Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
gunthi

[Benfica] Futebol

Publicações recomendadas

Verdade. Mas o último jogo que vi do Samaris a titular no meio campo foi só m*rda. Só que acho que o FA já se queimou com a atitude de m*rda ontem quando foi substituído.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vi o jogo de ontem mas todos os jornais dizem que o Samaris jogou bem e que seria uma melhor alternativa ao Fesja que o FA

E é verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu gostava de ver contra o Paços de Ferreira:

Benfica.png

Como eu gostava que o Benfica jogasse:

Benfica_Ideal.png

O RV teria sempre de ter uma alternativa ao nosso 4-4-2. Se na primeira imagem do nosso 4-4-2 ainda consigo ver capacidade de equilíbrio na equipa, sem aqueles jogadores que lá estão nunca iremos conseguir o equilíbrio necessário para uma equipa sólida tanto a defender como a atacar.

Na segunda imagem era como eu gostaria que o Benfica passasse a jogar. Seria muito difícil o nosso treinador ter começado logo na pré época a ensaiar este esquema? Penso que não e isso não abona muito na minha opinião sobre ele.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Qual é a diferença do segundo esquema para o esquema que é habitualmente utilizado? 8-[

Compartilhar este post

Link para o post

mYT5K7.jpg

Meu onze para o campeonato. Dado que o Mitrogou saiu já não é necessário insistir no 4-4-2 pois já não contamos com dois grandes avançados.

Qualquer coisa o Gabriel ataca pelo meio e o Pizzi descai na ala. Mas a ideia geral seria jogar em bloco 4-3-3. Talvez atafulhados as linhas de passe finalmente surgissem e contra o Braga surgiram. Faltou qualidade no resto mas são condicionantes que nos ultrapassam.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a diferença do segundo esquema para o esquema que é habitualmente utilizado? 8-[

Não consegues ver diferenças?

Compartilhar este post

Link para o post

Não consegues ver diferenças?

Não há diferença Thern. Seria diferente, se por exemplo, jogase o Krovinovic, que tem caracteristas diferentes do Jonas e baixa mais no terreno.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não jogaria com o Pizzi na direita. Se o Benfica é quase totalmente dependente dele, colocá-lo numa faixa, onde há muito menos jogo do que no centro (ou melhor, o jogo que há no corredor central é muito mais importante do ponto de vista dos processos de ataque e defesa organizada), iríamos desta para pior. Para além de que as características dele encaixam-se muito melhor na posição onde está a jogar. E o Benfica não tem outro Pizzi, por muito boas indicações que o Krovi tenha deixado. Na direita tem mais, e talvez melhores opções.

E também não jogava com o Jonas sozinho lá na frente. Se ele por si só já é um jogador que vem muito buscar a bola, afastando-se da área, estando sem um companheiro na frente que prenda os centrais, iria mesmo ser obrigado a sair constantemente da área, à procura de jogo. E a zona de finalização ficaria desocupada.

Com isto não significa que digo não podermos jogar com essas variantes. Mas não num sistema de jogo base.

Compartilhar este post

Link para o post

Fazer onzes e tácticas e o crl, "ah e tal deviamos jogar assim". Faz-me lembrar quando o JJ cá andava e também se perdia tempo a argumentar que a equipa em 4x3x3 ia render mais. E tal como quando tava cá o JJ, não vale a pena, ele não vai mudar porra nenhuma, no máximo troca os jogadores, vamos continuar a jogar em 4x2x2, da mesma maneira que fizemos até aqui porque ele não sabe mais e também não há colhões para mudar coisa nenhuma.

Compartilhar este post

Link para o post

E o 442 é o melhor "sistema" que temos, nem percebo a necessidade de mudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também. Jogar com o Jonas sozinho lá a frente não dá. Ele recua muito para vir buscar jogo, depois não tá ninguém na frente. E equipa sem Jonas é m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post

Não há diferença Thern. Seria diferente, se por exemplo, jogase o Krovinovic, que tem caracteristas diferentes do Jonas e baixa mais no terreno.

É diferente porque naquele 2ª esquema que coloquei, o Jonas joga entre os dois médios centro e o ponta de lança e não mais em cunha com o ponta de lança como se um 2º avançado se tratasse. Ali veríamos um Jonas com maiores preocupações na construção de jogo ofensivo da equipa e não escondido muitas vezes por entre os defesas contrários, é como de um médio ofensivo se tratasse, penso que tem boas características para isso. Além disso um Jonas com menos preocupações ao nível do pressing alto, mas sim mais posicional entre linhas, ele sofre um desgaste desnecessário com o mau pressing que o Benfica faz, ainda se fosse eficaz...

Mas era assim que eu faria se fosse eu a mandar é claro.

Compartilhar este post

Link para o post

ele não vai mudar porra nenhuma, no máximo troca os jogadores, vamos continuar a jogar em 4x2x2

Isso assim não é só trocar jogadores :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A nossa dependência do Jonas obriga-nos a jogar em 4-4-2 (ou 4-5-1 com ele a 10, como prefiram).

No entanto lembro-me de bons jogos o ano passado onde jogámos com algo do género Cervi - Rafa - Guedes - Salvio/Zivko (não me lembro ao certo), na fase de lesões dos avançados todos, e havia uma grande mobilidade e resultou. Gostava de ver isso com o Jonas, nem que fosse para confirmar essa teoria de que ele só rende realmente com outro mais fixo a seu lado.

Compartilhar este post

Link para o post

Não há obrigatoriamente uma necessidade de mudar, mas sim a necessidade de ter sistemas alternativos para colocar em prática em certos momentos dos jogos, ou mesmo em determinados jogos específicos. E, fundamentalmente, saber o que fazer com os jogadores nesses variados sistemas.

Sou apologista da ideia de adaptar o sistema aos jogadores, e não os jogadores ao sistema. E é por aí que se nota a fraca qualidade do Rui Vitória. A título exemplificativo, pobre Rafa...

O Benfica não tem sistemas alternativos. O máximo que fazemos é, com a equipa a perder e a 5 minutos do fim, tiramos o Elideus e espetamos com um avançado lá para a frente. E vai Zivko, faz a esquerda toda! E não estou a dizer que é uma coisa errada para se fazer. O que me parece é que é algo não treinado, simplesmente a confusão total para ver se uma batata entra. É o desespero dos últimos 5 minutos. A questão é que, se as coisas fossem bem feitas, nem seria preciso chegar a esse desespero, que ultimamente tem-se repetido vezes e vezes...

Compartilhar este post

Link para o post

Não li os comentários todos que estão por aqui, mas lembrei-me de alguém que considero semelhante ao Jonas, quando li que este último não renderia a jogar sozinho.

Lembrei-me de um senhor chamado Fredy Montero que, durante 6 meses, jogou sozinho lá à frente e era o melhor marcador do campeonato. Acho que são jogadores de características muito semelhantes e, por isso, seria bastante interessante a colocação do Jonas lá à frente sozinho, desde que fosse bem acompanhado. Não é difícil. O Montero tinha o Capel e o Wilson Eduardo. No entanto, tínhamos um meio-campo com William, Adrien e André Martins.

Não tendo um conhecimento profundo das características de todos os jogadores à disposição do RV, não conseguiam reproduzir esse modelo? Ou acham que o Jonas não renderia porque o RV não seria capaz de reproduzir um sistema semelhante ao do LJ naquela altura?

Contudo, há o factor físico do Jonas. Isso, sim, acho que poderia ser a maior condicionante de rendimento dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou acham que o Jonas não renderia porque o RV não seria capaz de reproduzir um sistema semelhante ao do LJ naquela altura?

yap

Compartilhar este post

Link para o post

mYT5K7.jpg

Concordo com o desenho mas trocava os extremos de lado. Num 4-3-3 talvez se justificasse mais jogarem no lado oposto ao pé preferencial, para haver uma maior tendência a flectirem para dentro e ocuparem um pouco a vaga deixada por se ter abdicado de um avançado. A construção seria em grande parte da responsabilidade de um meio campo com 3 unidades e dos laterais que deveriam subir no terreno e ser bastante participativos, os extremos aproximar-se-iam mais do Jonas do que acontece actualmente. Em termos de ocupação de espaços acho que é perfeito para os jogadores que temos. No 4-4-2 há muito espaço, e porquê? Tirando o Fejsa, os médios não têm grande disponibilidade física. Os avançados também não são propriamente agressivos. Para um 4-4-2 funcionar bem em termos defensivos é preciso ter jogadores com características muito específicas. Aquele 4-4-2 do Simeone quando foi campeão funcionava na perfeição porque os avançados eram o Villa e o Diego Costa, 2 avançados bastante móveis e combativos que recuavam e até criavam superioridade numérica no meio campo quando era preciso defender. Não concordo nada que o 4-4-2 seja ideal para o que temos à disposição, e muito menos que o Jonas não renda sozinho.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, mas 4-4-2 quando só tens 1 avançado de qualidade é f*dido. O gabi não me pareceu mau, mas não sei se é gajo para fazer dupla com o jonas.

Compartilhar este post

Link para o post

Guarda-redes: Júlio César, Varela;

Defesas: A.Almeida, Luisão, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo;

Médios: Fejsa, Samaris, F. Augusto, Pizzi, Krovinovic, Diogo Gonçalves, Cervi, Zivkovic;

Avançados: Rafa, Gabriel, Raúl, Seferovic e Jonas.

Compartilhar este post

Link para o post

Começo a ter impulsos nervosos quando vejo o nome do Rafa. Só de pensar no dinheirão que custou e o que de melhor fez até agora foi aquela assistência para o golo do Salvio vs Sporting ...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...