Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Rumores de Mercado

Publicações recomendadas

Citação de Thierry Henry, há 5 horas:

Mas este tipo de contratações sempre houve, no final do ano os grandes sempre andaram a tentar pescar malta que vem de boas épocas nos "pequenos" e isso não é novidade nenhuma, sempre se fez - umas vezes com mais sucesso e outras com menos. O problema é não acompanharmos a chegada desses jogadores com contratações de qualidade inegável que venham acrescentar mais-valias claras ao 11 e, se possível, gerar rendimento financeiro no futuro. No ano passado, analisando as contratações que fizemos no estrangeiro por esse prisma aproveitaram-se duas: Marche e Díaz. Não me parece que o grande problema seja o dinheiro que gastamos em jogadores que vêm para suplentes, mas sim nessas apostas falhadas de jogadores pagos a peso de ouro, para a nossa realidade.

Não, o problema é serem contratações inúteis que já se sabe que não vão trazer sucesso. Para além do Manafá, Marega e Soares (e que três, até me custa colocá-los aqui, sinceramente) diz-me mais um jogador que tenha vindo duma dessas boas épocas e que tenha efetivamente vindo acrescentar valor. Tiago Rodrigues, Licá, Osorio, Ewerton, Paulinho, José Sá, Vaná, Loum, Fernando Andrade, Suk, Zé Manuel, JCT, Sami, Djalma, Josué, Hernâni, Ghilas e a lista continua por aí fora. O que é isto ? É isto que se quer para o Porto ? Alguém acreditava que quando cada um destes assinou por nós eram contratações positivas e que vinham ser donos de lugares na equipa principal ? Pá,...

Não são estes jogadores que vem acrescentar valor à equipa, já todos sabemos. O que faz falta é comprar com critério e, preferencialmente, tendo em vista o médio/longo prazo e, volto a frisar, as necessidades e as fragilidades atuais. Se não há dinheiro e existem 3 bons guarda redes porque raio se há-de gastar dinheiro em mais um ? Se não há dinheiro e existem 5 ou 6 centrais bons e/ou competentes, porque raio vamos gastar 5M€ num outro ? 

E que tal gastar o pouco que temos da forma mais acertada possível ? É assim tão difícil fazê-lo ? É preciso um curso superior de gestão e mais trinta e duas pós-graduações nos cursos de dirigismo da FPF ?

Olha a quantidade de dinheiro que se deitou ao lixo nesses nomes que falei aí em cima. Contado, diria que ninguém acreditaria.

E vou voltar a referir. A escolha/seleção/decisão do treinador tem muito peso, isso é mais do que factual depois do que temos assistido nos últimos mercados de transferências, e muita gente continua a tapar o sol com a peneira. Quando eu falei aqui, há uns dias, de termos um treinador que contribui para o buraco financeiro é precisamente por negócios como este.

Entretanto, para clarificar, eu não estou a falar especificamente do Taremi, de quem até gosto, mas não daria mundos e fundos pelo gajo. Falo dos Zaidus, dos Nanus e de todos os outros cepos que andam espalhados por este campeonato da treta - perdão, do talento - e, muitas das vezes, nem titulares das suas equipas são.

• Like 3
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 17 minutos:

Não, o problema é serem contratações inúteis que já se sabe que não vão trazer sucesso. Para além do Manafá, Marega e Soares (e que três, até me custa colocá-los aqui, sinceramente) diz-me mais um jogador que tenha vindo duma dessas boas épocas e que tenha efetivamente vindo acrescentar valor. Tiago Rodrigues, Licá, Osorio, Ewerton, Paulinho, José Sá, Vaná, Loum, Fernando Andrade, Suk, Zé Manuel, JCT, Sami, Djalma, Josué, Hernâni, Ghilas e a lista continua por aí fora. O que é isto ? É isto que se quer para o Porto ? Alguém acreditava que quando cada um destes assinou por nós eram contratações positivas e que vinham ser donos de lugares na equipa principal ? Pá,...

Não são estes jogadores que vem acrescentar valor à equipa, já todos sabemos. O que faz falta é comprar com critério e, preferencialmente, tendo em vista o médio/longo prazo e, volto a frisar, as necessidades e as fragilidades atuais. Se não há dinheiro e existem 3 bons guarda redes porque raio se há-de gastar dinheiro em mais um ? Se não há dinheiro e existem 5 ou 6 centrais bons e/ou competentes, porque raio vamos gastar 5M€ num outro ? 

E que tal gastar o pouco que temos da forma mais acertada possível ? É assim tão difícil fazê-lo ? É preciso um curso superior de gestão e mais trinta e duas pós-graduações nos cursos de dirigismo da FPF ?

Olha a quantidade de dinheiro que se deitou ao lixo nesses nomes que falei aí em cima. Contado, diria que ninguém acreditaria.

E vou voltar a referir. A escolha/seleção/decisão do treinador tem muito peso, isso é mais do que factual depois do que temos assistido nos últimos mercados de transferências, e muita gente continua a tapar o sol com a peneira. Quando eu falei aqui, há uns dias, de termos um treinador que contribui para o buraco financeiro é precisamente por negócios como este.

Entretanto, para clarificar, eu não estou a falar especificamente do Taremi, de quem até gosto, mas não daria mundos e fundos pelo gajo. Falo dos Zaidus, dos Nanus e de todos os outros cepos que andam espalhados por este campeonato da treta - perdão, do talento - e, muitas das vezes, nem titulares das suas equipas são.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 26 minutos:

Danilo, o André André ainda fez uma época decente e o Osório ainda deu para fazer dinheiro, assim de cabeça. 

De qualquer forma, o ponto não é esse. Eu concordo contigo, o meu post foi porque invariavelmente se colou esse tipo de contratações ao Sérgio Conceição, eu apenas disse (e tu confirmaste com os nomes que enunciaste) que isso sempre aconteceu. É um problema do Clube, não do treinador. 

E continuo a dizer, se as contratações forem feitas com critério estou a borrifar-me para se são do campeonato português ou da América do Sul. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 27 minutos:

No geral é isto. É não comprar para tapar os buracos do plantel, é comprar porque sim.

Naquela lista até diria que há alguns casos, como Josué, José Sá, JCT e Osório que poderiam ter dado alguma coisa, mas por uma razão ou outra não funcionaram.
Agora o resto...entre os que nunca iam dar nada e os que só foram comprados para comissões/emprestar, estão aí torrados uns bons milhões.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 11 minutos:

Danilo, o André André ainda fez uma época decente e o Osório ainda deu para fazer dinheiro, assim de cabeça. 

De qualquer forma, o ponto não é esse. Eu concordo contigo, o meu post foi porque invariavelmente se colou esse tipo de contratações ao Sérgio Conceição, eu apenas disse (e tu confirmaste com os nomes que enunciaste) que isso sempre aconteceu. É um problema do Clube, não do treinador. 

E continuo a dizer, se as contratações forem feitas com critério estou a borrifar-me para se são do campeonato português ou da América do Sul. 

Esqueci-me desses, tens razão, mas honestamente o André André nem desportivamente nem financeiramente.

Sim, sempre aconteceu, é certo, mas estes que têm vindo ultimamente têm mão do treinador e não há como negá-lo. Manafá e Fernando Andrade à cabeça.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 10 minutos:

Esqueci-me desses, tens razão, mas honestamente o André André nem desportivamente nem financeiramente.

Sim, sempre aconteceu, é certo, mas estes que têm vindo ultimamente têm mão do treinador e não há como negá-lo. Manafá e Fernando Andrade à cabeça.

Então pronto, custa alguma coisa dizer que é um problema estrutural e não do treinador? Há tanta coisa que se pode apontar ao Sérgio, nomeadamente sobre o futebol pobre que jogamos na grande maioria dos jogos, não é preciso atribuir-lhe culpa de tudo e mais alguma coisa para tentar provar um ponto. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 2 horas:

Vou já ser um pouco polémico: entre um Taremi por 6M€ e um Borré pelo dobro, acho que me ficava pela primeira opção. E digo "acho" porque é para um 4x4x2, em que o Borré encaixa bem melhor. Num 4x3x3, nem pensava duas vezes.

A questão é que não é só o esforço financeiro. Em 2010, os clubes portugueses chegavam muitas vezes primeiro que outros clubes com mais argumentos ao mercado sul-americano e a um ou outro mercado mais periférico. Havia até um certo estigma, por parte de clubes das principais ligas, em apostar significativamente em jogadores vindos dessa realidade, e Porto e Benfica lucraram durante anos com isso.

Em 2020, isso já não acontece. É por isso que um Borré é logo referenciado para meia dúzia de bons clubes europeus, que têm o argumento da competitividade, de jogarem nas principais ligas, de poderem provavelmente pagar melhor...

É bem mais complicado.

Já agora, duvido muito que esse valor seja real pelo Morelos. É verdade que estamos no pós-Covid, mas há meio ano atrás ele custava mais do dobro disso, e certamente que deve ter várias equipas da Premier League prontas a ir a leilão por ele. Aliás, não fosse aquele temperamento dele e já lá estava.

Concordo com a análise que fizeste em relação ao Borré.

Também lancei o nome dele numa lógica em que o SC continua ao leme.

Acho que tem características que encaixariam muitíssimo bem neste modelo do Conceição.

Em relação à maior concorrência que os clubes portugueses enfrentam actualmente, também me parece ser factual e inquestionável.

Por isso mesmo é que se coloca a necessidade de explorarmos cada vez mais mercados periféricos, algo relativamente desvalorizado até aqui.

O próprio Bibota, no início do seu último mandato à frente do departamento de scouting, referiu que era extremamente importante olharmos para outros mercados e apontou o mercado escandinavo como um excelente exemplo desse novo eventual paradigma.

Desde então, já nos apontaram alguns jogadores oriundos desse mercado (Evander do Midtjylland, Paul Onuachu e Skov Olsen) mas até à data não passaram disso mesmo - rumores.

Ainda assim, não devemos retirar o foco do mercado sul-americano porque, efectivamente, é um viveiro de talento ímpar.

Contratações como a do Militão comprovam que continuam a existir excelentes oportunidades de negócio, mais ainda agora que a Pandemia estrangulou por completo os clubes brasileiros, do ponto de vista financeiro.

Eu olho para o Marcos Paulo, em fim de contrato com o Fluminense, e pergunto como é possível os grandes em Portugal não fazerem tudo o que está ao seu alcance para assegurarem este craque, possivelmente a um preço bem razoável, tendo em conta o talento do miúdo.

Como percebi pelo teu comentário que sabes do que falas, vou-te fazer uma questão, completamente fora deste contexto.

Que opinião tens do R. Semedo? Pelos 7M que falaram, achavas que era uma boa solução para o FCP?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 30 minutos:

Sem dúvida. Se há coisa que acho ser unânime aqui (CMPT) é que o PdC/SAD são o maior problema do Porto, não o SC.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 12 minutos:

Então pronto, custa alguma coisa dizer que é um problema estrutural e não do treinador? Há tanta coisa que se pode apontar ao Sérgio, nomeadamente sobre o futebol pobre que jogamos na grande maioria dos jogos, não é preciso atribuir-lhe culpa de tudo e mais alguma coisa para tentar provar um ponto. 

É um problema estrutural no qual o treinador compactua. Logo, a culpa é tanto da estrutura como dele. Não entendo bem esta tentativa - que até já vem de mais longe - de ilibar o treinador.

Não é por a direção ser perita em fazer m*rda que ele deixa de ser culpado, afinal de contas também contribui para isso.

Dá para culpar ambos e é precisamente isso que eu estou a fazer.

Infelizmente, tens razão, há imensa coisa a ser-lhe apontada e o pior é que todas elas fazem sentido. Mas eu para este peditório não contribuo mais, basta ver o volte-face de muita gente depois de mais um título, até nas redes sociais a quantidade de gente que era a favor da saída dele afinal agora já é fã, tudo por causa de um título, ignorando tudo o (mau) resto com que temos levado.

Não vale mesmo a pena. Lá nos vamos contentando com um titulozinho aqui e outro acolá, afinal somos reféns de um treinador fraco e nunca vamos conseguir vencer seja o que for sem ele.

Infelizmente, quando a raça não chegar, o bombo não for suficiente e o adversário aumentar um bocadinho o nível (como fez no ano passado) lá vamos nós chorar e perceber que afinal não dá mesmo, enquanto levamos com mais uma contratação de um Zaidu ou de um Ewerton em pleno mercado de janeiro e nos vimos à rasca para marcar um golo ao último classificado jogando em casa.

Editado por La Flame
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gonzalo Teixeira, há 45 minutos:

Morelos por 13,5 M€? Não me acredito. 

Por esse valor era de ir já buscar.

Rangers likely to accept £12m Morelos bid as prices crash.

Apenas me baseei nesta notícia que saiu na imprensa, nem sei até que ponto tem algum fundo de verdade.   

A bem da verdade, partilho a opinião do Poeira - acho que é muito provável existir um verdadeiro leilão e o Morelos acabar por sair por um valor bem superior a esse.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, há 22 minutos:

Rangers likely to accept £12m Morelos bid as prices crash.

Apenas me baseei nesta notícia que saiu na imprensa, nem sei até que ponto tem algum fundo de verdade.   

A bem da verdade, partilho a opinião do Poeira - acho que é muito provável existir um verdadeiro leilão e o Morelos acabar por sair por um valor bem superior a esse.

Pois, eu também partilho. Daí ter achado estranho o valor, quase demasiado bom para ser verdade.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 17 minutos:

É e não é. Não existe é vontade da SAD de fazer melhor imo. Não há um plano. Porque o Militão não era propriamente desconhecido e chegámos lá na mesma, é tudo uma questão de definir o alvo. Isso e não olhar apenas para o mercado sul americano, embora novamente vá buscar o caso do Diaz. Acho que não devíamos dar bateladas de dinheiro por jogadores com mais de 28 anos porque isso impede que o Porto tenha capacidade financeira porque são jogadores que não vão render financeiramente. Por isso é que ir buscar um Taremi por 2-3M não me chocava. Dar 6M mais o João Mário que se explode facilmente custa 3-5M para retornar e já ficou a um preço absurdo. 

Acho que é uma política errada, a não ser que seja um jogador superlativo e que seja mesmo uma grande oportunidade de negócio. O Taremi não encaixa nessa questão, imo.

Está bem, mas o Militão foi quase uma excepção que agora confirma a regra. Não era de todo esperado que viesse para cá quando já nessa altura se falava do PSG, por exemplo. Óbvio que esses casos são aqueles a procurar e nos quais arriscar, mas são também cada vez mais irrealistas e difíceis de conseguir para um clube português.

Estes casos podem perfeitamente ser o complemento à base, que são os jovens da formação e os jovens que vêm de fora e têm potencial de valorização. Como em tudo, há casos e casos. E o Porto muito dificilmente vai conseguir um avançado deste nível a pagar menos, ou um avançado de outro nível a pagar bem mais que isto.

Citação de TariboWest, há 41 minutos:

Concordo com a análise que fizeste em relação ao Borré.

Também lancei o nome dele numa lógica em que o SC continua ao leme.

Acho que tem características que encaixariam muitíssimo bem neste modelo do Conceição.

Em relação à maior concorrência que os clubes portugueses enfrentam actualmente, também me parece ser factual e inquestionável.

Por isso mesmo é que se coloca a necessidade de explorarmos cada vez mais mercados periféricos, algo relativamente desvalorizado até aqui.

O próprio Bibota, no início do seu último mandato à frente do departamento de scouting, referiu que era extremamente importante olharmos para outros mercados e apontou o mercado escandinavo como um excelente exemplo desse novo eventual paradigma.

Desde então, já nos apontaram alguns jogadores oriundos desse mercado (Evander do Midtjylland, Paul Onuachu e Skov Olsen) mas até à data não passaram disso mesmo - rumores.

Ainda assim, não devemos retirar o foco do mercado sul-americano porque, efectivamente, é um viveiro de talento ímpar.

Contratações como a do Militão comprovam que continuam a existir excelentes oportunidades de negócio, mais ainda agora que a Pandemia estrangulou por completo os clubes brasileiros, do ponto de vista financeiro.

Eu olho para o Marcos Paulo, em fim de contrato com o Fluminense, e pergunto como é possível os grandes em Portugal não fazerem tudo o que está ao seu alcance para assegurarem este craque, possivelmente a um preço bem razoável, tendo em conta o talento do miúdo.

Como percebi pelo teu comentário que sabes do que falas, vou-te fazer uma questão, completamente fora deste contexto.

Que opinião tens do R. Semedo? Pelos 7M que falaram, achavas que era uma boa solução para o FCP?

A Escandinávia é um mercado muito talentoso e barato, para a realidade actual. Não é explorado porque ainda existe muito a ideia de que os nórdicos não querem vir para este campeonato, o que me parecem... balelas. Mas não falta lá qualidade, e as equipas holandesas ou alemãs podem perfeitamente atestá-lo.

O Marcos Paulo é bem lembrado, até pela dupla nacionalidade. Acho que foi falado para um dos grandes em tempos, mas não passou disso. Vai ter uma bela carreira.

Bom para consumo interno, insuficiente se a ideia for crescer também lá fora. Cá vai fazer a diferença nas bolas paradas e ganhar a maioria dos lances pelo atleticismo. Quando o nível subir, não o vejo a conseguir manter esse rendimento, de todo. De qualquer forma, acho que é certinho que vai parar ao Benfica. Ele é benfiquista e o Jesus adora-o.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Na peça sobre o Zaidu (OJogo) vem a dizer que ele é portista, já confessou isso a alguns colegas, teve para ingressar no cube nas camadas jovens e viveu muito tempo com o Musa. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 17 minutos:

Há muita gente aqui portista e não podem jogar no Porto

É um "pormenor" da peça jornalística, boi. 

Compartilhar este post

Link para o post

Dessa equipa aceitava o Kraev, parece que pode vir a ser um bom jogador, mas também ainda não está preparado para este nível.

Compartilhar este post

Link para o post

É isso e um gajo lembrar-se que o Fernando Andrade regressa de empréstimo , pqp.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...