Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mayday

[In]Admirável Mundo Novo

Publicações recomendadas

é como o voltaire disse, "vou defender até à morte o direito das celebridades de dizer aberrações para ficarem ricos"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 8 minutos:

Para quem de facto quiser ler alguma coisa sobre o assunto: https://www.bookdepository.com/Transgender-Issue-Shon-Faye/9780141991801

Ora aí está. Quem quiser se informar sobre actualidade e temas interessantes e de como encarar certos temas tem de ler os temas certos. 

Quem quiser rir de coisas parvas e imaginárias vê stand ups. 

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 55 minutos:

é como o voltaire disse, "vou defender até à morte o direito das celebridades de dizer aberrações para ficarem ricos"

Verdade. Eu estava lá e ouvi.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DS7, há 12 horas:

Prime Fernando Rocha tava lixado nos dias de hoje, a chamar barrote queimado e lâmpada fundida ao preto Tiburcio

"Prime Fernando Rocha" não tinha piada nenhuma, nem o Tiburcio o salvava. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 34 minutos:

Ora aí está. Quem quiser se informar sobre actualidade e temas interessantes e de como encarar certos temas tem de ler os temas certos. 

Quem quiser rir de coisas parvas e imaginárias vê stand ups. 

A questão é que se conheceres os temas para além do "pessoas trans são homens que se vestem de mulheres" deixas de achar piada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 7 minutos:

Certo, e concordo, nunca gostei dele, mas o que ele está a falar não é o facto de ele ter ou não piada antigamente, mas sim o facto de ele ter liberdade para fazer as piadas que bem entender sem lhe cair o mundo em cima porque está ofendido.

Eu depois de perceber que aquele conteúdo não era para mim, quando chegava a parte final do programa, desligava a TV. Hoje em dia as pessoas obrigam-se a ver só para no dia a seguir poderem falar mal e terem oportunidade de se sentir ofendidas.

Citação de Sumudica by Night, há 6 minutos:

A questão é que se conheceres os temas para além do "pessoas trans são homens que se vestem de mulheres" deixas de achar piada.

Não, não deixas. Porque por incrível que pareça, há quem consiga contextualizar as coisas.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, Agora:

Certo, e concordo, nunca gostei dele, mas o que ele está a falar não é o facto de ele ter ou não piada antigamente, mas sim o facto de ele ter liberdade para fazer as piadas que bem entender sem lhe cair o mundo em cima porque está ofendido.

Claro, mas gosto de aproveitar todas as oportunidades para falar mal do Fernando Rocha.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 2 minutos:

Não, não deixas. Porque por incrível que pareça, há quem consiga contextualizar as coisas.

Então não há. O Chappelle e o Gervais que o digam.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 23 minutos:

Então não há. O Chappelle e o Gervais que o digam.

Mas tu achas que eles estão preocupados com o facto de haver gente ofendida com o que eles fazem?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 2 minutos:

Mas tu achas que eles estão preocupados com o facto de haver gente ofendida com o que eles fazem?

Tenho a certeza que não.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 29 minutos:

Eu acho piada Ricky Gervais e continuo a achar sejam aquilo meta piadas ou alguma coisa mal resolvida, agora isto é um aspecto muito particular de liberdade, aliás, é tão particular que nem me parece que faça parte de liberdade nenhuma.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 1 hora:

São opiniões mas não era o ponto do meu comentário.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pavel, há 9 horas:

Então mas o assunto não era transfobia? “whore” claramente que não é direccionado a nenhum sujeito trans na piada.

Quanto ao resto, aquilo que te faz sentir vergonha alheia, o que achas infantil e aquilo que não achas piada é um problema unicamente teu. 

Não é por teres conhecimento ou por saberes que há mais para extrair do tema do que genitália que algo se torna ofensivo. Eu percebo o que estás a dizer e também acho que há muitos caminhos para explorar mas daí a considerar esta piada transfóbica vai um longo caminho. 

Eu vou tentar explicar melhor. Naquela piada, o Gervais pantomima dois lados de uma conversa. Um dos lados encontra dificuldade em perceber como alguém com um pénis pode ser visto como uma mulher, enquanto o outro não encontra qualquer incongruência nisso, mas sem o explicar, insiste somente no uso correto de pronomes. Finalmente a ansiedade sobre uma possível violação é revelada e o insulto aparece (parecendo ser o final da piada, ou pelo menos o fim daquela parte da piada).

O insulto ‘whore’ é misógino e neste caso foi usado em rápida sucessão com o termo 'TERF', imiscuindo-os. O termo ‘TERF’ é por muitos visto como um insulto, e esta conflação discursiva do Gervais ajuda a reforçar essa ideia, oferecendo-lhe até o cariz de insulto misógino. Ademais, todo aquele diálogo é realizado à parte da pessoa trans, ela é silenciada, ao mesmo tempo que o seu corpo é exposto e fragmentado, enquanto a legitimidade da sua existência como mulher é debatida por terceiros. Com base nestes dois aspetos considero a piada como transfóbica, sim.

Voltando um pouco atrás, a ansiedade em relação a assédio sexual é algo que muitas pessoas, especialmente mulheres, experienciam no seu quotidiano. Infelizmente essa ansiedade há muito que é usada de maneira a influenciar a opinião pública no que concerne o tópico do acesso a espaços públicos para mulheres por parte de mulheres trans. Daí que se tente rebater essa ideia educadamente, evitando ridicularizar a ansiedade em si.

Tudo isto contribui para o aspeto de infantilização do tema que eu denotei naquele pequeno excerto do número do Gervais.

Repito-me, eu não me senti ofendido. Adiciono que não estou a procurar condenar quem ache piada àquilo, mas acredito que isso se deva à ignorância sobre a matéria.

Citação de kareca, há 5 horas:

Um exemplo?

Toda a burocracia e obstáculos que têm de ultrapassar para receber assistência médica. Tens também algumas das situações caricatas em que alguém trans se pode encontrar. Como por exemplo, um homem trans, numa sala de espera de um ginecologista, a ser assumido, pelas restantes pessoas, como um marido a acompanhar a esposa. Um humorista podia pegar nisto e criar toda uma história, com piadas pelo meio, em que a premissa se baseia no início de uma amizade com um outro homem numa sala de espera de um ginecologista, subversivamente nunca mencionando genitais apesar do local inicial de encontro. Há tanto que pode ser transformado em humor, sem ridicularizar seja quem for.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Mas estamos a falar da mesma pessoa que usa como piada os genitais dos cães e gatos, certo? É que o que ele usa, tenha ou não piada, acaba por ser semelhante para tudo, seja trans, deus, animais, homens, mulher, até ele próprio... Ele depois faz uma piada sobre pedofilia, hitler, aborto e acaba com o masturbar-se usando a foto do hitler. Pode-se gostar ou não do humor dele, agora ver naquilo algum tipo de sexismo, transfobia, ou o que seja, é simplesmente ver um execerto e não o especial todo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou a discutir como aquela piada em particular falha em vários níveis. Como é que uma piada sobre Hitler, pedofilia ou masturbação vai alterar os aspetos que eu tenho vindo a enunciar? Eu até podia ver o especial e adorar tudo o resto, por que razão isso haveria de mudar a minha opinião sobre aquela piada? Nenhum comediante é perfeito e por vezes há piadas que não funcionam. No que concerne pessoas trans, o humor que o Gervais produz, a julgar por aquela amostra, está completamente desfasado da realidade e está ao nível de algo dos anos 90 (já com o Chappelle é a mesma coisa), não há nada de novo e só demonstra preguiça.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 1 hora:

Toda a burocracia e obstáculos que têm de ultrapassar para receber assistência médica. Tens também algumas das situações caricatas em que alguém trans se pode encontrar. Como por exemplo, um homem trans, numa sala de espera de um ginecologista, a ser assumido, pelas restantes pessoas, como um marido a acompanhar a esposa. Um humorista podia pegar nisto e criar toda uma história, com piadas pelo meio, em que a premissa se baseia no início de uma amizade com um outro homem numa sala de espera de um ginecologista, subversivamente nunca mencionando genitais apesar do local inicial de encontro. Há tanto que pode ser transformado em humor, sem ridicularizar seja quem for.

Dizia um exemplo de um bit de algum stand up existente, algo concreto e não um briefing.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 27 minutos:

Eu estou a discutir como aquela piada em particular falha em vários níveis. Como é que uma piada sobre Hitler, pedofilia ou masturbação vai alterar os aspetos que eu tenho vindo a enunciar? Eu até podia ver o especial e adorar tudo o resto, por que razão isso haveria de mudar a minha opinião sobre aquela piada? Nenhum comediante é perfeito e por vezes há piadas que não funcionam. No que concerne pessoas trans, o humor que o Gervais produz, a julgar por aquela amostra, está completamente desfasado da realidade e está ao nível de algo dos anos 90 (já com o Chappelle é a mesma coisa), não há nada de novo e só demonstra preguiça.

Altera no sentido de ser transfóbica. Se é piada falhada ou não, isso depende do ouvinte. E o ser uma piada sem piada é algo bem diferente de ser um acto transfóbico.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 2 minutos:

Dizia um exemplo de um bit de algum stand up existente, algo concreto e não um briefing.

Desculpa.

Mas isso era o que estava a desejar que existisse. E se calhar até existe, mas não me parece que seja na Netflix.

Citação de smashing_pumpkin , Agora:

Altera no sentido de ser transfóbica. Se é piada falhada ou não, isso depende do ouvinte. E o ser uma piada sem piada é algo bem diferente de ser um acto transfóbico.

Mas altera como? Como é que a piada sobre Hitler, pedofilia ou masturbação recontextualiza a falta de agência da pessoa trans naquela piada? Ou como é que recontextualiza o colocar de um insulto misógino na boca de quem se demonstra capaz de aceitar a existência de uma mulher com um pénis?

A nossa sociedade é transfóbica, é esse o status quo. Nada naquela piada quebra essa posição normativa, antes pelo contrário, a piada reforça o status quo, ao reciclar as mesmas ideias.

Compartilhar este post

Link para o post

E o 3° do Archie Bunker também é bom. É assim que se discute.

Compartilhar este post

Link para o post

É o Renato Alexandre. E politicamente correto, como todos sabemos. 🥰

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...