Quan Chi Publicado 28 Abril 2020 Citação de Chandler, há 11 horas: Até existir investimento externo na AF Portalegre não parece credível que alguém de lá se queira meter no CP. O Eléctrico quer regressar aos nacionais e à partida terá estrutura para isso. Mas surpreendentemente (para quem como eu apenas acompanha os resultados) a distrital não estava a ser um passeio, longe disso até. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 28 Abril 2020 (editado) Na verdade até é um contexto interessante para investir, no sentido em que, a correr bem, em dois anos estão nos profissionais. E existem alguns clubes com infra-estruturas em que se podia, com pouco mais, jogar na Segunda Liga. Tens alguma ideia se há perspectivas de futuro para o Elvas e para o Campo Maior? Editado 28 Abril 2020 por Chandler Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 29 Abril 2020 Citação de Chandler, há 18 horas: Na verdade até é um contexto interessante para investir, no sentido em que, a correr bem, em dois anos estão nos profissionais. E existem alguns clubes com infra-estruturas em que se podia, com pouco mais, jogar na Segunda Liga. Tens alguma ideia se há perspectivas de futuro para o Elvas e para o Campo Maior? Não faço ideia... O Campo Maior facilmente construiria uma equipa de distrital com a malta que trabalha na Delta, mas há muitos anos que não se ouve nada nesse sentido. Elvas conheço ainda menos. Ter uma equipa do interior alentejano nos nacionais será sempre muito complicado porque implica deslocações muito frequentes a Lisboa, estamos a falar de 400-500 km num dia. Era preciso a FPF aproveitar os lucros para criar um "subsídio de deslocação" indexado à quantidade de kms que cada equipa teria que fazer ao longo do campeonato, mas é pedir demasiado. Compartilhar este post Link para o post
Dialectus Publicado 2 Maio 2020 a Distrital de Portalegre precisa de ter mais equipas no activo na sua Associação , houve uma altura que chegaram a ter 10\12 , a partir que começaram a desistir , foi sempre a baixar o nº de equipas em competição . uma que gostava que voltasse é o Campomaiorense , será talvez o clube com maior histórico nos profissionais , o Est. Portalegre regressou este ano , mas mais valia n ter voltado , fizeram 1 pt em 11 jogos . Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 2 Maio 2020 Aproveitei a falta de alternativas para passar o tempo e fui ao zerozero refrescar a memória. Aviso: os parágrafos abaixo apenas interessarão a quem tiver curiosidade na história recente da AF Portalegre. Em toda a AF Portalegre, há apenas 4 equipas que nunca interromperam atividade nas últimas 10 épocas: Eléctrico, Gafetense, Gavionenses e Mosteirense. Fora o Eléctrico, alguém conhecia sequer o nome dos outros clubes? Gáfete é uma vila com 860 habitantes (apanharam o Braga na Taça há 6-7 anos), Gavião é uma vila com 4,1 mil e os Mosteiros é uma aldeia (?) com 460. São clubes "financiados" por Casas do Povo, microempresas locais e barraquinhas de festas populares. Menção honrosa para o Crato, que "renasceu" há 8 anos à boleia do dinheiro do festival de música e desde aí tem tido um percurso sólido. Quando uma pessoa olha para isto, pensa: então mas onde estão os maiores municípios do distrito? Elvas e Portalegre à cabeça (>20 mil habitantes cada), mas também Campo Maior (8,3 mil) e Nisa (7,3 mil)? Elvas: conhecida pela rivalidade "O Elvas" vs. "Os Elvenses" (alguém quis ter a certeza que não iriam tratar os clubes no feminino), não tem nesta época qualquer clube ativo nos seniores. Não faço ideia porquê. O Elvas esteve ativo em 4 épocas das últimas 10, nunca por mais do que 2 épocas seguidas, morrendo em 2018. Os Elvenses morreram em 2012. O município teve duas outras equipas, de vilas próximas: o Santa Eulália morreu em 2013 e a Terrugem, clube muito acarinhado porque ficava sempre em último mas nunca desistia, já levava 7 épocas seguidas de atividade, morreu em 2019. Portalegre: há 10 anos tinha 4 equipas na distrital. O Alegrete (vila pertencente ao concelho) morreu em 2012. Algures há uns 15 anos lembraram-se de criar um 3º clube na cidade chamado Portus Alacer (ideia de génio tendo em conta a fraca figura dos dois que iam existindo) que entretanto morreu, em 2013. O Estrela renasce a cada 4-5 épocas, acho que é mais conhecido pelo tráfico humano de há meia dúzia de anos atrás do que pelo futebol. Regressou esta época, não conheço o motivo nem as pessoas, mas estão destacadamente em último. Sobra o Desportivo, que vai na 4ª época de um regresso que me parece sólido. Têm melhorado devagarinho de época para época mas não acredito que dê para mais que a distrital. Por curiosidade, são patrocinados por um stand automóvel (que nem sequer é o maior da cidade) que também patrocina o Estrela e que ainda detém o "naming" do campeonato. Campo Maior: desde 2014 não têm equipas seniores - o Campomaiorense morreu em 2013 e o Degoladense em 2014. Nisa: o Nisa já não existe há mais de 10 anos e o Alpalhoense morreu em 2013. 2013 foi um ano em que morreram muitos clubes, não sei se foram problemas financeiros, crise na AF ou outra coisa qualquer. O êxodo da população é um problema real, mas deixa de ser argumento quando municípios com 20 mil habitantes não têm um único clube sénior. Para mim isto é acima de tudo falta de vontade e de estrutura. No entanto, nunca é de desprezar a questão financeira. Elvas fica a 90 km de Nisa e a 95 de Ponte de Sor, é uma distância que se calhar é superior a muitas entre clubes do Campeonato de Portugal. Perante este cenário, as alternativas que sou capaz de identificar são duas: Promover a competição, para tentar voltar às 12 equipas, e criar uma 1ª fase dividida em dois grupos de acordo as distâncias, para poupar no combustível. Num cenário de 4*5 jornadas + 2*3 para a fase final (exclusiva para os dois primeiros classificados de cada grupo), uma equipa de Elvas ou Fronteira faria pouco mais km do que no formato atual, que salvo erro são 2*8 jornadas sem mais fases, com o campeonato a começar mais tarde e vários fins-de-semana sem futebol (mudaram o formato da Taça para grupos para haver mais meia dúzia de jogos). A segunda hipótese, muitíssimo menos realista, seria suplicar à AF Évora (e à FPF?) uma fusão dos campeonatos. Já se chegou a falar disso há uns anos para os juniores (na altura a AF Portalegre tinha 4 equipas com escalão júnior), mas parece-me uma utopia. Diga-se que a AF Évora é uma associação aparentemente de muito boa saúde, com 29 equipas distribuídas por duas divisões, teria pouco ou nada a ganhar com esta alteração. 5 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 5 Maio 2020 Fico com a sensação que há pouca gente apaixonada pela causa nessa AF, e portanto menos probabilidade de melhorarem o seu nível. Vejo mais depressa um Elétrico a juntar-se à AF Évora do que a AF Portalegre ficar mais forte, portanto um bocado o estilo do caminho que o Swansea, Wrexham e outras equipas galesas sempre seguiram. Para a equipa de Ponte de Sôr até é capaz de ser bom, dá-me a ideia que ficam mais alinhados com os concelhos de Évora do que com os de Portalegre. É uma cidade pequena mas com acessos interessantes, fiquei lá a dormir na minha viagem pela N2 no ano passado, num Hotel bastante perto do estádio do Elétrico. Cá em cima temos AF's com pouca expressão mas que mesmo assim metem vários clubes nos nacionais, veja-se a AF Bragança, cujo distrito tem pouco mais gente que Portalegre mas mesmo assim mete sistematicamente o GD Bragança e o Mirandela nos nacionais, para além das esporádicas aparições do Macedo e até do Mirandês que foi passear até lá no ano passado. No entanto, à exceção dos clubes maiores (Bragança e Mirandela) todos os outros tem sempre dificuldades em lá ficar porque monetariamente é um pesadelo, para eles é semana sim semana não no Porto ou em Braga, aí deve ser semana sim semana não em Beja, Setúbal ou até pior. É muito duro mas a não ser que haja uma compensação paga por km a fazer entre deslocações, só vai tender a piorar. Aliás nem sei porque nunca fizeram mais força para isto andar para a frente, a desvantagem por serem equipas do interior não deveria nunca ser desconsiderada. E obviamente um Tirsense também deveria ter uma compensação por ir a trás-os-montes. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 5 Maio 2020 Não creio que o Elétrico ou os Gavionenses saiam da AF Portalegre. Em todo o caso, faria mais sentido juntarem-se à AF Santarém. Aliás, grande parte dos jogadores dos seus plantéis são da minha zona. Para Évora só agudizava o problema. Sinceramente tenho bastante pena que haja tão poucos clubes em Portalegre. Adoro o Alentejo e há uns anos fiz um tour em que passei por Castelo de Vide, Portalegre, Campo Maior, Elvas, Évora, etc e o sentimento de ver campos enormes (como o do Campomaiorense ou do Elvas) vazios e sem actividade desportiva faz-me doer o coração. Imaginar que se viveram ali momentos tão intensos e que agora não se passa nada... Compartilhar este post Link para o post
Le Corbusier Publicado 5 Maio 2020 Jogo em Campo Maior, que tesourinho, até tem o Mourinho nos últimos minutos do vídeo. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 5 Maio 2020 Citação de bug, há 21 minutos: Não creio que o Elétrico ou os Gavionenses saiam da AF Portalegre. Em todo o caso, faria mais sentido juntarem-se à AF Santarém. Aliás, grande parte dos jogadores dos seus plantéis são da minha zona. Para Évora só agudizava o problema. Sinceramente tenho bastante pena que haja tão poucos clubes em Portalegre. Adoro o Alentejo e há uns anos fiz um tour em que passei por Castelo de Vide, Portalegre, Campo Maior, Elvas, Évora, etc e o sentimento de ver campos enormes (como o do Campomaiorense ou do Elvas) vazios e sem actividade desportiva faz-me doer o coração. Imaginar que se viveram ali momentos tão intensos e que agora não se passa nada... Não me lembrei de Santarém, a minha genica geográfica não é a mesma em relação ao Norte. E sim, até fazia mais sentido ir para Santarém. Espero que não venha a ser necessário esse desmembramento da AF Portalegre, mas se os clubes não forem compensados por estarem em zonas isoladas não será facil. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 5 Maio 2020 Citação de Mica, há 2 horas: Fico com a sensação que há pouca gente apaixonada pela causa nessa AF, e portanto menos probabilidade de melhorarem o seu nível. Vejo mais depressa um Elétrico a juntar-se à AF Évora do que a AF Portalegre ficar mais forte, portanto um bocado o estilo do caminho que o Swansea, Wrexham e outras equipas galesas sempre seguiram. Para a equipa de Ponte de Sôr até é capaz de ser bom, dá-me a ideia que ficam mais alinhados com os concelhos de Évora do que com os de Portalegre. É uma cidade pequena mas com acessos interessantes, fiquei lá a dormir na minha viagem pela N2 no ano passado, num Hotel bastante perto do estádio do Elétrico. Cá em cima temos AF's com pouca expressão mas que mesmo assim metem vários clubes nos nacionais, veja-se a AF Bragança, cujo distrito tem pouco mais gente que Portalegre mas mesmo assim mete sistematicamente o GD Bragança e o Mirandela nos nacionais, para além das esporádicas aparições do Macedo e até do Mirandês que foi passear até lá no ano passado. No entanto, à exceção dos clubes maiores (Bragança e Mirandela) todos os outros tem sempre dificuldades em lá ficar porque monetariamente é um pesadelo, para eles é semana sim semana não no Porto ou em Braga, aí deve ser semana sim semana não em Beja, Setúbal ou até pior. É muito duro mas a não ser que haja uma compensação paga por km a fazer entre deslocações, só vai tender a piorar. Aliás nem sei porque nunca fizeram mais força para isto andar para a frente, a desvantagem por serem equipas do interior não deveria nunca ser desconsiderada. E obviamente um Tirsense também deveria ter uma compensação por ir a trás-os-montes. Naquele dia não quis alongar ainda mais o meu comentário, mas basta dar uma vista de olhos nos clubes das distritais de Évora para perceber que há clubes vivos e aparentemente estáveis em localidades ridiculamente pequenas. Por isso a questão do dinheiro, e mesmo a das deslocações, não pode justificar tudo. Porque é que as localidades com meia dúzia de habitantes do distrito de Évora conseguem ter clubes e as de Portalegre não? O Eléctrico tem estrutura e, diria, capacidade financeira para se estabilizar no Campeonato de Portugal. O futuro tem que ser esse, pelo que na teoria não "precisam" da AF Portalegre para nada. E mesmo em Portalegre, apesar de tudo, há algumas empresas industriais que poderiam funcionar como suporte (financeiro e de empregabilidade de jogadores) para um clube forte. A minha ténue "esperança" é que o Estrela volte a morrer, é uma coisa horrível de dizer mas Portalegre só conseguirá ter um clube decente se este for único, forte e conseguir agregar toda a cidade à sua volta. Pelo projeto, pelas pessoas em causa e até pela história, esse clube só pode ser o Desportivo. Umas palavras de concordância para a questão dos subsídios de km no CP, diretamente proporcionais à quantidade de km que cada clube tem que fazer ao longo do ano. É absurdo que a FPF celebre publicamente os lucros históricos que tem apresentado nos últimos anos e esses lucros não sejam dirigidos para o futebol local. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 5 Maio 2020 A FPF tem canalizado algum dinheiro para candidaturas de remodelações/melhoramentos de instalações desportivas. Compartilhar este post Link para o post
Hawkeye Publicado 5 Maio 2020 Citação de Mica, há 9 horas: Fico com a sensação que há pouca gente apaixonada pela causa nessa AF, e portanto menos probabilidade de melhorarem o seu nível. Vejo mais depressa um Elétrico a juntar-se à AF Évora do que a AF Portalegre ficar mais forte, portanto um bocado o estilo do caminho que o Swansea, Wrexham e outras equipas galesas sempre seguiram. Para a equipa de Ponte de Sôr até é capaz de ser bom, dá-me a ideia que ficam mais alinhados com os concelhos de Évora do que com os de Portalegre. É uma cidade pequena mas com acessos interessantes, fiquei lá a dormir na minha viagem pela N2 no ano passado, num Hotel bastante perto do estádio do Elétrico. Cá em cima temos AF's com pouca expressão mas que mesmo assim metem vários clubes nos nacionais, veja-se a AF Bragança, cujo distrito tem pouco mais gente que Portalegre mas mesmo assim mete sistematicamente o GD Bragança e o Mirandela nos nacionais, para além das esporádicas aparições do Macedo e até do Mirandês que foi passear até lá no ano passado. No entanto, à exceção dos clubes maiores (Bragança e Mirandela) todos os outros tem sempre dificuldades em lá ficar porque monetariamente é um pesadelo, para eles é semana sim semana não no Porto ou em Braga, aí deve ser semana sim semana não em Beja, Setúbal ou até pior. É muito duro mas a não ser que haja uma compensação paga por km a fazer entre deslocações, só vai tender a piorar. Aliás nem sei porque nunca fizeram mais força para isto andar para a frente, a desvantagem por serem equipas do interior não deveria nunca ser desconsiderada. E obviamente um Tirsense também deveria ter uma compensação por ir a trás-os-montes. Bragança é o GDB (embora em queda atualmente), o Mirandela e o resto é equipas io io. Basta ver que nos últimos anos tudo que sobe de Bragança desce logo outra vez. E mesmo o Macedo de Cavaleiros esteve na II B há uns anos e depois nem dinheiro teve para jogar na distrital Compartilhar este post Link para o post
footboy23 Publicado 6 Maio 2020 https://www.zerozero.pt/news.php?id=284010 Pelos vistos os líderes das distritais vão subir ao CP 😀 Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 6 Maio 2020 Citação de footboy23, há 3 minutos: https://www.zerozero.pt/news.php?id=284010 Pelos vistos os líderes das distritais vão subir ao CP 😀 E não esquecer a criação da 3ª Liga entre o CPP e a 2ª Liga. https://www.record.pt/futebol/detalhe/fpf-avanca-com-3-liga-em-202122-e-cria-megaplano-para-o-campeonato-de-portugal Compartilhar este post Link para o post
Dialectus Publicado 6 Maio 2020 esta 3ªLiga pensei que fosse com o formato antigo da mesma , abaixo do CNS , mas pelo que percebi é um "play-off" de acesso para definir as equipas promovidas a 2ªLiga , é basicamente um play-off normal mas com o nome "3ªLiga" é isso? Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 6 Maio 2020 Citação de Dialectus, há 1 hora: esta 3ªLiga pensei que fosse com o formato antigo da mesma , abaixo do CNS , mas pelo que percebi é um "play-off" de acesso para definir as equipas promovidas a 2ªLiga , é basicamente um play-off normal mas com o nome "3ªLiga" é isso? É uma Liga nova, entre o CNS e a 2ª Liga. Deve servir como buffer para os clubes mais fortes do CNS poderem tentar chegar a outro nível competitivo antes de ir para a 2ª Liga, ao mesmo tempo que os separa dos clubes que mal têm nivel para o CNS. Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 6 Maio 2020 É cíclico, de X em X tempo acham que o ideal é fazer uma divisão, passados uns anos acham que o ideal é acabar com ela. Compartilhar este post Link para o post
Aiden Publicado 7 Maio 2020 (editado) Citação de Quan Chi, Em 28/04/2020 at 10:19: O Eléctrico quer regressar aos nacionais e à partida terá estrutura para isso. Mas surpreendentemente (para quem como eu apenas acompanha os resultados) a distrital não estava a ser um passeio, longe disso até. Olha que não sei se querem, com o investimento no futsal e no basquetebol, a malta deixou um pouco de lado de futebol, até podes verificar pela composição do plantel sobretudo composto por jogadores da casa, em oposição há 4 ou 5 anos que tinham efetivamente planteis fortes, mesmo quando caíam na distrital. Mas há claramente estrutura para subir aos nacionais, no entanto em termos de liquidez, com uma das melhores equipas de futsal do país e com uma equipa de basquetebol que há dois anos estava na Primeira Liga e que aposta em norte-americanos de qualidade, não me parece haver condições para uma aposta séria no futebol. Editado 7 Maio 2020 por Aiden Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 7 Maio 2020 (editado) Não foi o Elétrico que chegou a estar na Segunda Liga há uns anos atrás? Devo estar a confundir provavelmente com o Tondela, porque recordo-me de uma equipa completamente fora da caixa ir parar à Segunda Liga há uns anos, a realidade é que o Tondela era uma delas. Editado 7 Maio 2020 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado 7 Maio 2020 Citação de Mica, há 3 minutos: Não foi o Elétrico que chegou a estar na Segunda Liga há uns anos atrás? Devo estar a confundir provavelmente com o Tondela, porque recordo-me de uma equipa completamente fora da caixa ir parar à Segunda Liga há uns anos, a realidade é que o Tondela era uma delas. Creio que não. Mas agora lembrei-me do Carregado que chegou a jogar uma época na Segunda Liga. Esta época subiram à 2º divisão de Lisboa. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 7 Maio 2020 Citação de Spikey, há 4 minutos: Creio que não. Mas agora lembrei-me do Carregado que chegou a jogar uma época na Segunda Liga. Esta época subiram à 2º divisão de Lisboa. Também pode ter sido o Carregado, sim. Compartilhar este post Link para o post
Aiden Publicado 7 Maio 2020 Citação de Mica, há 8 minutos: Não foi o Elétrico que chegou a estar na Segunda Liga há uns anos atrás? Devo estar a confundir provavelmente com o Tondela, porque recordo-me de uma equipa completamente fora da caixa ir parar à Segunda Liga há uns anos, a realidade é que o Tondela era uma delas. Não, o Eléctrico andou foi vários anos pela II B, inclusivé havendo um ano muito específico, salvo erro em 2008, em que claramente se sabotaram para não subir à II Liga, nas últimas 10 jornadas devem ter ganho dois jogos, lol. Compartilhar este post Link para o post
Hawkeye Publicado 8 Maio 2020 @Ibrahimovic_9 ja viste as mudanças na AF Braga? Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 8 Maio 2020 Citação de Hawkeye, há 7 minutos: @Ibrahimovic_9 ja viste as mudanças na AF Braga? Que riso. Foi a única forma que arranjaram porque legalmente não iam conseguir anular o jogo que o Pousa fez a mais...mas um campeonato distrital com 24 equipas é mesmo de rir. Compartilhar este post Link para o post
Hawkeye Publicado 8 Maio 2020 Citação de Ibrahimovic_9, há 2 minutos: Que riso. Foi a única forma que arranjaram porque legalmente não iam conseguir anular o jogo que o Pousa fez a mais...mas um campeonato distrital com 24 equipas é mesmo de rir. Tudo bem que é duas séries de 12, mas mesmo assim Compartilhar este post Link para o post