Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Varela

[Discussão] Taticamente falando

Publicações recomendadas

Captura-de-Tela-2013-09-03-%C3%A0s-01.07.35.png

Ora bem, como o próprio nome indica fica aqui o mote para uma discussão que anda espalhada por vários tópicos e que surge pontualmente. A tática é dos aspetos mais importantes do jogo e existe uma variedade imensa de formas de pensar o jogo por esse Mundo fora.

Este tópico serve para discutirmos e partilharmos ideias, artigos, entrevistas e tudo o mais em que se fale sobre as diversas táticas usadas (ou que foram usadas decadas atrás), os seus pontos fortes e fracos e tecermos assim a nossa opinião sobre o assunto.

Todos nós percebemos um pouco de tática. Pouco ou muito. No entanto à sempre espaço para ensinar os outros e aprender coisas novas.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas é só para artigos e assim ou quando tiver um bocado posso vir aqui falar das minhas ideias e um pouco sobre o meu modelo e sistema de jogo?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que serve para as duas coisas :wink: Bom tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas é só para artigos e assim ou quando tiver um bocado posso vir aqui falar das minhas ideias e um pouco sobre o meu modelo e sistema de jogo?

É como disse o Pan, serve para as duas coisas. Há por aí muito artigo bom e desconhecido sobre o assunto, mas acaba até por se tornar mais interessante a discussão das nossas ideias.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente tópico. Pensava que já havia algo do género.

Vamos lá discutir algumas questões.

Posse de bola vs objectividade. Qual é a vossa opinião?

Compartilhar este post

Link para o post

Podes aliar ambos, que é o que eu gosto.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou começar eu.

Quando fui ao Fórum de Treinadores, no mês passado, tive uma "discussão" interessante com um tipo que é treinador profissional. O tema tem a ver com o seguinte:

- Defesa zonal, sim; acho que aqui estamos praticamente todos de acordo. E dentro da área, em situação de cruzamento? Devemos exigir aos nossos jogadores que "mudem o chip" e procurem referências individuais, ou que continuem apenas a ocupar espaços por si só?

Outra:

- Golaço do Bale na final da Taça do Rei. Depois de batido o Bartra em velocidade, o defesa do Barça que resta está bem colocado? E fez bem "assumir" o 1x1 do Bale contra o Pinto, ou deveria ter saído na contenção (ou seja, colocar-se entra a bola e a baliza) e "deixar" o jogador do Real que lhe estava mais próximo?

Compartilhar este post

Link para o post

Vou começar eu.

Quando fui ao Fórum de Treinadores, no mês passado, tive uma "discussão" interessante com um tipo que é treinador profissional. O tema tem a ver com o seguinte:

- Defesa zonal, sim; acho que aqui estamos praticamente todos de acordo. E dentro da área, em situação de cruzamento? Devemos exigir aos nossos jogadores que "mudem o chip" e procurem referências individuais, ou que continuem apenas a ocupar espaços por si só?

Outra:

- Golaço do Bale na final da Taça do Rei. Depois de batido o Bartra em velocidade, o defesa do Barça que resta está bem colocado? E fez bem "assumir" o 1x1 do Bale contra o Pinto, ou deveria ter saído na contenção (ou seja, colocar-se entra a bola e a baliza) e "deixar" o jogador do Real que lhe estava mais próximo?

Um misto. O mais importante é estar sempre colocado entre a bola/jogador e a baliza. Numa situação de cruzamento, é pedir para abordar as coisas com maior proximidade, mas nunca descurando a ocupação racional do espaço. É que numa situação a meio campo, o defensor tem tempo para aproximar e fazer contenção. Numa situação de finalização, é mais complicado, porque mesmo estando bem posicionado, pode não dar para evitar a finalização.

Deveria ter saído para o 1x1 contra o Bale. Até porque o Bale, nesse caso, passaria de uma situação de 1x0 para uma situação de 1x1.

Era uma questão de ser criativo defensivamente. Esperar até ao o momento exacto e sair à contenção, tapando a linha de passe e encaminhando o adversário para a linha lateral.

Compartilhar este post

Link para o post

Em situações de bola parada defendo sempre uma marcação mista. Há um ou outro que exige mais atenção e então deve ser marcado de perto.

Compartilhar este post

Link para o post

Curiosamente parece-me que se está a voltar à marcação individual nas bolas paradas.

Compartilhar este post

Link para o post

Curiosamente parece-me que se está a voltar à marcação individual nas bolas paradas.

Se tiveres os melhores defesas do mundo, pode fazer sentido. Se são top ganham a maioria dos duelos individuais.

Compartilhar este post

Link para o post

Por um lado sim, por outro, e habitualmente, se tens os melhores defesas do mundo também enfrentas alguns dos melhores avançados do mundo.

De modo geral prefiro a zona. Prefiro que o defesa ataque a bola a ir atrás da movimentação do adversário, acho que deixa a equipa mais vulnerável. Mesmo a nível de compensação por via de falhas de concentração me parece mais complicado defender individualmente. Por outro lado exige muito mais trabalho, uma má defesa à zona é das piores coisas que existem.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também prefiro à zona. Quando bem treinada, acho que a marcação à zona oferece maior garantia de eficácia que a marcação individual.

Compartilhar este post

Link para o post

Defendo marcação mista. Concordo com o Sousa na análise do Bale

Compartilhar este post

Link para o post

Eu defendo não conceder cantos e não deixar o adversário passar do meio campo.

Qd isso acontece e se houver canto, zona!

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a aqui a pensar, mas fico com a ideia de que a função do 10 puro, ja não existe mais no futebol ou pelo menos tem tendência em desaparecer. A verdade é que vemos cada vez menos jogadores como Zidane, Riquelme, Aimar, Deco, Rui Costa, etc. Fala-se mais em falos 9 ou 9,5, extremos interiores, etc. O 10 ja não é assim tão imprescindivel para uma equipa ou pelo menos uma equipa ja não depende assim tanto de um armador de jogo classico.

Editado por totch

Compartilhar este post

Link para o post

O 10 puro entrou em extinção há largos anos e se alguma coisa está a voltar agora que o 4231 vai sendo cada vez mais recorrente.

Se me lembrar faço um texto sobre isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O 10 puro tem o mesmo problema que o 6 a meu ver, eram tipicamente jogadores unidimensionais. Os primeiros por terem boa técnica e boa visão de jogo, eram poupados às tarefas defensivas, o que hoje tende-se a evitar fruto da subida das linhas de pressão; o 6 era o tipico cavalo de corrida que recuperava bolas com maior facilidade, mas oferecia pouco ou nada na fase de construção, já que optava pelo passe mais simples para o lado ou para trás. Hoje em dia as equipas com jogadores de maior qualidade procuram manter a posse de bola por mais tempo, e essa posse passará invariavelmente pela construção a partir da defesa e por isso convém ter um jogador mais criativo atrás (Pirlo, Modric, Xabi Alonso, etc)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...