Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedropb13

[Benfica] Futebol 21/22

Publicações recomendadas

Citação de w0, há 44 minutos:

Ignorando o pressuposto direção, quase numa lógica onde eu era chamado para os substituir, aquilo que faria, no imediato, é algo que já defendo há algum tempo. 

Há três princípios base que deveriam nortear a preparação da próxima época:

• Apurar quais os jogadores que, por diferentes motivos, não são mais úteis à equipa (desportivamente falando);
  • Identificar os jogadores que devem subir à equipa principal e com os quais seja possível contar efetivamente;
  • Atacar o mercado nas posições que não seja possível preencher, com qualidade, cumprindo os dois primeiros pressupostos. 

Este ano, apesar de isto já ser algo que deveria ter sido feito há mais tempo, o Benfica precisa de encerrar alguns ciclos. E agora vê-se numa posição de ter de o fazer de forma drástica, quando podia ter sido algo que ia sendo feito à medida que o tempo ia passando.

O balneário pede novos líderes e a equipa precisa de novos grupos. Há uma crise enorme de identidade. Por muito que custe, o Otamendi é mais capitão (no sentido de proteger e defender o grupo) do que o Pizzi, o Almeida e o Jardel juntos. Depois há outros temas na relação Otamendi-Benfica, mas olhando apenas para este prisma, há que ser justo.

O eixo Pizzi-Grimaldo-Rafa-Almeida precisa de ser destruído. Não é de agora que surge esta necessidade. Mas há cada vez mais relatos que este grupo, ao qual se vão juntando alguns jogadores (TT, mamadog, etc.), acaba por criar barreiras na receção de novos elementos.

Olhando para as questões da mística e da transmissão de valores Benfiquistas, é lógico que pensamos, automaticamente, em quatro nomes: André Almeida, Jardel (mais pela antiguidade e menos pela postura de líder),  Samaris e Pizzi. 

É inegável que o jogador mais preponderante (desportivamente) é o Pizzi. O jogador que faz mais balneário nenhum de nós poderá dizer com 100% de certeza, mas desconfio que está entre o Almeida e o Samaris. Ainda assim, nenhum destes argumentos pode, isoladamente, ser suficiente para manter ou dispensar um jogador.

Todavia, deste núcleo, aquele que teria lugar assegurado na próxima época seria o Pizzi. Não se trata de um jogador que faz uma equipa brilhar, mas é um jogador que brilha quando bem acompanhado. Por outro lado, Deixava cair o Jardel. Desportivamente já vai apresentando dificuldades, em especial as físicas há já um par de épocas. Deixava-o sair, com uma justa e merecida homenagem. 

Seguem-se o Almeida e o Samaris. Se no primeiro nunca vimos aquele jogador que encanta e faz a asa direita voar, no segundo já não vemos o mesmo médio que chegou e cresceu no Benfica. Na direita queremos ver mais laterais ofensivos, daqueles que rasgam e entortam defesas. No meio campo queremos ver as carraças e os polvos. Ver-me-ia a abdicar de ambos. Mas entendo que possa ser uma mudança demasiado drástica. Atendendo aquilo da grupeta, deixava o André ser feliz noutras paragens. Uma saída com direito a uma justa e merecida homenagem.

Resolvido este ponto, e olhando para a produção dos jogadores nesta época, era tempo de cortar com os pesos mortos. Seja por falta de qualidade, seja pela falta de oportunidades. 

Primeira linha de jogadores a colocar no mercado por entender que não estão à altura daquilo que o Benfica precisa: Gilberto, Conti, Nuno Tavares, João Ferreira, Tomás Tavares, Ferro, Gabriel, Franco Cervi, Darwin e Seferovic. São 10 jogadores, alguns com demasiado tempo de jogo, que mostram bem o quão mal construído foi o nosso plantel.

Deixaria alguns jogadores sairem para rodar (Svilar, Gonçalo Ramos).

Não tenho noção se, realisticamente, algum dos jogadores da Equipa B ou Sub-23 podia ser chamado para fazer plantel e ser chamado em caso de necessidade. Mas a próxima época terá de ser uma época de investimento, mas com cabeça. Contratar os jogadores certos para as posições certas. 

Esta transição seria dura, certamente. Mas tudo isto porque a direção foi incapaz de ir fechando ciclos à medida que os anos iam passando. E uma política desastrosa de contratações levou-nos a queimar milhões de euros e, ainda assim, a ter um plantel débil. 

Isto para mim é o cenário ideal, mas a próxima época ainda vai ser montada num cenário covid, duvido que o mercado fuja muito ao que foi este ano. Ou seja, será difícil despachar todos os jogadores que enumeraste por preços decentes, ainda para mais com mais 1 ano de desvalorização em cima. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bulldozer, há 8 horas:

Posso entender com que argumentos dizes que ele nem para 2º GR do Benfica serve? Ou é só porque sim?

Não o acho um GR estável o suficiente para tal. É um GR que tecnicamente comete erros demasiado frequentemente. Tem dificuldade no posicionamento. Acho que se safa muito graças à sua agilidade e bons reflexos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ibrahimovic_9, há 2 horas:

A diferença é que pelo menos o Taarabt tu percebes quais são os tipos de passe que ele falha, são por norma passes a queimar linhas e que na televisão dizes "ok era lixado a bola passar ali mas a ideia é boa". Daí que eu defenda que ele possa jogar mas mais à frente e com médios, eu diria que 2, a equilibrar e preparados para a transição defensiva.

Já o Gabriel tu vês passes e mais passes falhados e nunca entendes muito bem o padrão, parece aqueles aspersores de água que regam o jardim a andar dum lado para o outro.

Já digo isso há imenso tempo. Seja como for, o Taarabt está numa fase em que faz lembrar demasiado o Carlos Martins, só que um bocadinho menos burro. Por mim podia ir à vida dele, até porque me parece ser o tipo de gajo que se não jogar regularmente não consegue render.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 2 horas:

Isto para mim é o cenário ideal, mas a próxima época ainda vai ser montada num cenário covid, duvido que o mercado fuja muito ao que foi este ano. Ou seja, será difícil despachar todos os jogadores que enumeraste por preços decentes, ainda para mais com mais 1 ano de desvalorização em cima. 

O melhor que o Benfica pode fazer é investir no nosso campeonato. Temos muitos e bons com qualidade para jogar num grande. Por menos de metade do investimento se calhar estávamos a fazer melhor figura em todas as frentes.

Editado por Quillbeast

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quillbeast, há 3 minutos:

O melhor que o Benfica pode fazer é investir no nosso campeonato. Temos muitos e bons com qualidade para jogar num grande. Por menos de metade do investimento se calhar estávamos a fazer melhor figura em todas as frentes.

Não são muitos os casos de jogadores que poderão singrar no Benfica, excluindo os restantes rivais pelo título.

Este ano tivemos o caso do Pote e do Taremi, fora isso quais é que deram o salto para um dos grande e se aproveitaram? 

Já para não falar que experiências dessas já tivemos no passado recente. Estou-me a lembrar do Chiquinho, que fez uma boa época no Moreirense e chegou ao Benfica e tem sido um flop.

Com isto não quero dizer que não se deva olhar para o mercado nacional, mas só em situações muito específicas, não como politica desportiva.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 1 hora:

Não são muitos os casos de jogadores que poderão singrar no Benfica, excluindo os restantes rivais pelo título.

Este ano tivemos o caso do Pote e do Taremi, fora isso quais é que deram o salto para um dos grande e se aproveitaram? 

Já para não falar que experiências dessas já tivemos no passado recente. Estou-me a lembrar do Chiquinho, que fez uma boa época no Moreirense e chegou ao Benfica e tem sido um flop.

Com isto não quero dizer que não se deva olhar para o mercado nacional, mas só em situações muito específicas, não como politica desportiva.

Em Braga moram 2 jogadores que seriam titulares de caras no nosso onze. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 1 hora:

Nem todos são craques mas o Porto joga com Manafá e Zaidu. O Tony Martinez está apagado mas é bom jogador. O Loum vai jogando e não custou os milhões do Gabriel, que será a comparação directa entre planteis. O Nuno Santos. Grande parte do plantel do Braga se os quisermos meter aqui no grupo de candidatos ao título.

E o Chiquinho não é flop. Sei que hoje em dia muita gente só consegue ver o copo cheio ou vazio mas o Chiquinho é um caso claro de copo a meio. Já teve os seus momentos bons, e no geral é um jogador competente que vai tendo minutos e não compromete.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 2 horas:

Tens uns casos aí que poderão dar. Angel Gomes (apesar de pertencer ao Lille), no Braga tens um ou outro que daria alguma profundidade, entretanto já seguraram o Rodrigo Pinho (ainda que eu ache que não tem nível para estas andanças), no Boavista o Cannon também é interessante, no Famalicão apesar do campeonato merdoso tens lá o Gustavo, Edwards no Vitória SC, Eustáquio no Paços, Luquinha no Portimonense.
Nem todos encaixam no Benfica, nem metade deles até mas seriam sempre adições interessantes a uma equipa bem gerida e bem composta. Eu aceitava de bom grado um ou outro no Sporting.

Citação de John Bonifácio, há 53 minutos:

Em Braga moram 2 jogadores que seriam titulares de caras no nosso onze. 

Só vejo o Esgaio, qual seria o outro ? Musrati ?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 34 minutos:

Who?

Nuno Tavares, provavelmente. Demorei uns 2 minutos a lá chegar...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 5 minutos:

Craque no FM é.

Tenho visto um bocado dos jogos do Fama e não me lembro de ver um jogador de 19 anos tão adulto em Portugal desde o Moutinho quando apareceu, mas não é o mesmo tipo de jogador. 

É que entrar nesta equipa do Famalicão como eles estão e não parecer mau já quer dizer qualquer coisa. Veremos noutro contexto, mas é promissor. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 1 hora:

Matheus.

O Matheus nem nível Braga é, farta-se de enterrar e dar casas...

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, Agora:

O Matheus nem nível Braga é, farta-se de enterrar e dar casas...

Tens os seus defeitos, sim. Contudo, é bem mais completo que qualquer um do Benfica. E, apesar de termos bem presente a falha contra o Porto, ele melhorou bastante esse aspeto nos últimos anos.

Dizer que não tem nível para um Braga só pode ser por despeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando falei no tirando os candidatos ao título, incluí o Braga. Eles têm jogadores interessantes mas são caros. Tirando isso, só me esqueci do Nuno Santos que curiosamente até já foi nosso. O resto são gajos que acho que não acrescentariam qualidade em relação ao que já temos (Manafá, Loum, Zaidu, Tony Martinez etc não acho que sejam melhores do que os que já temos para essas posições).

Dos exemplos que foram dados talvez só pegasse no Eustaquio e no Gustavo Assunção. O Edwards apesar de andar a comer banco, deve continuar a ser caro e tem mercado pelo que seria sempre difícil com um orçamento mais apertado. Angel Gomez é do Lille, Ugarte ainda vi muito pouco para opinar e o resto não acho que seja para estas andanças.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 1 hora:

Matheus.

Fdç, o gajo é horrivel. Mantem regularidade a levar frangos, pelo menos.

Também despachava o Chiquinho, a custo 0 para quem pegasse neste entulho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ruas, há 1 hora:

Podíamos ir buscar o Crespo ao Estoril.

nao é para o nosso nivel. é como o Chiquinho. No Moreirense parecia o Messi, mas era por comparação com os companheiros. O Crespo é bom jogadro mas para aquele nivel

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 11 minutos:

nao é para o nosso nivel. é como o Chiquinho. No Moreirense parecia o Messi, mas era por comparação com os companheiros. O Crespo é bom jogadro mas para aquele nivel

Continuar a buscar brasileiros não me parece ser a solução...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 11 minutos:

Não sabes, nunca o viste noutro nível.

E o Chiquinho nunca pareceu o Messi no Moreirense, no máximo na Académica.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...