Shai Publicado Março 15 O Gil andou pela Europa há uns anos atrás e não teve grandes problemas. Realmente passou um bocado mal o início da época seguinte mas lá se segurou confortavelmente na liga. Hoje em dia só vejo vantagens, existindo a Conference League dá para fazer coisas engraçadas por ali. O que aconteceu a alguns desses clubes, parece-me, é que foram "one season wonder" e depois obviamente perderam alguns dos melhores jogadores no Verão e não conseguiram substituir. O Gil é um clube bem sustentado, não terá esse problema. Veja-se agora, perdeu o Pablo e o Andrew em Janeiro e está tudo bem na mesma, a máquina funciona. Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado Março 15 Citação de Eden Hazard, há 1 hora: francamente, não sei se era melhor para o gil não ficar em 5º. normalmente, as equipas que se qualificam para a Europa na época seguinte costumam ter dificuldades talvez fosse melhor nem ir Calma @Poeira, conta errada Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado Março 15 Não é um take assim tão polémico, o Ian Cathro ainda há pouco tempo disse algo do género. Compartilhar este post Link para o post
AndreSCP7 Publicado Março 15 Citação de Eden Hazard, há 1 hora: francamente, não sei se era melhor para o gil não ficar em 5º. normalmente, as equipas que se qualificam para a Europa na época seguinte costumam ter dificuldades talvez fosse melhor nem ir O que dizes tem mais mérito do que se quer passar, até porque o dinheiro da Conference não é assim tanto. É uma venda razoável para um clube como o vosso, basicamente, e isto assumindo que seriam a segunda equipa da história do futebol PT a apurar-se. Mas ainda nenhuma equipa desceu na época seguinte a apurar-se para a Conference. E o Gil é um clube estável, acho que iam lidar com a coisa minimamente bem. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado Março 15 Os clubes que sofrem para se manter não é culpa da Europa. Não são 4 jogos em agosto que vão fazer um clube cair. Terem plantéis de toscos é que fazem as equipas cair. Compartilhar este post Link para o post
Aiden Publicado Março 15 Citação de Petar Musa, há 4 minutos: Os clubes que sofrem para se manter não é culpa da Europa. Não são 4 jogos em agosto que vão fazer um clube cair. Terem plantéis de toscos é que fazem as equipas cair. E venderem o plantel todo que os fez chegar à Europa tbm não ajuda Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado Março 15 Eu juro que não consigo entender o raciocínio. Estamos a falar de desporto de alta competição cujo objetivo principal é vencer. O que pode ser então o melhor para os clubes competidores ? Não vencer. E, se possível, nem competir. E porquê ? Porque podemos ir e perder, porque outros clubes foram e perderam. Ajudem-me a entender. 3 2 Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado Março 15 Citação de La Flame, há 2 minutos: Eu juro que não consigo entender o raciocínio. Estamos a falar de desporto de alta competição cujo objetivo principal é vencer. O que pode ser então o melhor para os clubes competidores ? Não vencer. E, se possível, nem competir. E porquê ? Porque podemos ir e perder, porque outros clubes foram e perderam. Ajudem-me a entender. E também gostava de entender como é que adeptos dos clubes ditos pequenos se queixam do domínio e vassalagem prestada aos grandes, mas depois quando implica crescimento se calhar é melhor não que ainda vai correr mal fazer meia dúzia de jogos em agosto Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado Março 16 E em Portugal ainda há a benesse de meter o pessoal que joga às quintas a jogar para o campeonato quase sempre à segunda-feira. Pela Europa fora jogam quinta e domingo à tarde, com sorte domingo à noite. Continua a ser desvantagem competitiva face a quem joga sábado-domingo-domingo, mas somos dos países em que se atenua mais essa décalage. E isto é assumindo que chegam à fase de Liga, que pelo registo histórico está bem longe de ser um pro forma. O problema desses clubes falharem é mais do cashout que se faz (vai treinador e 5 ou 6 gajos fulcrais) do que pelo desgaste. Compreendo que seja impossível manter o núcleo duro de um Gil Vicente. Arouca, wtv quando os milhões aparecem à frente do clube e os contratos novos à frente dos jogadores e treinadores. Mas isso acontece com todos. Há que ter competência para montar mais plantéis para voltar a chegar lá e mostrar que a qualificação não foi um fogacho fruto do alinhamento de 9 planetas e disappear into oblivion de seguida culpando a Europa pela má gestão. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado Março 16 Citação de JohnyM, há 10 horas: E também gostava de entender como é que adeptos dos clubes ditos pequenos se queixam do domínio e vassalagem prestada aos grandes, mas depois quando implica crescimento se calhar é melhor não que ainda vai correr mal fazer meia dúzia de jogos em agosto Clubes pequenos? Tens adeptos dos clubes grandes a quererem que o clube rode a equipa na Europa para apostar tudo no campeonato... 1 Compartilhar este post Link para o post
PRFA47 Publicado Março 16 Citação de Petar Musa, há 2 horas: Clubes pequenos? Tens adeptos dos clubes grandes a quererem que o clube rode a equipa na Europa para apostar tudo no campeonato... E do Porto também 😇😇😇 1 Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado Março 17 Citação de La Flame, Em 15/03/2026 at 20:00: Ou de quem não tem noção do quão importante o dinheiro por participar em provas europeias é, sobretudo para clubes como o Gil Vicente. E esse argumento não faz sentido. Por acontecer ao Vitória e ao Braga vai acontecer obrigatoriamente ao Gil ? historicamente, a maioria dos clubes fora os 3 grandes e braga e vitória que se qualificam para a europa enfrentam problemas na época seguinte e a história comprova-o, não é uma mera opinião. até temos o exemplo do paços q em 2013, depois do 3º lugar, o clube terminou em penúltimo lugar. o arouca tb se qualificou na época 15/16 (?) e na seguinte desceu de divisão e o mesmo com o rio ave em 2021 que no ano seguinte terminou entre os três últimos lugares. há a situação de perder grande parte dos jogadores e ter de reconstruir o plantel e simultaneamente prepara-lo para exigência física de começar mais cedo a pré época é mais difícil para clubes desta dimensão média/baixa além disso, há a ilusão financeira (como disse o André). quase todos são eliminados nas pré-eliminatórias. a europa nem sempre é positiva porque a prioridade para este tipo de clubes é a sustentabilidade na primeira divisão. Citação de Shai, Em 15/03/2026 at 20:14: O Gil andou pela Europa há uns anos atrás e não teve grandes problemas. Realmente passou um bocado mal o início da época seguinte mas lá se segurou confortavelmente na liga. Hoje em dia só vejo vantagens, existindo a Conference League dá para fazer coisas engraçadas por ali. O que aconteceu a alguns desses clubes, parece-me, é que foram "one season wonder" e depois obviamente perderam alguns dos melhores jogadores no Verão e não conseguiram substituir. O Gil é um clube bem sustentado, não terá esse problema. Veja-se agora, perdeu o Pablo e o Andrew em Janeiro e está tudo bem na mesma, a máquina funciona. o gil na época seguinte ficou em 13º. nessa época chegou quase a fim do ano civil apenas com duas vitórias. nesta época o pablo e o andrew sairam e o clube está a quebrar um pouco, embora ainda esteja em 5º, com os mesmos pontos que o fama (pode não estar diretamente ligado a eles os dois, mas as coisas quebraram um pouco face à primeira metade, embora também se pode argumentar que era dificil manter aqueles resultados) 1 Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado Março 21 O Estrela ontem deve ter feito dos melhores jogos desde que regressou à Liga. Foram 4, podiam ter sido 7 ou 8. É refrescante ver a mudança de paradigma com a entrada do João Nuno. Passámos de equipas com muitas dificuldades em ter a bola, que defendiam com tudo, para uma equipa que tem variabilidade ofensiva, joga sempre de olhos postos na baliza adversária e que até se expõe mais, mesmo que isso implique sofrer mais golos. Isto a reboque da subida de qualidade individual, claro, mas a SAD fez o desfavor de vender os três melhores jogadores da equipa em Janeiro e mesmo assim a coisa vai-se fazendo. O Marcus vai de certeza sair no fim da época, mas muita atenção também ao puto alemão que começou a jogar recentemente a lateral direito, Max Scholze. 5 Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado Março 21 Citação de Chandler, há 3 horas: É refrescante ver a mudança de paradigma com a entrada do João Nuno. Saudades. Sentiu-se exatamente o mesmo impacto há 1 ano no Belenenses. O play-off com o Paços de Ferreira será sempre um grande "e se...?" Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado Março 21 O Ibrahima Ba do Famalicão é jogador para voos mais altos, sim ou sim? Compartilhar este post Link para o post
AndreSCP7 Publicado Março 21 (editado) Famalicão com 3 de avanço do Gil. Na sequência da conversa daqui de há uns dias, acho que são claramente o clube mais bem preparado para se estabelecer como a 5ª força, com o caveat do Vitória ter uma formação e uma dimensão social incrível que lhe permitem estar ainda acima e de também fazer coisas muito giras quando conseguem aliar um mínimo de competência a esses dois fatores. Mas o Famalicão com as mais-valias que já gerou ao longo dos anos tem uma capacidade de investimento maior. Este ano gastaram 13M, a maior parte em gajos claramente para o futuro até, e andam em 5º. O 11 deles é basicamente o do ano passado menos o Aranda, que para mim até era o melhor jogador, e mais o Ba que o @Simeone refere que era um miúdo que foram buscar para os sub-23 em 2024. Nunca ficaram abaixo do 9º lugar, têm uma formação - instalações e jogadores - também acima da média em Portugal, e acho que quando forem a primeira vez à Europa vão fazê-lo regularmente. Só têm de resolver a questão do estádio, de resto estão mesmo muito bem posicionados. Mais para baixo na tabela, a coisa está a animar um bocado. O Alverca que não comece a ganhar jogos não - menos amanhã sff - e ainda se lixa. O Nacional é a que tem ganho menos ultimamente mas têm possivelmente o calendário mais fácil da liga inteira daqui para a frente, com uma ida à Luz daqui a 2 jogos e todos os outros jogos com equipas do 9º para baixo. Editado Março 21 por AndreSCP7 1 Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado Março 21 @AndreSCP7 têm um investidor, algo que o Vitória não tem, daí (por escolha dos adeptos pelo bem ou pelo mal) está-se mais propenso a épocas zig-zag. Sobre a afirmação do 'estabelecer como 5ª força', teria sempre cautela e não deixar enviesar o pensamento pela época atual, o que não faltaram ao longo destes anos foram sempre proto candidatos a tal e nunca passaram disso. Embora tenha de reconhecer que têm tido um bom crescimento, mas ainda mostram um bocado um projeto para girar jogadores. Esta época entraram 13, saíram 12. Na época passaram saíram 15, entraram 14. Etc etc Mas são um bom clube sem dúvida. Na formação também, estão a crescer. Acho que no aspecto geral, a liga Portuguesa, embora ainda com alguma influência dos empresários em algumas contratações, já trabalha mais o scouting. O Estrela com um dep de scouting a funcionar. Alverca. E outros. Parece surreal chegar a 2026 e falar disto como algo de extraordinário, só mostra o quão atrás estavamos comparando a outros países, mas pelo menos já foram dados passos. Só se imaginar que até muito recentemente havia clubes duma 1ª Liga que nem scouting tinham. Compartilhar este post Link para o post
zeca galhão Publicado Março 21 Citação de BrunoCardoso, há 3 minutos: @AndreSCP7 têm um investidor, algo que o Vitória não tem, daí (por escolha dos adeptos pelo bem ou pelo mal) está-se mais propenso a épocas zig-zag. Sobre a afirmação do 'estabelecer como 5ª força', teria sempre cautela e não deixar enviesar o pensamento pela época atual, o que não faltaram ao longo destes anos foram sempre proto candidatos a tal e nunca passaram disso. Embora tenha de reconhecer que têm tido um bom crescimento, mas ainda mostram um bocado um projeto para girar jogadores. Esta época entraram 13, saíram 12. Na época passaram saíram 15, entraram 14. Etc etc Mas são um bom clube sem dúvida. Na formação também, estão a crescer. Acho que no aspecto geral, a liga Portuguesa, embora ainda com alguma influência dos empresários em algumas contratações, já trabalha mais o scouting. O Estrela com um dep de scouting a funcionar. Alverca. E outros. Parece surreal chegar a 2026 e falar disto como algo de extraordinário, só mostra o quão atrás estavamos comparando a outros países, mas pelo menos já foram dados passos. Só se imaginar que até muito recentemente havia clubes duma 1ª Liga que nem scouting tinham. O scouting eram o Jorge Mendes, os Juan Figers, os Pini Zahavis, os brasileiros da serie D/E e jogadores do catálogo da Doyen e de outros fundos shady. 1 Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado Março 21 o gil está a quebrar. acho que não ficam em 5º, mas o famalicao tem um calendário mais difícil 1 1 Compartilhar este post Link para o post
AndreSCP7 Publicado Março 21 (editado) Citação de BrunoCardoso, há 30 minutos: @AndreSCP7 têm um investidor, algo que o Vitória não tem, daí (por escolha dos adeptos pelo bem ou pelo mal) está-se mais propenso a épocas zig-zag. Sobre a afirmação do 'estabelecer como 5ª força', teria sempre cautela e não deixar enviesar o pensamento pela época atual, o que não faltaram ao longo destes anos foram sempre proto candidatos a tal e nunca passaram disso. Embora tenha de reconhecer que têm tido um bom crescimento, mas ainda mostram um bocado um projeto para girar jogadores. Esta época entraram 13, saíram 12. Na época passaram saíram 15, entraram 14. Etc etc Mas são um bom clube sem dúvida. Na formação também, estão a crescer. Acho que no aspecto geral, a liga Portuguesa, embora ainda com alguma influência dos empresários em algumas contratações, já trabalha mais o scouting. O Estrela com um dep de scouting a funcionar. Alverca. E outros. Parece surreal chegar a 2026 e falar disto como algo de extraordinário, só mostra o quão atrás estavamos comparando a outros países, mas pelo menos já foram dados passos. Só se imaginar que até muito recentemente havia clubes duma 1ª Liga que nem scouting tinham. Não o estou a fazer. Aliás, um dos motivos mais fortes para essa minha opinião, que já tenho até antes desta época aliás, é mesmo o facto de nunca terem ficado abaixo do 9º lugar desde a chegada à primeira liga. Têm altos e baixos sim, alguns tropeções nas escolhas de treinadores, mas mesmo com eles mantém sempre uma baseline de equipa de metade superior da tabela. Não há nenhum clube fora os 3 grandes+Braga e Vitória sequer perto desta consistência num período tão alargado. E sim, o projeto é em parte girar jogadores. Este ano acaba por nem ser o melhor exemplo, porque como disse o 11 inicial deles é praticamente o mesmo do ano passado, apesar das mudanças no plantel que referes, mas é e vai ser. Mas é o deles como o de todos os clubes Portugueses, incluindo os 3 grandes cujos adeptos às vezes se acham acima disso. O único modelo de sucesso na nossa liga é gerar receitas extraordinárias através da venda de jogadores e para os clubes mais acima classificações europeias, e são essas receitas que vão resolver o prejuízo operacional de que nenhum clube no nosso país consegue escapar. A minha ideia é que, com mais fundos gerados e até com a ajuda desse investidor que referes, vão ser capazes de chegar a talentos de maior e maior craveira até se estabelecerem como o 5º maior clube, se o Vitória não atingir a competência suficiente. Um Vitória competente provavelmente aguenta o lugar e até se aproxima do Braga porque, apesar de todos os problemas financeiros têm a base - uma massa adepta incrível e uma formação de topo. Quanto ao scouting, de acordo. O Alverca por exemplo (é o que conheço melhor) está claramente a tentar replicar o que o Famalicão fez. Ainda bem longe disso, mas felizmente escolheram um tipo muito competente para mandar no futebol e gizar todo o projeto desportivo, o que ajuda sempre. Editado Março 21 por AndreSCP7 Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado Março 21 Citação de zeca galhão, há 18 minutos: O scouting eram o Jorge Mendes, os Juan Figers, os Pini Zahavis, os brasileiros da serie D/E e jogadores do catálogo da Doyen e de outros fundos shady. E o Theodoro Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado Março 21 Citação de AndreSCP7, há 12 minutos: Não o estou a fazer. Aliás, um dos motivos mais fortes para essa minha opinião, que já tenho até antes desta época aliás, é mesmo o facto de nunca terem ficado abaixo do 9º lugar desde a chegada à primeira liga. Têm altos e baixos sim, alguns tropeções nas escolhas de treinadores, mas mesmo com eles mantém sempre uma baseline de equipa de metade superior da tabela. Não há nenhum clube fora os 3 grandes+Braga e Vitória sequer perto desta consistência num período tão alargado. E sim, o projeto é em parte girar jogadores. Este ano acaba por nem ser o melhor exemplo, porque como disse o 11 inicial deles é praticamente o mesmo do ano passado, apesar das mudanças no plantel que referes, mas é e vai ser. Mas é o deles como o de todos os clubes Portugueses, incluindo os 3 grandes cujos adeptos às vezes se acham acima disso. O único modelo de sucesso na nossa liga é gerar receitas extraordinárias através da venda de jogadores e para os clubes mais acima classificações europeias, e são essas receitas que vão resolver o prejuízo operacional de que nenhum clube no nosso país consegue escapar. A minha ideia é que, com mais fundos gerados e até com a ajuda desse investidor que referes, vão ser capazes de chegar a talentos de maior e maior craveira até se estabelecerem como o 5º maior clube, se o Vitória não atingir a competência suficiente. Um Vitória competente provavelmente aguenta o lugar e até se aproxima do Braga porque, apesar de todos os problemas financeiros têm a base - uma massa adepta incrível e uma formação de topo. Quanto ao scouting, de acordo. O Alverca por exemplo (é o que conheço melhor) está claramente a tentar replicar o que o Famalicão fez. Ainda bem longe disso, mas felizmente escolheram um tipo muito competente para mandar no futebol e gizar todo o projeto desportivo, o que ajuda sempre. Concordo. Só dei a nota porque para o 'estabelecer' é preciso outra craveira, mas sem dúvida que o Famalicão tem recursos para estar na luta entre os cinco melhores, ou por outro termo, os cinco maiores. 1 Compartilhar este post Link para o post
AndreSCP7 Publicado Março 21 Citação de BrunoCardoso, há 1 minuto: Concordo. Só dei a nota porque para o 'estabelecer' é preciso outra craveira, mas sem dúvida que o Famalicão tem recursos para estar na luta entre os cinco melhores, ou por outro termo, os cinco maiores. Certo, para se estabelecerem não será num ano ou dois mesmo se por acaso ficarem em 5º agora e no próximo. Falo num horizonte a 5-10 anos. Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado Março 21 (editado) Citação de AndreSCP7, há 9 minutos: Certo, para se estabelecerem não será num ano ou dois mesmo se por acaso ficarem em 5º agora e no próximo. Falo num horizonte a 5-10 anos. Este tipo de projeto deixa me sempre um pouco de pé atrás ainda por cima no limbo que é Portugal. O Ian Offer tem 90% do Famalicão. Esse Ian Offer que tem uma relação com o Mendes que grande parte de nós sabemos (é o investidor ou dono do Atlético de Madrid). Por muito mérito que tenham no crescimento e com margem para crescer mais, fico sempre com algumas dúvidas sobre o futuro. Até porque outrora clubes como o Deportivo da Corunha ou Valência tiveram no mesmo caminho e onde foram parar. Valência diferente do Deportivo, mas o que tem sido nos ultimos anos tem sido desastroso. Editado Março 21 por BrunoCardoso Compartilhar este post Link para o post
AndreSCP7 Publicado Março 21 Citação de BrunoCardoso, há 1 minuto: Este tipo de projeto deixa me sempre um pouco de pé atrás ainda por cima no limbo que é Portugal. O Ian Offer tem 90% do Famalicão. Esse Ian Offer que tem uma relação com o Mendes que grande parte de nós sabemos (é o investidor ou dono do Atlético de Madrid). Por muito mérito que tenham no crescimento e com margem para crescer mais, fico sempre com algumas dúvidas sobre o futuro. Até porque outrora clubes como o Deportivo da Corunha ou Valência tiveram no mesmo caminho e onde foram parar. Valência diferente do Deportivo, mas o que tem sido nos ultimos anos tem sido desastroso. O futuro tem sempre o risco de o investidor poder vender a outro, e esse outro depois pode ter outros planos ou mesmo ser incompetente. Mas tirando isso, acho que o perigo de este investidor específico de repente dar numa de Gerard Lopez não é assim tão grande. O gajo é um bilionário que quer fazer dinheiro e construiu o ecossistema no clube de forma a que o clube gere dinheiro regularmente. E o sucesso desportivo, se bem capitalizado, só o vai ajudar a gerar ainda mais dinheiro. O problema é quando os investidores não são capazes de criar essa estrutura e esse ciclo simbiótico, aí é que as prioridades entre clube e investidor se desligam - porque o investidor vai querer fazer dinheiro na mesma, e se não o consegue através desse ciclo vai ter de ser a vender o clube às partes 😂 Compartilhar este post Link para o post