smashing_pumpkin Publicado 31 Agosto 2019 (editado) Só agora estive a ler e fico sempre com uma dúvida. O pessoal que usa conta conjunta para pagar despesas correntes, como é que faz em termos de gastos extras mais pesados (ex:férias)? Se um poupa e o outro gasta a sua parte toda em sapatos/jogos, como é que ficam? (Pois por essa lógica de contas o outro não tem nada a dizer). E com filhos como é que funcionaria e com as dezenas de gastos inesperados que estão acoplados? Editado 31 Agosto 2019 por Duluoz- Compartilhar este post Link para o post
Cristiano_Ronaldo Publicado 31 Agosto 2019 um paga e o outro transfere metade do gasto para a conta pessoal do que pagou. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 31 Agosto 2019 Eu não conseguia ter uma vida de casal assim 😄 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 31 Agosto 2019 Citação de Cristiano_Ronaldo, há 1 hora: um paga e o outro transfere metade do gasto para a conta pessoal do que pagou. Essa parte eu percebi mas não responde à questão que eu pus. Já vivi 2 anos com uma pessoa assim (acabou por ser a continuação do que fazíamos há 4 anos na faculdade) mas ao mesmo tempo decidíamos em conjunto tudo o que gastávamos, mesmo as coisas pessoais. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 31 Agosto 2019 Quando nos juntámos cada um transferia um x para a conta conjunta e tínhamos a conta pessoal, fazíamos essa distinção. Tudo o que era para os dois saía da conjunta, tudo o que era pessoal da conta pessoal. Depois de casar e vir para fora deixou de fazer sentido. O primeiro ano ganhávamos o mesmo ainda por cima por isso tornava mais fácil, mas não escondo que ao início me fazia confusão o dinheiro que ela gastava em roupa, sendo que eu não gasto dinheiro em praticamente nada, ela num mês deve gastar o que eu gasto num ano. Agora ganho mais, mas basicamente o pensamento é que estamos os dois a “lutar” para o mesmo e vai acabar por ser natural para vocês. 4 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 31 Agosto 2019 Eu não casei mas há anos que dividimos tudo. É-me indiferente tbh. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 31 Agosto 2019 Aqui registamos todas as transações que fazemos em Excel, com a categoria de cada despesa e a indicação de quem pagou e se é gasto comum ou pessoal. No final do mês acertamos as contas. Por exemplo, como sou eu quem paga a renda da casa, tenho sempre a receber no final do mês. Como temos histórico a 12 meses, ajuda bastante a termos uma noção rigorosa daquilo que gastamos e onde, se gastamos demasiado em coisas supérfluas, etc. É uma boa forma de poupar. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 31 Agosto 2019 Muito simples, eu pago todas as despesas comuns, no final do mes (Salario 1 + Salario 2 - Despesas do mes passado) / 3 1/3 fica para mim 1/3 vai para ela 1/3 vai para uma aplicacao E sim recebo pelo menos 20x mais do que ela, mas viver em casal para mim é partilhar tudo a metade 2 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 31 Agosto 2019 Citação de Duluoz-, há 12 horas: Essa parte eu percebi mas não responde à questão que eu pus. Já vivi 2 anos com uma pessoa assim (acabou por ser a continuação do que fazíamos há 4 anos na faculdade) mas ao mesmo tempo decidíamos em conjunto tudo o que gastávamos, mesmo as coisas pessoais. Deus ma livre. Citação de Quan Chi, há 6 horas: Aqui registamos todas as transações que fazemos em Excel, com a categoria de cada despesa e a indicação de quem pagou e se é gasto comum ou pessoal. No final do mês acertamos as contas. Por exemplo, como sou eu quem paga a renda da casa, tenho sempre a receber no final do mês. jesus nossa senhora deus seja louvado. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 1 Setembro 2019 Citação de Mayday, há 12 minutos: Deus ma livre. jesus nossa senhora deus seja louvado. E tu e a Júlia, fazem como? Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 1 Setembro 2019 Citação de Catota, há 7 minutos: E tu e a Júlia, fazem como? Pago no fim. 2 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 1 Setembro 2019 Citação de Mayday, há 10 horas: Deus ma livre. jesus nossa senhora deus seja louvado. Deus te livre do quê? De partilhar a vida com alguém? É que não percebi a diferença de um caso para o outro. Compartilhar este post Link para o post
JorgeFerreira Publicado 1 Setembro 2019 Citação de Duluoz-, há 39 minutos: Deus te livre do quê? De partilhar a vida com alguém? É que não percebi a diferença de um caso para o outro. Acho que o facto de existir uma preocupação tão grande com a divisão de despesas (desde discussões para saber o que comprar até excels), causa-lhe tumulto na cabeça. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 1 Setembro 2019 Citação de JorgeFerreira, há 1 hora: Acho que o facto de existir uma preocupação tão grande com a divisão de despesas (desde discussões para saber o que comprar até excels), causa-lhe tumulto na cabeça. No meu caso eu referi que foi assim pois acabou por ser uma continuação do que se passava na faculdade (em que cada um tinha que gerir a sua mesada e optavamos por só dividir o que se gastava juntos de x em x tempo e não na hora). Eu também não compreendo como se vive assim. Sou casado, tenho 2 filhos e é o nosso dinheiro, as nossas coisas. Claro que cada um tem a sua conta e faz o que bem lhe apetece dentro do razoável, mas de onde o dinheiro sai é absolutamente indiferente. Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 2 Setembro 2019 Discutir a compra de cenas pessoais, já agora. Se trabalho, é para comprar as minhas m*rda se quiser e puder, desde que não fique em falta com nada, ninguém tem nada a ver com isso. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 2 Setembro 2019 Ou então se estás realmente com alguém é perfeitamente normal falares das coisas que queres. Se valem a pena ou não. Se é para viver como se estivesse sozinho, nem sei para quê dar-se ao trabalho de estar com outra pessoa e partilhar um espaço com alguém. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 2 Setembro 2019 Obrigado a todos pelas palavras! Gostei de algumas tiradas, Hugo Seco e Dost à mistura este pessoal tem boa memória! 😛 Sobre o dia do casamento, posso dizer que de facto é algo indescritível. Nos últimos anos tenho-me tornado uma pessoa mais "fria", onde consigo esconder mais os sentimentos. Talvez seja um mecanismo de defesa, além de que o meu trabalho também tem feito com que tenha desenvolvido mais esta faceta. Bom, mas a verdade é que este dia tem algo de mágico, e quem viveu este momento consegue perceber o que digo. Desde o acordar cedo, com toda aquela preparação, receber os pais e todos os familiares/amigos em casa e começar o nervoso miudinho. Depois, pá entrar na igreja cheia, com todo aquele ambiente e música/som é arrepiante, aquela caminhada faz-nos sentir vivos juntamente com quem nos apoiou ao longo de toda a vida (no caso foi a minha mãe, e o meu pai/irmão vinham atrás). Passando para a quinta e o restante dia, posso dizer que tinha logo algumas condições para puder gozar o dia com todas as pessoas e da melhor forma: fotos antes do almoço cerca de 1 hora, mas só depois de comer e beber algumas entradas (não queria vir da igreja e estar ali quase a morrer com fome e sede); depois, a animação é essencial e queria um dia com dinâmica e sem paragens. Assim foi, a seguir ao almoço (e já eram 5 e tal) jogos e brincadeiras, sempre a bombar! Aqui fizemos uma opção, que foi continuar por mais tempo nas brincadeiras/jogos/dar lembranças e atenção ás mesas na parte final do almoço em vez de ir logo tirar fotografias durante 1 hora(acabámos por fazer apenas uns 40 minutos). De resto foi sempre a bombar, abertura de pista, corte do bolo, top. No fim do dia, sentimos que conseguimos curtir, dar atenção a praticamente todos, divertir-nos e sentir que valeu a pena toda a preparação. Obviamente que é algo que passa muito rápido, e há sempre coisas que podíamos ter feito de outra forma. Mas a verdade é esta, mesmo com todas as tretas de convites, burocracia, decorações e essas macacadas todas (e acreditem que é um filme do caraças!), posso dizer que é mesmo um dia incrível, não contava que fosse algo assim tão memorável. 11 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 2 Setembro 2019 Incrível como quando não se quer entender outros pontos de vista não há meio termo. Não tem de ser partilhar tudo. E também não tem de ser separar tudo por completo. Há o poder deixar grande parte dos salários na conta conjunta com o objetivo de pagar contas correntes, casa, filhos, poupar (para por exemplo férias em conjunto) ou sejam lá quais forem as prioridades de cada casal, e deixar outra parte na conta de cada um para os objetivos de cada um. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 3 Setembro 2019 Entre marido e mulher, não se mete a colher. Cada casal faz como bem lhe entender e não existe uma fórmula certa ou errada. no meu caso, seria impensável andar a dividir tudo ao cêntimo. O que é meu é da Tia e vice-versa. Não faço um controlo muito exaustivo das despesas. Mantenho um ficheiro em excel com o nosso património: dinheiro à ordem, a prazo, PPR e outros investimentos e também com as dívidas, crédito à habitação e cartão de crédito. O nosso objetivo é que o nosso património líquido aumente x por mês. Em meses que corre bem, porreiro, em meses que corre mal, analiso a ver o que se passou. Com o passar dos anos, já vou percebendo os meses em que estou mais pressionado e os meses em que não estou. Julho é sempre um mês muito difícil, há uma data de despesas fixas que se concentram nesse mês. Agosto costuma ser uma maravilha. Costumamos passar 15 dias em casa da minha avó sem qualquer despesa com alimentação, etc. Para além disto temos um plano de contingência. Se acontecer alguma coisa, um de nós ficar desempregado, uma doença grave nossa ou da nossa filha, qualquer m*rda, sabemos onde podemos cortar e quanto representa essa poupança. 8 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 3 Setembro 2019 Citação de Ego Sum, há 10 horas: Incrível como quando não se quer entender outros pontos de vista não há meio termo. Não tem de ser partilhar tudo. E também não tem de ser separar tudo por completo. Há o poder deixar grande parte dos salários na conta conjunta com o objetivo de pagar contas correntes, casa, filhos, poupar (para por exemplo férias em conjunto) ou sejam lá quais forem as prioridades de cada casal, e deixar outra parte na conta de cada um para os objetivos de cada um. No último post (ou últimos) até posso ter dado essa ideia, mas o que eu queria mesmo saber é como faziam e como faziam para resultar. Pois eu vivo (e sempre vi os meus pais viverem) como o Tio faz e desconheço a outra realidade. Mas o que obtive foi uma data de respostas cheias de certezas, como se o outros lados fossem loucos ou só existisse uma maneira de viver. E aí, algo naturalmente, acabei por defender aquilo em que acredito. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 3 Setembro 2019 Citação de Duluoz-, há 1 minuto: No último post (ou últimos) até posso ter dado essa ideia, mas o que eu queria mesmo saber é como faziam e como faziam para resultar. Pois eu vivo (e sempre vi os meus pais viverem) como o Tio faz e desconheço a outra realidade. Mas o que obtive foi uma data de respostas cheias de certezas, como se o outros lados fossem loucos ou só existisse uma maneira de viver. E aí, algo naturalmente, acabei por defender aquilo em que acredito. Ou fui eu que li mal, ou não fazemos as coisas da mesma maneira. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 3 Setembro 2019 Citação de Tio Hans, há 1 hora: Ou fui eu que li mal, ou não fazemos as coisas da mesma maneira. A minha mulher é que faz registo dos gastos e não sou investidor como tu mas de resto é tudo na lógica de tudo ser "nosso". Falei mais foi de um relacionamento anterior, em que dividíamos as coisas. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 3 Setembro 2019 (editado) Citação de Tio Hans, há 2 horas: Para além disto temos um plano de contingência. Se acontecer alguma coisa, um de nós ficar desempregado, uma doença grave nossa ou da nossa filha, qualquer m*rda, sabemos onde podemos cortar e quanto representa essa poupança. Este aspeto é muito importante e é uma vantagem de registar as despesas com um grau de detalhe elevado. Eu não criei um Excel para reclamar com a minha esposa quando ela gasta 50€ em roupa, criei para podermos analisar os gastos em conjunto, percebermos porque é que em alguns meses gastamos mais em determinadas categorias do que noutros, e acima de tudo para termos a noção exata de se tivermos ou quisermos cortar 10 ou 20% nas despesas mensais (seja por um evento inesperado ou simplesmente por querermos aumentar a taxa de poupança, por exemplo para juntar dinheiro para comprar um carro) onde é que ia buscar o dinheiro. Psicologicamente é um descanso saber que se tiver essa necessidade, consigo cortar x em restaurantes, y em cinema e z noutros gastos quaisquer supérfluos e dessa forma ser capaz de cumprir o desvio. Mas claro que o método de gestão das finanças domésticas é um tema altamente pessoal. O óbvio para uns é o absurdo para outros, o que interessa é que ambos os membros do casal estejam confortáveis com a forma como se gere o dinheiro em casa. Editado 3 Setembro 2019 por Quan Chi 6 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 4 Setembro 2019 Onde comprar um fato (de noivo) no Porto? Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 4 Setembro 2019 Citação de Bashir, há 9 minutos: Onde comprar um fato (de noivo) no Porto? Pegando nisto, acham melhor comprar ou alugar? Compartilhar este post Link para o post