Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedropb13

[Benfica] Futebol 21/22

Publicações recomendadas

Citação de Pedro B, há 5 minutos:

Mas o que descreveste não foram os atos de uma direção? Não podemos separar a direção da sua instituição?

Por alguma razão são rivais e não apenas adversários. Eu tenho respeito e admiração pelo Benfica e pelo Porto, e por essa razão quero que o Sporting seja melhor que eles.

As direções são a imagem da instituição que dirigem. Há uma ligação causal entre a perceção de imagem de uma marca e as pessoas que a representam. Basta ver que, em publicidade, os endorsers de uma marca são aqueles que as pessoas (ou seja, o público) percecionam como os representantes dessa marca. Vê o caso do Lance Amstrong, era representante de várias marcas, quando estalou o caso do doping perdeu milhares (milhões?) em patrocínios. Essas marcas não desejavam estar associadas a um desportista batoteiro. 

Eu respeito o Sporting, mas daí a simpatizar ou demonstrar contentamente com o seu estado atual vai uma enorme distância. Enormíssima. 

Editado por Vaart10

Compartilhar este post

Link para o post

A mim emocionalmente o Sporting não me diz nada. Na minha vida toda conheci de perto quantos sportinguistas? Se chegou a 3 ou 4 foi muito.

São um rival histórico, óbvio, mas para mim, talvez por não ser lisboeta, sempre estiveram noutro patamar que o FCP. Quando ganharam o último campeonato andava praí no 6° ano, lembro-me de ficar todo contente e picar os portistas. Enfim, era o que se arranjava na altura. Para festejar um campeonato a sério sendo "gente" tive de esperar mais uns anos.

Hoje consigo distanciar a rivalidade que é óbvio que existe e admirar o feito desta época do Sporting. Pá, um bocado como admirei a do Leicester por exemplo. Para quem ainda gosta do romantismo do futebol antigo esta história deste campeonato do Sporting, dos tostões contra os milhões, do Amorim contra o JJ e o Conceição é porreira.

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, Agora:

As direções são a imagem da instituição que dirigem. Há uma ligação causal entre a perceção de imagem de uma marca e as pessoas que a representam. Basta ver que, em publicidade, os endorsers de uma marca são aqueles que as pessoas (ou seja, o público) percecionam como os representantes dessa marca. Vê o caso do Lance Amstrong, era representante de várias marcas, quando estalou o caso do doping perdeu milhares (milhões?) em patrocínios. 

Eu respeito o Sporting, mas daí a simpatizar ou demonstrar contentamente com o seu estado atual vai uma enorme distância. Enormíssima. 

Percebo o que dizes mas serão esses exemplos duradouros? Eu não penso no Vale e Azevedo ou no Vieira quando considero a grandeza do Benfica. Acho que até vocês os encaram como manchas da vossa história, títulos à parte.

Eu não falo em torcer pelo rival, naturalmente. Não torço pelo Benfica. Mas não teria interesse em ver um segundo Vietname.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 2 minutos:

Hoje consigo distanciar a rivalidade que é óbvio que existe e admirar o feito desta época do Sporting. Pá, um bocado como admirei a do Leicester por exemplo. Para quem ainda gosta do romantismo do futebol antigo esta história deste campeonato do Sporting, dos tostões contra os milhões, do Amorim contra o JJ e o Conceição é porreira.

São fenómenos que acontecem no desporto, os underdogs existem. Eu percebo o "conto" que estás a relatar e é interessante, obviamente, mas para mim o interesse termina aí. O Sporting tem muito mérito no que está a conseguir, ainda ontem disse num grupo de Discord que o Sporting ia virar contra o Gil Vicente. Lá me acusaram de "não ter noção" (olá @doom_master e @Pickle Rick), mas o certo é que aconteceu o que previ. O Sporting teve uma fase em que jogou bem e isso ajudou a chegar ao primeiro lugar. Agora, estando nesse lugar, há uma motivação extra, de ser campeão, que os vai ajudar a ganhar alguns jogos. Se houvesse público nos estádios, ias assistir a uma onda verde. E também te digo, creio que vamos assistir a um aumento na agressividade de algumas equipas, é histórico. 

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o "cair da máscara" do Lage... acho que com o desinvestimento que houve na equipa dele, o saber que já andam a preparar o sucessor tendo feito aquela meia volta fantástica, de um nível exibicional enorme, também andava de trombas, muito provavelmente. Uma pessoa não é de ferro e foi uma filha da putice o que lhe fizeram...

Espero que volte a treinar em força e que seja muito bem sucedido.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro B, há 6 minutos:

Percebo o que dizes mas serão esses exemplos duradouros? Eu não penso no Vale e Azevedo ou no Vieira quando considero a grandeza do Benfica. Acho que até vocês os encaram como manchas da vossa história, títulos à parte.

Eu não falo em torcer pelo rival, naturalmente. Não torço pelo Benfica. Mas não teria interesse em ver um segundo Vietname.

Duradouros ou não, o certo é que a estrutura do Sporting, exceptuando Bruno de Carvalho, teve sempre um certo padrão de Presidente. Tem acontecido o mesmo com o Benfica desde o Damásio, malta que vai presidir ao clube para se servir dele e não ao contrário.

Eu não desejo mal ao Sporting, aliás, quem me conhece, sabe que condenei duramente aquilo que aconteceu em Alcochete e lamentei-o. Daí a sentir simpatia pelo momento que estão a viver, não consigo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 6 minutos:

A mim emocionalmente o Sporting não me diz nada. Na minha vida toda conheci de perto quantos sportinguistas? Se chegou a 3 ou 4 foi muito.

São um rival histórico, óbvio, mas para mim, talvez por não ser lisboeta, sempre estiveram noutro patamar que o FCP. Quando ganharam o último campeonato andava praí no 6° ano, lembro-me de ficar todo contente e picar os portistas. Enfim, era o que se arranjava na altura. Para festejar um campeonato a sério sendo "gente" tive de esperar mais uns anos.

Rival tem sempre um contexto histórico. O Porto é, sem dúvida, o maior rival do Benfica e não o é só pelos últimos 20 anos.

Essa história dos milhões ainda não a percebi muito bem. Amorim, Paulinho, Pote... Não vamos já em quase 40 milhões de despesa?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu por acaso até acho que uma vitória do Sporting seria um maior rombo no Vieirismo do que uma vitória do Porto, no ano da Super-Equipa e dos 100M ter um outsider a arrebatar o título com uma facilidade tremenda faria mossa nos vieiristas que acham que o Porto é uma espécie de Milan de Sacchi temperado com uma Holanda de Rinus Michels mas intervencionado pela UEFA como o LFV gosta de se gabar.

Até acho que isto tem potencial para ser uma situação muito semelhante à do Sporting em 2009/10 que se via como o principal Challenger do Porto até aparecer um Super Benfica e expor as debilidades leoninas (já evidentes a nível diretivo e desportivo mas camufladas com os sucessivos 2º lugares que davam presença na UCL e Taças) que levaram a uma implosão diretiva e despedimento rápido do Paulo Bento.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 3 minutos:

Duradouros ou não, o certo é que a estrutura do Sporting, exceptuando Bruno de Carvalho, teve sempre um certo padrão de Presidente. Tem acontecido o mesmo com o Benfica desde o Damásio, malta que vai presidir ao clube para se servir dele e não ao contrário.

Eu não desejo mal ao Sporting, aliás, quem me conhece, sabe que condenei duramente aquilo que aconteceu em Alcochete e lamentei-o. Daí a sentir simpatia pelo momento que estão a viver, não consigo. 

E esse padrão, também encontrado no Benfica e Porto, resulta um pouco da realidade do nosso futebol. Mas percebo o ponto de vista.

Citação de Lebohang, há 4 minutos:

Eu por acaso até acho que uma vitória do Sporting seria um maior rombo no Vieirismo do que uma vitória do Porto, no ano da Super-Equipa e dos 100M ter um outsider a arrebatar o título com uma facilidade tremenda faria mossa nos vieiristas que acham que o Porto é uma espécie de Milan de Sacchi temperado com uma Holanda de Rinus Michels mas intervencionado pela UEFA como o LFV gosta de se gabar.

Até acho que isto tem potencial para ser uma situação muito semelhante à do Sporting em 2009/10 que se via como o principal Challenger do Porto até aparecer um Super Benfica e expor as debilidades leoninas (já evidentes a nível diretivo e desportivo mas camufladas com os sucessivos 2º lugares que davam presença na UCL e Taças) que levaram a uma implosão diretiva e despedimento rápido do Paulo Bento.

Rombo não sei, mas seria um impasse difícil de gerir. Mas acho mais provável o Benfica voltar à sua força do que o Sporting manter a toada na época seguinte.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro B, há 15 minutos:

Rival tem sempre um contexto histórico. O Porto é, sem dúvida, o maior rival do Benfica e não o é só pelos últimos 20 anos.

Essa história dos milhões ainda não a percebi muito bem. Amorim, Paulinho, Pote... Não vamos já em quase 40 milhões de despesa?

O meu pai tem 54 anos e sempre considerou o Porto como um, rival maior que o Benfica, exatamente por ser do Norte. Eu cresci durante os anos de glória deles com o Penta e a Liga dos Campeões e são de longe os maiores rivais que temos, exatamente por causa disso. Onde uma pessoa cresce influencia enormemente o que é considerado um rival ou não. Mesmo o meu avô, que viveu durante grande parte dos maiores anos da rivalidade Benfica v Sporting, tinha um ódio maior ao Porto

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 2 horas:

Isso do discurso do Amorim ser uma lufada de ar fresco é muito bonito agora que tudo corre às mil maravilhas. O Lage no início também era tudo muito giro e depois acabou igual aos outros todos. Em relação ao hype do Amorim é esperar que venha uma tormenta a sério e depois logo se vê se de facto é diferente ou é só igual aos outros todos

Tens razão, a cara de quem ganha nunca é igual à de quem perde. Mas o Lage também deu muitos tiros nos pés depois de ser campeão, a mim não me entra na cabeça ele ter prescindido completamente do Florentino e do Samaris quando um par de meses antes eles deram a vida por ele. Nunca se falou muito disso mas ele traiu muita malta em pouco tempo.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ibrahimovic_9, há 2 minutos:

Tens razão, a cara de quem ganha nunca é igual à de quem perde. Mas o Lage também deu muitos tiros nos pés depois de ser campeão, a mim não me entra na cabeça ele ter prescindido completamente do Florentino e do Samaris quando um par de meses antes eles deram a vida por ele. Nunca se falou muito disso mas ele traiu muita malta em pouco tempo.

Nunca vi nada sobre isso, podes explicar melhor pfv?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ibrahimovic_9, há 4 minutos:

Trair é uma palavra muito forte, mas entendo onde queres chegar.

A decisão de encostar o Florentino e o Samaris não estará relacionada com a mudança para um estilo de jogo de maior ataque posicional em vez de transições? O homem perdeu o motor de jogo que lhe tinha dado o título (Félix) e que era fortíssimo a jogar no espaço, para ser substituído por dois PL fixos. Obrigou a mudar a forma de jogar e o meio-campo acabou por levar por tabela, daí também achar que ele começou a apostar (ainda) mais no Taarabt quando mudou o chip, prescindindo de um médio forte na recuperação de bola por um médio mais criativo.

Editado por Pedro_Y2J

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 1 minuto:

Trair é uma palavra muito forte, mas entendo onde queres chegar.

A decisão de encostar o Florentino e o Samaris não estará relacionada com a mudança para um estilo de jogo de maior ataque posicional em vez de transições? 

As ideias podem ser muito boas mas estás a lidar com seres humanos, antes de teres uns truques novos tens de perceber onde chegaste e com quem é que lá foste. Eu entendia que ele arrumasse com esses 2* se tivesse chegado malta nova, não me recordo bem mas acho que não foi esse o caso, até porque o Weigl chega em Janeiro e a utilização do Florentino já era residual.

*e não estou com isto a dizer que o Florentino e o Samaris, sejam grandes jogadores; o grego então é apenas mediano. Mas aqui e acolá essa malta também faz falta nas grandes equipas e convém que sejam reconhecidos e não descartados ao fim de 2 meses.

Citação de Ricardo™, há 6 minutos:

Nunca vi nada sobre isso, podes explicar melhor pfv?

Não há muito a explicar, na fase final da época em que somos campeões recordo-me que esses 2 foram gajos que seguraram aquilo sobretudo quando a equipa tremia e na época seguinte o Lage ignorou-os. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ibrahimovic_9, Agora:

As ideias podem ser muito boas mas estás a lidar com seres humanos, antes de teres uns truques novos tens de perceber onde chegaste e com quem é que lá foste. Eu entendia que ele arrumasse com esses 2* se tivesse chegado malta nova, não me recordo bem mas acho que não foi esse o caso, até porque o Weigl chega em Janeiro e a utilização do Florentino já era residual.

*e não estou com isto a dizer que o Florentino e o Samaris, sejam grandes jogadores; o grego então é apenas mediano. Mas aqui e acolá essa malta também faz falta nas grandes equipas e convém que sejam reconhecidos e não descartados ao fim de 2 meses.

Inteiramente de acordo, estou só a relacionar a decisão de encostar esses 2 com as mudanças na forma de jogar. Até porque o Lage não me parece ser o tipo de treinador que encoste facilmente qualquer jogador, sem ter um motivo para tal. Suponho que tenha sido pela mudança na forma de jogar da equipa.

Em último caso, o que fica para a história foi que essa mudança se veio a revelar péssima e que perdeu o balneário. Talvez tenha aprendido a que numa próxima vez, exija um "novo João Félix" em vez de um Dyego Sousa. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 1 hora:

Sobre o "cair da máscara" do Lage... acho que com o desinvestimento que houve na equipa dele, o saber que já andam a preparar o sucessor tendo feito aquela meia volta fantástica, de um nível exibicional enorme, também andava de trombas, muito provavelmente. Uma pessoa não é de ferro e foi uma filha da putice o que lhe fizeram...

Espero que volte a treinar em força e que seja muito bem sucedido.

Com o Lage aconteceu algo semelhante ao que tinha acontecido ao Fonseca no FCP, não estavam preparados para a pressão que um clube grande exige quando a coisa dá para o torto e então desatam a dizer disparates quando são apertados. A diferença é que o Fonseca, para melhorar, quis rapidamente saltar novamente para cima do cavalo; o Lage prefere ficar em casa a ver o Super Wings e receber o cheque ao fim do mês.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 1 hora:

Eu acho que ou estás a ser demasiado ingénuo ou podes não querer acreditar  na forma como funcionam os OCS desportivos em Portugal. 

Nas redes sociais, como bem indicas, a força da oposição é completamente diferente. Mas é obvio que sim, pois é uma luta livre, em campo aberto. Qualquer pessoa, cumprindo as normas de determinada plataforma, cria uma página, uma conta, um blog. E por ai vai. Paga anuncios para ter mais destaque, e a vida que segue.

Na imprensa tradicional é sempre mais complexo.

Dou-te um exemplo claro como a água. Quantas notícias fez A'Bola durante a campanha com o Movimento? Perto de 0, para não dizer 0. Já o Record dava imenso destaque (como continua a dar) a tudo o que o Movimento faz. E o Jogo? Em menos número, mas dá. E a CMTV/CM? Nada. Antena 1? às vezes. TSF e RR? Mais vezes. Tudo isso se devia a determinados conhecimentos e interesses de quem lidera estes OCS.

E podemos transferir esta análise para o JNL, com a diferença que, na altura, muitas peças e destaques foram pagos. Como acontece diariamente com noticias, entrevistas e peças sobre empresas, negócios e afins. 

Outro exemplo da chamada boa imprensa é o JJ. Mas tudo aquilo é controlado com jantares, informações, dinheiro, carreira, etc.. Portanto ou entras nesse lamaçal e pagas para ser visto e ouvido, ou sujeitas-te às "regras" e liberdades editoriais 

A mim surpreende-me, e muito, o Malheiro continuar cheio de tempo de antena. Eu depois de ouvir o Luis Bernardo, à época diretor de comunicação do Benfica, dizer o que ele disse no Seixal (sobre a relação com a CS), se duvidas tinha rapidamente ficaram dissipadas. 

Portanto nem sempre acho que seja falta de sagacidade. Muitas vezes são outros os motivos. E no caso do JNL ele deixou de alimentar a máquina. O dinheiro foi utilizado para um propósito, falhado o objetivo regressou a casa e deve estar a avaliar aquilo que quer fazer à vida dele.

Tiro duas conclusões do que disseste:

1º- parece ser mais vantajoso para a CS lidar com uma instituição cuja política de comunicação se assemelha a uma ditadura do que ter uma relação de imprensa livre com a mesma.

2º- a oposição oficial é praticamente inexistente.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de Ibrahimovic_9, há 21 minutos:

Em relação à questão do Florentino, falou-se foi que isso se deveu a questões extra-futebol, a tal situação da igreja evangélica. E tendo em conta que continua sem jogar com frequência (nem sequer convocado com frequência é, aliás), parecem dar força a esse argumento. De resto, totalmente de acordo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Grillo, há 1 minuto:

Em relação à questão do Florentino, falou-se foi que isso se deveu a questões extra-futebol, a tal situação da igreja evangélica. E tendo em conta que continua sem jogar com frequência (nem sequer convocado com frequência é, aliás), parecem dar força a esse argumento. De resto, totalmente de acordo.

Acredito. De qualquer forma era pouco expectável que depois de passar 1 época a ver os jogos no banco o Florentino se assumisse num Mónaco. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 3 horas:

Último que acompanhei foi o Derby na Antena 1, inacreditável o nº de vezes que as palavras "Gabriel" e "bola perdida" foram ditas no primeiro tempo, o gajo jogou assim tão mal? 🤣

Ainda tentei ouvir o 2º tempo mas não tive paciência e fechei a RTP Play aos 60' e poucos.

sim, foi surreal a quantidade de bolas que ele perdeu na primeira parte. Parecia para os apanhados. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ibrahimovic_9, há 35 minutos:

O Lage não é naife. Ele sabia perfeitamente que o namoro com o JJ continuava. Sabia perfeitamente que não lhe deram as condições mínimas para fazer o que fosse nessa época. 

Claro que “comeu” igualmente aquilo que a direção lhe pedia, pois por alguma razão chegou a ir a jogo com o Tomas Tavares e o Cervi num jogo qualquer da Champions.

Mas verdade seja dita, o rapaz foi queimado até mais não. Podia ter batido com o pé, mas acho que o facto de ter sido pai fez com que não tivesse feito isso...

Os problemas do Benfica vão sempre, de forma irremediável, para a Direção. 

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...