Koper Publicado 19 Junho 2017 Nikon, muita força para ti e para os teus amigos. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 19 Junho 2017 Mas o fogo já passou de Alvaiázere para baixo? Ou de Cernache? Não tenho a certeza, à tarde li no observador que o IC8 estava cortado na zona de Alvaiázere. Acho que o IC8 nem passa no concelho (sem certezas), portanto acho que está tudo muito confuso. O que é sinal de andar tudo meio perdido e com informação a mais para ter capacidade de filtrar. Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 19 Junho 2017 A entrada onde as pessoas morreram é muito grande? Quantos kms é aquela extensão só estrada e árvores sem nada? Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 19 Junho 2017 Tenho ideia que se falou numa extensão de 500 metros onde ocorreram todas as mortes. Mas pelo que se percebe no Google Maps, a extensão de estrada com floresta de um lado e outro é superior. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 19 Junho 2017 A entrada onde as pessoas morreram é muito grande? Quantos kms é aquela extensão só estrada e árvores sem nada? uns kms. há uns casais mais à frente mas do que me lembro nada à beira da estrada por um bom bocado. Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 19 Junho 2017 Antes das pessoas chegarem a esse local onde morreram, pelo caminho não viam o fogo? Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 19 Junho 2017 Bem, estou de rastos. Ontem de manhã ainda estava a bater um bocado mal. Deitei-me no Sábado sem saber de nada e acordei a meio da noite com o som das SMS no telemóvel. Era um amigo meu a mandar fotos do que se passava, com a última foto a dizer que acordou a meio da noite com a casa rodeada de fogo. Estou em Coimbra, mas fui virado para baixo como um louco a ver se o conseguia tirar dali, às cinco da manhã. Ele conseguiu escapar de Avelar e apanhei-o uns 2 km a norte da terra, a pé com uma data de pessoas também a correr por aí fora cobertos com mantas molhadas (que entretanto estavam completamente secas e a fumegar). Pelo meio disto, ainda tentámos procurar pessoas conhecidas, ainda tenho duas amigas de quem ainda não ouvi nada e não consigo contactar pelo telemóvel. Infelizmente encontrá-mos a mãe desse meu amigo dentro do carro, carbonizada. Nunca vi nada igual, o cheiro era repugnante e a imagem surreal, ele estava inconsolável e eu sem conhecer a mulher só punha as mãos à cabeça com o que estava a ver. Pessoas ajoelhadas no chão numa posição fetal e que assim morreram... Ele agora está bem, eu também, felizmente nunca estive em perigo, mas a imagem não me sai da cabeça. Ainda fui trabalhar no Domingo de tarde e mal me conseguia concentrar no que estava a fazer. A voltar ainda fui ao quartel do Vale das Flores em Coimbra para deixar o meu amigo aos cuidados deles e alguma água que comprei no Coimbra Shopping, mas pá... é indescritível o cenário que se vê na estrada. fdx... arrepiei-me todo só de ler... imagino estar no teu lugar, ou bem pior, no lugar do teu amigo :| :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 19 Junho 2017 Antes das pessoas chegarem a esse local onde morreram, pelo caminho não viam o fogo? epá eu já passei por umas "desventuras" que não foram um décimo disto e garanto-te que não vês nada até ser tarde, ainda para para mais de carro onde podes estar a caminho do inferno e só dás por ela quando já não há nada a fazer, é seguir e rezar. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 19 Junho 2017 A zona onde morreram as pessoas e que se vê nas imagens do drone é esta: Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 19 Junho 2017 Se as pessoas já estavam a fugir, terão visto. Mas ali só podiam fugir por aquela estrada, e o incêndio cercou-as aí. Não tiveram qualquer hipótese. Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 19 Junho 2017 epá eu já passei por umas "desventuras" que não foram um décimo disto e garanto-te que não vês nada até ser tarde, ainda para para mais de carro onde podes estar a caminho do inferno e só dás por ela quando já não há nada a fazer, é seguir e rezar. Acredito que sim, mas sei lá. Custa-me a entrar na cabeça. Tu vais na estrada e vês o fumo. Acabas por ver. Sentes o cheiro. Vês o céu escuro, vês tudo. Porque continuar nessa direcção antes de entrar nesse beco? Compartilhar este post Link para o post
Rumpas Publicado 19 Junho 2017 Acredito que sim, mas sei lá. Custa-me a entrar na cabeça. Tu vais na estrada e vês o fumo. Acabas por ver. Sentes o cheiro. Vês o céu escuro, vês tudo. Porque continuar nessa direcção antes de entrar nesse beco? E se era essa a única hipótese? E se vinham de uma zona onde já havia fogo? Compartilhar este post Link para o post
Chuto Publicado 19 Junho 2017 (editado) Não podemos deixar que isto caia no esquecimento, cabe a cada um de nós exercer pressão para que sejam tomadas medidas definitivas. Todos os anos é o mesmo mas desta vez o drama atingiu proporções intoleráveis! Podemos resgatar bancos, oferecer prémios principescos a gestores públicos e recomprar a Tap, mas não há dinheiro para a prevenção? Isto é desumano. Peguem em 100 milhões, criem os meios e os postos de trabalho necessários para prevenir e vigiar as nossas matas e florestas.Mais, porque razão se criam contas solidárias e peditórios? É obrigação do estado dar todo o apoio necessário às vítimas sem necessidade de peditórios e apelar à solidariedade que mais não faz do que criar uma boa vontade efémera. Editado 19 Junho 2017 por Chuto Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 19 Junho 2017 E se era essa a única hipótese? E se vinham de uma zona onde já havia fogo? Isso pode ser diferente. Se estas em casa rodeado de fogo e estas fugir, até aquele local estiverem sempre rodeados de incêndio Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 19 Junho 2017 (editado) Acredito que sim, mas sei lá. Custa-me a entrar na cabeça. Tu vais na estrada e vês o fumo. Acabas por ver. Sentes o cheiro. Vês o céu escuro, vês tudo. Porque continuar nessa direcção antes de entrar nesse beco? A ideia nesse momento de pânico é provavelmente pensar que entre ficar parado numa casa rodeada pelo fogo ou tentares a sorte na estrada pelo menos na 2ª hipótese tens algumas chances. Só tendo já estado perto de um incêndio florestal se entende o pânico e a confusão, e este ainda teve características piores como o vento que se fez sentir e a temperatura. É muito fumo, muito barulho, quase não há luz, ar irrespirável, é muito difícil tomar decisões assim. E percebe-se que estando junto a uma habitação cheia de coisas inflamáveis no ultimo minuto se ache que a estrada ainda oferece alguma hipótese, apesar de se calhar depois a casa nem arder. E o fogo ganhou uma frente enorme rapidamente, quem ali foi apanhado já vinha a fugir dele, não deviam ir naquela estrada por acaso. Editado 19 Junho 2017 por antifa Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 19 Junho 2017 Não podemos deixar que isto caia no esquecimento, cabe a cada um de nós exercer pressão para que sejam tomadas medidas definitivas. Todos os anos é o mesmo mas desta vez o drama atingiu proporções intoleráveis!Podemos resgatar bancos, oferecer prémios principescos a gestores públicos e recomprar a Tap, mas não há dinheiro para a prevenção? Isto é desumano. Peguem em 100 milhões, criem os meios e os postos de trabalho necessários para prevenir e vigiar as nossas matas e florestas.Mais, porque razão se criam contas solidárias e peditórios? É obrigação do estado dar todo o apoio necessário às vítimas sem necessidade de peditórios e apelar à solidariedade que mais não faz do que criar uma boa vontade efémera. É isto. Obriguem MESMO a limpar os matos, faço deduções a quem limpa ou qualquer coisa. Aumentam as bermas com alcatrão (para evitar passar o fogo de um lado para o outro). Realmente, se há mil milhões para bancos não há uns trocos para isto? é preciso TODOS OS ANOS isto? Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 19 Junho 2017 (editado) Epá, mas vocês acham mesmo que obrigar um velhote que recebe 300€ de reforma, e que mal pode andar, a pagar 200€ para limpar 3 pedaços de eucaliptal é que é a solução para isto? E que se faz prevenção com 100 ou 200 milhões? Eu tb acho que o dinheiro que gastamos em bancos era melhor gasto aqui mas haja noção. Não se faz com umas centenas de milhões, nem se faz em meia dúzia de anos. é começar já, mas assumindo que actualmente se gasta no combate porque simplesmente sai mais barato. e porque quem vota está em Lisboa e no Porto, há-de ser f*dido perder votos aí. Fazem contas ao dinheiro, não fazem às vidas. Às vezes sinto que as vidas no interior são menos importantes, sempre fui orgulhosamente português, mesmo quando era raro mas digo-vos que nestas alturas há muita gente a sentir-se português de segunda... :( btw, tanta conversa sobre eucaliptos, ninguém se lembrou de ver as imagens da estrada da morte (as do drone da tomar tv) com atenção, certamente. Editado 19 Junho 2017 por Cabeça de giz Compartilhar este post Link para o post
Khaddafi Publicado 19 Junho 2017 na reta que meteram aí em cima as árvores deviam de ter uns 15m, de ambos os lados, e com o veto a puxar forte, aquilo deve ter formado uma espécie de um túnel de fogo. ______________________________ este imagem é que é do crl num raio de 5m em relação à carrinha não há mato e mesmo assim aquela m*rda ardeu. nem quero imaginar o inferno que aquilo não devia de estar. Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 19 Junho 2017 Epá, mas vocês acham mesmo que obrigar um velhote que recebe 300€ de reforma, e que mal pode andar, a pagar 200€ para limpar 3 pedaços de eucaliptal é que é a solução para isto? E que se faz prevenção com 100 ou 200 milhões? Eu tb acho que o dinheiro que gastamos em bancos era melhor gasto aqui mas haja noção. Não se faz com umas centenas de milhões, nem se faz em meia dúzia de anos. é começar já, mas assumindo que actualmente se gasta no combate porque simplesmente sai mais barato. e porque quem vota está em Lisboa e no Porto, há-de ser f*dido perder votos aí. Fazem contas ao dinheiro, não fazem às vidas. Às vezes sinto que as vidas no interior são menos importantes, sempre fui orgulhosamente português, mesmo quando era raro mas digo-vos que nestas alturas há muita gente a sentir-se português de segunda... :( btw, tanta conversa sobre eucaliptos, ninguém se lembrou de ver as imagens da estrada da morte (as do drone da tomar tv) com atenção, certamente. qual é a ideia então? - Existe uma lei que proíbe vegetação a menos de 10metros. Nas imagens vemos praticamente na estrada. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 19 Junho 2017 Epá, mas vocês acham mesmo que obrigar um velhote que recebe 300€ de reforma, e que mal pode andar, a pagar 200€ para limpar 3 pedaços de eucaliptal é que é a solução para isto? E que se faz prevenção com 100 ou 200 milhões? Eu tb acho que o dinheiro que gastamos em bancos era melhor gasto aqui mas haja noção. É claro que há excepções para velhos que não possibilidades e descendentes, tal como nas maior parte dos serviços da segurança social. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 19 Junho 2017 qual é a ideia então? - Existe uma lei que proíbe vegetação a menos de 10metros. Nas imagens vemos praticamente na estrada. quantas queres? - indice máximo em % de plantação de árvores de queima fácil, por zona e por terreno - as "abrandadoras" oferecidas a quem prove que as planta e que as mantém 5 anos - limpeza da mata por sapadores - corpo de engenharia florestal no terreno a decidir o que se pode fazer na floresta, garantindo ao mesmo tempo o rendimento de quem tem pouco mais que isso - tanques para bombeiros espalhados nas zonas críticas - albufeiras / mini barragens nos vales mais longe de água para os helis abastecerem - sapadores municipais que limpem a mata a quem não pode pagar - nacionalização de mata "sem dono", uso capeão a favor das autarquias - meios aéreos nas mãos da força aérea e bem subsidiados, para estarem prontos 365 dias por ano e espalhados pelo país - torres de vigilância inteligentes de 10 em 10 kms não sou economista, mas só aqui gastas uns milhares de milhões por ano. sai muito mais barato do que deixar f*der um banco por década. arranjo mais umas dúzias, é preciso é que os círculos eleitorais que elegem 40% do parlamento não se esqueçam disto numa questão de meses, como é costume. PS: sorry pelos nervos, mas começa a fartar... Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 19 Junho 2017 qual é a ideia então? - Existe uma lei que proíbe vegetação a menos de 10metros. Nas imagens vemos praticamente na estrada. Proibir a plantação de eucaliptos é um bom começo. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 19 Junho 2017 É claro que há excepções para velhos que não possibilidades e descendentes, tal como nas maior parte dos serviços da segurança social. sim, mas a excepção não devia ser "não pode pagar, não limpa", devia ser "não pode pagar, limpamos nós". Só que o "nós" são camaras do interior que não gastam num ano o que se gasta nas festas da cidade das cidades grandes. Proibir a plantação de eucaliptos é um bom começo. Não achar que há soluções milagrosas nem apoiar decisões que não se conhece bem é que era um bom começo. Faz lá scroll para cima, e diz quantos eucaliptos vês na foto. Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 19 Junho 2017 quantas queres? - indice máximo em % de plantação de árvores de queima fácil, por zona e por terreno - as "abrandadoras" oferecidas a quem prove que as planta e que as mantém 5 anos - limpeza da mata por sapadores - corpo de engenharia florestal no terreno a decidir o que se pode fazer na floresta, garantindo ao mesmo tempo o rendimento de quem tem pouco mais que isso - tanques para bombeiros espalhados nas zonas críticas - albufeiras / mini barragens nos vales mais longe de água para os helis abastecerem - sapadores municipais que limpem a mata a quem não pode pagar - nacionalização de mata "sem dono", uso capeão a favor das autarquias - meios aéreos nas mãos da força aérea e bem subsidiados, para estarem prontos 365 dias por ano e espalhados pelo país - torres de vigilância inteligentes de 10 em 10 kms não sou economista, mas só aqui gastas uns milhares de milhões por ano. sai muito mais barato do que deixar f*der um banco por década. arranjo mais umas dúzias, é preciso é que os círculos eleitorais que elegem 40% do parlamento não se esqueçam disto numa questão de meses, como é costume. PS: sorry pelos nervos, mas começa a fartar... Boas ideias, Se tu sabes, eles também deviam saber, porque não fazem?. Também me tinha lembrado de algumas, especialmente a criação dos tanques para os bombeiros. Essas medidas iriam reduzir bastante os incêndios Compartilhar este post Link para o post