Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mayday

[In]Admirável Mundo Novo

Publicações recomendadas

Citação de bmfpcdm, há 40 minutos:

Desculpa.

Mas isso era o que estava a desejar que existisse. E se calhar até existe, mas não me parece que seja na Netflix.

Mas altera como? Como é que a piada sobre Hitler, pedofilia ou masturbação recontextualiza a falta de agência da pessoa trans naquela piada? Ou como é que recontextualiza o colocar de um insulto misógino na boca de quem se demonstra capaz de aceitar a existência de uma mulher com um pénis?

A nossa sociedade é transfóbica, é esse o status quo. Nada naquela piada quebra essa posição normativa, antes pelo contrário, a piada reforça o status quo, ao reciclar as mesmas ideias.

Porque ele faz isso o número todo. Com as pessoas que sofreram de abusos pedófilos, com os obesos, com toda a gente envolvida nos assuntos que ele escolheu. Ele está ali a fazer comédia. E é tão simples como quem gosta ri-se e vê, e quem não gosta não vê. 

Eu apenas vi por causa desta polémica e honestamente vi lá coisas bastante mais reprováveis do que a parte que andam a criticar. Mas no contexto total da coisa, é apenas comédia. Não há pretensão de salvar ou criticar a face de quem seja. E já agora, pelos vistos aquele pequeno número pateta colocou esta questão a ser discutida. Afinal até serviu para alguma coisa...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 14 minutos:

Porque ele faz isso o número todo. Com as pessoas que sofreram de abusos pedófilos, com os obesos, com toda a gente envolvida nos assuntos que ele escolheu. Ele está ali a fazer comédia. E é tão simples como quem gosta ri-se e vê, e quem não gosta não vê. 

Eu apenas vi por causa desta polémica e honestamente vi lá coisas bastante mais reprováveis do que a parte que andam a criticar. Mas no contexto total da coisa, é apenas comédia. Não há pretensão de salvar ou criticar a face de quem seja. E já agora, pelos vistos aquele pequeno número pateta colocou esta questão a ser discutida. Afinal até serviu para alguma coisa...

Eu também olho para a questão como sendo apenas comédia, tenho sido crítico da piada como um produto de um comediante (não como um ato de ódio, não como um crime), que não domina aquele tópico e recicla ideias preconcebidas fruto de uma sociedade transfóbica. Se nos outros tópicos ele comete os mesmos pecados isso já não sei, mas porventura serão tópicos em que ele terá um melhor domínio sobre a matéria, permitindo-lhe trazer algo de novo e inovador ao assunto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 15 minutos:

Eu também olho para a questão como sendo apenas comédia, tenho sido crítico da piada como um produto de um comediante (não como um ato de ódio, não como um crime), que não domina aquele tópico e recicla ideias preconcebidas fruto de uma sociedade transfóbica.

Ele próprio diz isso a meio de uma piada, que é infantil e desinformado que até dói.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 8 horas:

Claramente. Um tiro na cabeça e estava tudo resolvido até. 

lambada é o que está na moda

Spoiler

Will_Smith_tapeia_Chris_Rock.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, há 1 hora:

lambada é o que está na moda

Mostrar conteúdo oculto

Will_Smith_tapeia_Chris_Rock.jpg

Uma lambada é pouco

Duas no mínimo, multar a netflix, tirar os direitos (royalities, dinheiro do contrato, wtv) ao Gervais e estava ok

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 3 horas:

ca-ching!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 hora:

ca-ching!

Vi o video que puseram aqui e quis perceber o panorama geral. Calhou ter 1 horita livre e pouca paciencia para fazer algo. Nem sou de ver stand-up.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 9 horas:

A questão é que se conheceres os temas para além do "pessoas trans são homens que se vestem de mulheres" deixas de achar piada.

E porque motivo alguém investiria o seu tempo com o objetivo de deixar de achar piada àquilo a que acha piada?

Citação de bmfpcdm, há 6 horas:

Toda a burocracia e obstáculos que têm de ultrapassar para receber assistência médica. Tens também algumas das situações caricatas em que alguém trans se pode encontrar. Como por exemplo, um homem trans, numa sala de espera de um ginecologista, a ser assumido, pelas restantes pessoas, como um marido a acompanhar a esposa. Um humorista podia pegar nisto e criar toda uma história, com piadas pelo meio, em que a premissa se baseia no início de uma amizade com um outro homem numa sala de espera de um ginecologista, subversivamente nunca mencionando genitais apesar do local inicial de encontro. Há tanto que pode ser transformado em humor, sem ridicularizar seja quem for.

Eu sei que foi uma resposta direta a uma questão, mas confesso que este parágrafo foi aquele que mais me deu vontade de rir ao ler as últimas páginas deste tópico. Ler um roteiro, estabelecendo limites, de como um comediante profissional deveria produzir piadas sobre um tema cujas piadas não lhe suscitam piada nenhuma é deveras hilariante.

Ah e tal, isto não me ofende. Mas não achei piada. Se a piada tivesse em atenção este ponto ou aquele e não ultrapassasse determinados limites eu já acharia piada...

E, já agora, todos aqueles que acham piada às piadas infantis sobre o Hans Nazi e os Judeus só acham piada porque não assistiram ainda a um qualquer documentário deprimente de 3 horas sobre Auschwitz. Em vez de se rirem feitos tontos bem melhor fariam se assistissem ao documentário por forma a implementarmos uma sociedade deprimida e assética que não acha piada a nada.

Citação de Sumudica by Night, há 4 horas:

o teu comediante preferido vai ficar bem, kareca. vai continuar rico e nós vamos continuar com as nossas vidas miseráveis.

Complexo de comediante a quem ninguém paga para ouvir as suas piadas?

Editado por Descartes
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sou team que não curte o Rocha e nunca achei piada, é um humor muito "porco" mas lá sucesso faz ele.

Outro que me tira a paciência é no Tio Jel, p*ta de praga 🤦

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 16 minutos:

Sou team que não curte o Rocha e nunca achei piada, é um humor muito "porco" mas lá sucesso faz ele.

Outro que me tira a paciência é no Tio Jel, p*ta de praga 🤦

E o Diogo Faro? É de cagar a rir, né?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só me aborreço com aqueles que se autointitulam comediantes para fazer passar a sua agenda ideológica escudados no humor.

Lido com esses da mesma forma que lido com aqueles a que não acho piada nenhuma: ignoro.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 16 minutos:

Eu só me aborreço com aqueles que se autointitulam comediantes para fazer passar a sua agenda ideológica escudados no humor.

Lido com esses da mesma forma que lido com aqueles a que não acho piada nenhuma: ignoro.

Há tantos que o fazem. Fazem piadas que consideram edgy, como se fossem génios, mas na verdade são só burros como uma porta. Guilherme Duarte, rui sinel de cordes, diogo faro, João miguel tavares...

Depois há os que se envolvem com a política de alguma forma, esporadicamente, com postes nas redes, ou frequentemente, a aparecer na televisão, e esses são os piores, que quase não há contraditório pra eles, como o rap ou o bruno nogueira

Alguém devia dizer a estes comediantes que têm opiniões burras, e não é por terem likes ou falarem bem que deixam de ser burras. As suas opiniões estão demasiado importantes atualmente, e as pessoas fazem fellacios coletivos

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não procuro impor limites a ninguém. Isso cabe a cada comediante, já o Chaplin admitiu que não seria capaz de ter feito “The Great Dictator” tivesse ele conhecimento das atrocidades nazis.

Sobre o holocausto, a analogia correta seria se o Gervais neste especial, a respeito desse tópico, se tivesse saído só com piadas de câmaras de gás. Eu, pelo menos, acharia estranho se ninguém o criticasse, nem que fosse pela evidente preguiça que esse material demonstraria. Ademais, se pelo meio fossem feitas referências ambíguas a Leuchter, Jr. e outros que tais, bem espero que o pessoal começasse a levantar sobrancelhas (para quem estiver curioso, recomendo o documentário “Mr. Death”, duração de uma hora e meia).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 57 minutos:

E o Diogo Faro? É de cagar a rir, né?

É outro. Lista vai longa 😅 mas o faro dá para ignorar, o tio Jel está em todo o lado. Pqp o homem

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 16 minutos:

Há tantos que o fazem. Fazem piadas que consideram edgy, como se fossem génios, mas na verdade são só burros como uma porta. Guilherme Duarte, rui sinel de cordes, diogo faro, João miguel tavares...

Depois há os que se envolvem com a política de alguma forma, esporadicamente, com postes nas redes, ou frequentemente, a aparecer na televisão, e esses são os piores, que quase não há contraditório pra eles, como o rap ou o bruno nogueira

Alguém devia dizer a estes comediantes que têm opiniões burras, e não é por terem likes ou falarem bem que deixam de ser burras. As suas opiniões estão demasiado importantes atualmente, e as pessoas fazem fellacios coletivos

E qual é o problema de haver comediantes com opiniões burras? Mais burras são as pessoas que não conseguem distinguir o humor da opinião. E é isso que me aborrece. Quando são os próprios comediantes a ignorar essa distinção. Consciente ou inconscientemente.

Citação de bmfpcdm, há 15 minutos:

Eu não procuro impor limites a ninguém. Isso cabe a cada comediante, já o Chaplin admitiu que não seria capaz de ter feito “The Great Dictator” tivesse ele conhecimento das atrocidades nazis.

Para ter conhecimento das piores atrocidades nazis enquanto fazia "The Great Dictator", o Chaplin tinha que ter uma boa bola de cristal, dado que o filme estreou em 1940. O que não seria impossível, dadas as suas raízes ciganas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 minuto:

Para ter conhecimento das piores atrocidades nazis enquanto fazia "The Great Dictator", o Chaplin tinha que ter uma boa bola de cristal, dado que o filme estreou em 1940. O que não seria impossível, dadas as suas raízes ciganas.

Exato, ele admitiu que se na altura em que realizou o filme, ele soubesse das atrocidades que iriam acontecer, ele nunca teria sido capaz de o fazer.

A citação exata:

Citação

"(...) Had I known of the actual horrors of the German concentration camps, I could not have made The Great Dictator; I could not have made fun of the homicidal insanity of the Nazis. (...)"

"My Autobiography", Charlie Chaplin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 1 hora:

Sobre o holocausto, a analogia correta seria se o Gervais neste especial, a respeito desse tópico, se tivesse saído só com piadas de câmaras de gás. Eu, pelo menos, acharia estranho se ninguém o criticasse, nem que fosse pela evidente preguiça que esse material demonstraria. Ademais, se pelo meio fossem feitas referências ambíguas a Leuchter, Jr. e outros que tais, bem espero que o pessoal começasse a levantar sobrancelhas (para quem estiver curioso, recomendo o documentário “Mr. Death”, duração de uma hora e meia).

Tu por acaso viste o especial do Gervais?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 50 minutos:

🤨

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 4 minutos:

🤨

O bonequinho está associado ao facto do Chaplin ter raízes ciganas ou ao estereótipo da bola de cristal?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, Agora:

O bonequinho está associado ao facto do Chaplin ter raízes ciganas ou ao estereótipo da bola de cristal?

Evidentemente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 4 minutos:

Evidentemente.

Nada a fazer. Achei que ficava bem no seguimento da conversa... 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mad Mikey™, há 1 minuto:

Tu por acaso viste o especial do Gervais?

Não, admito que assumi que em 2022 o Gervais não se reduziria a piadas sobre câmaras de gás. Enganei-me?

Compartilhar este post

Link para o post

Sem querer expandir demasiado o topico, acho que o que existe também é um gap generacional de como ver a vida

Alguns defendem que a comedia deve ser algo usado para assinalar/criticar situacoes, realidades, a sociedade. Outros como eu acham de deve ser sobretudo entretenimento. E aqui é muito uma visao de quem "ainda" é jovem e quem já leva uns anos a mais em cima.

Ha 20 anos atras eu adorava cinema e papava tudo desde Pasolini a Eurotrash e tinha pegas com o meu pai que dizia que para ele cinema era o James Bond em que por 2 horas podia estar entretido mesmo sabendo como tudo vai acabar logo no inicio do filme. Eu por outro lado dizia que o que era importante eram filmes como (por exemplo) o Lilja-4-ever que mostravam uma realidade de trafico de mulheres do Leste. Hoje em dia e sendo que nao digo que ambos nao sejam importantes, a realidade é que o valor entretenimento comeca a pesar mais porque 90% da vida fora disso sao outras preocupacoes (filhos, trabalho, saude dos pais, etc).

Quem é mais jovem tem ainda aquela leveza de nao ter as mesmas preocupacoes mundanas, logo entretenimento tambem tem de falar dos problemas socias.

A verdade é que a historia repete-se e em 10-15-20 anos a maneira como a grande maioria das pessoas olha para este (e outros) temas muda completamente. Alias basta ver que quem fez o flower power no final dos anos 60 e inicio dos 70 sao os mesmos que elegeram 40/50 anos mais tarde o Trump para presidente.

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 12 horas:

E porque motivo alguém investiria o seu tempo com o objetivo de deixar de achar piada àquilo a que acha piada?

Tens razão. É mais confortável assim.

Citação de Descartes, há 12 horas:

Complexo de comediante a quem ninguém paga para ouvir as suas piadas?

Tens-me em demasiada boa conta.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...