Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Operação Fora de Jogo

Publicações recomendadas

Citação

Pinto da Costa suspeito de fraude e lavagem de dinheiro

Só nos negócios de 15 transferências de jogadores do FC Porto, o fisco pode ter sido enganado em 20 milhões de euros. Há 20 empresas e agentes sob suspeita nos casos das transferências de Falcao, Jackson Martínez, Casillas, Mangala, Danilo e outros.

O Ministério Público (MP) e a Autoridade Tributária (AT) têm cinco megainquéritos abertos por suspeitas de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais. Há presidentes de clubes, agentes, empresários, empresas e dezenas de jogadores de futebol que estão sob investigação.

O processo-crime mais avançado será aquele que visa Pinto da Costa e o FC Porto, tendo resultado da junção de oito inquéritos iniciados em 2017/18. Em causa estão negócios feitos já há alguns anos com, pelo menos, 15 jogadores: entre eles, Jackson Martínez, Iker Casillas, Radamel Falcao, James Rodríguez, Imbula, Mangala e o internacional português Danilo Pereira. A AT até já tem uma estimativa da vantagem patrimonial ilegal que poderá estar em causa – são cerca de 20 milhões de euros.

Citação

MP tem cinco megainquéritos abertos por suspeitas de fraude fiscal. Pinto da Costa, António Salvador e Luís Filipe Vieira entre os visados

O processo mais avançado está focado em Pinto da Costa, tendo resultado da fusão de oito inquéritos iniciados em 2017/18. Em causa está a transferência de quinze jogadores.

Mais uma possível nódoa negra para o futebol nacional. O Ministério Público e a Autoridade Tributária têm cinco megainquéritos abertos por suspeitas de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, revela a revista “Sábado” esta quinta-feira.

Há dezenas de negócios sob suspeita e cerca de 40 alvos principais. A lista de nomes incluiu presidentes de clubes, agentes, empresários, empresas e dezenas de jogadores de futebol.

António Salvador, Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira são dos principais visados. O empresário Jorge Mendes e o advogado Carlos Osório são outros dois alvos.

De acordo com a revista, o processo mais avançado está focado Pinto da Costa, presidente do FC Porto, tendo resultado da fusão de oito inquéritos iniciados em 2017/18. Em causa está a transferência de quinze jogadores, entre os quais alguns nomes sonantes que passaram - Falcao, Jackson Martinez e outros - ou ainda estão no clube, como é o caso de Iker Casillas ou Danilo.

O Fisco estima que o presidente dos Dragões tenha tido uma vantagem patrimonial ilegal de cerca de 20 milhões de euros.

O FC Porto está, em todo o caso, longe de estar sozinho, nos inquéritos do Ministério Público. Benfica, Sporting, Marítimo, Braga, Estoril, Guimarães e Portimonense também são visados.

Os processos visam os contratos relativos aos direitos económicos de jogadores de futebol profissional, bem como os contratos de direitos de imagem, de atribuição de prémios de assinatura, entre outros.

A principal suspeita é que os clubes tenham recorrido a alegados documentos contabilísticos fictícios para aumentar custos. Exemplo: faturas que não correspondem a serviços reais prestados por quem as emite. O grande objetivo seria fugir aos pagamentos de IVA e de IRS, bem como contribuições para a Segurança Social.

A “Sábado” revela ainda que a investigação está a ser feita por uma equipa especial conjunta do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), que delegou competências na Direção de Serviços de Investigação da Fraude e Acções Especiais (DSIFAE).

Compartilhar este post

Link para o post

Sei de fonte segura que o Sérgio Conceição já tirou fotocópias da capa da Revista Sábado para forrar o balneário como motivação para o clássico.

7-0, poker de Marega e hat-trick de Tiquinho Soares.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Danilo, aquele negócio via Portimão ❤️

Compartilhar este post

Link para o post

Já está no núcleo :pokerface: 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JonasThern, há 4 minutos:

A Drª Ana Gomes, já se pronunciou? 

Sobre o PdC, Orelhas, Salvador ou os três?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, há 25 minutos:

Pinto da Costa

António Salvador e Vieira

Shhh... Os outros não interessam

Citação de Mesut Ozil, Agora:

Sobre o PdC, Orelhas, Salvador ou os três?

Quando só se lê o título dá nisto.

Atenção que não estou de todo a defender o PdC. Por mim iam todos presos, mas atirar pedras quando se tem telhados de vidro é sempre muito bonito.

Editado por Kiko17

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JonasThern, há 7 minutos:

A Drª Ana Gomes, já se pronunciou? 

Provavelmente até foi uma ação dela a ajudar a despoletar isto tudo, como podes ver através desta carta enviada às autoridades nacionais e a alertar precisamente para os crimes de evasão fiscal e branqueamento de capitais no futebol português. Podes ver aqui a carta: https://www.anagomes.eu/PublicDocs/d69743e0-72e9-48ec-8aa0-c6d8d816e676.pdf

Mais um erro grave.

De resto, espero que se apure a verdade e que os responsáveis sejam devidamente punidos, especialmente no que diz respeito ao meu clube. Que vão roubar à p*ta que os pariu.

Editado por Thierry Henry
  • Like 10
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kiko17, há 3 minutos:

Shhh... Os outros não interessam

Quando só se lê o título dá nisto.

Atenção que não estou de todo a defender o PdC. Por mim iam todos presos, mas atirar pedras quando se tem telhados de vidro é sempre muito bonito.

Eu também não estou a defender o presidente, longe disso, tenho nojo do homem. Mas não falem só do que convém. Mas estamos a falar do Jonas, quando o assunto é Benfica ou Porto, a coisa aperta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mesut Ozil, há 1 minuto:

Eu também não estou a defender o presidente, longe disso, tenho nojo do homem. Mas não falem só do que convém. Mas estamos a falar do Jonas, quando o assunto é Benfica ou Porto, a coisa aperta.

Eu sei que não estás a defender o PdC. Muito agradecido pelo que deu ao clube, mas pode ir à vidinha dele. Ele e a escumalha que lá está.

Compartilhar este post

Link para o post

Um título mais honesto seria "Jorge Mendes suspeito de fraude e lavagem de dinheiro" porque o homem esteve envolvido em todas as grandes transferências do futebol nacional nos últimos anos mas isso não vende porque não surpreende ninguém.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, há 52 minutos:

Pinto da Costa

António Salvador e Vieira

A única explicação acho que está na noticia. É aquela investigação que está mais avançada. 

Mas, sejamos francos, um clube que tinha feito boas vendas e é apanhado pelo fair play financeiro. Para onde é que foi o dinheiro? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

Sei de fonte segura que o Sérgio Conceição já tirou fotocópias da capa da Revista Sábado para forrar o balneário como motivação para o clássico.

7-0, poker de Marega e hat-trick de Tiquinho Soares.

Queres dizer Manafá, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

A nossa sociedade n consegue suportar milionários e os seus esquemas e previlegios

Há que des-derreter o cérebro das pessoas e meter estas pessoas em guilhotinas

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Finalmente, alguém que aperte com o Salvador!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 4 horas:

A quem interessarem as páginas da Sábado referentes a este tema, hit me up.

manda ai pls

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...