Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

A vida dura dos trabalhadores de supermercado

Publicações recomendadas

Eu leios os posts do Doce e acho que estou no Lero Lero :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

É perigoso permitir que o passado seja freio ao desenvolvimento dos países da União Europeia. Deve sim ser um guião rumo à paz e prosperidade. Sendo uma União Europeia, devemos acelerar no processo dessa união começando por onde mais afecta a vida das pessoas.

Considero um problema estrutural esta impreparação da União Europeia para repartir os logros que a criação do bloco europeu gerou. Aliás, a tendência tem sido a propagação da miséria, como se vê em França, Itália, Espanha, etc.

É uma União desunida pelo cinismo.

edit - Ginjas, não vejo. Basta ver que é um padrão nos países desenvolvidos e uma consequência da globalização.

O que sugeres? Meter toda a UE a 1000€ de um dia para o outro? Porque falas em repartir os logros? É suposto ser a Alemanha a pagar de alguma forma o nosso aumento do salário mínimo?

Eu admito que é um bom objectivo para ter a longo prazo. Mas se queres ser realista tens que começar por indexar o salário mínimo a qualquer coisa (PIB, salário médio, salário mediano, etc), depois fazer salários mínimos por zonas. (Holanda, Alemanha e França / Portugal e Grécia). E só daqui a muito muito tempo é que podemos chegar ao salário mínimo europeu, se algum dia chegarmos.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é estupidamente simples. Com harmonização fiscal, transferências fiscais, etc., ninguém se importará que haja um "salário mínimo europeu". Claro que esses primeiros passos também não serão fáceis, mas é uma questão de se perceber o que se quer da União Europeia. Lisboa alimenta o Alentejo e ninguém se importa, New York alimenta o Texas e ninguém se importa, a Alemanha importa-se-á de alimentar Portugal ou Grécia? Se sim, então não há salário mínimo europeu nem transferências fiscais para ninguém.

Pensar em algo como um salário mínimo europeu no contexto atual é uma ideia de quem gosta de ver tudo a arder. Mas de uma pessoa que até diz que votava em Le Pen para ver isto a colapsar mais depressa já nada me admira.

E depois é a tal história de "repartir os logros". Todos os estudos que andam por aí mostram que quem beneficiou mais desse "bloco europeu" foram os chamados países do Sul, sendo que alguns estudos apontam que apenas a Grécia perdeu com a criação do Euro e andamos para aqui a queixarmo-nos. Isto é completamente lunático e é um discurso a que hoje se gosta de chamar populista, quando na realidade é só mentiroso e com objetivos secundários. Mas das extremas não se pode esperar outra coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Convocaram greve para hoje. Como é que está a ser a repercussão nas vossas zonas? Aqui, tenho o Minipreço fechado.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é estupidamente simples.

É simples e ao mesmo tempo complexa. O ideal europeu só teria possibilidades de se concretizar, de facto, com o Federalismo. Mas os países não querem, de facto, tornar a Europa federalista. Uns porque não querem perder autonomia; outros porque querem ser eles a mandar.

Por isso ficámos a meio caminho. Nem carne nem peixe. Temos União Económica mas não temos União Política. Temos moeda única, com política monetária e cambial comum, mas não temos orçamento comum nem política fiscal comum. Os países mais pobres melhoraram significativamente a sua condição mas nunca se cumpriu o objetivo da convergência plena. Os pobres continuam a ser pobres, embora um bocadinho menos. E estão cada vez mais dependentes. As regras e deveres europeus são para todos mas os principais benefícios ficam reservados apenas para alguns. As dívidas públicas continuam a ser de cada país porque os mais ricos nem podem ouvir falar de mutualização das dívidas. Os bancos nacionais centrais são independentes só no papel porque seguem as directrizes do Banco Central Europeu. Até os sistemas judiciais têm a sua autonomia condicionada aos recursos possíveis para a várias instâncias judiciais europeias.

Estamos melhor mas não estamos bem. E vivemos constantemente com a espada pendente sobre as nossas cabeças. Os alemães, holandeses e finlandeses exigem que nos comportemos como europeus mas não nos aceitam como iguais. Somos europeus de segunda e assim continuaremos se as coisas não mudarem.

Compartilhar este post

Link para o post

Convocaram greve para hoje. Como é que está a ser a repercussão nas vossas zonas? Aqui, tenho o Minipreço fechado.

Já fui ao Pingo Doce e ao Continente e está tudo afuncionar normalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

É simples e ao mesmo tempo complexa.

A ideia de um salário mínimo europeu só seria possível sem efeitos catastróficos através de uma união fiscal. É assim tão simples. Não há mais a acrescentar. Agora o que fizeste, e muito bem, foi desenvolver os problemas/as motivações que fazem com que a união fiscal não aconteça.

A única forma de tentar almejar a convergência é com transferências fiscais significativas e estávamos claramente a caminhar para aí até que apareceu a Sovereign Debt Crisis e demos uns 30 passos atrás naquilo que é a identidade europeia, porque se eu não me sentir europeu, eu não vou querer enviar "o meu dinheiro" para um português. Já bastou quando enviaram para os meus irmãos da Alemanha do Leste. Usei a palavra "irmãos" de propósito. Há uma identidade alemã, não há uma identidade europeia, pelo menos assim tão forte e cada vez mais se perde.

Mas aqui é que o problema é complexo. A parte do salário mínimo europeu é simples :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

É esperar até a robótica tomar conta das indústrias e fábricas menos apelativas aos trabalhadores. Até lá, isto é uma discussão utópica.

Ou então nunca sairemos deste buraco ético e moral. Tal é a natureza humana.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Maia Jardim!

Ok.

Eu nas Antas.

Enviado do meu 2014811 através de Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem lá se ofendi alguém, não era essa a minha intenção e se calhar estiquei-me um bocadinho no que disse. Já nem me lembrava disto, mas agora que vi a reação de algum pessoal deixem-me esclarecer.

Quem está mal no trabalho e é escravizado, fale, queixe-se nos sítios certos, estamos num país desenvolvido com uma lei de trabalho que deve ser cumprida. Se não o fazem por temerem represálias, serem despedidos, etc, não há muito mais a fazer, não estejam é a espera que as entidades patronais cumpram as leis sem serem obrigados a isso, porque há muitos que não o vão fazer. Se não o fazem porque não querem e continuam a trabalhar onde vos tratam mal, estão à espera do quê?

E é isso, boa noite e obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem lá se ofendi alguém, não era essa a minha intenção e se calhar estiquei-me um bocadinho no que disse. Já nem me lembrava disto, mas agora que vi a reação de algum pessoal deixem-me esclarecer.

Quem está mal no trabalho e é escravizado, fale, queixe-se nos sítios certos, estamos num país desenvolvido com uma lei de trabalho que deve ser cumprida. Se não o fazem por temerem represálias, serem despedidos, etc, não há muito mais a fazer, não estejam é a espera que as entidades patronais cumpram as leis sem serem obrigados a isso, porque há muitos que não o vão fazer. Se não o fazem porque não querem e continuam a trabalhar onde vos tratam mal, estão à espera do quê?

E é isso, boa noite e obrigado.

como já disse aqui uma prima minha foi-se queixar ao sitio certo e a resposta foi '' olhe aguente que isto não está fácil arranjar emprego''

portanto para acontecer o que dizes primeiro as entidades responsáveis precisavam de serem decentes e de facto fazerem o que deviam

Compartilhar este post

Link para o post

Quem foi o gajo que lhe disse isso? Juntamo-nos já três ou quatro e fazemos-lhe uma espera.

Epa, claro que pode haver situações mais complicadas onde o que disse não se aplica.. mas a regra a seguir deve ser essa, se as entidades competentes não fazem cumprir as leis, aí eu perco a razão toda e dou a mão à palmatória.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem foi o gajo que lhe disse isso? Juntamo-nos já três ou quatro e fazemos-lhe uma espera.

Epa, claro que pode haver situações mais complicadas onde o que disse não se aplica.. mas a regra a seguir deve ser essa, se as entidades competentes não fazem cumprir as leis, aí eu perco a razão toda e dou a mão à palmatória.

o problema é esse o ACT em muitos casos não faz grande coisa

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

o problema é esse o ACT em muitos casos não faz grande coisa

O ACT a única vez que lá fui lixou-me foi a mim, ridículos.

Compartilhar este post

Link para o post

O ACT a única vez que lá fui lixou-me foi a mim, ridículos.

só prova o que se diz aqui sobre estas entidades

Compartilhar este post

Link para o post

Não acabamos nós, os consumidores, por ser culpados nisto também?

Li o tópico assim um bocadinho por alto, se tiver tempo vou ler a fundo porque me pareceu ver opiniões interessantes mesmo as mais controversas.

Mas onde quero chegar é, ainda na 3ª fui às 22:40 ao Continente de Tires e estavam lá os empregados, uns 15 talvez, 4/5 a fazer reposição mais 1 no talho, 1 no peixe, 1 no pão, mais 3 nas caixas, 1 deveria ser a gerente na cena dela e deviam estar o resto no armazém, e estariam talvez 10 pessoas a fazer aquelas compras do "esqueci-me" como eu que tinha-me dado a loucura de fazer umas limpezas a fundo na cozinha e precisava de um produto XPTO.

Não serei eu e os outros 10 caramelos culpados daqueles coitados estarem ali até às 11 porque há sempre uns "esqueci-me" que precisam daquilo aberto até às 11?

Eu penso pelo que vejo na Suíça e Bélgica (lembro-me de um jogador ter sido entrevistado) que fecham os supermercados às 6/7 da tarde e ao Domingo nem abrem porque acabam por ter menos afluência.

Se ninguém entrasse no Continente aqui de Tires entre as 21 e as 23 eles não pensariam fechar as 22? E aquela malta tinha menos uma hora de trabalho e estariam 1 hora mais cedo em casa? E daqui a uns tempos não fechariam mais cedo, etc?

É que há muito a mania do "É Domingo, está mau tempo vamos ao Shopping"

Ou seja há necessidade, tem de haver oferta penso que será assim que as superfícies comerciais trabalham.

Passa muito pela nossa maneira de consumir não?

Compartilhar este post

Link para o post

A partir do momento em que vives num sistema capitalista, o consumidor terá sempre culpa no cartório.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui perto da zona onde moro abriu não à muito tempo um Mcdonalds e consequentemente tem um mcdrive.

Quando abriu, o horário de fecho do mcdrive eram 2h da manhã. Passado uns meses aumentou para as 3h da manhã. Ontem passei por lá (tem as bombas do jumbo logo ao lado) e reparei que já está aberto até às 4h da manhã.

Ora isto porquê... Das vezes que lá passei de madrugada, tinha sempre gente lá batida. Às vezes até fila faziam. Devem ter visto que eventualmente daria mais lucro manter aberto aquilo até às4h da manhã, mesmo tendo talvez 3 ou 4 pessoas lá a trabalhar a essa hora.

De quem é a culpa? É dos consumidores que vão lá a tarde a más horas e os pobres coitados lá viram o horario daquilo aumentar mais 2h.

Já morei em França e é como o Jimpo diz. Ao Domingo está tudo fechado. Queres ir fazer compras? Não tens nada para comer? Temos pena, fosses durante a semana. Domingo é dia de descanso semanal.

Infelizmente aqui em Portugal parece que a tradição é ir às compras ao Domingo. Eu que como quem leu os posts do topico sabe que trabalho num Lidl, se fores lá a um Domingo por volta das 11h/12h está um caos. Gente atras de gente. Não temos malta suficiente para ter mais que 3 caixas abertas até porque o Lidl onde estou é considerado quase uma "loja" pois faz vendas de "somente" cerca de 100.000€ semanal. Logo temos que nos gerir com as horas que nos dão.

É ver gente atras de gente a entrar, mesmo tendo mais abaixo um intermarche, um continente e ainda teremos no proximo verão um Pingo doce mesmo à nossa frente.

Compartilhar este post

Link para o post

isto deve-se tb a uma coisa..as pessoas de semana tem 0 tempo entre emprego onde chegam a casa às 19 ou 19:30 mais os filhos + a casa mais sei lá o quê e por simplesmente só têm tempo de ir às compras ao sabado ou domingo

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

isto deve-se tb a uma coisa..as pessoas de semana tem 0 tempo entre emprego onde chegam a casa às 19 ou 19:30 mais os filhos + a casa mais sei lá o que e por simplesmente só têm tempo de ir às compras ao sabado ou domingo

Desculpa mas não posso concordar contigo. Uma semana tem 5 dias úteis. Nesses 5 dias uteis tens N supermercados em que uns fecham às 21h, outros às 22 e até tens uns que fecham às 23h.

Isso faz-me lembrar aquelas pessoas que dizem que querem ir ao ginasio mas que só não vão porque não têm tempo.

Os Franceses então por exemplo não trabalham nem têm filhos se formos a ver por esse prisma. Se as plataformas comerciais fechassem aos domingos ias ver que as pessoas "arranjavam" tempo para ir durante a semana.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa mas não posso concordar contigo. Uma semana tem 5 dias úteis. Nesses 5 dias uteis tens N supermercados em que uns fecham às 21h, outros às 22 e até tens uns que fecham às 23h.

Isso faz-me lembrar aquelas pessoas que dizem que querem ir ao ginasio mas que só não vão porque não têm tempo.

Os Franceses então por exemplo não trabalham nem têm filhos se formos a ver por esse prisma. Se as plataformas comerciais fechassem aos domingos ias ver que as pessoas "arranjavam" tempo para ir durante a semana.

eu dou-te um exemplo..o meu pai sai de casa às 6:20 e chega às 20h e trabalha todos os feriados e anda na rua todo o dia faça chuva sol neve ou esteja a decorrer o fim do mundo..andar à chuva o dia todo e depois chegar a casa às 20h e depois ainda ter de ir às compras quando tinha filhos pequenos é praticamente impossível

eu concordo com as coisas fechadas ao domingo/feriados/natal/ano novo etc etc

é preciso é que as pessoas tenham condições decentes para ir às compras nos outros dias

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

isto deve-se tb a uma coisa..as pessoas de semana tem 0 tempo entre emprego onde chegam a casa às 19 ou 19:30 mais os filhos + a casa mais sei lá o quê e por simplesmente só têm tempo de ir às compras ao sabado ou domingo

Eu acho que um dos problemas é muita gente começar a trabalhar mais tarde.

9, 10 horas está o pessoal a entrar e depois consequentemente sais mais tarde

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...