Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
jean-luc godard

Ator Pedro Lima encontrado morto na praia do Abano em Cascais

Publicações recomendadas

Citação de Vaart10, há 46 minutos:

Ainda esta semana soube de uma situação interessante. Uma pessoa estava com sintomatologia de exaustão emocional devido ao contexto de trabalho, isto é burnout, dirigiu-se ao Centro de Saúde e relatou a situação ao Médico de Família. A primeira preocupação não foi enviar a pessoa para o Psicólogo do Centro, que o tem, mas sim dizer à pessoa se não era necessária medicação para lidar com a situação. Ou seja, tens um problema de saúde mental e a única situação apresentada é a prescrição de medicação.

Conheço várias situações semelhantes, principalmente dentro do contexto no qual deste o exemplo. E é assustador "aquilo" em que algumas pessoas se tornam durante alguns dias com a dosagem que lhes é aplicada.

Compartilhar este post

Link para o post

Um bom psicólogo faz 1000x melhor que um psiquiatra. Mas, não sei porque motivo, muita gente continua a associar a psicologia a doença de malucos. É algo que faz muito bem e é recomendável um apoio regular.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mesut Ozil, há 6 minutos:

Mas, não sei porque motivo, muita gente continua a associar a psicologia a doença de malucos

Precisamente porque a doença mental não passa simplesmente com a prescrição de medicação. É preciso um trabalho diário do doente e de todos envolvidos. É preciso uma coesão social significativa. E as pessoas têm medo de pedir ajuda por receio de serem vistas como fracas ou de descobrirem que estão sozinhas e sem apoio, o que só vai piorar ainda mais a condição.

É muito pela questão social, portanto.

Compartilhar este post

Link para o post

O gajo foi atleta olímpico, não fazia ideia.

Ele era daquelas pessoas que associamos logo quando pensamos em novelas da tvi, estava sempre lá. Isto é um bocado cliché mas 2020 está efetivamente a ser um ano de m*rda a todos os níveis, e a quarentena provavelmente foi um fator importante na cabeça dele para decidir por o fim à sua vida. Muito triste.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 6 minutos:

Precisamente porque a doença mental não passa simplesmente com a prescrição de medicação. É preciso um trabalho diário do doente e de todos envolvidos. É preciso uma coesão social significativa. E as pessoas têm medo de pedir ajuda por receio de serem vistas como fracas ou de descobrirem que estão sozinhas e sem apoio, o que só vai piorar ainda mais a condição.

É muito pela questão social, portanto.

Mas um psicólogo não passa medicação. Acho muito mais positivo alguém ter-nos a ajudar a mexer a mente, a fazer-nos interiorizar determinado tipo de coisas positivas, que nos ajudem nessa evolução do problema mental, do que propriamente um psiquiatra, que não hesita em medicar um paciente, camuflando essencialmente o problema, não o tratando. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mesut Ozil, há 5 minutos:

Mas um psicólogo não passa medicação. Acho muito mais positivo alguém ter-nos a ajudar a mexer a mente, a fazer-nos interiorizar determinado tipo de coisas positivas, que nos ajudem nessa evolução do problema mental, do que propriamente um psiquiatra, que não hesita em medicar um paciente, camuflando essencialmente o problema, não o tratando. 

A maioria das pessoas não sabe a diferença e por isso, mesmo quando estão informadas, o estigma social mantém-se.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mesut Ozil, há 44 minutos:

Um bom psicólogo faz 1000x melhor que um psiquiatra. Mas, não sei porque motivo, muita gente continua a associar a psicologia a doença de malucos. É algo que faz muito bem e é recomendável um apoio regular.

Não acho que sejam comparáveis porque fazem trabalhos distintos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mesut Ozil, há 1 hora:

Acerca da primeira frase, não sei. Mas quanto ao resto, concordo completamente. Acredito que seja algo que aconteça um pouco por todo o mundo, mas espanta-me como é que não se incentiva/normaliza a ida a um psicólogo a partir da adolescência e a partir do momento em que uma pessoa entra na fase adulta. 

Compartilhar este post

Link para o post

Um bom psicólogo faz 1000x melhor que um psiquiatra.

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Devem complementar-se, isso sim. Por mais estigma que exista quanto à medicação, existem pessoas que chegam ao ponto de precisar dela para funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post

Da mesma forma que um bom arquiteto faz 1000x melhor um projeto de arquitetura do que um engenheiro civil.

No entanto, por incrível que pareça, um bom engenheiro civil faz 1000x melhor um projeto de engenharia do que um arquiteto.

Ainda mais impressionante: ambos são necessários para garantir que a casa não cai.

• Like 20

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mesut Ozil, há 2 horas:

Não podemos olhar para isso de forma tão linear Zut. Há pessoas que efectivamente precisam de medicação. Sim, há pessoas a serem medicadas que talvez não necessitassem, mas há pessoas que sem medicação não vão lá.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 1 hora:

Não podemos olhar para isso de forma tão linear Zut. Há pessoas que efectivamente precisam de medicação. Sim, há pessoas a serem medicadas que talvez não necessitassem, mas há pessoas que sem medicação não vão lá.

É isto a medicação faz falta. Eu falo porque o meu pai teve mesmo uma grande depressão e sem medicação estava perdido

Compartilhar este post

Link para o post

Cruzei-me várias vezes com ele em trabalho e era efectivamente um tipo muito porreiro e profissional. Tratava todos de igual forma. Muito triste com a notícia.

Editado por Capa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 4 horas:

Compreendo, mas por isso é que o @Jpa disse, e bem, que devia ser feito o incentivo a um uso mais regular de um psicólogo. Dentro do meu seio familiar próximo tive/tenho gente que evitaram grandes depressões porque recorreram em tempo útil a um psicólogo, mas tenho um caso que nem um psiquiatra está a conseguir equilibrar a pessoa. Na minha opinião, porque recorreu a alguma coisa tarde de mais. 

Compartilhar este post

Link para o post

Não vai ser neste tópico que vou falar das drogas legais vs drogas ilegais. 

Só um bocadinho. 

Antes usavam alucinogenicos para curar várias doenças, mas isso não dá lucro, é melhor manter os doentes doentes, do que curá-los, e aí entram as drogas legais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 6 horas:

Acerca da primeira frase, não sei. Mas quanto ao resto, concordo completamente. Acredito que seja algo que aconteça um pouco por todo o mundo, mas espanta-me como é que não se incentiva/normaliza a ida a um psicólogo a partir da adolescência e a partir do momento em que uma pessoa entra na fase adulta. 

Ir ao psicólogo nos meus 13/14 anos foi a melhor coisa que pude fazer na minha adolescência. 

Precisava de deitar algumas coisas cá para fora que no meu seio familiar não era, de todo, possível.

Editado por Hammerfall
  • Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação

A tua força era também a tua fragilidade. E estavas frágil e muitos de nós não vimos. O Lourenço Lucena, que é um desses tantos teus amigos que ficaram destroçados, diz aquilo que muitos sabemos, que a tua empresa estava desejosa de te descartar. Devias tê-los mandado a todos para o sítio mais ordinário que existe no planeta. É nesta altura que entras em cena - conheço-te tão bem! - e é para os defenderes, para dizeres que não é bem assim, que até os compreendes, e para me alertares para os meus estados de alma, porque “já te lixaram por causa disso, e tu sabes bem!” Mas não, hoje não é sobre mim, é sobre ti, Pedro! E pergunto-te então quantas vezes lhes telefonaste nestes últimos dias sem que ninguém atendesse? Sabes, depois escrevem coisas maravilhosas sobre seres um dos actores mais versáteis da tua geração. E falam em pesar e mais uma série de palavras de plástico. Como num reclame. É o país, e país mudou pouco desde o Eça, Pedro, continua pacóvio, provinciano e cheio de gente infame. Sim, sim, já sei, queres que me cale. Queres que não diga que usam as pessoas como copos de plástico não reciclado. Mas descansa, não é só na tua empresa. Está bem, eu calo-me

Editado por Axadrezado

Compartilhar este post

Link para o post

É como o Descartes disse, o psiquatra e o psicólogo são ambos necessários e muito importantes. E a qualidade de um ou de outro tem repercussões muito grandes, e pelo menos no que estou mais a par, temos um ensino de psicologia bastante bom cá. Convinha era o povo em geral (e também a direcção geral de saude), começar a levar as doenças mentais mais a sério.

No que toca aos homens ainda há muito aquele estigma da depressão. Ao pai de um amigo meu os amigos dele (mais velhos claro está), era tudo o que diziam. Faz 5 anos que o pai do meu amigo se suicidou. Os amigos não tiveram culpa, obviamente, mas é horrível ainda haver esse estigma. A depressão e outras doenças mentais não são escolhidas através do dinheiro, género, ou idade. 

Espero que a DGS e outras entidades que tais comecem a tomar medidas para informar como deve ser as pessoas, mas duvido que aconteça.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 2 horas:

Estas coisas partem-me o coração. O desolamento criado pela ausência súbita de um bom homem. Claro, já não são muitos.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de bug, Em 20/06/2020 at 14:14:

Não consigo perceber isto.

Um tipo bem disposto, aparentemente feliz, com 5 miúdos, planeava casar e construir uma casa e de repente suicida-se (segundo o que aponta).

Dr. @Vaart10, que tem a dizer?

As pessoas deprimidas normalmente são as que parecem mais bem dispostas para o mundo exterior

Citação de Pablo Honey, Em 20/06/2020 at 14:28:

Fds suicídio ainda por cima... Não quer dizer nada, mas nunca pareceu ser alguém que estivesse a lidar com esse tipo de questões. Crl man

Acho o contrário, sempre que o via parecia-me sempre um gajo com um olhar vazio

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 5 horas:

Estas coisas partem-me o coração. O desolamento criado pela ausência súbita de um bom homem. Claro, já não são muitos.

É difícil de ler alguns dos testemunhos que alguns têm relatado.

Compartilhar este post

Link para o post

morreu afogado, após ter desmaiado devido aos cortes. (pelo que percebi)

Editado por Puto Perdiz

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, Em 20/06/2020 at 15:07:

Continuamos a ignorar as doenças mentais e a encher as pessoas de comprimidos. Resolve a curto prazo, a médio e longo prazo, por vezes, dá nisto. 

Que descanse em paz e muita força para a família. 

Que falta de noção. Como se uma coisa estivesse relacionada com a outra. Sem esse demónio que são os comprimidos, eu neste momento já não tinha mulher, por exemplo.

Citação de Vaart10, Em 20/06/2020 at 16:26:

Ainda esta semana soube de uma situação interessante. Uma pessoa estava com sintomatologia de exaustão emocional devido ao contexto de trabalho, isto é burnout, dirigiu-se ao Centro de Saúde e relatou a situação ao Médico de Família. A primeira preocupação não foi enviar a pessoa para o Psicólogo do Centro, que o tem, mas sim dizer à pessoa se não era necessária medicação para lidar com a situação. Ou seja, tens um problema de saúde mental e a única situação apresentada é a prescrição de medicação.

Infelizmente isso ainda acontece muito e não consigo compreender como é que o médico de família não encaminha para o psicólogo ou então para o psiquiatra. Das coisas que mais confusão me fez é a ineficiência de muitos médicos de família. Sei que a maioria tem excesso de trabalho/pacientes mas fico chocado com a quantidade de coisas que passam por eles e eles nem reparam.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mesut Ozil, Em 20/06/2020 at 17:34:

Tanto disparate junto. Ou então só conheces maus psiquiatras. Muita doença mental não passa sem medicação. Pois grande parte das doenças deve-se ao défice ou excesso de neurotransmissores ou mesmo a nível de receptores. Uma pessoa não está "triste" porque quer ou não vês as coisas positivas porque não quer. É muito mais que isso. E na maioria das vezes é necessário um trabalho conjunto, tanto para permitir que a pessoa reaja como para permitir perceber se há/houve algum evento na vida da pessoa que tenha despoletado o problema/crise. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...