Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
PeteThaAlcino

Livro de exercícios da Porto Editora sugere que meninas são mais limitadas

Publicações recomendadas

Esta mania de forçar polémicas a partir das coisas mais insignificantes, faz-me lembrar aquele miúdo da turma que estava sempre de dedo no ar mas que para a professora lhe ligar tinha que fazer figura de palhacito.

Se o governo está assim tão preocupado com a igualdade tem tanto sitio onde fazer figuras menos tristes e de formas mais eficazes.

Sim, porque a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género não tem trabalhado em "tantos outros sitios" de forma eficaz. Lembraram-se agora disto, só. Há casos que se tornam mais mediáticos e por isso são mais falados. É o caso deste. Temos que te explicar isto?

A direita conservadora é tão útil ao país como a população envelhecida. Até me benzo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, porque a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género não tem trabalhado em "tantos outros sitios" de forma eficaz. Lembraram-se agora disto, só. Há casos que se tornam mais mediáticos e por isso são mais falados. É o caso deste. Temos que te explicar isto?

A direita conservadora é tão útil ao país como a população envelhecida. Até me benzo.

Tudo ao lado, vai lá ler outra vez.

Não foi a comissão que tomou a iniciativa, nem eu estava a falar da comissão, nem a comissão é um órgão executivo.

Editado por Cabeça de giz

Compartilhar este post

Link para o post

Proponho a alteração do título do tópico, tendo em conta que afinal não é verdade. Mas acrescentava que o livro estereotipa as raparigas.

Já agora, eles ganham mesmo mais em fazer duas edições distintas (rapariga/rapaz) do que fazer apenas que tenha uma mistura dos dois? Ou há mesmo pais que compram por ser azul/rosa/ter marinheiros/ter princesas etc.?

opá, da próxima vez meto dois srverde :(

Claro que sim. Imagina que têm dois filhos, um rapaz e uma rapariga. Se fosse unissexo até podiam comprar um para partilha, assim sendo vêem-se obrigados a comprar os dois.

Compartilhar este post

Link para o post

Exercicio de grau superior para os rapazes:

"As meninas não podem ser tão inteligentes como os rapazes?

Porto Editora mostra outro exercicio (da mesma página em ambos) onde o exercicio é mais complexo para as raparigas.

"Porquê que os rapazes têm o exercicio mais fácil?

Não há como ganhar, nesta era nojenta que alguns se regozijam com premissas de "tolerância e de "liberalismo", eu chamo de fascismo. Quem ouvir esta palhaçada ou ler, fica com a sensação de que vão usar o "lápis azul".

Onde andam os "#jesuis" quando são precisos.

Deixo a pergunta, não poderiam os rapazes reclamar que o exercicio é mais fácil para as raparigas porque é-lhes tudo dado de bandeja caso tenham uma cara bonita?

Pois...isso já é ser machista.

:lol: :lol: :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

só falta dizerem que não existe tal coisa como género e que é tudo fabricado pela sociedade

Compartilhar este post

Link para o post

Mas faz algum sentido diferenciar género num livro de exercícios, em jogos didático? São materiais para encorajar e facilitar a aprendizagem, especificamente para idades que precedem o início da escolaridade; os livros escolares que os miúdos vão encontrar no futuro vão ser neutros em relação a género, portanto estes livros têm a obrigação de não fazer essa distinção, para que a transição para o ambiente escolar seja a mais adequada e ajustada à realidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Porto Editora "já suspendeu" venda de livros que geraram polémica

http://www.dn.pt/portugal/interior/porto-editora-ja-suspendeu-venda-de-livros-que-geraram-polemica-8723524.html

Claro que sim. Imagina que têm dois filhos, um rapaz e uma rapariga. Se fosse unissexo até podiam comprar um para partilha, assim sendo vêem-se obrigados a comprar os dois.

Mesmo assim... Os casais hoje em dia já andam, em média, bem abaixo da média dos 2 filhos (taxa de fecundidade sintética de 1.36). Mesmo que um casal tenha 2 filhos, o que é perfeitamente comum, os filhos teriam que ser de sexos diferentes e ter idades muito semelhantes, sendo estes livros apenas para rapazes/"meninas" dos 4-6 anos. Eu não sei quais são os custos destas brincadeiras de editoras, mas não deixa de ser uma versão a mais com um grafismo completamente diferente para "meia dúzia" de casos hoje em dia.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas faz algum sentido diferenciar género num livro de exercícios, em jogos didático? São materiais para encorajar e facilitar a aprendizagem, especificamente para idades que precedem o início da escolaridade; os livros escolares que os miúdos vão encontrar no futuro vão ser neutros em relação a género, portanto estes livros têm a obrigação de não fazer essa distinção, para que a transição para o ambiente escolar seja a mais adequada e ajustada à realidade.

Se isso fosse uma questão importante até aplaudia. Pena é que quem tem responsabilidades perde o seu tempo com questiunculas destas e esquece o mais importante.

Por exemplo, se eu estiver num restaurante, cinema ou shopping com a minha filha, e tiver que ir com ela ao WC, como faço? Entro no das mulheres? Levo-a ao dos homens? No caso (hipotético, ok? :mrgreen: ) de eu ser casado com um homem nem tenho a hipótese de dizer "olha, vai tu". Só me safo em shoppings grandes que têm WC para miúdos, ou em restaurantes pequenos que só entra no WC um de cada vez e há privacidade.

Podia dar inúmeros exemplos de empresas onde a igualdade existe só no papel, com as funções de salários baixos a serem desempenhadas 90% por mulheres e as mais bem pagas 95 ou 100% por homens, ou perguntar porque é que não há uma Autoridade que fiscalize e multe a sério quem não cumpre a lei.

Mas vamos discutir as ideias do governo sobre os livrinhos, porque em coisas importantes já sabemos que a vontade é pouca e as ideias não abundam.

Compartilhar este post

Link para o post

isto a mim faz imensa confusão quem luta pela igualdade....

para mim deviam lutar por justiça..o sexo feminino e masculino são diferentes logo na genética sendo XY e XX respectivamente salvo raras excepções como síndrome de turner ou klinefelter

logo por aí a vida já vai ter diferenças..as mulheres menstruam e podem engravidar o que requer condições diferentes no mercado de trabalho para acomodar isso....é impossível haver igualdade neste assunto, existem as licenças de paternidade mas antes do bebe nascer a mulher pode ficar de baixa por não ter condições para trabalhar...vão dar esse tempo ao pai tb? e depois ficam de baixa menos tempo que as mulheres..aqui não há igualdade e concordo com isso...

dou este exemplo...as leis não podem ser iguais para mulheres e homens..têm é de ser justas e ajustadas à realidade

Compartilhar este post

Link para o post

para mim deviam lutar por justiça..o sexo feminino e masculino são diferentes logo na genética sendo XY e XX respectivamente salvo raras excepções como síndrome de turner ou klinefelter

logo por aí a vida já vai ter diferenças..as mulheres menstruam e podem engravidar o que requer condições diferentes no mercado de trabalho para acomodar isso....é impossível haver igualdade neste assunto, existem as licenças de paternidade mas antes do bebe nascer a mulher pode ficar de baixa por não ter condições para trabalhar...vão dar esse tempo ao pai tb? e depois ficam de baixa menos tempo que as mulheres..aqui não há igualdade e concordo com isso...

dou este exemplo...as leis não podem ser iguais para mulheres e homens..têm é de ser justas e ajustadas à realidade

Isso é por causa da expressão politicamente correcta que nos tentam impingir à força. Se te falarem em igualdade de oportunidades, já concordas, certo? Lá está, este tipo de discurso bem coordenado e construído faz mais contra a causa que a favor dela, porque cria ruído à volta do assunto real.

Que é simples: as mulheres têm que trabalhar mais, fazer mais sacrifícios, prescindir mais da vida pessoal e ter muito mais auto-confiança para terem o mesmo sucesso profissional que os homens. E isso não se corrige nem com medidas avulso, nem tendo comissões sem poder nem muito menos criando não-assuntos para que ninguém perceba que nos assuntos reais não há coragem de mexer.

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém se vê obrigado ao quer que seja e o problema é exactamente esse. Não se trata de manuais escolares, caso fossem, aí sim a questão da diferenciação de género faria todo o sentido. Mas não estamos perante um livro obrigatório do Plano Nacional. Este bloco de actividades é tão somente um conjunto de cadernos, no meio de tantos outros, que existem disponíveis no mercado de forma optativa. Curiosamente, este livrinho de actividades existe desde Junho de 2016, da mesma forma que se encontram disponíveis outros, tal como, por exemplo, este da Editora Presença. Nunca houve polémica... Nunca, até ontem, quando a Rita Ferro Rodrigues "posta" (vulgo, rouba, pois direitos de autor, tá quieto) a infame fotografia do labirinto na sua conta de Twitter. Tanto que os livros vendiam e vendiam bem, a julgar pela resposta dada pela Porto Editora, isto respondendo à questão sobre os ganhos que a editora teria em lançar no mercado duas versões do caderno de actividades. Pode parecer estranho, mas esta gente faz prospecções de mercado e chegaram à conclusão que os meninos gostam mais de pintar carrinhos e as meninas de princesas. Já agora, dentro da mesma idade alvo, a Porto Editora tem variadíssimas opções gender neutral que estão disponíveis para qualquer pessoa que deseje comprar. Não vejo mal nenhum nisto, muito menos razões para polémicas de qualquer género.

E em menos de 24 horas, após o burburinho das redes sociais, o Governo decide "recomendar" *cof cof* a retirada do malfado caderno do mercado.

Editado por Carmelo Anthony

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é por causa da expressão politicamente correcta que nos tentam impingir à força. Se te falarem em igualdade de oportunidades, já concordas, certo? Lá está, este tipo de discurso bem coordenado e construído faz mais contra a causa que a favor dela, porque cria ruído à volta do assunto real.

Que é simples: as mulheres têm que trabalhar mais, fazer mais sacrifícios, prescindir mais da vida pessoal e ter muito mais auto-confiança para terem o mesmo sucesso profissional que os homens. E isso não se corrige nem com medidas avulso, nem tendo comissões sem poder nem muito menos criando não-assuntos para que ninguém perceba que nos assuntos reais não há coragem de mexer.

e o que é igualdade de oportunidades? oferecer o mesmo a homens ou mulheres ou ajustar as oportunidades das mulheres para facilmente poderem ser mães e terem um carreira de sucesso? para mim muita desigualdade passa por estas questões...tem de haver leis diferentes para mulher e homens de forma a lá está oferecer a mesma possibilidade a ambos...porque os empregadores torcem o nariz se alguém disser que quer ser mãe ou tiver dores menstruais muito fortes impossibilitantes de trabalhar

Compartilhar este post

Link para o post

já percebi o que estás a dizer. e sim, igualdade =/= equidade. há um cartoon antigo muito fixe sobre isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Se os pais se preocupassem mais em dar educação aos filhos em vez de estarem preocupados com labirintos de livros..

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns, conseguiram censurar um livro da Porto Editora. Proximo passo será arranjar um ditador. #25deAbrilparaisto

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns, conseguiram censurar um livro da Porto Editora. Proximo passo será arranjar um ditador. #25deAbrilparaisto

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso não tem nada a ver com os assuntos que se tem tratado.

O que estava aqui em causa eram duas coisas: livros com exercícios, supostamente (não cheguei a perceber se sim ou não), com um nível diferente para rapazes e raparigas e o facto de se "obrigar" a diferenciar rapazes e raparigas em gostos a partir de tão tenra idade.

O primeiro ponto é óbvio que é obviamente intolerável. O segundo, em certa medida, concordo com o que o bmfpcdm disse. A distinção de "rapazes" e "meninas" também não faz muito sentido. Não deixa de ser uma questão com pouca importância no seio do que é, e deve ser, a igualdade entre homens e mulheres, mas é bom ver que pelo menos somos uma sociedade evoluída para estar atenta a certas coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

Censura :lol:

Permitir que estas coisas ainda tenham espaço na educação em 2017 é de um retrocesso...

Tudo ao lado, vai lá ler outra vez.

Não foi a comissão que tomou a iniciativa, nem eu estava a falar da comissão, nem a comissão é um órgão executivo.

O quê?

“A CIG, por orientação do ministro-adjunto, recomendou à Porto Editora que retire estas duas publicações dos pontos de venda (…), no sentido de eliminar as mensagens que possam ser promotoras de uma diferenciação e desvalorização do papel das raparigas no espaço público e dos rapazes no espaço privado”, refere um comunicado enviado pelo gabinete de Eduardo Cabrita, citado pela agência Lusa.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

O que estava aqui em causa eram duas coisas: livros com exercícios, supostamente (não cheguei a perceber se sim ou não), com um nível diferente para rapazes e raparigas e o facto de se "obrigar" a diferenciar rapazes e raparigas em gostos a partir de tão tenra idade.

O primeiro ponto é óbvio que é obviamente intolerável. O segundo, em certa medida, concordo com o que o bmfpcdm disse. A distinção de "rapazes" e "meninas" também não faz muito sentido. Não deixa de ser uma questão com pouca importância no seio do que é, e deve ser, a igualdade entre homens e mulheres, mas é bom ver que pelo menos somos uma sociedade evoluída para estar atenta a certas coisas.

volto a dizer..para mim não deve haver igualdade entre homens e mulheres mas sim justiça e equidade

Compartilhar este post

Link para o post

volto a dizer..para mim não deve haver igualdade entre homens e mulheres mas sim justiça e equidade

Equidade é um sinónimo de igualdade.

Anw, eu compreendo o que queres dizer. Mas tem de haver sempre igualdade, quer seja no acesso a emprego, igualdade salarial, etc. etc. É óbvio que as questões como a maternidade e assim, têm de ser acauteladas. Mas isso são questões diferentes, porque é algo intrínseco à mulher e nem todas quererão ser mães. Isso são casos pontuais, mas tem de haver sempre igualdade de género.

Editado por Koper

Compartilhar este post

Link para o post

Equidade é um sinónimo de igualdade.

numa das definições...noutra é justiça e isso sim é o que deve haver

Compartilhar este post

Link para o post

O quê?

por orientação do ministro-adjunto,

Até a citar te recusas a ler, se precisares faço um desenho. Ou explico-te só o que quer dizer iniciativa.

o que estamos a discutir é se o que se tem tratado devia ser tratado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...