antifa Publicado 21 Junho 2017 3 - Cada vez estou mais convencido que o povo português, em termos genéricos é bondoso, solidário e... ingénuo. Bondoso por natureza, solidário quando espicaçado e ingénuo ao ponto de indivíduos e empresas com menos escrúpulos dele se aproveitarem para faturar à grande à conta da sua bondade e solidariedade. Com uma tragédia multiplicam-se as contas solidárias, as chamadas de valor acrescentado e os apelos às doações. Para ajudar os sobreviventes da tragédia, os familiares das vítimas, a reconstrução, os bombeiros exaustos e famintos... Esquecem-se nessas alturas os portugueses em geral que pagam impostos durante uma vida inteira para que o Estado tenha disponíveis os recursos necessários. Não se lembram ou não sabem que a Autoridade Nacional para a Proteção Civil tem dotação orçamental para fazer face às exigências. Não imaginam que a União Europeia tem fundos disponíveis para fazer face a estas situações e comparticipa no auxílio à reconstrução em 95% dos gastos. Não procuram sequer conhecer os mecanismos que lhes garantam que a sua contribuição chega, de facto, às pessoas que pretendem auxiliar. Confiam absolutamente que o custo da sua chamada telefónica vai servir para aliviar o sofrimento daquela senhora que viram na televisão e o pacote de leite que deixaram num qualquer quartel de bombeiros vai mesmo aliviar a sede do bombeiro que viram a combater as chamas. E entretanto o fisco, as cadeias de super e hiper-mercados, os operadores de telecomunicações, os bancos, os construtores civis e o madeireiros esfregam as mãos de contentes por este maná que lhes caiu do céu. Como disse o Otávio Machado na CMTV ontem, quando tive a felicidade de passar por lá ao fazer zapping, se querem auxiliar os bombeiros, façam-se sócios das Associações de Bombeiros Voluntários! Não entupam os quartéis com mantimentos porque eles não têm vocação para gestão de stocks e o Estado tem obrigação e meios para manter os bombeiros em perfeitas condições de alimentação e conforto. Muito isto. E não entendo como não se ouve ninguem a indignar-se com isto. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 21 Junho 2017 Muito isto. E não entendo como não se ouve ninguem a indignar-se com isto. Eu ouvi muito por alto, uma polémica sobre isso aqui em São Miguel. Entregaram coisas nos bombeiros, mas acho que ainda não saiu. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 21 Junho 2017 O Jaime Marta Soares ligou para a SIC a dizer que tem a convicção que não foi um raio que iniciou o incêndio, mas que acredita nisso. Compartilhar este post Link para o post
Lage_Effect Publicado 21 Junho 2017 O Jaime Marta Soares ligou para a SIC a dizer que tem a convicção que não foi um raio que iniciou o incêndio, mas que acredita nisso. Vários habitantes e o próprio presidente da câmara lá do sitio disseram que quando a trovoada seca começou aquilo já estava a arder. Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 21 Junho 2017 Mesmo sendo bombeiro, o Marta Soares tem-se esforçado para incendiar isto tudo. Compartilhar este post Link para o post
Jardel_ Publicado 21 Junho 2017 O presidente da Liga dos Bombeiros está convencido que o fogo teve origem criminosa. "Eu tenho para mim de que o incêndio teve origem em mão criminosa", disse Jaime Marta Soares no Fórum TSF. A falha no sistema de comunicações não serve para justificar tudo, disse, frisando que o fogo em Pedrógão Grande estava ativo há cerca de duas horas quando ocorreu a trovoada. Cerca das 13 horas, 1131 bombeiros e 400 viaturas combatiam o incêndio que ainda lavra em Góis. O incêndio mantém-se ativo na zona de Mestras e houve reacendimentos em Sobral e Álvares, mais propriamente em Estevianas. Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 21 Junho 2017 Há anormais que são e serão sempre anormais. A leviandade com que se fala dos assuntos é confrangedora, especialmente porque, neste caso, morreram 64 pessoas e mais de 200 ficaram feridas. Para não variar o JMS, qual pavão inchado ignóbil, quer ter os seus minutos de fama. O discurso dele é tão idiota que chega a meter nojo. "Tenho para mim que é mão criminosa". Mas isto é a tasca? Ele já não se lembra que morreram 64 pessoas? Ele não está recordado que faleceu um bombeiro? Tenho para mim? Se ele quer mandar uma papaia destas para o ar então tem de estar munido de provas muito concretas, especialmente quando a PJ concluiu que foram "causas naturais". Ele, com uma só declaração, (i) põe em causa a PJ e as suas conclusões, (ii) coloca no ar um clima de suspeição desnecessário (ao afirmar que há mão criminosa parece indiciar que alguém está a encobrir alguém), (iii) acusa, sem fundamentar, dando aso a especulações e (iv) volta a colocar-se em posição de ser falado. Este tipo é um vómito. Corram com ele de tudo. Que nojo. Que necessidade de aparecer. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 21 Junho 2017 Em relação a esse assunto do limpar as propriedades, e etc, vou dar um pequeno exemplo do meu concelho. Depois de 2003, em que ardeu grande parte da nossa mancha verde, foi criada uma associação florestal, julgo ser tutelada pela autarquia, mas não sei ao certo. Esta associação tem como função, basicamente, gerir o ordenamento da floresta do concelho. Tem viaturas próprias, sapadores e engenheiros florestais que tratam desde a limpeza da mata, abate, reflorestação, estratégias de prevenção, solicitam quando e onde seja necessário, a abertura de caminhos de contra fogo (os "aceiros"), organizam seminários e sessões de esclarecimento, etc. E no que toca à limpeza em particular, é óptimo porque presta serviço a todos os munícipes na limpeza dos seus terrenos, a pessoa tem que pagar, é certo, porque os sapadores têm de receber, mas quanto maior for a área, ou quanto maior for o número de terrenos a serem limpos, mais barato fica, para além disso possibilitam o pagamento faseado, conforme a disponibilidade de cada pessoa. A minha mãe mandou limpar, através dessa associação, dois terrenos que eram dos meus avós, fez as contas e ficou muito mais barato do que contratar, por exemplo, uma pessoa para fazer aquele trabalho e o trabalho fica feito em condições. Muitos dos municípios têm que perceber que têm de ser eles próprios a tomar a iniciativa e a colocar em prática as medidas, não se pode estar à espera do que o estado decida ou não implementar, não são os engravatados de Lisboa que conhecem a realidade da floresta de Mação ou de Vila de Rei, por exemplo, têm que ser os município a mandar um murro na mesa, e é certo que temos muitos menos meios, e muito menos orçamento do que outros, mas como não temos praias, temos que tratar da floresta que um dos bens mais precioso que temos. podes me dizer qual é o concelho? ou se há alguma publicação que refira isso? Queria usar esse exemplo, em conjunto com o de castro de marim, como trabalho positivo feito pelas autarquias. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 21 Junho 2017 Vou partilhar novamente um post de Rui Bebiano, professor na FLUC e que é natural da região, ainda no que respeita à questão do corte das estradas. CORTAR, NÃO CORTAR A ESTRADA | Porque sou de Castanheira de Pêra e conheço a região e a estrada N236, onde passei milhares de vezes, tal como sei da lógica dos fogos florestais, que já ajudei a apagar, ando a dizer isto desde sábado. Porém, a vontade de culpabilizar alguém, mesmo em situações em que não é possível ou simples fazê-lo, é maior. Sigo Paulo Baldaia, em editorial do DN: «O primeiro-ministro quer saber porque não foi fechada a estrada nacional 236, pergunta que foi colocada também pelos jornalistas. Essa pergunta tem, no entanto, de ser antecedida por uma outra: era possível cortar a estrada? Uma visita ao Google Maps mostra que só a partir de Pobrais, pequeno lugar que perdeu habitantes na famigerada estrada, há cinco caminhos a levar à N236. Entre Castanheira de Pêra e o IC8 há largas dezenas de estradas que vão dar à N236.» Adenda: Junto a imagem de apenas uma curta porção da área - para aí um vigésimo, ou menos -, que entretanto deixei também noutro post. CORTAR, NÃO CORTAR A ESTRADA (2) | Na sequência do post anterior. Vejam, só numa pequeníssima área - a totalidade do espaço ligado à via principal é, no mínimo, vinte vezes maior -, a quantidade de estradas e caminhos que existem no acesso à N236. Iam cortar onde? E com quem? Enviavam um GNR para cada estrada, aldeia, lugarejo, porta de casa, antes ainda de chegarem os bombeiros? Só quem desconhece aquele terreno e aquele tipo de fogo, ademais a ocorrer aqui em circunstâncias excepcionais, o pode julgar possível. (clique para ampliar, sff) Adenda: Não vi isto em jornal ou televisão algum. E afinal era tão simples ir ao Google Maps antes de escrever ou abrir a boca para emitir tolices. Há muita coisa mal e a corrigir urgentemente - desde logo a proliferação do eucalipto assassino, mas lucrativo, colado à berma das estradas -, mas não será em relação ao corte daquelas vias específicas que, neste caso, devem apurar-se responsabilidades. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 21 Junho 2017 Esteve aqui a guarda-florestal a dar-me na cabeça por causa dos meus terrenos e a dizer-me que isto é um barril de pólvora. Nada que eu não soubesse e até já tinha planeado cortar tudo porque as árvores já devem ter uns 40 anos. Basicamente o grande problema era o espaçamento das árvores, o facto de não haver nenhum caminho para passar e de ter árvores muito próximas da casa. Disseram que não obstante aos eucaliptos arderem facilmente, o grande problema em Pedrogão foi mesmo o parco espaçamento entre eles. As copas estavam muito juntas umas às outras e isso é uma mistura explosiva. Mesmo tratando-se de eucaliptos, se tivessem o espaçamento adequado entre eles teria sido tudo tão diferente. Também disse que não havia caminhos para passar e que isso dificultou bastante a coisa, mas isso já todos sabíamos. Deu-me um conselho e é por isso que aqui estou a escrever. Quando se for plantar o que quer que seja, eucaliptos, pinheiros, etc, convém ir fazendo "cortinas" com árvores menos inflamáveis como o sobreiro ou o carvalho que demoram imenso à arder. É meio caminho andado para evitar que o fogo se propague tão rapidamente. Claro que também convém haver um ou dois caminhos a cortar a floresta para os bombeiros terem maior facilidade de acesso. Não levei multa porque não resultou de uma denúncia mas disseram que iam cá voltar. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 21 Junho 2017 Entretanto, o NY Times levanta a possibilidade de os incêndios terem origem criminosa, citando como fonte "The head of Portugal’s firefighters’ association". Confesso que é a primeira vez que vejo essa possibilidade e ainda não vi isto em nenhum outro lugar, mas o NY Times costuma ser fiável. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 21 Junho 2017 Entretanto, o NY Times levanta a possibilidade de os incêndios terem origem criminosa, citando como fonte "The head of Portugal’s firefighters’ association". Confesso que é a primeira vez que vejo essa possibilidade e ainda não vi isto em nenhum outro lugar, mas o NY Times costuma ser fiável. foi o jaime marta soares que disse isso e eles devem ter quotado Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 21 Junho 2017 Entretanto, o NY Times levanta a possibilidade de os incêndios terem origem criminosa, citando como fonte "The head of Portugal’s firefighters’ association". Confesso que é a primeira vez que vejo essa possibilidade e ainda não vi isto em nenhum outro lugar, mas o NY Times costuma ser fiável. foi o Jaime Marta Soares que veio dizer que achava que os fogos tinham origem criminosa Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 21 Junho 2017 Ainda não tinha tomado conhecimento disso, daí ter postado. Fiquei boquiaberto quando li isto no NY Times. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Publicado 21 Junho 2017 podes me dizer qual é o concelho? ou se há alguma publicação que refira isso? Queria usar esse exemplo, em conjunto com o de castro de marim, como trabalho positivo feito pelas autarquias. É Mação. saíram algumas coisas na imprensa, ainda recentemente, e o vereador responsável esteve inclusive na rtp esta semana, vou tentar recolher o que puder e envio-te. Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 21 Junho 2017 Ainda não tinha tomado conhecimento disso, daí ter postado. Fiquei boquiaberto quando li isto no NY Times. Jaime Marta Soares vai partilhar com PJ as suas suspeitas quanto a “mão criminosa” Foi o que o w0 falou aí nuns posts atrás também. É tão mau um homem que é presidente da associação vir dizer o que acha com base em suspeitas pessoais e torná-la pública num momentos destes . Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 21 Junho 2017 Esteve aqui a guarda-florestal a dar-me na cabeça por causa dos meus terrenos e a dizer-me que isto é um barril de pólvora. Nada que eu não soubesse e até já tinha planeado cortar tudo porque as árvores já devem ter uns 40 anos. Basicamente o grande problema era o espaçamento das árvores, o facto de não haver nenhum caminho para passar e de ter árvores muito próximas da casa. Disseram que não obstante aos eucaliptos arderem facilmente, o grande problema em Pedrogão foi mesmo o parco espaçamento entre eles. As copas estavam muito juntas umas às outras e isso é uma mistura explosiva. Mesmo tratando-se de eucaliptos, se tivessem o espaçamento adequado entre eles teria sido tudo tão diferente. Também disse que não havia caminhos para passar e que isso dificultou bastante a coisa, mas isso já todos sabíamos. Deu-me um conselho e é por isso que aqui estou a escrever. Quando se for plantar o que quer que seja, eucaliptos, pinheiros, etc, convém ir fazendo "cortinas" com árvores menos inflamáveis como o sobreiro ou o carvalho que demoram imenso à arder. É meio caminho andado para evitar que o fogo se propague tão rapidamente. Claro que também convém haver um ou dois caminhos a cortar a floresta para os bombeiros terem maior facilidade de acesso. Não levei multa porque não resultou de uma denúncia mas disseram que iam cá voltar. Deviam haver mais, apesar de às vezes serem chatos como o raio :mrgreen: Em Pedrogão o problema foi mais o espaçamento que os eucaliptos. Vês as imagens da estrada onde houve a catástrofe e a maioria são pinheiros. Quanto ao espaçamento, é importante porque abranda os fogos mas também porque facilita a limpeza. O problema é sempre o mato, e o nosso clima que faz com que cresça estupidamente. Por isso é que as comparações com a evolução da área ardida do sul de Espanha e da Grécia (sou gajo para jurar que li uma comparação com a Tunísia, mas sem certezas :mrgreen: ) são tão desadequadas como copiar o que eles fizeram e esperar que resulte por cá. Quando muito comparem a Galiza, Leão ou a raia castelhana, é onde o relevo e o mato é mais semelhante com as nossas áreas críticas: o pinhal interior e a zona a norte da Serra. O que vinha a calhar depois de uma visita dessas era caso fosses arrancar o que está mal, o estado oferecer-te umas dúzias de pés de "abrandadoras". Era uma ideia. Também podem subsidiar cabras, ovelhas e abelhas (a rima é casual :) ) mas isso já é sonhar mais alto. Estão uma mão cheia de sugestões umas páginas atrás, mas é mais fácil para os nossos políticos e politiqueiros sentados no fresquinho de lisboa e a escrever em jornais, sites e blogs bem intelectuais e de pensamento profundo, deitar as culpas no eucalipto, dizer banalidades sobre a limpeza da mata, apontar o dedo, lançar suspeitas e outros que tais desde que dê para aparecer nos média e ser falado. Preferia a companhia das cabras, ovelhas e abelhas. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 21 Junho 2017 É bonito ver esta onda de solidariedade em Portugal. Queremos tanto ajudar que ao transferir dinheiro para as contas solidárias referentes ao trágico incêndio, pagamos 52 cêntimos à CGD pelo serviço (e 1€ ao Millenium até há umas horas), que não abdicou de cobrar esta taxa, e assim também ajudamos a banco a estar menos na m*rda. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 21 Junho 2017 Ajudamos as vítimas, os bombeiros e a Caixa, que é o banco de todos nós - mais de uns do que outros, bem sei. É três em um! Já diz a sabedoria popular que da destruição nascem novas raízes. Ora olha só a notícia que acabei de ver, várias famílias que fugiram ao fogo foram assaltadas. Isso mesmo, os larápios foram assaltar as casas de quem fugiu pela vida. Mesmo na tragédia abrem-se sempre novas possibilidades. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 22 Junho 2017 Ora olha só a notícia que acabei de ver, várias famílias que fugiram ao fogo foram assaltadas. Isso mesmo, os larápios foram assaltar as casas de quem fugiu pela vida. Mesmo na tragédia abrem-se sempre novas possibilidades. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 22 Junho 2017 Btw, o Marta Soares ligou para um fórum/opinião pública da TSF durante a tarde para dizer exactamente o mesmo que disse quando ligou para a a SIC Notícias. Resultado? Este a noite toda na CMTV a falar sobre o caso. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 22 Junho 2017 Btw, o Marta Soares ligou para um fórum/opinião pública da TSF durante a tarde para dizer exactamente o mesmo que disse quando ligou para a a SIC Notícias. Resultado? Este a noite toda na CMTV a falar sobre o caso. E não foi à apresentação do novo Leão com as palavras do Mestre Bruno de Carvalho? Vou já chamar o polícia Shabby!!! Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 22 Junho 2017 A Ministra esteve bastante bem na Grande Entrevista da RTP. Respostas prontas, directas (sem rodeios ou meias respostas) e sempre dentro do assunto - muito lucida, ao contrário do que parecia durantes estes dias. Compartilhar este post Link para o post