Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Juan Mata

FC Porto - Pré Época 2017/2018

Publicações recomendadas

e fds o Rui Pedro e o Dalot ficarem no banco pra jogar o Lord e o Maxi estrelas.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Foi muito estranho prai ao minuto 5 o Indi levanta-se diz qualquer cena ao Sergio e baza

Ás tantas o homem estava mesmo a sentir-se mal (foi a explicação oficial).

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito

A primeira coisa que me passou pela cabeça é que bazou para ir negociar um contrato com outra equipa :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O R. Neves na posição que faz o Danilo com o Sergio C. era o ideal para espremer todo o potencial dele

Compartilhar este post

Link para o post

O R. Neves na posição que faz o Danilo com o Sergio C. era o ideal para espremer todo o potencial dele

pra por a bola nos laterais sempre abertos

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho gostado bem mais do que esperava. O Sérgio parece-me ser bastante adaptável e tem percebido que o FC Porto não pode jogar como uma equipa pequena. Faltam limar algumas arestas na pressão, de resto parece que estamos num nível bem aceitável.

Compartilhar este post

Link para o post

o Oliver e o Brahimi jogam que é uma coisa parva, parece q tão 30 segundos à frente de toda gente

não me parece é q o Corona seja um extremo para este esquema agora q não pedimos tanta explosão para aquela posição q é muito mais central que lateral

edit: o Danilo teve mal, mas sinceramente ele nos ultimos anos começa sempre mal, mas a partir de Outubro é ele e mais 10

Editado por Kendrick Lmao

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho medo de crl dum treinador que consegue extrair o melhor do Oliver e Brahimi ao mesmo tempo. É meio caminho andado para ganharem qualquer jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Curioso o facto de que uma das primeiras criticas que se fez ao NES foi a excessiva largura dos extremos, sendo que foram vários os jogos em que víamos o Brahimi a vir para zonas interiores e ele constantemente a pedir-lhe largura. Era daquelas coisas básicas que não se percebia a insistência dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Curioso o facto de que uma das primeiras criticas que se fez ao NES foi a excessiva largura dos extremos, sendo que foram vários os jogos em que víamos o Brahimi a vir para zonas interiores e ele constantemente a pedir-lhe largura. Era daquelas coisas básicas que não se percebia a insistência dele.

e ao Lopetegui, e com os nossos laterais e jogadores como o Brahimi o que faz sentido é mete-los mais em jogo interior e deixar os laterais fazerem piscinas

Compartilhar este post

Link para o post

E mais importante que o jogo, queria destacar que fui entrevistado em directo pelo grande lookalike :mrgreen:

maçonaria cmpt, já controlamos os media

Compartilhar este post

Link para o post

Nao vi muito do jogo, vi basicamente os ultimos 10 minutos.

Foi impressão minha ou o Sérgio Oliveira está a jogar com mais vontade do que o normal? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Dois pontos que, para mim, merecem destaque nesta pré-época. Até ver esta pressão alta funciona muito melhor que no ano passado e com o Lopetegui. Nos primeiros jogos havia muito espaço no meio campo, tanto Quinta como hoje vi uma equipa mais compacta, onde até os centrais chegam ao limite do meio campo e os médios podem ocupar melhor os espaços.

A segunda chama-se Oliver. Está de volta o verdadeiro Tsubasa, aquele que cá esteve da primeira vez, vai espalhar magia a época toda.

Compartilhar este post

Link para o post

Como todos os anos, lá fui ver isto ao Dragão. Já tinha visto um par de jogos do Porto nesta pré-época, mas hoje deu para consolidar algumas ideias. Assim, em notas soltas e conforme fui escrevendo (não tenho paciência para organizar isto):

- Porto em 4x4x2 em todos os momentos. Saída de bola a 3, com 6 a baixar para o meio dos centrais. Pressão alta e agressiva, incluindo GR adversário, numa espécie de 4x4x2 losango, com o 8 a sair para apertar o médio adversário que vem pegar no jogo, avançados individualmente em centrais adversários e extremos nos laterais adversários num primeiro momento, e a fechar os "half-spaces" em terrenos mais baixos. No entanto, passada a primeira fase de pressão, muito espaço entre linha defensiva e linha média.

- Muitas saídas pelos corredores laterais, especialmente o direito, através da capacidade individual e de associação de Ricardo. Óliver a funcionar como distribuidor e organizador puro. Variações de flanco frequentes, sobretudo da direita para a esquerda, onde Alex Telles serve essencialmente como referência para esse tipo de situações, garantindo a largura. O posicionamento alto dos laterais com bola, quais alas, permite aos extremos receber em fases de construção nos "half-spaces" (e sim, gosto desta expressão).

- Bloco alto, o que pode criar dificuldades em alguns momentos, quando adversário conseguir ultrapassar a primeira fase de pressão. Dupla de médios nem sempre joga em diagonal, assegurando o correcto preenchimento dos espaços. Aqui, o problema parece-me ser mais Danilo que Óliver. Dupla de avançados muito em "cunha" também. Dificuldades para aproveitar espaço entre linhas (linha média e linha defensiva adversária) em organização ofensiva. Idealmente, um avançado com outro perfil ao lado de Aboubakar faria maravilhas (e miséria nas defesas adversárias, dependendo da sua qualidade individual). Estas dificuldades são atenuadas pela presença dos extremos (e de Óliver) no espaço central, ocasionalmente.

- Na transição defesa-ataque, vêem-se já alguns pormenores de qualidade. Falta algum trabalho, mas também criação de rotinas entre jogadores, o que só surge com o tempo. Já na transição ataque-defesa, a equipa continua muito assente na capacidade de ganhar duelos individuais dos seus jogadores, especialmente Felipe e Danilo.

- Organização defensiva algo permeável do Porto. Duas linhas de 4 próximas entre si, mas com mediano controlo da largura e fraca coesão intra-sectorial. Alguma facilidade em desorganizar e desmontar linha média e até linha defensiva. Exposição do corredor central é uma clara limitação (talvez a maior?).

- Felipe e Danilo com dificuldades no Porto mais dinâmico desde Peseiro (e antes disso, desde Fonseca). Necessária maior qualidade no passe e na tomada de decisão, pois modelo é agora mais exigente nesses aspectos com todos os jogadores. Bom passe de Danilo no segundo golo, no entanto. Melhor acção no jogo (das poucas positivas). Alex Telles muito básico. Não erra muito porque pouco foge de um par de acções a que está muito habituado (bem aberto no corredor esquerdo, varia apenas entre cruzamento e passe). No segundo tempo, Layún a mostrar muito mais qualidade e variabilidade no seu jogo. Como errou mais (porque arriscou e variou muitíssimo mais), provavelmente até passará a imagem de ter jogado pior.

- No pólo oposto, Aboubakar é o melhor avançado do Porto, e já o era na época passada. Mesmo contando com André Silva. Capacidade física e atlética, criatividade pouco usual num jogador do seu perfil e acima da média em termos cognitivos. Não vai pelo óbvio e procura jogar para além disso, o que por vezes faz com que se torne incompreendido pelos adeptos. Óliver num nível altíssimo, com maior liberdade para gerir a posse e criar por todos os corredores. Terá esta época condições para demonstrar o que é quase unânime: é um dos melhores jogadores do campeonato. Brahimi e Corona a beneficiarem dos posicionamentos assumidos em zonas de construção. Mais próximos das zonas decisivas e com melhores condições para lá chegarem com qualidade. Boas combinações entre estes três jogadores, pela qualidade em espaços curtos e capacidade de associação que todos eles apresentam. Criando rotinas, poderá ser um trio devastador a nível interno (são os três melhores jogadores do plantel). Ricardo Pereira também muito bem. Capacidade para jogar por dentro e por fora. Evoluindo naturalmente na tomada de decisão e criando rotinas com extremo e avançados, será um dos melhores laterais do campeonato.

_________________________________________________________________________________________

Basicamente é isto, sobre o Porto. Dizer também que achei o resultado exagerado. 2/3-0 faria mais sentido. O Deportivo fez questão de oferecer os últimos dois golos, mas até gostei bastante deles. Estão claramente mais atrasados na preparação, mas personalidade é sofrer aquele 3º golo (Deus Sidnei) e não desatar a bater na frente logo a seguir. Mesmo com a boa pressão do Porto, acho que não bateram uma única bola na frente em todo o jogo, aliás. Saíram frequentemente com qualidade da pressão, jogaram sempre de forma apoiada, tiveram várias jogadas muito bem desenhadas e só não marcaram pelo menos um golo por manifesta falta de eficácia dos jogadores mais adiantados. Eventualmente, vão conseguir coisas boas.

Dizer também que este me parece o melhor Porto dos últimos anos. Já se vê uma equipa personalizada, com alguma dinâmica (tendo em conta que as anteriores equipas tinham 0 dinâmica, já é bastante bom) e com margem para crescer nesse capítulo. O Conceição nunca me vai agradar porque a sua índole futebolística será sempre a mesma, mas parece-me que este Porto será a equipa mais ofensiva da sua carreira até ao momento. Falta mudar ali uma ou outra peça, mas as bases já estão lá, e prevejo um Porto bem mais forte este ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui ao Dragão e fico cada vez mais saturado de ver as claques do meu clube a dar tanta importância aos rivais com cânticos.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui ao Dragão e fico cada vez mais saturado de ver as claques do meu clube a dar tanta importância aos rivais com cânticos.

Dá mesma maneira que já cansa estar sempre a "bater no ceguinho"...

Eu também não gosto em jogos que não sejam contra eles, mas de que nos vale estar aqui sempre a dizer o mesmo? Nunca irão mudar :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

e o pior é os mongos ao "teu" lado acompanharem , com palmas e tudo

Compartilhar este post

Link para o post

Também não achei o Corunha nada mau como li aí para trás. Se é verdade que sofreram dois golos por tentarem sair a jogar, também é verdade que por várias vezes conseguiram sair a jogar desde trás e passar a nossa primeira fase de pressão.

De resto, espero que o Ricardo não saia porque o Maxi já nem corre; o Felipe se se vê um bocadinho apertado é logo biqueirada na frente; o Alex como já disse aí para trás é um Cédric canhoto, não é superior ao melhor Layún, mas também não é por aí que vai haver problema (ainda assim foi uma contratação escusada); o Danilo esteve péssimo, espero e acredito que vai melhorar; e de resto é aproveitar e ver o Óliver e o Brahimi a jogar e a fazer jogar. Ah, e mesmo sendo ainda o início, o Abouba começa já a calar quem tanto dizia que não servia.

Compartilhar este post

Link para o post

Na quarta-feira, jogamos também contra o Paços de Ferreira, mas da parte da manha.

Compartilhar este post

Link para o post

o quarto foi uma prenda mas o terceiro foi fruto de uma boa pressão do Porto

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...