Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mayday

[In]Admirável Mundo Novo

Publicações recomendadas

Citação de RoMbA, há 20 horas:

Chappelle tem 48 e a minha juventude foi a ver as cenas dele e de outros no Comedy Central.

Não sou jovem e não estou a ver quem seja a mulher. Faz de mim um inculto? Ok.

• Sabes que o mundo mudou quando alguém coloca a hipótese de ser inculto e vive bem com isso, tratando a questão quase como um elogio.
Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, no que respeita à mudança, como diz o poeta:

"(...) sempre que um homem sonha

o mundo pula e avança"

Brilhante poema anti-fascista. Uma pena que, se fosse hoje, seria violentamente criticado ou, até, "cancelado".

Porque, como bem se sabe e está provado cientificamente, as mulheres também sonham. E também os não binários. O que faz do poema e do seu autor sexista, misógino e qualquercoisafóbico.

Já para não falar de outro excerto que reza assim:

"Eles não sabem que o sonho

é (...) mapa do mundo distante,

rosa-dos-ventos, Infante,

caravela quinhentista,

que é Cabo da Boa Esperança,

ouro, canela, marfim, (...)"

Ou destoutro:

é (...) alto-forno, geradora,

cisão do átomo, (...)"

Não se safava hoje em dia o António Gedeão. Ainda bem que ele viveu quando viveu e nos deixou a sua obra. Esperemos que sobreviva aos cancelamentos e revisionismos.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 hora:
  • Sabes que o mundo mudou quando alguém coloca a hipótese de ser inculto e vive bem com isso, tratando a questão quase como um elogio.

Ninguém levou como elogio. Disse que não sabia. Para a próxima faço uma pesquisa no google e depois venho aqui armar-me em sabichão. A humildade faz de nós melhores pessoas mas pronto. 

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Não respondas Romba, faz como eu, mete a viola no saco e vai estudar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, Agora:

Não respondas Romba, faz como eu, mete a viola no saco e vai estudar.

Obrigado pelo conselho ❤️

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 7 minutos:

15339414810323.jpg

Um dos Grandes, merece um programa na Netflix e muito mais.

Estava à altura do clube dele 👌

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 hora:

o mundo pula e avança"

Brilhante poema anti-fascista. Uma pena que, se fosse hoje, seria violentamente criticado ou, até, "cancelado".

Porque, como bem se sabe e está provado cientificamente, as mulheres também sonham. E também os não binários. O que faz do poema e do seu autor sexista, misógino e qualquercoisafóbico.

caravela quinhentista,

Ou destoutro:

cisão do átomo, (...)"

Não se safava hoje em dia o António Gedeão. Ainda bem que ele viveu quando viveu e nos deixou a sua obra. Esperemos que sobreviva aos cancelamentos e revisionismos.

Se alguma vez fez sentido usar esta imagem...

image.png

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RoMbA, há 1 hora:

Ninguém levou como elogio. Disse que não sabia. Para a próxima faço uma pesquisa no google e depois venho aqui armar-me em sabichão. A humildade faz de nós melhores pessoas mas pronto. 

• Sabes que o mundo mudou quando a partilha de conhecimento é designada por "armar-me em sabichão", como se fosse uma atitude condenável da qual nos devemos envergonhar.

Editado por Descartes
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 2 horas:

o mundo pula e avança"

caravela quinhentista,

Ou destoutro:

cisão do átomo, (...)"

Se calhar as pessoas trans sonham com um mundo em que tenham direitos iguais aos demais, e em que são tratadas como se identificam e não maltratadas e marginalizadas.

E não lutes contra espantalhos. O Chapelle não está a ser alvo de criticas (vulgo ser cancelado) por algo como mostras do Gedeão. Tenta explorar mais a temática de direitos trans e o que é afirmar-se como TERF antes de simplesmente debitares poemas de forma condescendente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de What, há 1 hora:

Se alguma vez fez sentido usar esta imagem...

image.png

Não se encontra por aí, no meio de todos os grupos minoritários sobre os quais existem preconceitos que é urgente combater, um lugar para os idosos? Ou será que os movimentos progressistas consideram politicamente correto o enxovalho às pessoas mais velhas porque, por definição, são mais resistentes às mudanças?

Bem sei que o futuro pertence às gerações mais novas, tal como o passado pertence às mais velhas. Mas no presente julgo que cabem todos. Mesmo aqueles que gritam às nuvens.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 29 minutos:

Se calhar as pessoas trans sonham com um mundo em que tenham direitos iguais aos demais, e em que são tratadas como se identificam e não maltratadas e marginalizadas.

E não lutes contra espantalhos. O Chapelle não está a ser alvo de criticas (vulgo ser cancelado) por algo como mostras do Gedeão. Tenta explorar mais a temática de direitos trans e o que é afirmar-se como TERF antes de simplesmente debitares poemas de forma condescendente.

Percebo a lógica de quereres recentrar a discussão na história do Chapelle. Mas não vai ser comigo. Como muito bem referiste, não disponho de conhecimento suficiente sobre o tema em particular para ter opinião, por isso reduzo-me à minha insignificância.

Se reparares eu fiz um post assinalando 3 aspetos que, a propósito do tema "Chapelle", se estavam a discutir aqui. Três generalidades. O conhecimento ou desconhecimento sobre a Clara Ferreira Alves, o significado do verbo "cancelar" e o aspeto referido pelo Plágio sobre a taxa de suicídio na comunidade Trans. Apenas assinalei que são sinais de que o mundo mudou. Nem disse se para melhor ou para pior. Não tomei qualquer posição nem qualifiquei ninguém. O resto foi seguir a onda do Romba.

Coloquei também os excertos da Pedra Filosofal para pontuar a conversa sobre a mudança que o Burkina e o Sumudica estavam a ter. E, nesse caso, para me juntar ao Burkina. Tal como ele, também eu entendo que a mudança não é um fim em si mesma. A mudança é positiva quando melhora a vida da maioria das pessoas. Também é positiva quando melhora a vida das minorias sem prejudicar a maioria. Naturalmente entendo como negativas as mudanças que se traduzam em prejuízos para a maioria mesmo que representem benefícios para alguns. Não embarco em agendas políticas dessa natureza.

Quanto ao Chapelle, os direitos Trans, os/as TERF e os trends do Twitter, deixo para quem sabe.

PS: tenho pena que consideres que fui condescendente. Não era essa a minha intenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 12 minutos:

Percebo a lógica de quereres recentrar a discussão na história do Chapelle. Mas não vai ser comigo. Como muito bem referiste, não disponho de conhecimento suficiente sobre o tema em particular para ter opinião, por isso reduzo-me à minha insignificância.

Se reparares eu fiz um post assinalando 3 aspetos que, a propósito do tema "Chapelle", se estavam a discutir aqui. Três generalidades. O conhecimento ou desconhecimento sobre a Clara Ferreira Alves, o significado do verbo "cancelar" e o aspeto referido pelo Plágio sobre a taxa de suicídio na comunidade Trans. Apenas assinalei que são sinais de que o mundo mudou. Nem disse se para melhor ou para pior. Não tomei qualquer posição nem qualifiquei ninguém. O resto foi seguir a onda do Romba.

Coloquei também os excertos da Pedra Filosofal para pontuar a conversa sobre a mudança que o Burkina e o Sumudica estavam a ter. E, nesse caso, para me juntar ao Burkina. Tal como ele, também eu entendo que a mudança não é um fim em si mesma. A mudança é positiva quando melhora a vida da maioria das pessoas. Também é positiva quando melhora a vida das minorias sem prejudicar a maioria. Naturalmente entendo como negativas as mudanças que se traduzam em prejuízos para a maioria mesmo que representem benefícios para alguns. Não embarco em agendas políticas dessa natureza.

Quanto ao Chapelle, os direitos Trans, os/as TERF e os trends do Twitter, deixo para quem sabe.

PS: tenho pena que consideres que fui condescendente. Não era essa a minha intenção.

Mas aí está a questão. O que se discute aqui são mudanças no tratamento de uma minoria que em nada deveria prejudicar a maioria. A posição do Chapelle, sobre o género ser uma questão factual, e a posição dos feministas radicais que excluem pessoas trans (os TERFS) com os quais ele se alinha acaba por tirar direitos de uma mulher trans poder usar a definição de ser mulher. Ou de um homem trans ter acesso igual a exames como o papanicolau, por exemplo. Tem a ver com a inclusão das pessoas trans no seu direito de se identificarem como homem/mulher e é uma discussão complexa que quando alguém a desvirtua acaba por desvalorizar um grupo de pessoas que por natureza já são marginalizadas.

Lamento que digas que nao tenhas posição quanto ao assunto quando usas a Pedra filosofal para dizer que agora o Gedeão seria cancelado, e que agora os tais "snowflakes" que o Burkina menciona estariam a acusar o poeta de ser sexista e naoseiquêfóbico. É uma posição que tomas, é um espantalho que crias, e é uma contribuição que em si própria só atira achas para a fogueira e não contribui nada de positivo.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 3 minutos:

e a posição dos feministas radicais que excluem pessoas trans (os TERFS) com os quais ele se alinha

Onde isto já vai

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 6 minutos:

Mas aí está a questão. O que se discute aqui são mudanças no tratamento de uma minoria que em nada deveria prejudicar a maioria. A posição do Chapelle, sobre o género ser uma questão factual, e a posição dos feministas radicais que excluem pessoas trans (os TERFS) com os quais ele se alinha acaba por tirar direitos de uma mulher trans poder usar a definição de ser mulher. Ou de um homem trans ter acesso igual a exames como o papanicolau, por exemplo. Tem a ver com a inclusão das pessoas trans no seu direito de se identificarem como homem/mulher e é uma discussão complexa que quando alguém a desvirtua acaba por desvalorizar um grupo de pessoas que por natureza já são marginalizadas.

Lamento que digas que nao tenhas posição quanto ao assunto quando usas a Pedra filosofal para dizer que agora o Gedeão seria cancelado, e que agora os tais "snowflakes" que o Burkina menciona estariam a acusar o poeta de ser sexista e naoseiquêfóbico. É uma posição que tomas, é um espantalho que crias, e é uma contribuição que em si própria só atira achas para a fogueira e não contribui nada de positivo.

A posição que assumo é aquela que escrevi: entendo que as mudanças são positivas quando beneficiam minorias sem prejudicar a maioria.

Quanto ao Chapelle, repito: não sei o que defende e desconheço os pressupostos desta questão. Quer dizer, agora já sei mais alguma coisinha pelo que escreveste.

Ou seja, tenho uma posição genérica mas não conheço os pormenores para me pronunciar sobre a especialidade (termos que vêm a propósito dada a discussão sobre o OE).

Quanto à Pedra Filosofal é um facto: é um poema de época. Está datado. Pela visão progressista dos movimentos modernos (os tais "snowflakes", eventualmente) integra muita matéria criticável. E isso é mais um sinal dos novos tempos. Que não é necessariamente um sinal de mudança para melhor. Daí a colagem que fiz, como exemplo, à posição defendida pelo Burkina.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 7 horas:

Onde isto já vai

Podes elaborar?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 5 horas:

Podes elaborar?

Estávamos a falar do especial do Chappelle. Entretanto "mudaram" de tema.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RoMbA, há 10 minutos:

Estávamos a falar do especial do Chappelle. Entretanto "mudaram" de tema.

Mas no especial do Chapelle ele não menciona directamente que é "team TERF"? Não é esse o motivo de discussão? É que só escrevi aquilo por extenso para clarificar o que é.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 minuto:

Mas no especial do Chapelle ele não menciona directamente que é "team TERF"? Não é esse o motivo de discussão? É que só escrevi aquilo por extenso para clarificar o que é.

Sim ele diz isso com ironia no final do especial. Ele também diz que não é contra os movimentos mas sim é contra a maneira como se luta. Estávamos a falar da maneira que ele faz comédia e afins. Depois misturaram alhos com bugalhos e daí o post do @kareca

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RoMbA, há 12 minutos:

Sim ele diz isso com ironia no final do especial. Ele também diz que não é contra os movimentos mas sim é contra a maneira como se luta. Estávamos a falar da maneira que ele faz comédia e afins. Depois misturaram alhos com bugalhos e daí o post do @kareca

Mas que ironia? Ele diz isso objectivamente. É que fazer piadas sobre pessoas trans ele já tinha feito, desta vez foi mais objectivo nos seus comentários, ultrapassou a linha da transfobia e isso levou a criticas pela comunidade. E se é para falar de como ele faz comédia, vão para o tópico de stand-up. Ele só foi trazido à baila neste tópico por causa desses comentários e reacções da comunidade trans (incluindo o walkout na Netflix e os pedidos para remover o special).

Compartilhar este post

Link para o post

Viste o The Closer?! Ele até fala que conheceu um trans, gostou dele e sempre que ele ia actuar a um sítio, ele convidava-o para abrir os espectáculos. Depois ele critica a sociedade porque começaram a criticar o trans e ele acabou por se suicidar. 

Ou seja, é um falso?! Bem, desisto 🙂 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RoMbA, há 13 minutos:

Viste o The Closer?! Ele até fala que conheceu um trans, gostou dele e sempre que ele ia actuar a um sítio, ele convidava-o para abrir os espectáculos. Depois ele critica a sociedade porque começaram a criticar o trans e ele acabou por se suicidar. 

Ou seja, é um falso?! Bem, desisto 🙂 

Era uma mulher trans. Convém usares os pronomes corretos, mesmo que a pessoa já tenha morrido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 28 minutos:

Era uma mulher trans. Convém usares os pronomes corretos, mesmo que a pessoa já tenha morrido.

A memória já não é o que era mas não quis ofender ninguém. Peço desculpa.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 8 horas:

Mas que ironia? Ele diz isso objectivamente. É que fazer piadas sobre pessoas trans ele já tinha feito, desta vez foi mais objectivo nos seus comentários, ultrapassou a linha da transfobia e isso levou a criticas pela comunidade. E se é para falar de como ele faz comédia, vão para o tópico de stand-up. Ele só foi trazido à baila neste tópico por causa desses comentários e reacções da comunidade trans (incluindo o walkout na Netflix e os pedidos para remover o special).

Também se fala de liberdade de expressão. Dele poder dizer o que quiser (na sua arte ou não) com todas as suas ideias pre-concebidas, ignorancias e frustrações e não ser cancelado.
E o que é "ultrapassar a linha da transfobia"? Ele já era transfóbico e por dizer aquela expressão tornou-se em quê?

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...