Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedropb13

[Benfica] Futebol

Publicações recomendadas

Citação de Pickle Rick, há 2 horas:

O Benfica devia começar por construir a base e não o telhado, e a base neste momento é assegurar um treinador que tenha os mesmos ideais/ideias que e estrutura diz ter. Só depois é que se constrói as paredes e o telhado contratando jogadores.
Ou vão contratar o treinador com base em se ele coloca a jogar essas tais oportunidades de negócio?

Para mim a escolha do treinador não só deve obedecer é essa tal matriz que a estrutura defende e idealiza como também, mais importante ainda, deve ir ao encontro daquilo que são as características dos jogadores que compõem o plantel.

Por exemplo, se a ideia/projecto passa por uma aposta vincada na formação, não fará qualquer sentido apostar num treinador com o perfil do JJ - e aqui estamos no campo da tal ideia/ideal da estrutura.

Mas também importa olhar para o plantel e perceber que tipo de jogadores é que temos à disposição.

Ora, se o JJ é famoso por seguir um único modelo em toda a carreira e nós chegamos à conclusão que os jogadores encaixariam melhor noutro sistema, também não fará qualquer sentido apostar nele.

Aquele argumento que o treinador também tem que ter a capacidade de se adaptar ou reinventar pode ser válido, mas acho que na grande maioria dos casos, a probabilidade de sucesso é extremamente reduzida.

Vejam o caso do Rui Vitória. Sempre fiel ao seu 4-3-3 ao longo da carreira e quando chega ao Benfica recebe uma herança de 6 anos em 4-4-2, com rotinas bem criadas e definidas.

A verdade é que ele próprio pareceu muitas vezes perdido, sem saber que caminho seguir.

Por um lado já tinha uma equipa bem oleada num 4-4-2 - podia aproveitar esse trabalho e dar-lhe o seu cunho pessoal.

Por outro lado, podia marcar uma posição desde o início e mudar radicalmente de abordagem/estratégia - seguindo o seu esquema preferencial.

No fundo, deixou sempre a imagem de andar um bocado ao sabor do vento e o seu trajecto ficou marcado por uma grande intermitência - nem sempre aproveitada da melhor forma pelos rivais.

Olhemos agora para um exemplo mais actual e mais familiar para mim - o F.C.Porto.

Vamos imaginar que o SC sai no final da época. Quem é o senhor que se segue?! Qual será a melhor aposta (procurando não olhar excessivamente para o facto dos alvos serem mais ou menos realistas)?

Eu olho para o plantel do F.C.Porto e vejo, acima de tudo, que os médios mais criativos beneficiariam imenso de uma mudança de sistema. Focando-me mais nesse sector (talvez o mais importante por ser o "motor" da equipa) e admitindo as prováveis saídas do Danilo, do Otávio e até quem sabe do Loum, ficamos com:

Uribe, S. Oliveira, Vitinha, Baró, Nakajima e F. Vieira (embora os 2 últimos possam ser mais considerados para as alas).

Tanto o Uribe como o S. Oliveira acho que podem jogar no vértice recuado do meio campo. Vejo-os como "6" construtores, um pouco à imagem de um R. Neves, por exemplo. Pode ser apenas por gosto pessoal, prefiro um "6" com essa capacidade de construção e qualidade no passe a um trinco à moda antiga, mas acho sinceramente que qualquer um deles beneficiaria em jogar mais recuado.

Para a posição "8" acho que ficaria a faltar um médio mais intenso, mais dinâmico, mais rotativo, um box-to-box de passada larga e com boa chegada à área - por isso é que sou da opinião que o Racic era o reforço perfeito (qual Milinkovic-Savic).

Para a posição de "8,5"/"10", um médio mais refinado, com maior liberdade criativa, com boa visão de jogo e com boa noção de ocupação de espaços, procurando cair várias vezes no espaço entre linhas (entre o sector defensivo e os médios adversários), ficávamos bem servidos com Vitinha e Baró - podendo a espaços contar também com F. Vieira e Nakajima para essas funções.

Olhando para o que acabei de apontar, fica evidente que o SC com este modelo e esta ideia de jogo, não tira o melhor partido das qualidades/virtudes dos médios que tem à sua disposição.

Portanto, futuramente o ideal é encontrar um treinador que não tenha reservas em apostar nos miúdos (há muitos putos promissores e não apenas para o meio campo) e que, simultaneamente, procure um jogo de maior domínio e controlo, privilegiando a posse de bola.

Jogadores como Uribe, S. Oliveira, Vitinha, Baró, F. Vieira, Nakajima querem é bolinha no pé e assumir o jogo e não ver a bola passar-lhes invariavelmente por cima, com passes despejados da defesa em direcção aos avançados - estilo Kick & Rush anos 60/70...

PS: Tive que parar, esta m*rda já ia longa demais...

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Por mais irónico que possa parecer, ainda vai ser o Covid19 a "safar" o Vieira.

É que as coisas no Brasil estão cada vez pior.

Compartilhar este post

Link para o post

De todos os nomes que foram falados, que venha o Gallardo. 

Editado por HIM

Compartilhar este post

Link para o post

Vieira vai com o c****** e vem o Gallardo com o Aimar a adjunto, isso sim é que era.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Enzo, há 46 minutos:

Vieira vai com o c****** e vem o Gallardo com o Aimar a adjunto, isso sim é que era.

O Aimar era capaz de trazer menos "controvérsia" na escolha do Gallardo para muitos benfiquistas. Aqueles com quem tenho travado opiniões referem-se ao Gallardo como "o gajo que perdeu com o Judas e a equipa só dá porrada". 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chazzy Chazz, há 19 minutos:

O Aimar era capaz de trazer menos "controvérsia" na escolha do Gallardo para muitos benfiquistas. Aqueles com quem tenho travado opiniões referem-se ao Gallardo como "o gajo que perdeu com o Judas e a equipa só dá porrada". 

Sim, sem dúvida. Toda a gente se lembra de que perdeu o jogo com o "Judas", mas poucos se lembram da maneira como foi. Não merecia ter perdido. Nem acho que sequer que o River do Gallardo seja uma equipa que "dê porrada", mas pronto. 

Acho que precisamos de algo novo, ideias refrescantes, não sei. O River vive (ou estava a viver) um dos melhores momentos de sempre, muito por causa dele. Mas mais importante do que qualquer treinador que possam estar para chegar, era aquela corja da direcção sair. 

Editado por Enzo

Compartilhar este post

Link para o post

Aposto o esquerdo do Ilídio em como o Veríssimo ficará caso ganho os jogos do campeonato, ou praticamente todos, mais a Taça. 

Ofereceram 5M limpos pelo Pochettino, e o gajo não disse que não...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Enzo, há 2 horas:

Isso seria um cartaz de campanha porreiro para um candidato em Outubro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 2 minutos:

Aposto o esquerdo do Ilídio em como o Veríssimo ficará caso ganho os jogos do campeonato, ou praticamente todos, mais a Taça. 

Coitado do rapaz, porque isso está completamente fora de questão. Acho que ainda estás preso ao Vieira do ano passado e não ao que está super pressionado e sem saída de atualmente. 

Em relação ao Pochettino, é bom ver que se acredita em tudo o que ainda por aí. Até o Futre já é credível. 

E totalmente de acordo com a análise, @Enzo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chazzy Chazz, há 1 minuto:

Coitado do rapaz, porque isso está completamente fora de questão. Acho que ainda estás preso ao Vieira do ano passado e não ao que está super pressionado e sem saída de atualmente. 

Em relação ao Pochettino, é bom ver que se acredita em tudo o que ainda por aí. Até o Futre já é credível. 

E totalmente de acordo com a análise, @Enzo

Talvez tenhas razão, sim. Às vezes esqueço-me que é ano de eleições, e a coisa está bem preta para os lados dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Só vi um jogo do Gallardo (River x Flamengo) e achei que o River foi de longe a melhor equipa em campo. É uma amostra muito pequena, mas apesar da derrota para mim foi uma amostra positiva. Simplesmente não teve a sorte do jogo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 1 hora:

Falso. 

Citação de Enzo, há 3 horas:

Sim, sem dúvida. Toda a gente se lembra de que perdeu o jogo com o "Judas", mas poucos se lembram da maneira como foi. Não merecia ter perdido. Nem acho que sequer que o River do Gallardo seja uma equipa que "dê porrada", mas pronto. 

Acho que precisamos de algo novo, ideias refrescantes, não sei. O River vive (ou estava a viver) um dos melhores momentos de sempre, muito por causa dele. Mas mais importante do que qualquer treinador que possam estar para chegar, era aquela corja da direcção sair. 

Sobre o Gallardo aquilo que disse a alguém:

- 2 Copa Libertadores
- 1 Copa Sudamericana
- 3 Recopas
- 2 Copa Argentinas
- 1 Supercopa Argentina
- 1 Suruga Bank trophy

10 troféus em 5 anos, recuperou hegemonia Internacional do River.

- Capaz de reconstruir um plantel do 0 (em 2015 perdeu todos os jogadores depois de limpar a libertadores) e depois reconstruiu tudo para limpar outra libertadores (e no ano passado perdeu para o JJ)

- Ganhou 10 das 13 finais onde esteve (perdeu um campeonato do mundo de clubes para o Barcelona, uma libertadores para o rei do Mengao)

- Aposta na formação. No river utilizou mais de 30 jogadores da formação ao longo dos últimos anos

- A grande falha dele no River tem sido o campeonato

EDIT: e temos de sair da caixa. Não podemos andar sempre na mesma rotação de treinadores. Mas o maior problema não está no treinador. Sem os reforços necessários até podíamos ter cá o Guardiola. 

Editado por w0
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 26 minutos:

Falso. 

Sobre o Gallardo aquilo que disse a alguém:

- 2 Copa Libertadores
- 1 Copa Sudamericana
- 3 Recopas
- 2 Copa Argentinas
- 1 Supercopa Argentina
- 1 Suruga Bank trophy

10 troféus em 5 anos, recuperou hegemonia Internacional do River.

- Capaz de reconstruir um plantel do 0 (em 2015 perdeu todos os jogadores depois de limpar a libertadores) e depois reconstruiu tudo para limpar outra libertadores (e no ano passado perdeu para o JJ)

- Ganhou 10 das 13 finais onde esteve (perdeu um campeonato do mundo de clubes para o Barcelona, uma libertadores para o rei do Mengao)

- Aposta na formação. No river utilizou mais de 30 jogadores da formação ao longo dos últimos anos

- A grande falha dele no River tem sido o campeonato

EDIT: e temos de sair da caixa. Não podemos andar sempre na mesma rotação de treinadores. Mas o maior problema não está no treinador. Sem os reforços necessários até podíamos ter cá o Guardiola. 

Estou a basear-me na notícia que saiu. O que aconteceu com Pochettino então? Foi uma “abordagem” e ele mandou logo pastar?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fazia all in no Gallardo, parece-me ser das poucas opções viáveis e tal como foi dito pelo @w0, aposta na formação. Continuo a achar que temos bons valores na formação (Dantas, Pedro Álvaro, Paulo Bernardo, etc.), falta é um núcleo duro de jogadores feitos e que façam a diferença tanto em termos de jogo como em termos de balneário e que permitam aos miúdos crescerem com tempo, coisa que não tem sido possível.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 1 hora:

Sem os reforços necessários até podíamos ter cá o Guardiola. 

Não são só os reforços. O Lage e o RV podem ter ficado com o rótulo de serem yes-men, mas aposto que a estrutura os desautorizou a torto e a direito perante o plantel. Um treinador como o Gallardo nunca iria aceitar que colocassem a sua autoridade em causa.

Editado por John Bonifácio
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Estava agora a pensar... o Hugo Oliveira está livre não está? Será que ele não quereria voltar para cá com o novo treinador?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mister Master, há 8 minutos:

Estava agora a pensar... o Hugo Oliveira está livre não está? Será que ele não quereria voltar para cá com o novo treinador?

Se vier o anterior não. Não suportava o JJ.

Compartilhar este post

Link para o post

Se calhar deixamos o Aimar em paz. Quero que continue no pedestal das lendas, sff.

Compartilhar este post

Link para o post

Gallardo é um grande treinador, e acho que deve estar à beira de um Barça ou outro tubarão. Mas se conseguirem uma truta dessas os meus parabéns.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 3 horas:

Estou a basear-me na notícia que saiu. O que aconteceu com Pochettino então? Foi uma “abordagem” e ele mandou logo pastar?

Nada, absolutamente nada provavelmente. 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 5 horas:

Aposta na formação. No river utilizou mais de 30 jogadores da formação ao longo dos últimos anos

Normal na Argentina, pelo menos no River e Boca, mas entendo o que queres dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

Queríamos saltar à cueca ao Pochettino logo no primeiro date. O Pochettino disse que não e que para isso acontecer que levaria (ou precisava de) tempo. Moral da história, com a tesão não se brinca.

No fim, sacamos um Marco Silva. O Marco Silva é aquela gaja gorda (a Fanny antes de ser conhecida) que ao inicio da noite prometemos que não "íamos lá".... só que ao fim de dez finos e duas ou três broas na cabeça, essa mesma gaja tornou-se numa Sammi Jefcoate... e pronto, trouxemos a gaja para casa.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...