Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Juan Mata

FC Porto - Pré Época 2017/2018

Publicações recomendadas

Em traços gerais, atacamos muito melhor que na época passada, mas também defendemos pior. Acaba por existir alguma relação entre as constatações, apesar de uma não implicar a outra. Estou confiante de que vamos dinamitar as equipas mais fracas do campeonato, mas antes de entrar na euforia quero ver como vamos reagir quando sofrermos um golo aos 15' em Vila do Conde, Barreiros ou similar. Porque quando a pressão falha fica um buraco enorme à entrada da área, aconteceu umas dez vezes ontem. É perígosíssimo e deixa-me preocupado também para a Champions. Teria sido importante ter visto na pré-época como a equipa se comportaria jogando contra um colosso, até costuma ser hábito participarmos num torneio desses mas não foi o caso este ano.

Resumindo, tendo em conta que o objetivo principal é ganhar o campeonato, tenho gostado do que vejo.

Compartilhar este post

Link para o post

Defendemos pior porque atacamos com mais gente. Ainda ontem, acho que no lance do 2º golo, está o Danilo à entrada da área contrária a variar o flanco de jogo, o Telles encostado à linha, o Ricardo Pereira por dentro e está o Corona a entrar a dar largura (faz o cruzamento para o golo), e ainda está o Oliver dentro da área (sem certezas, mas acho que sim) mais o Soares, o Abouba e o Brahimi. São 8 gajos ali metidos, é óbvio que se apanharmos uma equipa que saiba sair bem desde trás com dois ou três toques vamos ficar expostos, mas convém também realçar que isto ainda

é pré-época e os indíces físicos não são ainda os ideais, mas acredito que quando estes forem otimizados, permitirão aos jogadores, principalmente os laterais, recuperar mais rápido defensivamente.

É um modelo de jogo muito exigente. Estou muito surpreendido pela positiva, para já, mas precisámos de mais opções viáveis ao 11 inicial, desde logo na frente.

Compartilhar este post

Link para o post

O Porto do Nuno não defendia particularmente bem, defendia baixo e com muitos.

Quanto ao Sérgio, já tenho mais fãs? :cool: Precisa de mais algum banco, 2 ou 3 opções chegavam. Num mundo ideal um central e um avançado para o 11 também, mas isso não vai acontecer. Há questões depois da 1ª linha de pressão a resolver mas acho que ainda serão trabalhadas, esta equipa deu uma volta enorme e é natural que os jogadores ainda tenham vícios antigos.

Compartilhar este post

Link para o post

O Danilo tem que deixar de uma vez por todas de ter paragens cerebrais no início da construção.

Compartilhar este post

Link para o post

O Sérgio referiu precisamente que apesar de estar satisfeito com o fazemos na frente, tem de trabalhar o momento da transição defensiva porque ficamos muitas vezes descompensados. E também falou em controlar melhor o jogo com bola. Eu tenho gostado do que vejo, espero que esta ideia seja para continuar.

Quanto ao plantel:

- vou esperar para ver o que vão fazer com a questão dos guarda-redes mas cada vez mais o Vaná me parece uma contratação sem sentido.

- nota-se a indefinição nas laterais. Se por um lado o Ricardo e o Alex parecem ter lugar garantido (a não ser que saiam), por outro parece-me óbvia a intenção de vender um de entre o Maxi e o Layún. Enquanto isso o Rafa vai ficando ali para a eventualidade de um deles sair. Não parece é haver grandes pretendentes. Era fixe ficar com Ricardo, Layún, Alex e Rafa mas cada vez isto se desenha mais para Ricardo, Maxi, Alex e Layún, com o Rafa a ir rodar. No pior dos cenários, sai o Ricardo e ficamos com o Rafa no plantel e o Maxi na direita.

- nos centrais o impasse continua. Vamos continuar com a mesma dupla a titular o que é sempre bom mas as alternativas tardam em confirmar-se. O ideal era renovar com o Reyes e mandar o Indi à vida dele mas sinceramente acho que bazam os dois. Situação a resolver.

- não percebo o interesse no Wendel. A não ser que o gajo seja um craque, faz pouco sentido. O Óliver caga classe, o Sérgio e o Herrera têm estado melhores, o André André deve ficar e o Danilo não tem estado bem mas vai com certeza melhorar. Ainda não percebi bem onde é que joga (se mais recuado ou mais à frente) mas sinceramente, a não ser que a venda do Herrera esteja alinhavada, custa-me a compreender porque é que se vai gastar dinheiro numa posição já bem preenchida.

- não acho que a entrada de um extremo seja prioritário. Brahimi, Corona, Otávio (inicialmente cheguei a pensar que ia jogar no meio num meio campo a 3 mas pelos vistos não vai acontecer) e Hernâni tem de chegar. E ainda há o plus de, em caso de extrema necessidade, o Ricardo poder fazer a posição.

- prioritário sim é a entrada de um avançado. O Marega esforça-se mas não tem andamento para isto e o Rui Pedro ainda está verdinho para já ser primeira alternativa.

Resumindo, espero ver concluído nos próximos tempos:

- a renovação e permanência de Ricardo, Marcano e Aboubakar.

- a questão do 3º central e das alternativas aos laterais.

- a contratação de um avançado.

Tudo o resto (entrada do Wendel, entrada de outro central, etc) só deve acontecer quando começarem a haver saídas. Fico satisfeito por aparentemente já termos um 11 definido e já com boas rotinas mas há que começar a resolver o resto do plantel e tentar ao máximo segurar os jogadores mais importantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando a exigência aumenta vem logo a deficiência com bola do Danilo e do Felipe.

O avançados tem de baixar mais entre linhas, alternadamente, para fazerem de parede.

Está melhorzito, mas podemos focar mais ainda o jogo pelo corredor central. Com Abou, Oliver, Brahimi e Corona pertinhos uns dos outros, é cholocate certo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei que tipo de jogador é o Wendell mas sei que precisamos de um médio-centro de outro calibre. Ainda bem que há uma intenção de contratar alguém, como já disse há dias, as nossas opções para o meio-campo não me deixam descansado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei que tipo de jogador é o Wendell mas sei que precisamos de um médio-centro de outro calibre. Ainda bem que há uma intenção de contratar alguém, como já disse há dias, as nossas opções para o meio-campo não me deixam descansado.

João Teixeira

Oliver

Otavio

Herrera

Danilo

Mikel

André André

Sérgio Oliveira

Não chegam?

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos de quantidade? Chega e sobra

Em termos de qualidade? Deixa muito a desejar

Se esse Wendelll for mesmo bom que venha, porque ter Herrera/AA como primeiras opções para sair do banco não me agrada nada

Compartilhar este post

Link para o post

O único jogo que pude ver até agora foi o VSC 0-2 FCP e a primeira parte do jogo frente ao Chivas pelo que não sinto muito habilitado a fazer grandes comentários à nossa prestação.

Daquilo que vi e sobretudo do que leio, a grande preocupação parece ser mesmo o espaço concedido entre a linha defensiva e o meio-campo, assim que a primeira zona de pressão é batida. A rever, porque me parece uma coisa relativamente grave contra equipas do nosso nível.

O facto de na pré-época não termos jogado contra grandes equipas deixa uma série de questões em aberto relativamente a estas prestações. Não entendo porque se vai jogar contra o Gil Vicente antes de começar o campeonato. Os outros andam a levar na boca mas sempre jogam contra o Arsenal, Leipzig, Fiorentina, Mónaco, Marselha...

Ainda assim, aparentemente há ideias mais positivas para o nosso futebol do que em anos anteriores, o que abre boas perspetivas. Nem alinho muito com este 4-4-2 (sou fã incondicional do 4-3-3 e sempre me habituei a ver o Porto assim) mas se houver mais dinâmica e capacidade no último terço, fico satisfeito.

Espero que o SC tenha ideias de testar e olear tanto quanto possível um 4-3-3 para certas ocasiões e não quando chegar o primeiro jogo da Champions e se lembrar que dois no meio-campo são poucos para parar o Barcelona.

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos de quantidade? Chega e sobra

Em termos de qualidade? Deixa muito a desejar

Se esse Wendelll for mesmo bom que venha, porque ter Herrera/AA como primeiras opções para sair do banco não me agrada nada

Se for para jogar com 2 no meio campo tens : Danilo | Oliver e Herrera | André André.

Se for em 4-2-3-1 : Danilo | Oliver | Otavio ou Herrera | Andre Andre | Joao Teixeira

Não para o campeonato tuga??

Preferia 10000x gastar o dinheiro do Wendel num extremo ou PL...

Editado por Activate

Compartilhar este post

Link para o post

Também ia para um PL neste momento. Pela forma como jogamos, e se é mesmo para apostar no 442, o Otávio pode perfeitamente contar para as alas.. Ficamos com o Hernani para 4º extremo o que acaba por chegar. Um PL para lutar com o Aboubakar e o Soares com o Rui Pedro como 4ª opção seria óptimo.

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação ao jogo de amanhã é daqueles completamente desnecessários cujo um jogador chave se pode lesionar...

Posto isto espero que o Sérgio jogue com os menos utilizados:

Sa/Vana

Dalot (provavelmente Maxi)

Reyes

Indi

Rafa (provavelmente Layun)

Mikel/AA

Sergio/Herrera

Hernâni/Layun

Otavio/JCT

Maregol

Rui Pedro

Se algum dos prováveis titulares jogar vou andar de coração nas mãos

Compartilhar este post

Link para o post

A fiar nas palavras de alguém na página anterior, também jogamos com o Paços de manhã. Provavelmente mete onze de manhã e outros onze à noite.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi o próprio Sérgio que disse que jogamos de manhã com o Paços e à noite com o Gil. O objetivo é dar 90 minutos a todos os jogadores, segundo ele. E não acho que sejam jogos desnecessários. De amanhã a uma semana começa o campeonato e este jogo é mais um que serve para aumentar os índices físicos e as rotinas contra equipas do género das que vamos encontrar. E é capaz de servir também para encurtar as opções.

Compartilhar este post

Link para o post

O Tiquinho está a surpreender-me muito desde que chegou, marca golos e faz jogar, principalmente nesta última, parece-me melhor esta época, apesar de ser um pouco tosco tecnicamente.

Compartilhar este post

Link para o post

O Tiquinho está a surpreender-me muito desde que chegou, marca golos e faz jogar, principalmente nesta última, parece-me melhor esta época, apesar de ser um pouco tosco tecnicamente.

Ele é tosco morfologicamente. Às vezes parece meio desengonçado. Mas tecnicamente não há nada a apontar. Ele sabe tratar a bola, não sendo um Ronaldinho, não me parece que seja tecnicamente fraco.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca mais me esqueço da designação do Jimpo: parece que tem um cabide nas costas. E é verdade! :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Ao que parece ganhamos 4-1 ao Paços de Ferreira num jogo à porta fechada.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao que parece ganhamos 4-1 ao Paços de Ferreira num jogo à porta fechada.

és grande, vinha aqui perguntar quanto ficou?

ainda há minutos tive no site do oJogo e não vi nada, onde viste?

Compartilhar este post

Link para o post

Pelas fotos, jogaram pelo menos o Casillas, Maxi, Marcano, Telles, Herrera, Corona e Brahimi.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...