Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
NunoC89

Fez-se história na Holanda: mulher autorizada a jogar em equipa sénior masculina

Publicações recomendadas

Elle Fokkema tem 19 anos e vai entrar na história do futebol holandês, europeu e mundial como a primeira jogadora a representar uma equipa sénior masculina. 

A jovem foi autorizada pela Federação holandesa (KNVB) a integrar o plantel do VV Foarut (clube do quarto escalão) já em 2020/21, num projeto-piloto da KNVB que poderá mudar as regras e permitir que mulheres e homens joguem juntos nos escalões seniores, sendo que na Holanda tal já é permitido até aos Sub-19 desde 1986. A ideia é que tal possa vir a suceder nas provas profissionais mas, para já, será apenas implementada nos escalões amadores. 

Art Langeler, diretor de desenvolvimento da KNVB, explicou que "todos os anos vários clubes solicitam que as mulheres possam jogar na equipa principal masculina". "Apoiamos a diversidade e a igualdade, por isso acreditamos que deve haver lugar para todos e para todas no futebol", justifica o responsável, em declarações reproduzidas pela BBC.

Quando a Elle Fokkema, a jovem encara a situação como "um desafio" mas diz-se "entusiasmada". "É fantástico que eu possa continuar a jogar neste clube", afirmou a atleta num comunicado. "Tenho jogado com eles desde os 5 anos e iria lamentar o facto de não poder continuar. A federação sempre me aconselhou a continuar com os rapazes enquanto fosse possível. Perguntei ao clube se seria possível juntos enviámos um pedido à federação. Os meus colegas também reagiram com entusiasmo. Não sei como será, mas estou muito feliz por poder participar neste projeto", justificou.

https://www.record.pt/internacional/detalhe/fez-se-historia-na-holanda-mulher-autorizada-a-jogar-em-equipa-senior-masculina?utm_campaign=FB_rec&utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwAR1LHyRK5MsmSs2xbzIcTJj3ZrfDxnDONzjHsPLR3CC3CZ99zVGteNyFSjc

Compartilhar este post

Link para o post

Já me tinha ocorrido esta porra não sabia que ja se fazia na Holanda (sempre na vanguarda estes meninos)

Jogos Olímpicos Selecções Mistas

Compartilhar este post

Link para o post

Wut? Isto é como meter um iniciado a jogar com seniores... Não tem nada a ver com sexismo.

Para terem uma ideia há uns anos eu lembra-me que as na altura campeãs 1º de Dezembro, dominadoras no futebol feminino, perdiam amigaveis contra juvenis de distrital masculinos... A diferença fisica é muito grande.

• Like 3
  • Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de infinito, há 1 minuto:

Wut? Isto é como meter um iniciado a jogar com seniores... Não tem nada a ver com sexismo.

Para terem uma ideia há uns anos eu lembra-me que as na altura campeãs 1º de Dezembro, dominadoras no futebol feminino, perdiam amigaveis contra juvenis de distrital masculinos... A diferença fisica é muito grande.

FC Dallas under-15 boys squad beat the U.S. Women's National Team in a scrimmage
Isto foi a melhor seleção nacional feminina a jogar contra miudos de 14 anos e perderam 5-2.

Australian women's national team lose 7-0 to team of 15-year-old boys

Na divisão para que ela vai, se tiver boa técnica e for boa a bater livres, é capaz de até resultar, não sabendo eu bem a posição dela em campo.

É esperar para ver no que vai dar, apesar de eu não acreditar muito que vá resultar bem (precisamente pela diferença fisica), infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de .Sousa, há 50 minutos:

Não é só altura, é em tudo. Coordenação, orientação espacial, potência, força. Em termos biológicos são tudo características onde os homens por norma são mais fortes que as mulheres, é normal, é natureza.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha turma do Secundário éramos os piores da escola em futebol, não vencíamos a p*ta de um jogo no inter-turmas, já as raparigas eram as melhores que estiveram os três anos a vencer aquilo.

Em todas as aulas de Ed. Física quando havia jogo era sempre a dar 4 ou 5-0.

Compartilhar este post

Link para o post

E como é que será quando fizerem pressão sobre ela, marcação apertada e quando por acaso num movimento alguém lhe tocar no peito/rabo? Nos meus tempos de escola nos inter-turmas era equipas mistas mas homens marcavam homens e mulheres as mulheres. Eu penso que aqui não está posta em causa as qualidades técnicas desportivas de algumas mulheres mas sim o que a sociadade de hoje me dia ( femenistas ) podem achar.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NunoC89, há 2 horas:

E como é que será quando fizerem pressão sobre ela, marcação apertada e quando por acaso num movimento alguém lhe tocar no peito/rabo? Nos meus tempos de escola nos inter-turmas era equipas mistas mas homens marcavam homens e mulheres as mulheres. Eu penso que aqui não está posta em causa as qualidades técnicas desportivas de algumas mulheres mas sim o que a sociadade de hoje me dia ( femenistas ) podem achar.

Há uns anos estive num torneio de equipas mistas, eu estava a marcar uma rapariga num lançamento lateral e bastou usar o braço para ganhar posição que ela se queixou que eu a estava a agarrar e gerou-se ali uma confusão de mais de 10 minutos. E eu até tive o cuidado de fechar a mão para não gerar algum mal-entendido, mas não serviu de nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Se houver gajas que estejam ao nível, e estejam dispostas a aceitar este desafio, não vejo mal nenhum. Ou não haverá uma mão cheia de gajas no mundo capazes de jogar numa primeira liga?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pablo Honey, há 5 horas:

Se houver gajas que estejam ao nível, e estejam dispostas a aceitar este desafio, não vejo mal nenhum. Ou não haverá uma mão cheia de gajas no mundo capazes de jogar numa primeira liga?

A solução deveria passar por dar mais visibilidade, credibilidade e condições às ligas femininas e não colocar meia dúzia de atletas a jogar em equipas inferiores quando podiam ser estrelas do seu próprio campeonato.

• Concordo! 9

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até me lembro de fazer marcação cerrada a uma jogadora de basquetebol profissional num jogo de rua e houve bocas de toda a gente que deixou aos dois embaraçados. Tirou logo a minha concentração sempre que ela me apareceu à frente que eu deixava-a passar a maior parte das vezes. Ela dava-me coça de qualquer forma, mas se é assim num jogo de rua onde até os próprios amigos dela mandavam bocas, era giro ver num ambiente profissional.

É que é não é só feminismo, é machismo também. Imaginem como seria do público em relação às jogadoras ou de jogadores adversários a elas.
Por algum lado e em alguma altura isto tem de começar, mas se um homossexual nem pode viver a sua vidinha estando ao lado de um parceiro...no futebol profissional é como se essa orientação sexual não existisse.

Editado por BFC=Trincos_Everywhere

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NunoC89, há 10 horas:

LOL

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de infinito, há 20 horas:

Isso será um problema do clube, não?

Compartilhar este post

Link para o post

E quando aparecer uma mulher guarda-redes a querer o mesmo estatuto, vai deixar de valer bujas???

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 2 horas:

também pode ser ao contrário? Um gajo da 4ªa divisão pode jogar na 1ª divisão feminina?

Só para clarificar. Fazes essa pergunta como uma objeção real à decisão descrita na notícia?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 4 minutos:

Só para clarificar. Fazes essa pergunta como uma objeção real à decisão descrita na notícia?

não. Em Portugal, por exemplo, a lei da paridade dá para os dois lados.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é surreal lol. Não faz sentido nenhum. Só vai gerar confusão. 

Oh yeah, é ainda por cima agora 2020 telhados de vidro. 

Compartilhar este post

Link para o post

Por mim podem avançar com as equipas mistas em todo o lado, a realidade será sempre a mesma e não se vai alterar porque a diferença continua a ser bem grande.

Por alguma coisa as provas de atletismo também estão divididas por género.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 1 hora:

não. Em Portugal, por exemplo, a lei da paridade dá para os dois lados.

Então, tens a genuína preocupação que, com base nesta decisão, homens vão exigir participar em ligas femininas? E que devem ser permitidos a participar, caso contrário não existirá verdadeira igualdade?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 11 minutos:

Então, tens a genuína preocupação que, com base nesta decisão, homens vão exigir participar em ligas femininas? E que devem ser permitidos a participar, caso contrário não existirá verdadeira igualdade?

sim, eles poderão exigir, não digo que vão exigir. Não sei como é a constituição da Holanda, mas tendo por base o princípio não discriminatório (mesmo na descriminação positiva) as quotas para minorias (raciais ou de género) são aplicáveis a todos. Quando uma minoria passa a maioria as quotas continuam a ser aplicadas, mas em sentido inverso.

Editado por Puto Perdiz

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 59 minutos:

sim, eles poderão exigir, não digo que vão exigir. Não sei como é a constituição da Holanda, mas tendo por base o princípio não discriminatório (mesmo na descriminação positiva) as quotas para minorias (raciais ou de género) são aplicáveis a todos. Quando uma minoria passa a maioria as quotas continuam a ser aplicadas, mas em sentido inverso.

Tendo em conta o contexto histórico e social do desporto em questão, não considero essa preocupação realista. Contudo, caso esta experiência seja um sucesso e como consequência haja homens a exigir o reverso da medalha, considero que faria mais sentido criar ligas específicas para futebol misto, satisfazendo a vontade de ambas as partes, do que permitir a participação de homens em ligas femininas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...