Pickle Rick Publicado 5 Julho 2017 (editado) Vivo em Inglaterra ha 3 anos e percebo na totalidade o q significa "as pessoas preocupam-se menos com a optimização do seu volume de negócios." Trabalho em IT, e estou a trabalhar num projecto de varios milhoes de libras e quantidade de dinheiro q n e' "optimizada" e', para mim q sou tuga, chocante. Soa a desperdicio mas n e' bem isso, e' mais um focus no resultado e n tanto no custo. No caso do IT, se a solucao funciona como querem, ficam felizes mesmo q potentialmente houvesse uma maneira mais "barata" de atingir o mesmo efeito, mas na maior parte das vezes o esforco q podia ir para a optimisacao do custo, vai mais direccionado para a optimisacao da solucao. No caso do futebol 'e um pouco diferente, pq a competitividade na EPL e' mta e so' pode haver um campeao portanto qualquer milimetro de optimisacao, seja financeira, seja da "solucao", seja do q for, pode ser a diferenca entre o campeao e o 2o classificado, tanto a curto como a longo prazo, e acho q e' aqui q o Benfica se tenta posicionar, pq os resultados falam por si. A ser assim, pelo aquilo q conheco dos Ingleses, pode ser mto interessante pq de certeza q eles n se importam de pagar (seja % dos lucros, seja passes dos jogadores, seja de q forma for) para terem essa "optimisacao". Do ponto de vista do Benfica, n so pode ser financeiramente rentavel, mas tmb aumenta a visibilidade da marca Benfica, o q permitira alavancar outros negocios noutras areas. Seja o q for, so o facto de o Benfica estar a pensar em formas alternativas de fazer dinheiro, deixa-me contente pq n podemos descansar a' sombra da bananeira, temos de estar continuamente a evoluir dentro e fora de campo e gosto mto de ver este tipo de iniciativas, mesmo q n deem em nada. Parece-me tudo correcto, resta apenas fazer uma pergunta muito importante. Se o Benfica tem um modelo de negócio extremamente bem desenvolvido (que acredito que possa ter), tem uma marca crescente e um clube capaz de fazer dinheiro, para onde vai esse mesmo dinheiro ? O passivo não diminui, e os investimentos que o Benfica faz não se equiparam de todo à totalidade de receitas obtidas. Será essa mesmo optimização apenas em prol do Benfica ? O Benfica neste momento podia gozar de um situação de endividamente claramente menor e não o faz, tal como o Porto antes da seca de títulos o podia ter feito e não fez. Até que ponto isto é saudável para um clube de futebol ? E vamos ver se o Sporting não assume o mesmo caminho... Editado 5 Julho 2017 por Hugo Rapaport Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 5 Julho 2017 Efeito Jorge Mendes - o dinheiro entra e sai do clube praticamente na mesma medida em boa parte das vendas. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 5 Julho 2017 E quem é que te garante que o Benfica não terá já sido abordado por mais que um clube nesse sentido? Ninguém. E por me parecer que há muita coisa que não foi divulgada é que eu comecei por dizer isto: Falta, com certeza, muita informação nesta notícia. (...) É de tal forma absurdo que não pode ser só isto... Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 5 Julho 2017 Isto faz-me lembrar aqueles casos de bullying onde o puto que é abusado tem mais 30cm e 20kg que o rufia :lol: Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 5 Julho 2017 (editado) Isto é aquela fase do Breaking Bad em que começam a comprar lavagens automóveis porque estão a ficar sem ideias sobre como lavar tanto dinheiro. Editado 5 Julho 2017 por whatever Compartilhar este post Link para o post
AsMoDeO Publicado 6 Julho 2017 Isto é aquela fase do Breaking Bad em que começam a comprar lavagens automóveis porque estão a ficar sem ideias sobre como lavar tanto dinheiro. Mas isso foi ideia da mulher. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 6 Julho 2017 Mas isso foi ideia da mulher. Exacto. O Benfica aqui é a mulher, o Walter White são 'os empresários'. Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 6 Julho 2017 Acho que o Benfica não vai gerir coisa nenhuma, isso seria uma aberração. Vai ser mais à base de consultadoria. Compartilhar este post Link para o post
vampirado Publicado 8 Julho 2017 (editado) Parece-me tudo correcto, resta apenas fazer uma pergunta muito importante. Se o Benfica tem um modelo de negócio extremamente bem desenvolvido (que acredito que possa ter), tem uma marca crescente e um clube capaz de fazer dinheiro, para onde vai esse mesmo dinheiro ? O passivo não diminui, e os investimentos que o Benfica faz não se equiparam de todo à totalidade de receitas obtidas. Será essa mesmo optimização apenas em prol do Benfica ? O Benfica neste momento podia gozar de um situação de endividamente claramente menor e não o faz, tal como o Porto antes da seca de títulos o podia ter feito e não fez. Até que ponto isto é saudável para um clube de futebol ? E vamos ver se o Sporting não assume o mesmo caminho... O que o Benfica tem feito é investir, o q nas circunstâncias em q isto foi feito (i.e. o Benfica tava praticamente á beira da falência e com património completamente vandalizado pelo Vale e Azevedo e companhia), significa q só á custa do endividamento se podia conseguir arranjar forma de investir. O Benfica investiu de uma forma sustentada, gerindo a dívida, mto dificil de gerir aliás como os números do relatório e contas indicam. O investimento foi bom, mas já tamos num nível em q n é preciso investir tanto, mas temos uma dívida enorme... o q fazer então? O LFV já respondeu quando tomou posse deste mandato: vendas de jogadores e outras receitas de maior volume vão direitinhas para abater o passivo. EDIT: é por isto, por estes 15 anos em q se pegou num clube falido e se transforma no clube q é hj, q fazem outros clubes, como os da EPL sonhar tmb... e eles tem dinheiro para sonhar á grande! Portanto 15 anos de investimento num clube já endividado, com mais 15 anos de divida "controlada" e, segundo o LFV, agora é altura de abater essa divida. Daqui a 3 anos vamos ver se é assim. Acredito tmb q depois destes 3 anos, se de facto a dívida vier para baixo como se espera, vai ter dois resultados q podem levar o Benfica para outro nível: - A saida do LFV. Ele tem mtas qualidades, mas de futebol percebe pouco. Ele sempre disse q só saia quando o Benfica tivesse "imune" a resultados desportivos e Vale e Azevedos da vida, e se daqui a 3 anos ele sair, vai passar o testemunho a um dos seus "aprendizes", q pode mto bem ser o Rui Costa. Alguém com mais conhecimentos de futebol, herdar um clube a respirar saúde desportiva e financeira é de me fazer sonhar com um Benfica europeu. - a outra é q n vamos precisar de vender tanto todos os anos. Isto vai permitir ao Benfica reter os seus maiores talentos uns anos, 2 ou 3 q seja, e criar equipas mto competitivas no contexto europeu. Olha para trás, lembrar-me donde o Benfica estava antes do Vilarinho/LFV o terem "salvo", e poder em breve sonhar com títulos europeus (calma, eu disse "sonhar"!!), é mto mais importante q a dívida q temos. Daqui a 3 anos vamos ver se posso sonhar mais um bocadinho ou n... :carinhoso: Editado 8 Julho 2017 por vampirado Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 8 Julho 2017 (editado) O que o Benfica tem feito é investir, o q nas circunstâncias em q isto foi feito (i.e. o Benfica tava praticamente á beira da falência e com património completamente vandalizado pelo Vale e Azevedo e companhia), significa q só á custa do endividamento se podia conseguir arranjar forma de investir. O Benfica investiu de uma forma sustentada, gerindo a dívida, mto dificil de gerir aliás como os números do relatório e contas indicam. O investimento foi bom, mas já tamos num nível em q n é preciso investir tanto, mas temos uma dívida enorme... o q fazer então? O LFV já respondeu quando tomou posse deste mandato: vendas de jogadores e outras receitas de maior volume vão direitinhas para abater o passivo. EDIT: é por isto, por estes 15 anos em q se pegou num clube falido e se transforma no clube q é hj, q fazem outros clubes, como os da EPL sonhar tmb... e eles tem dinheiro para sonhar á grande! Portanto 15 anos de investimento num clube já endividado, com mais 15 anos de divida "controlada" e, segundo o LFV, agora é altura de abater essa divida. Daqui a 3 anos vamos ver se é assim. Acredito tmb q depois destes 3 anos, se de facto a dívida vier para baixo como se espera, vai ter dois resultados q podem levar o Benfica para outro nível: - A saida do LFV. Ele tem mtas qualidades, mas de futebol percebe pouco. Ele sempre disse q só saia quando o Benfica tivesse "imune" a resultados desportivos e Vale e Azevedos da vida, e se daqui a 3 anos ele sair, vai passar o testemunho a um dos seus "aprendizes", q pode mto bem ser o Rui Costa. Alguém com mais conhecimentos de futebol, herdar um clube a respirar saúde desportiva e financeira é de me fazer sonhar com um Benfica europeu. - a outra é q n vamos precisar de vender tanto todos os anos. Isto vai permitir ao Benfica reter os seus maiores talentos uns anos, 2 ou 3 q seja, e criar equipas mto competitivas no contexto europeu. Olha para trás, lembrar-me donde o Benfica estava antes do Vilarinho/LFV o terem "salvo", e poder em breve sonhar com títulos europeus (calma, eu disse "sonhar"!!), é mto mais importante q a dívida q temos. Daqui a 3 anos vamos ver se posso sonhar mais um bocadinho ou n... :carinhoso: Portanto o Benfica andou 15 a investir de forma a criar divida e agora de repente vai passar a ser um clube com uma excelente saúde financeira. Cheira-me que o plano se baseia apenas no contar com o ovo no cu da galinha, o problema é quando o ovo não aparece. O Benfica tem vendido nos últimos 5 anos de forma abismal, e esse dinheiro em nada contribuiu para fazer descer a divida nem foi investido na sua totalidade de volta no clube. E aqui restam duas opções, ou o dinheiro é ficticio e acaba por ficar tudo na mesma ( i.e circulos de venda entre Benfica - Jorge Mendes - Atlético de Madrid ) ou o dinheiro vai desaparecendo. O problema é que isto nunca na vida é um plano sustentavel, basta ver o que aconteceu ao Porto. Basta ter o azar de não ganhar durante x tempo, e a situação financeira acaba por apertar. Por mais qualidades que se tenha, a conversa do Benfica imune a resultados desportivos é só romantismo. Seja no Benfica ou noutro clube qualquer, não existe nenhum clube desportivo que seja imune a resultados desportivos, porque no final é esse o grande propóstio da existência dos clubes. Toda a situação à volta do Vieira só me faz lembrar a de um vendedor de banha de cobra, e espero estar enganado mas a conversa da redução de divida é só para povo ver. Vemos ver se não é criado um buraco. Editado 8 Julho 2017 por Hugo Rapaport Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 9 Julho 2017 (editado) O Benfica mais depressa é campeão europeu à custa de um ano desportivo especialmente extraordinário (e improvável), tal como o Porto foi campeão europeu ou como o Leicester venceu a Premier League, do que à custa da gestão do Luís Filipe Vieira. Enquanto o Benfica diz que reduz o passivo, continua a fazer parte de um campeonato periférico, continuam a nascer projetos megalómanos como o do Chelsea, City ou PSG, continua a entrar dinheiro chinês na Serie A, os ingleses batem todos os anos o seu recorde de transferências e entretanto começam (e continuarão) a brincar com valores das centenas de milhões de cada vez que alguém lhes é apontado, os espanhóis continuam a ter as melhoras equipas, os alemães com administrações e academias tão ou mais competentes que a do Benfica, a generalidade dos jogadores sul-americanos continua a achar o campeonato português um bom mas um mero trampolim e os jogadores europeus das maiores nações, com raras exceções, nem põem cá os pés. É evidente que tudo está interligado e uma boa gestão faz mais facilmente uma boa equipa mas não me parece que vá ser por aí que o Benfica se vai chegar à frente para lutar pela Champions regularmente. E digo isto para o Benfica como digo para o Porto ou para o Sporting. Os clubes portugueses só poderão dar um salto significativo nesse sentido caso sejam adquiridos por investidores ou, numa hipótese mais remota, surgindo a tal Superliga Europeia que lhes permita entrar no carrossel de milhões que aquilo será. Note-se ainda que nada do eu disse deve ser entendido como um defeito da gestão do Benfica mas é antes a contextualização da mesma no panorama europeu. Seja como for, só fazem bem em lutar pela estabilidade desportiva e financeira do clube. Editado 9 Julho 2017 por UnReal Compartilhar este post Link para o post
vampirado Publicado 11 Julho 2017 Portanto o Benfica andou 15 a investir de forma a criar divida e agora de repente vai passar a ser um clube com uma excelente saúde financeira. Cheira-me que o plano se baseia apenas no contar com o ovo no cu da galinha, o problema é quando o ovo não aparece.O Benfica tem vendido nos últimos 5 anos de forma abismal, e esse dinheiro em nada contribuiu para fazer descer a divida nem foi investido na sua totalidade de volta no clube. E aqui restam duas opções, ou o dinheiro é ficticio e acaba por ficar tudo na mesma ( i.e circulos de venda entre Benfica - Jorge Mendes - Atlético de Madrid ) ou o dinheiro vai desaparecendo.O problema é que isto nunca na vida é um plano sustentavel, basta ver o que aconteceu ao Porto. Basta ter o azar de não ganhar durante x tempo, e a situação financeira acaba por apertar.Por mais qualidades que se tenha, a conversa do Benfica imune a resultados desportivos é só romantismo. Seja no Benfica ou noutro clube qualquer, não existe nenhum clube desportivo que seja imune a resultados desportivos, porque no final é esse o grande propóstio da existência dos clubes. Toda a situação à volta do Vieira só me faz lembrar a de um vendedor de banha de cobra, e espero estar enganado mas a conversa da redução de divida é só para povo ver.Vemos ver se não é criado um buraco. N percebeste, ou n queres perceber. Se usas o "olfacto" para formares as tuas opinioes, e' ctg, mas n moldes as minhas palavras para dares enfase ao q te apetece pq chateia e e' parvo so para teres umas reps. Eu ca' prefiro factos. Facto: O Benfica tem uma divida demasiado grande para a realidade Portuguesa, resultado do enorme investmento q teve de ser feito para meter o Benfica onde esta hj. Agora vamos aos ovos: Facto: O Benfica cresceu e mto desde q Vilarinho/LFV pegaram no Benfica. Cresceu em titulos desportivos, cresceu financeiramente, cresceu no patrimonio, cresceu a marca Benfica, cresceram as modalidades, e a lista continua mas n tenho tempo. Facto: O Benfica e' tetra, e bate records/faz historia quase todos os anos. Portanto cresceu mto desportivamente. Facto: O Benfica 'e o clube no mundo q mais vendeu (em volume de M€) nos ultimos anos. O ovo q mais apareceu nas noticias internacionais. Facto: O scouting to Benfica e a formacao estao agora a par dos melhores do mundo. Outro ovo mto popular. Facto: O Benfica tem agora infrastruturas, como o Estadio, Centro de Estagios, etc do melhor do mundo. Em relacao aos proximos passos: Facto: O LFV ja reconheceu q ta na hora de abater a divida, e ja explicou como o vai fazer e disse q em 3 anos (a comecar no ano passado) ia usar receitas como a venda de jogadores para amortizar essa divida. Portanto, daqui a 2 anos vamos ver o relatorio e contas e tentar perceber se o facto do Benfica aparecer do top 30 da lista da Delloite e' coincidencia, e se toda a malandrice to LFV e' so' "cheiro" ou n. UM NAO FACTO: o LFV e companhia sao uns criminosos, e o Benfica controla o futebol portugues e corrompe tudo e todos e quando ele sair e' q se vai ver a destruicao q ele causou no clube. Parece q este "nao facto" se apoderou deste forum... e a comunidade dragarta, em nome da transparencia, tem forcado esta mensagem e poluido tudo o q sao noticias sobre futebol. O tempo ha-de mostrar a verdade, mas a falta de merito q se da ao LFV e companhia 'e tao ou mais chocante do q os crimes q insunuam q ele comete. Mas enfim... e' o q pais q temos, n e' so' aqui no forum. Em relacao a' imunidade... usas o FCP como um exemplo do negativo, eu por outro lado, vejo FCP como um exemplo positivo de gestao financeira.O FCP ta a levar uma granda pancada financeira e desportiva? Ta, mais vai impedir o FCP de evoluir e de investir nessa mesma evolucao? Duvido mto. O FCP sempre teve a capacidade de se reinventar e de conseguir ter equipas mto competitivas, dentro e fora de portas, agora ta a levar com um Benfica fortissimo e ta com dificuldades, acontece a todos, mas o FCP continua forte e com capacidade de investir. Fala-se mto do fair play financeiro e de q o FCP tava em risco etc, ok, talvez mas foi um risco calculado, ja' assumido pela direccao do FCP e vao mto provavelmente cumprir. Isto aqui e' importante, o FCP investiu bastante e correu riscos financeiros para tentar atingir os seus objectivos. O risco correu mal, ou seja, n conseguiram os objectivos e perderam mto dinheiro mas ainda assim ha capacidade para minimisar o dano e continuar a investir e a melhorar. Isto e' imunidade. Quando o meu Benfica tmb tiver nas ruas da amargura outra vez, pq obviamente q ninguem ganha sempre, espero q tenha a mesma capacidade de investimento q o FCP e a mesma capacidade de se levantar depois de levar com um prejuizo record em cima. O Benfica mais depressa é campeão europeu à custa de um ano desportivo especialmente extraordinário (e improvável), tal como o Porto foi campeão europeu ou como o Leicester venceu a Premier League, do que à custa da gestão do Luís Filipe Vieira.Enquanto o Benfica diz que reduz o passivo, continua a fazer parte de um campeonato periférico, continuam a nascer projetos megalómanos como o do Chelsea, City ou PSG, continua a entrar dinheiro chinês na Serie A, os ingleses batem todos os anos o seu recorde de transferências e entretanto começam (e continuarão) a brincar com valores das centenas de milhões de cada vez que alguém lhes é apontado, os espanhóis continuam a ter as melhoras equipas, os alemães com administrações e academias tão ou mais competentes que a do Benfica, a generalidade dos jogadores sul-americanos continua a achar o campeonato português um bom mas um mero trampolim e os jogadores europeus das maiores nações, com raras exceções, nem põem cá os pés.É evidente que tudo está interligado e uma boa gestão faz mais facilmente uma boa equipa mas não me parece que vá ser por aí que o Benfica se vai chegar à frente para lutar pela Champions regularmente. E digo isto para o Benfica como digo para o Porto ou para o Sporting. Os clubes portugueses só poderão dar um salto significativo nesse sentido caso sejam adquiridos por investidores ou, numa hipótese mais remota, surgindo a tal Superliga Europeia que lhes permita entrar no carrossel de milhões que aquilo será.Note-se ainda que nada do eu disse deve ser entendido como um defeito da gestão do Benfica mas é antes a contextualização da mesma no panorama europeu. Seja como for, só fazem bem em lutar pela estabilidade desportiva e financeira do clube. Certo, e o meu "sonho" e' q essas condicoes extraordinarias acontecam com maior frequencia. Duvido mto q o Benfica tenha capacidade de lutar regularmente por trofeus europeus, pelas razoes q disseste, mas tenho mta esperanca q depois de abater a divida e de termos um presidente mais conhecedor de futebol, q consigamos estar mais vezes com essas tais condicoes extraordinarias de lutar pela europa. Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 11 Julho 2017 Oh vampirado, gostava mais das tuas palestras ao Casillas ao intervalo do que de te ver a escrever sobre o Benfica... :) Compartilhar este post Link para o post
vampirado Publicado 11 Julho 2017 Oh vampirado, gostava mais das tuas palestras ao Casillas ao intervalo do que de te ver a escrever sobre o Benfica... :) :mrgreen: como é q ainda te lembras disso :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
vampirado Publicado 11 Julho 2017 Não, nem sei se nos arquivos do forum esse save ainda existe. Lembro-me q uma vez já procurei mas n encontrei. :confuso: Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 11 Julho 2017 O Benfica mais depressa é campeão europeu à custa de um ano desportivo especialmente extraordinário (e improvável), tal como o Porto foi campeão europeu ou como o Leicester venceu a Premier League, do que à custa da gestão do Luís Filipe Vieira. Enquanto o Benfica diz que reduz o passivo, continua a fazer parte de um campeonato periférico, continuam a nascer projetos megalómanos como o do Chelsea, City ou PSG, continua a entrar dinheiro chinês na Serie A, os ingleses batem todos os anos o seu recorde de transferências e entretanto começam (e continuarão) a brincar com valores das centenas de milhões de cada vez que alguém lhes é apontado, os espanhóis continuam a ter as melhoras equipas, os alemães com administrações e academias tão ou mais competentes que a do Benfica, a generalidade dos jogadores sul-americanos continua a achar o campeonato português um bom mas um mero trampolim e os jogadores europeus das maiores nações, com raras exceções, nem põem cá os pés. É evidente que tudo está interligado e uma boa gestão faz mais facilmente uma boa equipa mas não me parece que vá ser por aí que o Benfica se vai chegar à frente para lutar pela Champions regularmente. E digo isto para o Benfica como digo para o Porto ou para o Sporting. Os clubes portugueses só poderão dar um salto significativo nesse sentido caso sejam adquiridos por investidores ou, numa hipótese mais remota, surgindo a tal Superliga Europeia que lhes permita entrar no carrossel de milhões que aquilo será. Note-se ainda que nada do eu disse deve ser entendido como um defeito da gestão do Benfica mas é antes a contextualização da mesma no panorama europeu. Seja como for, só fazem bem em lutar pela estabilidade desportiva e financeira do clube. Impossível explicar melhor. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 13 Julho 2017 (editado) N percebeste, ou n queres perceber. Se usas o "olfacto" para formares as tuas opinioes, e' ctg, mas n moldes as minhas palavras para dares enfase ao q te apetece pq chateia e e' parvo so para teres umas reps. Eu ca' prefiro factos. Facto: O Benfica tem uma divida demasiado grande para a realidade Portuguesa, resultado do enorme investmento q teve de ser feito para meter o Benfica onde esta hj. Agora vamos aos ovos: Facto: O Benfica cresceu e mto desde q Vilarinho/LFV pegaram no Benfica. Cresceu em titulos desportivos, cresceu financeiramente, cresceu no patrimonio, cresceu a marca Benfica, cresceram as modalidades, e a lista continua mas n tenho tempo. Facto: O Benfica e' tetra, e bate records/faz historia quase todos os anos. Portanto cresceu mto desportivamente. Facto: O Benfica 'e o clube no mundo q mais vendeu (em volume de M€) nos ultimos anos. O ovo q mais apareceu nas noticias internacionais. Facto: O scouting to Benfica e a formacao estao agora a par dos melhores do mundo. Outro ovo mto popular. Facto: O Benfica tem agora infrastruturas, como o Estadio, Centro de Estagios, etc do melhor do mundo. Em relacao aos proximos passos: Facto: O LFV ja reconheceu q ta na hora de abater a divida, e ja explicou como o vai fazer e disse q em 3 anos (a comecar no ano passado) ia usar receitas como a venda de jogadores para amortizar essa divida. Portanto, daqui a 2 anos vamos ver o relatorio e contas e tentar perceber se o facto do Benfica aparecer do top 30 da lista da Delloite e' coincidencia, e se toda a malandrice to LFV e' so' "cheiro" ou n. UM NAO FACTO: o LFV e companhia sao uns criminosos, e o Benfica controla o futebol portugues e corrompe tudo e todos e quando ele sair e' q se vai ver a destruicao q ele causou no clube. Parece q este "nao facto" se apoderou deste forum... e a comunidade dragarta, em nome da transparencia, tem forcado esta mensagem e poluido tudo o q sao noticias sobre futebol. O tempo ha-de mostrar a verdade, mas a falta de merito q se da ao LFV e companhia 'e tao ou mais chocante do q os crimes q insunuam q ele comete. Mas enfim... e' o q pais q temos, n e' so' aqui no forum. Em relacao a' imunidade... usas o FCP como um exemplo do negativo, eu por outro lado, vejo FCP como um exemplo positivo de gestao financeira.O FCP ta a levar uma granda pancada financeira e desportiva? Ta, mais vai impedir o FCP de evoluir e de investir nessa mesma evolucao? Duvido mto. O FCP sempre teve a capacidade de se reinventar e de conseguir ter equipas mto competitivas, dentro e fora de portas, agora ta a levar com um Benfica fortissimo e ta com dificuldades, acontece a todos, mas o FCP continua forte e com capacidade de investir. Fala-se mto do fair play financeiro e de q o FCP tava em risco etc, ok, talvez mas foi um risco calculado, ja' assumido pela direccao do FCP e vao mto provavelmente cumprir. Isto aqui e' importante, o FCP investiu bastante e correu riscos financeiros para tentar atingir os seus objectivos. O risco correu mal, ou seja, n conseguiram os objectivos e perderam mto dinheiro mas ainda assim ha capacidade para minimisar o dano e continuar a investir e a melhorar. Isto e' imunidade. Quando o meu Benfica tmb tiver nas ruas da amargura outra vez, pq obviamente q ninguem ganha sempre, espero q tenha a mesma capacidade de investimento q o FCP e a mesma capacidade de se levantar depois de levar com um prejuizo record em cima. Esquece, não vale a pena discutir contigo. Os teus factos não são factos palpaveis por falhares na simples analise de contextualizar aquilo que era o futebol em 2000 e o que é em 2017. O futebol é um negocio que movimenta muito mais dinheiro que aquilo que movimentava anteriormente e o próprio Benfica cresceu com essa inflação. Tu acreditas na palavra do LFV como sabedor de tudo aquilo que se passa, eu não. E não acredito por um simples facto, o Benfica vende bem desde a primeira época do Jesus (2009), o Vieira promete baixar o passivo desde 2012, e no final disto, o Benfica continua na mesma. Tu preferes continuar a acreditar nas palavras de alguém que está desde 2012 para reduzir o passivo e que tem adiado isso sempre com a mesma conversa e o mesmo tipo de discurso, eu prefiro ir um bocadinho mais longe e duvidar disso tendo em conta que 5 anos se passaram e o passivo do Benfica aumentou. O contrato da NOS era para abater no passivo, agora são as vendas e no final vai-se a ver e não foi nada. E a nossa conversa acabou aqui, não estou para estar a ter uma conversa civilizada com alguém que parece saído de um programa desportivo ranhoso qualquer. Podes ficar com os divaneios sobre dragartos, olfactos e não factos para ti mesmo. Editado 13 Julho 2017 por Hugo Rapaport Compartilhar este post Link para o post
vampirado Publicado 17 Julho 2017 Desculpa, vou ter de continuar a conversa, ou o monologo, pq me chateia q continues a deturpar o q eu digo. Discorda a' vontade, mas n deturpes o q eu digo. E so' me dou ao trabalho de fazer isto pq quero defender o meu clube. A desinformacao e' tao ma' ou pior do q a falta dela e quando se fazem acusacoes levianas, sem prova factual, chateia-me, particularmente quando o alvo e' o meu Benfica. Se tiver errado q o LFV e companhia esta a fazer um excelente trabalho, como demonstram os ultimos relatorios e contas, e respectivos sucessos desportivos e empresariais, mostrem-me o contrario. Podes duvidar do q quiseres, mas sem factos a tua opiniao vale tanto como a de qq outro. Os teus factos não são factos palpaveis por falhares na simples analise de contextualizar aquilo que era o futebol em 2000 e o que é em 2017. Um facto e' um facto, n 'e sujeito a opiniao ou contexto. Podes ver um facto sobre diferentes prespectivas e ter a tua opiniao, a minha 'e claramente diferente da tua, e tudo bem com isso. Factos palpaveis? :lol: Discorda 'a vontade, um forum e' para isto mesmo, debater ideias e potentialmente ver coisas de forma diferente, mas "factos palpaveis" 'e q... enfim. Parece q tas a tentar "descredibilizar" as minhas palavras, em vez dos meus argumentos. O futebol é um negocio que movimenta muito mais dinheiro que aquilo que movimentava anteriormente e o próprio Benfica cresceu com essa inflação. Como explicas o caso do SCP entao? E o FCP q tmb ta apertado e a ter de vender? Essa inflacao q falas e' igual para todos, n atinge nenhum clube de forma diferente. Os resultados sao diferentes pq os gestores, a propria marca e a estrategia de cada clube 'e diferente. Tu acreditas na palavra do LFV como sabedor de tudo aquilo que se passa, eu não. Nunca em post nenhum alguma vez disse isto, n percebo como chegas a esta conclusao. So ha duas hipoteses, n ves ou n queres ver... eu quero "acreditar" na primeira hipotese. o Vieira promete baixar o passivo desde 2012 Podes mostrar onde 'e q ele disse isto? Googlei "LFV promete baixar o passivo" e so' encontro noticias de 2015 pra frente. N quer dizer q n o tenha feito, mas eu desconheco essas afirmacoes. Um "facto palpavel" agora dava jeito? :p O contrato da NOS era para abater no passivo Final de 2015: http://expresso.sapo.pt/desporto/2015-12-08-Dinheiro-da-NOS-e-para--baixar-o-passivo . Mais uns factos "palpaveis": - O contrato tem a duração inicial de três anos, podendo ser renovado por ambas as partes até 10 épocas desportivas. - o contrato teve início no arranque da época 2016/2017 - "A Nos não explica a repartição dos 400 milhões por cada ano, dizendo apenas que "é repartido em montantes anuais progressivos"" Ou seja, o contracto teve inicio a meio do ano passado e n e' a pronto pagamento e n se sabe bem como o dinheiro entra no Benfica (ou pelo menos o google n me disse). Portanto, a' luz dos "factos palpaveis" acima mencionados, como e' q se consegue abater o passivo em tao pouco tempo, n sei. O q tu pretendes, eu e todos os Benfiquistas, e' q isto se reflita nas contas do clube certo? Certo: "O passivo consolidado da Benfica SAD diminui 20,5 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 4,5% face a 30 de junho de 2016, essencialmente refletido na variação das rubricas de empréstimos obtidos, fornecedores e outros credores (...) De realçar que o valor da divida bancária sofre uma diminuição de 13 milhões de euros, essencialmente explicada pelas amortizações de capital que o Grupo efetuou no decorrer do período" O passivo ta a baixar, 20.5 M mais 13M na divida bancaria num semestre n e' nada mau, mas quero ver mais. fonte: google e http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PCS63269.pdf agora são as vendas e no final vai-se a ver e não foi nada. Nada? Nada, mesmo nada? Mais uma vez, os teus argumentos parecem contradizer os factos. tendo em conta que 5 anos se passaram e o passivo do Benfica aumentou. 5 anos? Ate' q me proves o contrario, o Benfica anunciou q ia baixar o passivo no final de 2015 e o LFV transformou isso em promessa no final de 2016, quando foi eleito para o 5 mandato. Se o fez em 2012 n vejo isso dito/escrito em lado nenhum, podes-me mostrar sff? N tenho problemas em admitir q estou errado, mas preciso de provas "palpaveis". não estou para estar a ter uma conversa civilizada Por acaso tmb tinha reparado nisso, mas eu ainda tento... pode ser q me ajudes mostrando alguns desses tais factos palpaveis. ;) Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 17 Julho 2017 (editado) Saudades do Vampirado :) Já há algum tempo que não discutíamos o quão bom vs. realidade é o LFV. Facto: O Benfica tem uma divida demasiado grande para a realidade Portuguesa, resultado do enorme investimento q teve de ser feito para meter o Benfica onde esta hj. É um facto. Afinal começamos bem, a concordar em alguma coisa. Somos, de longe, o clube com maior dívida em Portugal. E, pelos vistos, somos o 2.º maior a nível UEFA. Também é verdade que, desde sempre, o LFV assume como objectivo "para o próximo mandato" ir diminuindo a dívida. Porém, é também facto, que ainda não o fez. Facto: O Benfica cresceu e mto desde q Vilarinho/LFV pegaram no Benfica. Cresceu em titulos desportivos, cresceu financeiramente, cresceu no patrimonio, cresceu a marca Benfica, cresceram as modalidades, e a lista continua mas n tenho tempo. O Benfica, desde os tempos do Vilavinho e do NGL cresceu. Primeiro, em dívida. Depois sim. Cresceu em infraestruturas, cresceu como marca, ganhou mais títulos. Contudo, o crescimento foi TODO sustentado em utilizar recursos que não existiam, nem para os quais tens património para cobrir a dívida. Foi feito com o compadrio com o Estado, com o BES e com outras instituições financeiras. Foi feito à custa do método martingale, onde o Benfica investia as fichas todas, todas as épocas. Quando nada ganhava (e foram muitos anos assim de Vieira), dobrava a parada até ganhar. Tu chamas-lhe investimento. Eu chamo-lhe suicido financeiro. Facto: O Benfica e' tetra, e bate records/faz historia quase todos os anos. Portanto cresceu mto desportivamente. É, de facto, um facto. O Benfica é tetra. A estratégia de investimento tem resultado. O Benfica gasta MUITO para colher os frutos. Mas depois fica sempre obrigado a duas coisas: boas prestações na Europa e vender jogadores. Contudo, às vezes não chega. É preciso pagar os anos onde se investiu MUITO e não se colheram frutos. Nesse caso, o Benfica vê-se obrigado a VENDER MAIS ou a recorrer a empréstimos obrigacionistas (mas disso tu não falaste. Isso, também é um FACTO). Ou seja. O investimento é alavancado nos resultados desportivos. Algo perigoso, tendo em conta que, matematicamente (contando apenas os 3 grandes), temos sempre 33.3% de levantar o caneco. Parece-me demasiado arriscado investir cegamente a contar APENAS com os títulos. Ah espera. Qualquer coisa o BES empresta. Oh wait, agora já não. MAS NÃO FAZ MAL! Qualquer coisa faz-se um empréstimo obrigacionista. Oh shit. Mas isso já andamos nós a fazer para pagar anteriores. Fuck. Vendem-se jogadores. Muitos. Todos e vários. Mas avancemos. Facto: O Benfica 'e o clube no mundo q mais vendeu (em volume de M€) nos ultimos anos. O ovo q mais apareceu nas noticias internacionais. Não me apetece ir verificar. Mas todo como verdade. Contudo, daqui o que retiras? Que o milagre financeiro afinal não funciona assim tão bem...afinal, apesar do DSO dizer à boca cheia que não, o Benfica tem de vender TODOS os anos. E mais do que um jogador. E, curiosamente, a dívida não baixa. É curioso, não? E já agora. O que tens a dizer sobre valores comunicados à CMVM que depois divergem dos valores do R&C? Ou dos negócios com o Atlético e com o Mendes? Vendemos muito, é certo. Mas depois contratamos demasiado. Quem não se lembra de contratações como a do Fariña? Ou a do Roberto? Facto: O scouting to Benfica e a formacao estao agora a par dos melhores do mundo. Outro ovo mto popular. Concordo. O nosso scouting tem melhorado. Ainda assim, volta e meia erra. Mas isso eu dou de barato. A formação é, no fundo, uma fábrica de talentos. Só é pena é que nem todos podem ter tempo e espaço para triunfar no Benfica. Afinal de que serve formar grandes extremos quando se vão buscar os Carillos desta vida? De que serve formar um lateral direito que pode ser lateral direito por 10 anos se depois temos de o vender ao FCB? Facto: O Benfica tem agora infrastruturas, como o Estadio, Centro de Estagios, etc do melhor do mundo. 100% de acordo. Das melhores coisas do LFV no Benfica. Ainda é necessário optimizar estes espaços, mas aqui estamos no bom caminho. Falta-te acrescentar que o Benfica é o único clube do mundo com mais do que um centro de estágios. Em relacao aos proximos passos: Facto: O LFV ja reconheceu q ta na hora de abater a divida, e ja explicou como o vai fazer e disse q em 3 anos (a comecar no ano passado) ia usar receitas como a venda de jogadores para amortizar essa divida. Ainda bem que ele já reconheceu e já explicou. Só é pena é que ele já o tenha feito mais do que uma vez, mas que, na prática, depois nada acontece. Quantas vezes já não o ouvimos dizer isto? Antigamente era a história dos kits sócios que ia fazer com que a dívida fosse abatida em X. Agora são os jogadores vendidos e as receitas do contrato da NOS. Faz-me lembrar a promessa dos 300k sócios ou do Benfica campeão Europeu. Portanto, daqui a 2 anos vamos ver o relatorio e contas e tentar perceber se o facto do Benfica aparecer do top 30 da lista da Delloite e' coincidencia, e se toda a malandrice to LFV e' so' "cheiro" ou n. Não entendi bem. Mas o que é facto é que a nossa dívida é galopante. As nossas receitas também, porém a dívida não diminui. Facto. O que acontece ao dinheiro? UM NAO FACTO: o LFV e companhia sao uns criminosos, e o Benfica controla o futebol portugues e corrompe tudo e todos e quando ele sair e' q se vai ver a destruicao q ele causou no clube. Facto: o LFV nunca foi condenado por nenhum crime que descreves aí. Outro facto: os negócios que envolvem o Jorge Mendes e outros são demasiado estranhos e complicados de explicar. Quando ele sair outro virá. De preferência alguém mais transparente. Explica-me uma coisa. Quem não deve não teme certo? Porque não exigir que se publique TODA a informação relativamente às transferências? E antes que fales da CMVM, sejamos sérios :lol: Parece q este "nao facto" se apoderou deste forum... e a comunidade dragarta, em nome da transparencia, tem forcado esta mensagem e poluido tudo o q sao noticias sobre futebol. O tempo ha-de mostrar a verdade, mas a falta de merito q se da ao LFV e companhia 'e tao ou mais chocante do q os crimes q insunuam q ele comete. Mas enfim... e' o q pais q temos, n e' so' aqui no forum. Falando por mim. Dou mérito ao LFV em muitos dossiers. Mas, overall, é um presidente que, em momento algum, me enche as medidas. Há demasiados negócios poucos claros. A política financeira do Benfica é ruinosa, pois encontra-se TOTALMENTE dependente de uma variável IMPOSSÍVEL de controlar, isto é, que o Benfica ganha sempre, ou quase sempre. Eu nunca me escondo a discutir sobre o Benfica e gosto de o fazer quando estamos imparáveis (tetra). É que os teus (e dos apoiantes do LFV) aparecem, maioritariamente, nestas alturas. O modelo financeiro do Benfica é o seguinte: Investir tudo -> SIM! -> SE CAMPEÃO + BOA PREST. EUROPA -> Vender jogadores, pagar empréstimo obrigacionista já vencido ou a vencer, investir um pouco menos na fezada que tudo irá funcionar -> Encher-se com receitas de bilheteira -> Contratos de Patrocínio Investir menos porque foi campeão -> SE CAMPEÃO + BOA PREST. EUROPA -> Vender jogadores -> pagar empréstimo obrigacionista já vencido ou a vencer, investir um pouco menos na fezada que tudo irá funcionar -> Encher-se com receitas de bilheteira -> Contratos de Patrocínio Investir menos porque foi campeão -> NÃO CAMPEÃO -> WARNING! WARNING! WARNING! f*deU GERAU! WARNING! WARNING! WARNING! -> Menos receitas de bilheteira, mesmos encargos com jogadores, menos receitas, igual despesa --> Mais dívida! PRÉ-ÉPOCA: "ALÔ TIO MENDES. TA TUD?" -> MAIS INVESTIMENTO -> NÃO CAMPEÃO! -> WARNING! WARNING! WARNING! f*deU GERAU! WARNING! WARNING! WARNING! -> OH TIO OH TIO VENDE AI A MALTA -> Menos receitas de bilheteira, MAIS ENCARGOS com jogadores, MENOS RECEITAS, MAIS DESPESA -> MAIS DIVIDA! PRÉ-ÉPOCA *EILEIÇÕES* "EISH OH TIO ARRANJA LÁ UMAS TRUTAS" -> MAIS INVESTIMENTO -> NÃO É CAMPEÃO!!!!! WARNING! WARNING! WARNING! f*deU GERAU! WARNING! WARNING! WARNING! -> OH TIO OH TIO VENDE AI A MALTA -> UPS não valorizaram! -> Menos receitas de bilheteira, MUITO MAIS ENCARGOS com jogadores, MENOS RECEITAS, MAIS DESPESA -> MUITO MAIS DIVIDA! Ou seja. Isto ganhando, corre bem e dá para disfarçar. A dívida não aumenta (ou aumenta residualmente) mas a coisa fica "controlada". É o chamado empurrar com a barriga. O povo vai contente, o Benfica é tetra e que se f*da o resto. Correndo mal...ai é que é tenso. E antes que digas que estou a especular, vai lá ver se não foi o que se passou nos anos em que não ganhamos. E sim, são tudo FACTOS. Editado 17 Julho 2017 por w0 Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 17 Julho 2017 :mrgreen: como é q ainda te lembras disso :compinchas: Tenho uma memória muito boa para coisas inúteis e péssima para coisas importantes. :mrgreen: Tanto que ainda me lembro onde e com quem estava quando li isso :lol: Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 17 Julho 2017 (editado) Portanto, a' luz dos "factos palpaveis" acima mencionados, como e' q se consegue abater o passivo em tao pouco tempo, n sei. O q tu pretendes, eu e todos os Benfiquistas, e' q isto se reflita nas contas do clube certo? Certo: "O passivo consolidado da Benfica SAD diminui 20,5 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 4,5% face a 30 de junho de 2016, essencialmente refletido na variação das rubricas de empréstimos obtidos, fornecedores e outros credores (...) De realçar que o valor da divida bancária sofre uma diminuição de 13 milhões de euros, essencialmente explicada pelas amortizações de capital que o Grupo efetuou no decorrer do período" O passivo ta a baixar, 20.5 M mais 13M na divida bancaria num semestre n e' nada mau, mas quero ver mais. 20.5 +13 = 33.5 Facto palpável: o vampi nem sabe o que é o Passivo. :mrgreen: Editado 17 Julho 2017 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
vampirado Publicado 17 Julho 2017 Primeiro, em dívida. Tu chamas-lhe investimento. Eu chamo-lhe suicido financeiro. Foi isso q eu disse, o Benfica precisou de investir, e muito para poder crescer nas várias áreas que referi. Até aqui tudo de acordo, o q tu achas é que o investimento foi desmedido e injustificado e eu acho o contrário. Qualquer equipa grande, sente o impacto da falta de resultados desportivos. FCP um belo exemplo. Sentir e ter capacidade de resistir aos mesmos n é fácil e o Benfica ainda penou mto até chegar aqui. Mesmo no tempo do Jesus, apanhamos um FCP mto forte e n deixamos de seguir o nosso rumo. O JJ a sofrer humilhações, e o nosso presidente sempre a manter o rumo e a segurar o barco. Tu achas q o endividamento é um sinal negativo por si só, eu acho a capacidade de endividamento um sinal positivo. Exemplos disto há muitos, como o do Man Utd, Real, etc. Parece contra-intuitivo, mas a capacidade de endividamento, desde q controlada, é um sinal q os mercados financeiros acreditam na entidade o suficiente para lhe dar dinheiro e nos dias de hoje, isto é muito dificil. O investimento é alavancado nos resultados desportivos. De 2003 a 2013 o Benfica ganhou 2 campeonatos... 2! O FCP continuava a dominar isto tudo, ganhou 8 campeonatos em 10... o Benfica sempre no seu caminho, a investir na formação, a dotar o clube dos meios técnicos e logísticos para o sucesso. Como justificas um clube q está dependente dos resultados ter a capacidade de investir tanto e tão bem como foi feito? Ou achas q ter a fornadas de jogadores de qualidade q sai todos os anos vem do nada? Investimento e muito, formação, scouting, etc. Risco financeiro? Também, mas depois desses 10 anos em q sofremos e muitos, tamos agora a colher os frutos de uma estratégia corajosa e ambiciosa, sim o risco financeiro é um mal necessário. Pelo menos, n sei de outra forma como se podia dar a volta ás coisas na situação em q o clube estava sem contrair esta divida. Algo perigoso, tendo em conta que, matematicamente (contando apenas os 3 grandes), temos sempre 33.3% de levantar o caneco. Contexto: chamas perigoso a depender de resultados desportivos q os factos desmentem claramente, mas continuando. 33%? Tas a assumir q um clube q n ganha um campeonato há 15 anos, está em renovação de "filosofia" e numa mais difícil situação financeira (leia-se SCP) tem as mesmas hipóteses q um SLB/FCP? Vou só deixar aqui isto: :facepalm: Não me apetece ir verificar. Isto resume a atitude de quem é contra o LFV. Um conselho: quando te apetecer, verifica mas com a mente aberta aos factos ok? Vais ver q te ajuda a apreciar melhor a realidade. Contudo, daqui o que retiras? Q tamos bem e no bom caminho pq n há factos de demonstrem o contrário? :confuso: A sério q n percebo q outra conclusão se pode tirar... o tamanho da divida assusta, mas conseguimos gerir isso e tamos finalmente em condições de amortizar. E já agora. O que tens a dizer sobre valores comunicados à CMVM que depois divergem dos valores do R&C? Ou dos negócios com o Atlético e com o Mendes? Vendemos muito, é certo. Mas depois contratamos demasiado. Quem não se lembra de contratações como a do Fariña? Ou a do Roberto? Tas a falar dos valores das transferências? Se sim, recomendo esta leitura: http://www.cmportugal.com/index.php?showtopic=179255'>http://www.cmportugal.com/index.php?showtopic=179255 Sim eu sei... ler... pfff q trabalheira! :maluco: Só é pena é que nem todos podem ter tempo e espaço para triunfar no Benfica. Afinal de que serve formar grandes extremos quando se vão buscar os Carillos desta vida? De que serve formar um lateral direito que pode ser lateral direito por 10 anos se depois temos de o vender ao FCB? Infelizmente, serve para pagar a divida gigante... é um facto e é algo q tinha de ser feito, na minha opinião. N sei como o Benfica podia ter "renascido" sem endividamento, se calhar há aqui no fórum génios da gestão desportivas q conhecerão caminhos melhores, eu n conheço e n vejo ninguém a mostrar um caminho melhor. Quantas vezes já não o ouvimos dizer isto? É pá se são assim tantas, mostra-me uma sff! Certamente q haverá algum registo, n? Antigamente era a história dos kits sócios que ia fazer com que a dívida fosse abatida em X. Onde? Quando? Agora são os jogadores vendidos e as receitas do contrato da NOS. Ah, isto são os links q meti nos posts anterior. Pois, esta foi a primeira vez q ouvi esta história, gostava mto de ouvir as anteriores se alguém colocasse aqui um link como eu fiz era de valor :celebracao: Faz-me lembrar a promessa dos 300k sócios ou do Benfica campeão Europeu. :funny: granda aldrabão q ele é né? Só bateu o record de sócios no mundo, só recentemente ultrupassado belo Bayern. Chegamos aos quantos, 270k?280k? E ainda por cima só fomos a duas finais europeias, e n ganhamos NENHUMA... fdx, GATUNO!!! ALDRABÃO!! :calduco: Não entendi bem. Nota-se :calduco: :funny: :compinchas: :smilie_cmpt: porém a dívida não diminui. Facto. A sério q n lês o q eu meto aqui... n percebo pq comentas então... Outro facto: os negócios que envolvem o Jorge Mendes e outros são demasiado estranhos e complicados de explicar. Estranhos para alguns, volto a recomendar esta leitura: http://www.cmportugal.com/index.php?showtopic=179255 Sim, sou um chato, sempre a dizer ás pessoas para lerem cenas... n foi pra isto q andam num forum... OH WAIT :biggrin: Explica-me uma coisa. Quem não deve não teme certo? Certo. Porque não exigir que se publique TODA a informação relativamente às transferências? E antes que fales da CMVM, sejamos sérios :lol: Oh, n me deixas falar do q eu quero, assim n vale :- pq o segredo é a alma do negócio. Vê os clubes lá fora, as grandes transferências, vê casos do Neymar e afins... vivemos num mundo assim, o Benfica tem de dançar ao som desta música, pelo menos até amortizar significativamente o passivo. Falando por mim. Dou mérito ao LFV em muitos dossiers. Mas, overall, é um presidente que, em momento algum, me enche as medidas. Estamos de acordo, por isso disse num dos posts anteriores q queria ver outra pessoa á frente do meu clube, mas isso n invalida q n lhe reconheça o enorme mérito q foi "salvar" o Benfica e coloca-lo de novo no topo do futebol Português e com alguma capacidade de lutar na Europa, como as duas finais o demonstram. Eu nunca me escondo a discutir sobre o Benfica e gosto de o fazer quando estamos imparáveis (tetra). É que os teus (e dos apoiantes do LFV) aparecem, maioritariamente, nestas alturas. N sei sobre os outros, mas eu sempre defendi os factos - e bem q fui flamado aqui no forum por isso, pq quando n ganhavamos, intolerância escalou de tal maneira q quando vim cá defender o nosso caminho, o ódio foi tanto q deixei q cá postar por mto tempo para n me chatear mas enfim, são outras histórias - e por isso, acabo por me ver do lado do LFV pq, independentemente das opiniões, os factos estão claramente do lado dele e da sua gestão, com riscos sim, mas pensada no sucesso. Compartilhar este post Link para o post