. Compartilhar este post Link para o post
pedrituh_9 Publicado 8 Fevereiro 2017 O que ele refere é possível. Difícil, mas possível. Difícil porque ele dá a entender que houve um engano nas odds do Placard e que, por isso, um desses "grandes apostadores" virou agulhas para o Placard e apostou forte. Nisto ele contradiz-se, porque de certeza que um apostador que "está fora" (como ele diz) não viria a Portugal apostar no Placard. Mas é possível, erros acontecem. No entanto, ele tem razão em várias coisas. A primeira, e contra mim falo: partiu-se logo para a suspeição e pairaram logo dúvidas sobre a integridade dos jogadores. Por mais credível que seja, não há provas concretas. Outra coisa em que ele tem razão é na questão das odds: de facto, o Placard (e, por arrasto, a Betclic e a Bet.pt) apresenta odds ridículas, há que mudar isso. Quando ele diz está fora, parece-me que fala no caso dos apostadores portugueses que continuando cá, continuam a jogar nas maiores casas por VPN. Por isso, é possível isso acontecer. Agora, se foi isso ou não :confuso: Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 8 Fevereiro 2017 (editado) A parte da posse de bola é verdade? Pensei que era erro do meusresultados. menos uma. :mrgreen: por acaso até achei algo desajustado, mas também como perdi os primeiros 15 minutos da segunda parte achei que pudesse ter sido massacre. Agora também se fala que foram entidades reguladoras europeias as primeiras a alertar para esta situação. Ontem a aposta veio de dentro, agora já veio de fora? Ao mesmo tempo que quem suporta a UEFA e a FPF diz que não houve nada? Eu até acho que às vezes se lança o oposto para causar confusão... Editado 8 Fevereiro 2017 por Jone Sampaoli Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 8 Fevereiro 2017 A parte da posse de bola é verdade? Pensei que era erro do meusresultados. Não. A posse de bola foi 25% ou 30% para o Feirense. No Record até dá 32% Além de que nós abdicamos da posse de bola em favor de jogadas de transição rápida com bolas longas nas costas da defesa. Dava para ver que tínhamos um plano de jogo bem definido, porque não tentamos 1 ou 2 vezes por acaso fazer isso, o nosso jogo foi deixar o Rio Ave ter posse no meio campo deles, recuperar rápido no nosso e lançar rapidamente para o ataque, onde o Platiny, o Karamanos ou o Luís Machado estavam prontos a partir tudo. O 2º golo só é falado por causa desta polémica. Golos destes com a defesa e o GR a fazer borrada já eu vi muitos. E de equipas com muito mais qualidade do que o Rio Ave (com respeito a eles). A defesa foi batida em velocidade (o Karamanos não é tão lento como parece) e o GR hesitou a sair, e quando o fez, fez muito mal. Já o árbitro não há nada a apontar. Foi uma das melhores arbitragens que vi nos últimos anos. Deixou o jogo ser jogado sem interromper a cada sopro de vento como se costuma fazer cá. Compartilhar este post Link para o post
.oz. Publicado 8 Fevereiro 2017 A odd esteve a 3 quer na Betfair quer na 365, e ainda esteve mais alta no exchange da Betfair. http://www.betexplorer.com/soccer/portugal/primeira-liga/feirense-rio-ave/dx32DZd5/ Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 8 Fevereiro 2017 Lá está, a teoria do Tadeia não faz sentido nenhum. Quando o homem apostou no Placard, na Bet365 ainda estaria a 3.10, por aí. Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 8 Fevereiro 2017 Li agora uma coisa que nem me tinha lembrado : Se realmente a aposta foi nos mais de 100 boletins cada boletim rende 2400 euros. Logo nem tem de pagar aquele imposto que é acima 5000 euros pois não ? :lol: Compartilhar este post Link para o post
.oz. Publicado 8 Fevereiro 2017 Lá está, a teoria do Tadeia não faz sentido nenhum. Quando o homem apostou no Placard, na Bet365 ainda estaria a 3.10, por aí. True, concordo quando ele diz q se deve defender os atletas e as equipas, mas ao mesmo tempo é preciso investigar e garantir que tudo isto foram meras casualidade. Infelizmente estes esquemas estão presentes no futebol em larga escala , quase todos em ligas inferiores e se ouvimos falar em poucos casos, é porque a coisa é bem feita. A sportsradar e outras empresas do género monitorizam todos os mercados online, até que ponto a jogada no Placard não foi inteligente? A Sportsradar, não deu o sinal porque provavelmente os mercados online estavam ok, a SC o que faz, cancela o jogo só por uma avultada quantia? Grande sistema de segurança, porém vão ter que pagar. E aqui começa a defesa do próprio apostador, limpinho, limpinho. https://www.theguardian.com/football/video/2013/feb/19/fixed-football-match-sportsradar-video Li agora uma coisa que nem me tinha lembrado : Se realmente a aposta foi nos mais de 100 boletins cada boletim rende 2400 euros. Logo nem tem de pagar aquele imposto que é acima 5000 euros pois não ? :lol: Essa era de génio. :lol: Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 8 Fevereiro 2017 Tens que dar o nif no registo dos boletins. Logo isso não faz grande sentido. Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 8 Fevereiro 2017 Perde o apostador, que assim nunca conseguirá ganhar dinheiro de forma consolidada; perde o Estado, que deixa de arrecadar impostos; mas ganham as casas de apostas autorizadas a operar no mercado português. E é por isso que os grandes apostadores não estão a jogar (nem a pagar impostos) em Portugal. como??? Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 8 Fevereiro 2017 (editado) True, concordo quando ele diz q se deve defender os atletas e as equipas, mas ao mesmo tempo é preciso investigar e garantir que tudo isto foram meras casualidade. Infelizmente estes esquemas estão presentes no futebol em larga escala , quase todos em ligas inferiores e se ouvimos falar em poucos casos, é porque a coisa é bem feita. A sportsradar e outras empresas do género monitorizam todos os mercados online, até que ponto a jogada no Placard não foi inteligente? A Sportsradar, não deu o sinal porque provavelmente os mercados online estavam ok, a SC o que faz, cancela o jogo só por uma avultada quantia? Grande sistema de segurança, porém vão ter que pagar. E aqui começa a defesa do próprio apostador, limpinho, limpinho. https://www.theguardian.com/football/video/2013/feb/19/fixed-football-match-sportsradar-video Se começou de fora, como existem alguns rumores disso, a Sportradar (que é líder de mercado) tinha detetado qualquer coisa, disso eu tenho a certeza. Assim sendo, parto do pressuposto que a situação partiu de dentro e no Placard, uma casa onde a empresa não tem qualquer capacidade de monitorizar por ser "offline". E tudo o que se passou lá fora é uma reação completamente normal à ação da Santa Casa, porque depois estas notícias espalham-se bem depressa quando há possibilidade de matchfixing. Daí a descida nas odds por lá depois (porque não acredito que estivesse a 2.70 por lá umas 12/24h antes do jogo. Curtia saber a partir de que momento a liquidez passou de 2k para 100k na BF Exchange. Editado 8 Fevereiro 2017 por Jone Sampaoli Compartilhar este post Link para o post
BartoloSerenity Publicado 8 Fevereiro 2017 Tipo são chineses da Póvoa de Varzim, estão carregados de dinheiro e andam bêbados/drogados/pedrados 90% do dia... Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 8 Fevereiro 2017 Eu só espero que não arranjem marosca para não pagar ao homem, paguem-lhe até ao último cêntimo. Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 8 Fevereiro 2017 Tipo são chineses da Póvoa de Varzim, estão carregados de dinheiro e andam bêbados/drogados/pedrados 90% do dia... As notícias são contraditórias e já apontam para que o apostador não fosse chinês. E creio mesmo que com os boletins todos se safou dos pagamentos ao estado, dado que sacou aproximadamente 300 euros em cada um. Acho que esse valor é inferior ao que eles obrigam. Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 8 Fevereiro 2017 Homens que usam brinco são drogados. Compartilhar este post Link para o post
o Pai já vai Publicado 8 Fevereiro 2017 Se de facto a odd no placard esteve um pouco mais alta que nas restantes casas de apostas, já existe motivo para uma grande movimentação de pastel, pois bastava que na betfair estivesse uma odd mais baixa para se fazer o chamado método ou contra-aposta. Era uma situação de win win que não podia ser deixada passar ao lado, principalmente para os grandes apostadores. Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 8 Fevereiro 2017 Tenho quase a certeza absoluta que a odd do Feirense, no Placard, antes da notícia começar a encher os noticiários, estava a 3.10. Lembro-me de ir ver quando se começou a falar disso e vi que estava nesse valor. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 8 Fevereiro 2017 Nas outras casas de apostas estava mais ou menos a 2.90 creio. Já agora quando digo casas de apostas são casas de apostas que operam fora de Portugal. Compartilhar este post Link para o post
treinadordebancada Publicado 8 Fevereiro 2017 Tens que dar o nif no registo dos boletins. Logo isso não faz grande sentido. O imposto é sobre prémios individuais e cada um não atinge esse valor. Como o prémio terá de ser pago por transferência bancária, o que podem fazer é seguir o rasto do dinheiro. Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 8 Fevereiro 2017 Tenho quase a certeza absoluta que a odd do Feirense, no Placard, antes da notícia começar a encher os noticiários, estava a 3.10. Lembro-me de ir ver quando se começou a falar disso e vi que estava nesse valor. Nas outras casas de apostas estava mais ou menos a 2.90 creio. Já agora quando digo casas de apostas são casas de apostas que operam fora de Portugal. Variava entre o 3.00 e o 3.20. Houve uma casa que até estava a dar 3.25 umas horas antes do crash. Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 8 Fevereiro 2017 Eu só não sei se o Placard está a pagar as apostas desse jogo. Alguém pode confirmar? Compartilhar este post Link para o post
Kawhi Publicado 8 Fevereiro 2017 Eu só não sei se o Placard está a pagar as apostas desse jogo. Alguém pode confirmar? esta Compartilhar este post Link para o post
Cpt Hilts Publicado 8 Fevereiro 2017 (editado) Eu só não sei se o Placard está a pagar as apostas desse jogo. Alguém pode confirmar? Ontem vi um gajo a fazer uma aposta de 600 aerios e achei esquisito, a meio da tarde depois de sair esta noticia associei e não me enganei... o artista apostou no Feirense e já foi hoje de manhã "levantar" o prémio e confirmei que tinha 6 apostas simples de 100 aerios cada no Feirense, sacou 1860 aérios. Eu tb fiz uma à maluca para 400 aerios com o Feirense a ganhar, mas o Achnas empatou... :angry: Editado 8 Fevereiro 2017 por Cpt Hilts Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 8 Fevereiro 2017 (editado) Nas outras casas de apostas estava mais ou menos a 2.90 creio. Já agora quando digo casas de apostas são casas de apostas que operam fora de Portugal. Impossibru, eu apanhei no Pinnacle (supostamente a casa com melhores odds) o Feirense AH+0.25 a @1.917. Logo, uma vitória do Feirense teria de estar obrigatoriamente acima dos @3.00 ;) Editado 8 Fevereiro 2017 por Visitante Compartilhar este post Link para o post