Descartes Publicado 13 Setembro 2018 (editado) Citar A FIFA pretende limitar entre seis e oito o número de futebolistas emprestados pelos clubes em cada época desportiva, no quadro de uma reforma do regulamento de transferências, noticia hoje AFP, citando fonte próxima do processo. A medida visa “garantir a integridade das competições” e acabar com situações de monopólio por parte de alguns clubes, que contratam um elevado número de jogadores apenas para serem emprestados a outros clubes, que ficam em posição de inferioridade. Vários clubes portugueses, em especial o Benfica, o FC Porto e o Sporting, cederam na temporada 2018/2019, a equipas nacionais e estrangeiras, um número muito superior ao que a FIFA pretende impor como máximo de atletas emprestados por época. A Liga portuguesa chegou a proibir o empréstimo de futebolistas entre clubes do mesmo escalão, mas reverteu a medida, restringindo apenas o número máximo permitido e impedindo os jogadores cedidos de defrontarem as equipas de origem. A mesma fonte indicou que a FIFA está também a pensar criar uma ‘câmara de compensação’, gerida por um banco, que será responsável pela recolha e distribuição de verbas provenientes da transferência de jogadores, destinadas a indemnizar os clubes pela sua formação. A FIFA delegou numa ‘comissão de parceiros’, liderada pelo canadiano Victor Montagliani, os estudos que servirão de base à reforma do regulamento de transferências, um desejo do presidente do organismo regulador do futebol mundial, o suíço Gianni Infantino. Um passo no bom sentido! Editado 13 Setembro 2018 por Descartes 2 Compartilhar este post Link para o post
Gonzalo Teixeira Publicado 14 Setembro 2018 Excelente medida. Contra os eucaliptos. Espero que seja um passo para os proibir de vez. Compartilhar este post Link para o post
Tuckius Publicado 14 Setembro 2018 Concordo com a medida, mas não será eficaz, os eucaliptos arranjam forma de a contornar, como já fazem cá no tugão. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 14 Setembro 2018 Citação de A. Simões, há 1 hora: Concordo com a medida, mas não será eficaz, os eucaliptos arranjam forma de a contornar, como já fazem cá no tugão. É mais ou menos isto. Vão os jogadores a custo zero para um "clube amigo" e enfia-se uma cláusula de recompra ao preço da uva mijona. Compartilhar este post Link para o post
Genzo Publicado 14 Setembro 2018 Existe formas para contrariar isso. Mandar a custo zero. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Lage_Effect Publicado 14 Setembro 2018 Enquanto a Uefa se prepara para limitar no tugão ja limitaram e os tugas já arranjaram artimanhas para ultrapassar isso #semprenavanguarda Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 14 Setembro 2018 Estou contra, porque me vai estragar o FM Tenho sempre a minha miudagem toda a rodar. Gosto de os por todos um ano na Série C, um ano na Série B e um ano na A antes de os integrar no plantel (porque em Itália não há equipes B). Assim, só 8, estou lixado, vou ter mesmo de pré-seleccionar os que acho que são melhores e apostar as fichas todas no development desses 8 apenas. Se escolher mal e o Papelotti que pus a rodar aos 19 anos no Rimini, aos 20 no Pescara, chegar aos 21 para rodar no Empoli e flopar, quilhei-me... Posto isto e voltando ao mundo real, sou semi-favorável, pois acho que o empréstimo é algo de muito positivo para os jovens (que isso de Liga Revelação e Campeonato sub 23 é treta sem competitividade) e creio que é esta media acabará por ser uma bomba atómica que extingue o problema (isso de andar a comprar Candeias e quê que toda a gente sabe que nunca vão jogar nos clubes contratantes) mas também extingue toda a fauna e flora produtiva que pode emergir dos empréstimos (o Rui Costa que vai para o Fafe e volta para ser patrão do meio campo do Benfica, etc etc). Portanto, espero que a FIFA imponha esse limite, mas que não conte para tal limite os jovens (sub 21, por exemplo) formados no clube que empresta. Era a única solução lógica. Tudo o resto é condenar os miúdos saídos de academias de topo com condições de topo (tipo Milan, Benfica, Barça) a serem obrigados a irem arrastar-se para os Monzas, Cartaxos e Poli Ejidos, porque não podem ser emprestados aos Crotones, Tondelas e Zaragozas. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 14 Setembro 2018 Citação de IlidioMA, há 27 minutos: Portanto, espero que a FIFA imponha esse limite, mas que não conte para tal limite os jovens (sub 21, por exemplo) formados no clube que empresta. Era a única solução lógica. Tudo o resto é condenar os miúdos saídos de academias de topo com condições de topo (tipo Milan, Benfica, Barça) a serem obrigados a irem arrastar-se para os Monzas, Cartaxos e Poli Ejidos, porque não podem ser emprestados aos Crotones, Tondelas e Zaragozas. Tens consciência de que se os miúdos são suficientemente bons para evoluírem por empréstimo no Crotone, Tondela ou Zaragoza também serão para aí evoluírem sem ser por empréstimo. Ou será que eles perdem qualidade quando deixam de ter um papel assinado que os liga a Milan, Benfica ou Barça? Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 14 Setembro 2018 Citação de Descartes, Agora: Tens consciência de que se os miúdos são suficientemente bons para evoluírem por empréstimo no Crotone, Tondela ou Zaragoza também serão para aí evoluírem sem ser por empréstimo. Ou será que eles perdem qualidade quando deixam de ter um papel assinado que os liga a Milan, Benfica ou Barça? Certíssimo, mas há aqui outros factores que influenciam o que estava a dizer. 1.º- Se o Benfica ou o Milan não podem "usufruir" do seus jovens formandos, nos quais investiram 10 anos de formação, tendo de os libertar quando saem dos júniores, se calhar não investem tanto na firmação. E genericamente são estes clubes as forças motrizes da formação nos seus países (outros dirão que são eucaliptos que secam os outros clubes, mas essa é uma discussão tão eterna como pueril); 2.º- Se o Zé Paulino vai para o Sporting aos 10 anos, cresce em Alcochete, até em regime de internato, usufrui daquelas infraestruturas humanas e técnicas que o Sporting tem e depois chega aos 19 anos e tem de ir para o Coruche, treinar num pelado para poupar o relvado, ter só um preparador físico para todos os jogadores e coisas assim, se calhar dá ali um impacto tal que pode mesmo quebrar o seu desenvolvimento. 3.º - E pegando um pouco no 1.º ponto, os clubes vão na mesma fintar estas proibições com rescisões com opção de recompra (o negócio do Miguel Rosa) com cláusulas manhosas que vão gerar ainda mais converseta que o modelo actual. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 14 Setembro 2018 Citação de IlidioMA, há 1 hora: Certíssimo, mas há aqui outros factores que influenciam o que estava a dizer. 1.º- Se o Benfica ou o Milan não podem "usufruir" do seus jovens formandos, nos quais investiram 10 anos de formação, tendo de os libertar quando saem dos júniores, se calhar não investem tanto na firmação. E genericamente são estes clubes as forças motrizes da formação nos seus países (outros dirão que são eucaliptos que secam os outros clubes, mas essa é uma discussão tão eterna como pueril); 2.º- Se o Zé Paulino vai para o Sporting aos 10 anos, cresce em Alcochete, até em regime de internato, usufrui daquelas infraestruturas humanas e técnicas que o Sporting tem e depois chega aos 19 anos e tem de ir para o Coruche, treinar num pelado para poupar o relvado, ter só um preparador físico para todos os jogadores e coisas assim, se calhar dá ali um impacto tal que pode mesmo quebrar o seu desenvolvimento. 3.º - E pegando um pouco no 1.º ponto, os clubes vão na mesma fintar estas proibições com rescisões com opção de recompra (o negócio do Miguel Rosa) com cláusulas manhosas que vão gerar ainda mais converseta que o modelo actual. 1º - Os clubes continuam a poder emprestar jogadores, estão só limitados na quantidade. 8 parece-me perfeitamente razoável, os clubes vão continuar a segurar os jogadores aos quais reconhecem potencial. Esta medida só vem ajudar a evitar situações que os clubes mais ricos se agarram ao maior número de jogadores possíveis, quer porque pode vir a ser uma forma útil de exercer influência sobre os clubes mais pequenos, quer porque acaba por ser uma forma barata de poder vir a ter alguma surpresa com jogadores que revelem capacidades extraordinárias numa experiência fora do clube (ou mesmo jogadores que ganham reconhecimento em campeonatos estrangeiros onde tenham mercado). 2º - O Coruchense joga em relvado sintético, o Estádio Prof. José Peseiro é relativamente novo, acho que tem uns 10 anos. 3º - Claro que sim mas, no mínimo, esta forma de contornar a lei dá mais trabalho e é uma situação mais chata para todas as partes envolvidas. Ainda que os clubes que emprestam possam querer ver acautelados ao máximo os seus interesses, o mais provável é que se venha a encontrar um meio termo - o clube grande dá o jogador, e fica com uma percentagem significativa do passe (como o Benfica fez com o Rui Fonte, por exemplo, onde foi buscar 4.5M depois de ser transferido para o Fulham). E isso acaba por ser melhor que nada, como dirão o Rio Ave com o Pelé ou o Moreirense com o Alfa. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 14 Setembro 2018 Citação de ElliotReid13, há 48 minutos: 1º -.Esta medida só vem ajudar a evitar situações que os clubes mais ricos se agarram ao maior número de jogadores possíveis, quer porque pode vir a ser uma forma útil de exercer influência sobre os clubes mais pequenos, 2º - O Coruchense joga em relvado sintético, o Estádio Prof. José Peseiro é relativamente novo, acho que tem uns 10 anos. Mas eu também estou contra isso. Por isso é que acho que se deve malhar forte e feio nessas compras de Candeias, Patrick Vieira, salvador Agra, etc, que nunca jogam no Benfica e que vêm para o clube já se sabendo que não vao jogar nunca. Mas acho que a mesma medida impedir que o Benfica empreste o Pedro Rodrigues, o Yuri Ribeiro, etc etc, que são jogadores seus, que os formou e deu condições de trabalho durante uma série de anos, é exagero. (Portugal é mau exemplo para isto, porque temos equipas B a jogar no segundo escalão, mas a ideia percebe-se) E... não me digas que o Estádio do Coruche é José Peseiro!!! Não fazia ideia. ahaahah Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 14 Setembro 2018 Citação de IlidioMA, há 1 minuto: Mas eu também estou contra isso. Por isso é que acho que se deve malhar forte e feio nessas compras de Candeias, Patrick Vieira, salvador Agra, etc, que nunca jogam no Benfica e que vêm para o clube já se sabendo que não vao jogar nunca. Mas acho que a mesma medida impedir que o Benfica empreste o Pedro Rodrigues, o Yuri Ribeiro, etc etc, que são jogadores seus, que os formou e deu condições de trabalho durante uma série de anos, é exagero. (Portugal é mau exemplo para isto, porque temos equipas B a jogar no segundo escalão, mas a ideia percebe-se) E... não me digas que o Estádio do Coruche é José Peseiro!!! Não fazia ideia. ahaahah Ora vê lá quantos jogadores sub-21 tem o Benfica, Sporting e Porto emprestados a clubes da primeira e segunda liga Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 14 Setembro 2018 Citação de ElliotReid13, há 2 minutos: Ora vê lá quantos jogadores sub-21 tem o Benfica, Sporting e Porto emprestados a clubes da primeira e segunda liga é como disse: (Portugal é mau exemplo para isto, porque temos equipas B a jogar no segundo escalão, mas a ideia percebe-se) Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 14 Setembro 2018 O primeiro passo na direcção certa. Não chega, mas é um começo. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 14 Setembro 2018 @Descartes @ElliotReid13 estou a ver que nenhum dos dois está preocupado com os meus saves em FM's futuros...😐 Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 14 Setembro 2018 Graças ao @ElliotReid13 já sei para onde posso mandar o Peseiro, quando inevitavelmente me fartar dele. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 14 Setembro 2018 Tem de se começar por algum lado, ver já movimentos nesse sentido é muito bom. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 14 Setembro 2018 Citação de IlidioMA, há 3 horas: @Descartes @ElliotReid13 estou a ver que nenhum dos dois está preocupado com os meus saves em FM's futuros...😐 Crl, achas que mandando os jogadores para a Serie C e Serie B eles vão evoluir alguma coisa de jeito? À homem é integrar os putos logo na primeira equipa, é assim que dá pica jogar fm. Para além de que consegues moldá-los muito melhor, a nivel de tutoria e movimentos novos. Experimenta Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 14 Setembro 2018 Citação de IlidioMA, há 8 horas: Certíssimo, mas há aqui outros factores que influenciam o que estava a dizer. 1.º- Se o Benfica ou o Milan não podem "usufruir" do seus jovens formandos, nos quais investiram 10 anos de formação, tendo de os libertar quando saem dos júniores, se calhar não investem tanto na firmação. E genericamente são estes clubes as forças motrizes da formação nos seus países (outros dirão que são eucaliptos que secam os outros clubes, mas essa é uma discussão tão eterna como pueril); 2.º- Se o Zé Paulino vai para o Sporting aos 10 anos, cresce em Alcochete, até em regime de internato, usufrui daquelas infraestruturas humanas e técnicas que o Sporting tem e depois chega aos 19 anos e tem de ir para o Coruche, treinar num pelado para poupar o relvado, ter só um preparador físico para todos os jogadores e coisas assim, se calhar dá ali um impacto tal que pode mesmo quebrar o seu desenvolvimento. 3.º - E pegando um pouco no 1.º ponto, os clubes vão na mesma fintar estas proibições com rescisões com opção de recompra (o negócio do Miguel Rosa) com cláusulas manhosas que vão gerar ainda mais converseta que o modelo actual. 1 - Uma venda ou duas por ano de um produto da formação paga o investimento de uma geração completa de jogadores e ainda sobra dinheiro. Só que esses clubes são gananciosos e querem maximizar os lucros ganhando dinheiro com o máximo de jogadores possível. Eu acredito que eles continuam a apostar na formação porque não querem correr o risco dos próximos Donnarumma, Renato Sanches ou Iniesta aparecerem nos clubes vizinhos. 2 - Sendo emprestado ao Coruche a situação é exatamente a mesma. 3 - Nenhuma opção é tão segura para os clubes-mãe como os empréstimos. As outras comportam mais riscos. Além disso esse é um problema para equacionar no futuro. É como o doping. Porque raio se proíbem os esteróides se amanhã vai aparecer a EPO os substituir? Citação de IlidioMA, há 3 horas: @Descartes @ElliotReid13 estou a ver que nenhum dos dois está preocupado com os meus saves em FM's futuros...😐 Citação de ElliotReid13, há 35 minutos: Crl, achas que mandando os jogadores para a Serie C e Serie B eles vão evoluir alguma coisa de jeito? À homem é integrar os putos logo na primeira equipa, é assim que dá pica jogar fm. Para além de que consegues moldá-los muito melhor, a nivel de tutoria e movimentos novos. Experimenta E além disso um save sem empréstimos é um excelente desafio. Mais que não seja porque resistir à pressão dos outros clubes, dos jogadores e da equipa técnica constantemente a indicarem o caminho dos empréstimos é um exercício dificílimo... Chega a um ponto que só apetece emprestar o plantel todo a ver se nos dão um bocadinho de sossego... Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 15 Setembro 2018 Citação de ElliotReid13, há 15 horas: Crl, achas que mandando os jogadores para a Serie C e Serie B eles vão evoluir alguma coisa de jeito? À homem é integrar os putos logo na primeira equipa, é assim que dá pica jogar fm. Para além de que consegues moldá-los muito melhor, a nivel de tutoria e movimentos novos. Experimenta Não, pá. eu aposto é na economia de escala . Empresto 30/40 putos por ano, um verdadeiro dumping para cirar um sistema de afunilamento de onde só saem os 2 ou 3 melhores. Não tenho mesmo o hábito de os transitar directamente da formação para a equipe principal. Quero testá-los antes. Citação de Descartes, há 14 horas: E além disso um save sem empréstimos é um excelente desafio. Mais que não seja porque resistir à pressão dos outros clubes, dos jogadores e da equipa técnica constantemente a indicarem o caminho dos empréstimos é um exercício dificílimo... Chega a um ponto que só apetece emprestar o plantel todo a ver se nos dão um bocadinho de sossego... A mim às vezes é mais rescindir com todos... Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 15 Setembro 2018 É uma boa medida, mas como já referiram vai ter que andar de mão dada com uma eventual proibição dos acordos de recompra. Senão simplesmente vão se substituir os empréstimos pelos acordos de recompra, e até já se têm visto alguns exemplos em Portugal. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 15 Setembro 2018 E voltamos ao passado, com Descartes a falar de FM 😨 Em relação à medida, parece-me correcta e uma forma de ter algum bom senso na situação de gestão dos jogadores. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 15 Setembro 2018 mas esta medida tem de vir acompanhada de uma inversa generalização das equipes B à portuguesa ou algo assim, se não vão ficar uma data de jovens encostados todos os anos. uma coisa mais equilibrada seria proibir empréstimos de jogadores de mais de certa idade. tipo só jogadores sub 21 ou assim podiam ser emprestados. acabavam muitos desses emprestimos abusivos. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 16 Setembro 2018 Ou fazer o que estão a fazer. O Benfica empresta, por ano, mais de 8 jogadores que genuinamente possam vir a integrar o plantel principal? Vai ver disso. Isto obriga a fazer escolhas. Se realmente acreditas no atleta, não vais contratar outro para o lugar dele e vais ter de apostar. E deixas de ter gajos presos a clubes de maior dimensão até aos 23/24 anos a rodarem de clube em clube. Compartilhar este post Link para o post