Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Fajo

Casamentos

Publicações recomendadas

Citação de Catota, há 2 horas:

Gosto muito, grande negócio, melhor que um casamento pago pelos convidados. 

Se me pagassem o dobro do que 'gastei' em prendas de casamento, estava realmente muito bem, mas pronto, não me pagues o dobro, pode não chegar para as alianças. 

Isto.

e isto. 

150 pessoas é um casamento de luxo, em termos de gastos, já estive em casamentos com 50 pessoas e outros com 200 pa cima. 

Bebi muito bem, mas lá está, a comida deixou sempre a desejar tendo em conta as prendas que deixei, segundo o presuposto que vou obter algo do casamento de acordo a minha 'prenda'

Eu e a minha respectiva já fizemos a lista meio a brincar e está mais ou menos em 120 pessoas (55 da minha parte e 66 da dela) e cortei em muita gente com quem nem me dou apesar de serem família. Alguns casos vão pais (tios) e não vão filhos (primos).

Vamos lá ver se esclarecemos isto. Eu penso em casar mas obviamente não vou dar esse passo sem possibilidades para tal. Não vou marcar um casamento a contar com o ovo no cú da galinha. Agora não acho anormal os convidados ajudarem os noivos. Em todos os casamentos a que fui isto aconteceu.

O cenário ideal até é quando os pais/avós se juntam e conseguem oferecer o casamento, sendo o que possa vir de prendas para os noivos um boost para começarem a vida de casados.

Obvimente quando for a minha vez não vou convidar ninguém pelo que me possa ou não dar. Por ser rico ou pobre. Convido porque é importante essa pessoa estar presente.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Que raio de discussão. 

Pela discussão que vai para aqui só se pode casar com 40 anos e 20 anos de namoro/a viver juntos, com empregos estáveis. 

Uma pessoa de 20 anos não pode casar a não ser que tenha 15 mil euros na conta e se tiver uma família/grupo de amigos de 200 pessoas tá fudido. 

O casamento sempre significou uma festa. As pessoas sempre ajudaram, seja na organização (comida e bolos), seja no enxoval (coisas para a casa). Os padrinhos com o vestido de noiva e alianças vem de trás, não foi inventado pela nossa geração. 

O que mudou é que agora se tenta que o casamento seja a melhor festa do mundo para mostrar as invejosas. 

Mas isso vai da consciência de cada um. 

Fui educado que se vou a um casamento, devo dar o suficiente para pagar o meu e ainda sobrar qualquer coisa para ajudar os noivos no que queiram. Isto não é obrigatório, mas faço-o de bom grado porque se vou a casamentos é de pessoas de quem gosto. Recuso-me a ir a casamentos de quem não conheço ou só falei 3 vezes. 

Para quem perguntou sobre a organização do casamento.

No meu casamento tive 130 convidados já com crianças (para terem uma noção a minha irma convidou 250 pessoas, sendo que a família do noivo tinha praticamente o mesmo número da da minha mulher) Cortei muita gente porque alguns familiares nem conheciam a minha mulher porque ou nunca houve oportunidade de a conhecerem, ou nunca se deram ao trabalho de vir a casa dos meus pais em épocas festivas (a casa dos meus pais é a casa “mãe” das festas e aparece “toda” a família sem precisar de convite) por isso não me fazia sentido convidar certas pessoas com quem me dou bem na mesma. 

Quando entreguei os convites, a quem perguntou se havia lista de prendas disse que não, e respondi que se quisessem ajudar, preferia que ajudassem na lua de mel. Se preferir dinheiro para a lua de mel em vez de me comprarem uns pratos de marca cara, um faqueiro xpto ou um aspirador de 300 euros e não gostar/usar é ser hipocrita, tenho de mudar a minha definição de hipocrisia. 

Os convidados em média nos casamentos que conheço por dentro dão 100 euros que em muitos casos dá para pagar o “seu lugar”, tive casos de amigos que não deram nada, uma pessoa que me deu uma daquelas experiências de dormir num hotel/casa rural que expirava passados dois meses e houve também quem desse 500 por casal. No meu, o menu era de 106 cada cabeça, não me lembro quanto era o menu das crianças. 

Depois tens os gastos com fotógrafo/vídeo, fato, vestido, alianças, DJ/animador que são o básico normalmente. Há sempre os extras que vai de cada um, no meu fizemos algo que achamos engraçado e que correu bem. A igreja era a 500 metros da quinta, e quando saímos da igreja “apareceu” uma banda do género Kumpania Algazarra para animar a ida a pé da igreja à quinta e pra animar aquele momento do cocktail até ao jantar. 

Há malta que aluga carros Clássicos, fogo de artifício, karaoke, animadores e insufláveis pras crianças. Há muita coisa. Não façam é um casamento a pensar que os convidados o vão pagar, fazem o vosso orçamento com o que têm de € e com o que os pais/padrinhos dão pra ajudar e cortem no que podem ser vocês a fazer em vez de pagarem. 

Editado por Jimpo
  • Like 4
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Casei à 4 anos e gastei 500€ no copo de água. Todos os preparativos foram feitos pela minhas cunhadas. Fotografias tiradas por uma delas também. Paguei 25€/cabeça numa quinta perto de Torres Vedras. Portanto não é preciso gastar mundos e fundos para se casar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Não façam é um casamento a pensar que os convidados o vão pagar

A discussão era exatamente sobre isto.

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 15 minutos:

Mas se foi isso que retiraram da discussão ou perceberam mal ou eu não me expliquei bem, porque não foi isso que quis dizer.

O que tenho visto é que geralmente o dinheiro dos convidados paga o casamento, mas nunca me passou pela cabeça ir casar sem ter algum de fundo de maneio ou alguém que pudesse ajudar (pais, avós). Acho que isso era só estúpido.

Compartilhar este post

Link para o post

O Jimpo já disse quase tudo o que eu vinha dizer.

Casei nem há um mês. O meu pai tem 7 irmãos, a maioria dos quais já tem netos e tenho a sorte de toda a gente se dar bastante bem e estarmos juntos com frequência. Assim, convidando só família direta e amigos de infância (nada de faculdades nem de trabalhos) juntamos 180 e tal pessoas importantes.

Nunca me casaria se não tivesse dinheiro para tal, mas também nunca pensei, até vir a este tópico, que alguém achasse normal ir a um casamento e não dar prenda.

Tive dois casais que antes do casamento me disseram que não podiam ir porque não tinham como pagar, ao que eu respondi que era o que mais faltava não virem por causa disso, e vieram. De resto toda a gente deu entre 75€ e 100€ por pessoa, exceto agregados familiares mais numerosos, e os pais, padrinhos e avós, que se esticaram na medida do possível.

A todos os casamentos que fui desde que sou financeiramente independente dei prendas naquele intervalo. Compreendo que nos tempos de hoje um casamento já é mais uma festa para mostrar no Instagram do que um dos marcos mais importantes na vida de uma pessoa, mas permaneço com a minha visão tradicionalista. Quando um bom amigo meu se casa, quando chama todas as pessoas importantes da sua vida e demonstra à frente de todas que quer passar o resto da sua vida com aquela mulher, é um passo importantíssimo que está a dar e para o qual eu sinto o dever, não por pressão da sociedade, não por achar que fica bem, mas pela amizade que tenho por ele, de ajudar e dar um empurrão nesta fase da vida.

Não se trata de fazer um casamento ridiculamente sumptuoso e agora os convidados que banquem. Trata-se de um casal que eventualmente está a iniciar a vida conjunta e que precisa de ajuda para uma entrada de uma casa, para mobília, seja o que for. E cada convidado, se tiver estado presente na vida dos noivos e gostar efetivamente deles, é com todo o gosto que dá o seu contributo para que os noivos continuem o seu caminho de união e felicidade. É assim que eu vejo as coisas.

• Like 2
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, há uma app que pode ajudar a perceber melhor os custos do casamento, chama-se casamentos.pt.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Augusto, há 3 minutos:

Já agora, há uma app que pode ajudar a perceber melhor os custos do casamento, chama-se casamentos.pt.

Usamos imenso, imenso mesmo. Tem também uma opção para colocar a lista de convidados e organizar as mesas. E o fórum para tirar dúvidas, ideias, opiniões. Além disso tem uma secção de fornecedores muito porreira. Recomendo! 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 hora:

A discussão nunca foi essa. Tu é que a levaste para ai

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BisDost, há 2 horas:

Casei à 4 anos e gastei 500€ no copo de água. Todos os preparativos foram feitos pela minhas cunhadas. Fotografias tiradas por uma delas também. Paguei 25€/cabeça numa quinta perto de Torres Vedras. Portanto não é preciso gastar mundos e fundos para se casar.

E assim não ficaste à espera das ajudas de custo para o casamento, que é o que se estava discutir a meu ver. 

Vamos lá ver uma coisa, prendas de casamento toda a gente dá, fica bem e faz parte. Agora estarem a organizar X evento, com X pessoas, e o crl a 4 só para dizerem que têm o casamento do século, e depois ficarem à espera de ajudas para cobrir seja o casamento, seja lua de mel watever. Não acho muito bem, mas isso sou eu que não gosto de depender dos outros para fazer o que quero. 

E sempre dei prendas bastante generosas, nada de 'cobrir' o meu gasto, sempre superior. Mas lá está, 'foram ensinados' a cobrir o valor que possivelmente gastam À cabeça. fdç, ainda bem que nenhum de voces vai ao meu casamento.

Editado por Catota

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 28 minutos:

E assim não ficaste à espera das ajudas de custo para o casamento, que é o que se estava discutir a meu ver. 

Vamos lá ver uma coisa, prendas de casamento toda a gente dá, fica bem e faz parte. Agora estarem a organizar X evento, com X pessoas, e o crl a 4 só para dizerem que têm o casamento do século, e depois ficarem à espera de ajudas para cobrir seja o casamento, seja lua de mel watever. Não acho muito bem, mas isso sou eu que não gosto de depender dos outros para fazer o que quero. 

[bold]E sempre dei prendas bastante generosas, nada de 'cobrir' o meu gasto, sempre superior. Mas lá está, 'foram ensinados' a cobrir o valor que possivelmente gastam À cabeça. [/bold] fdç, ainda bem que nenhum de voces vai ao meu casamento.

O bug perguntou se o que os convidados dão como prenda se chega pra cobrir os gastos. 

Gerou-se uma discussão em que o criticavam caso ele estivesse à espera disso (quando ele não o disse) após isso foram mostrados pontos de vista e exemplos de quem já casou. 

Bold: nao é a mesma coisa? Que raio 

Só acho que tu em tudo o que é discussão só vez preto e branco quando existe também vários tons de cinzento. 

Aposto que quando tiveres um filho não vais aceitar prendas porque foste tu que fizeste a criança e o encargo é teu :2_grimacing: 

e também não ia ao teu casamento, um noivo vestido de branco e gravata roxa não faz parte do meu tipo de festa :27_sunglasses:

edit: não consigo por esta m*rda do bold a funcionar direito no telemóvel 

Editado por Jimpo
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Convidar esse Neco para um casamento é mesmo pedir para ficar sem o dinheiro dos convidados.

Fala fala, mas aposto que ia logo todo ganancioso abrir os envelopes.

Já para não falar que chumbava no controlo antidoping... 😎

Editado por bug

Compartilhar este post

Link para o post

Epá vai aí uma confusão grandita. 

Primeiro, a respectiva, não permite o noivo usar branco. 

Segundo, eu acho que não estão a perceber, também me posso ter explicado mal, mas o que quero dizer é que prendas são prendas, e nada tem a ver com cobrir o custo da minha despesa nesse dia, porque é essa mentalidade 'mesquinha' que tem nibs e mealheiros, e que conta com 'ajudas' para ir de lua mel ou para comprar casa, ou carro, ou pagar a universidade. epá o que seja. 

O ponto essencial de um casamento, que eu saiba, não é a capacidade dos 'importantes convidados' poderem financiar algum dos nossos desejos, por isso a vossa conversa não faz sentido, ou então sou eu que tenho uns ideais diferentes, e se me casar, a única coisa que espero dos convidados é que se divirtam e sejam pessoas que realmente querem o bem, sem olhar ao que podem dar, ou não dar, ou quanto podem custar. Isso a mim não me cabe na cabeça, mas as vossas regras de etiqueta são diferentes das minhas, eu se convido, pago. Se sou convidado faço questão de retribuir o favor, é assim que funciona, não é 'comprar' para cobrir custo.

edit: bug, digo-te mais, essa mentalidade de m*rda, é o que dá andares a contar tostões e a dizer que eu roubo, quando estou bem acima do teu escalão social, os teus envelopes para mim são esmolas. Logo não precisas de ter medo, nem espalhar o terror, porque fica-te mal. O gunão agora és tu, eu não preciso de roubar, chora.

Quanto ao controlo anti doping, temos pena. Quando não existem argumentos para justificar a mentalidade de gentinha que tens, é necessário defender com ataques. Saudações caro empreendor.

Editado por Catota

Compartilhar este post

Link para o post

Ca raio mas quem é que falou em convidar o Ronaldo para pagar o casamento? 

O que foi dito é que há pessoas que têm mais capacidade financeira e que num casamento não se importam de dar mais, e outras que têm menos e dão o que podem. 

A mentalidade de m*rda é fácil de ver onde está. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 12 minutos:

Epá vai aí uma confusão grandita. 

Primeiro, a respectiva, não permite o noivo usar branco. 

Segundo, eu acho que não estão a perceber, também me posso ter explicado mal, mas o que quero dizer é que prendas são prendas, e nada tem a ver com cobrir o custo da minha despesa nesse dia, porque é essa mentalidade 'mesquinha' que tem nibs e mealheiros, e que conta com 'ajudas' para ir de lua mel ou para comprar casa, ou carro, ou pagar a universidade. epá o que seja. 

O ponto essencial de um casamento, que eu saiba, não é a capacidade dos 'importantes convidados' poderem financiar algum dos nossos desejos, por isso a vossa conversa não faz sentido, ou então sou eu que tenho uns ideais diferentes, e se me casar, a única coisa que espero dos convidados é que se divirtam e sejam pessoas que realmente querem o bem, sem olhar ao que podem dar, ou não dar, ou quanto podem custar. Isso a mim não me cabe na cabeça, mas as vossas regras de etiqueta são diferentes das minhas, eu se convido, pago. Se sou convidado faço questão de retribuir o favor, é assim que funciona, não é 'comprar' para cobrir custo.

edit: bug, digo-te mais, essa mentalidade de m*rda, é o que dá andares a contar tostões e a dizer que eu roubo, quando estou bem acima do teu escalão social, os teus envelopes para mim são esmolas. Logo não precisas de ter medo, nem espalhar o terror, porque fica-te mal. O gunão agora és tu, eu não preciso de roubar, chora.

Quanto ao controlo anti doping, temos pena. Quando não existem argumentos para justificar a mentalidade de gentinha que tens, é necessário defender com ataques. Saudações caro empreendor.

Primeiro que tudo estava-me a meter contigo e achei que ias perceber, não é preciso de ficares tão ofendido e responderes com sete pedras na mão. Se estás bem da vida, fico honestamente feliz por ti.

Relativamente ao que interessa do teu post.

1º bold. Concordamos quando o ponto essencial do casamento não é a capacidade financeira ou estrato social dos convidados. Convidamos porque são pessoas importantes para nós, ponto.

2º bold. Também concordo que o mais importante é que as pessoas se divirtam, estejam à vontade e tenham um bom dia. Mas aqui não podemos ignorar os custos, porque eles de facto existem. Se eu tivesse dinheiro com fartura era tudo à pato para toda a gente. Mas infelizmente, como a grande maioria das pessoas, os custos têm que ser controlados e não vem mal ao mundo se toda a gente ajudar, não sendo obrigatório fazê-lo. E para pessoas como o amigo do @trz uma pessoa faz mesmo questão que não dêem nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora deixar os meus parabéns e os meus pêsames a quem casou recentemente 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 19 horas:

Já apanhei um casamento onde o fotógrafo andava atrás dos bebés e crianças mais pequenas lá nas suas brincadeiras há caça das fotos para depois os pais pagarem-nas. 😆

Muito sinceramente acho que é a despesa mais inútil num casamento (fotógrafo). Há alguns anos compreendia-se porque as máquinas (quer de filmar quer de fotografar) de qualidade eram caras mas agora... hoje em dia qualquer pessoa tem uma máquina de qualidade. E o que não falta são convidados num casamento a tirar fotos.

Depende. A minha irmã já recebeu o vídeo que prepararam do casamento e está muito bem feito. Foi caro o fotógrafo, mas só pelo vídeo para ela e o meu cunhado valeu totalmente a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

Compramos casa e vivemos juntos mas não casamos.

Eventualmente pode vir a acontecer, mas de certeza que não será a contar com o ovo no cu da galinha. Provavelmente as prendas cobrirão mais de 100% do custo mas não vou organizar algo sem poder seu eu próprio a cobrir a 100%. Se convidar as pessoas é pq faço questão que elas lá estejam, não é a contar que me paguem algo.

• Like 1
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 6 horas:

Se convidar as pessoas é pq faço questão que elas lá estejam, não é a contar que me paguem algo.

Bastava uma linha destas, ó bug!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que estão a ser super extremistas nesta discussão. 😂

Na minha opinião, quem se casa sem estar preparado para perder dinheiro, é receita para uma desilusão. Por outro lado, acho perfeitamente normal que os convidados tentem cobrir o seu custo, na medida das suas possibilidades. Na sexta-feira fui a um com a minha namorada e demos 75€ cada um. Não sei se chegou para pagar toda a despesa que tiveram connosco, mas acho um valor aceitável.

Mas lá está, acima de tudo acho que o evento deve ter o propósito de partilhar esse dia especial com as pessoas que nos dizem algo, e portanto essa parte financeira deverá sempre ser secundária. Se o casal não tem possibilidades, que opte por uma quinta mais barata, e/ou que convide menos pessoas.

Eu felizmente não terei grande problema em relação a isso - vantagens de, em resultado de conflitos de partilhas, não falar com a família materna. 😅

Compartilhar este post

Link para o post

Bem isto o melhor seria criar um tópico só para casamentos!

Tambem vou casar no próximo ano e temos ambos familias grandes e devemos ter um casamento com cerca de 300 pessoas. Nem eu nem ela somos ricos mas temos as nossas poupanças e arranjamos uma quinta em que fica a 65€ por pessoa. Neste momento temos orcamento para cobrir 75 % do valor total e já temos tratado (pago) fotografo, animação, bolo e lembranças, alem de termos já o dinheiro de parte para as alianças.

No nosso caso a quinta deu-nos flexibilidade para pagarmos só ao final de 1 semana após o casamento, é provavel que nao cheguemos a ter os 100% necessário para pagar tudo, mas temos um valor considerável e acredito que as "prendas" cubram o resto. Se estou a contar com "o ovo no cu da galinha"? Se calhar em parte estou, mas como já disseram é uma cerimónia bastante dispendiosa e não é para todos conseguir amealhar tanto dinheiro, agora acho que deve haver um minimo de ponderação, não nos devemos meter a organizar um casamento de 100€ por pessoa sem ter qualquer tipo de poupança e contar que os convidados paguem a totalidade do mesmo pois não é só preço da quinta, existem as alianças, flores, decoração, convites, lembranças, animação, fotografo, videografo, lua de mel, etc..., mas acho que vai do bom senso de cada um dar o que pode e que acha justo.

Aproveitando a onda, videografo, sim ou não? Tenho pedido orcamentos e andam na casa dos 1000€ para um filme da 10 minutos...

E quanto á lua de mel tambem estou com algumas duvidas, neste momento não esta no topo das nossas prioridades tratar já disso (€€€), trataram disso antes do casamento? Ou depois do casamento quando viram o dinheiro que vos tinha sobrado?

Quanto aos convites tambem está a ser uma dor de cabeça, tenho feito algumas experiencias no Canva mas não sai nada de jeito...

Existe algum sitio que conhecam para mandar fazer os noivos para o bolo?

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lavrador, há 6 minutos:

Se estou a contar com "o ovo no cu da galinha"? Se calhar em parte estou,

E quanto á lua de mel tambem estou com algumas duvidas, neste momento não esta no topo das nossas prioridades tratar já disso (€€€), trataram disso antes do casamento? Ou depois do casamento quando viram o dinheiro que vos tinha sobrado?

e é isto.

giphy.gif

Compartilhar este post

Link para o post

A lua de mel no meu caso será tratada antes, em princípio. Pensamos ir para Itália (costa de Amalfi). Mas o meu casamento acontecerá apenas em 2021, até lá, já devo ter reunido todo o dinheiro necessário para essa brincadeira. 

1000 euros só pelo vídeo é bué f*da-se, por mim comprava uma máquina e metia alguém a tirar fotos, mas a minha senhora discorda : senhorverde:. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 11 minutos:

e é isto.

giphy.gif

Não entendi a imagem.

Citação de Augusto, há 3 minutos:

A lua de mel no meu caso será tratada antes, em princípio. Pensamos ir para Itália (costa de Amalfi). Mas o meu casamento acontecerá apenas em 2021, até lá, já devo ter reunido todo o dinheiro necessário para essa brincadeira. 

1000 euros só pelo vídeo é bué f*da-se, por mim comprava uma máquina e metia alguém a tirar fotos, mas a minha senhora discorda : senhorverde:. 

Nos gostavamos de ir até ao Mexico, mas se não se proporcionar tambem não é grande problema e ficamos por Portugal.

Tambem achei! Ando a tentar convencer a minha senhora a levar a Go Pro e meter os convidados a filmar :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lavrador, há 14 minutos:

Não entendi a imagem.

Nos gostavamos de ir até ao Mexico, mas se não se proporcionar tambem não é grande problema e ficamos por Portugal.

Tambem achei! Ando a tentar convencer a minha senhora a levar a Go Pro e meter os convidados a filmar :mrgreen:

Ficou desiludido com o facto de estares à espera do dinheiro das prendas, para cobrires alguns gastos. Muito cuidado agora com o que vais dizer, eu acho que o melhor é até existir uma abstenção da tua parte. Se responderes com uma opinião contraditória, acho que vai começar para aqui um destampatório, algo que inclusive já se sucedeu faz poucos dias. 

Mas deixando este assunto de parte, com videógrafo referes-te aqueles vídeos dos noivos com "lembranças antigas", não ao fotógrafo em si correcto?

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...