Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Simeone

Sporting - Rumores e Transferências - 2021/22

Publicações recomendadas

Citação de Prata, há 13 minutos:

Na verdade isso faz parte do acordo da reestruturação financeira( inicialmente eram 50%) mas na prática o Sporting tem que entregar sempre x dinheiro à banca e essa percentagem das vendas funciona como uma garantia. E duvido que os restantes clubes com as dividas astronómicas que também têm não tenham acordos do género.

Esses 30% não são garantias. A garantia é "caso não cumpras com o prazo de pagamento do empréstimo, eu executo a garantia e levo o dinheiro. Até lá, não mexo nesse dinheiro". Isto é mesmo "olha, sempre que fazes uma venda, pagas-me logo". Não é, de todo, a mesma coisa. A diferença é exactamente o que eu queria indicar: da venda de jogadores acaba por sobrar pouco dinheiro para fazer grandes contratações porque 30% vai directo para a banca + mecanismos solidariadade + intermediários (não sei se afecta quem compra, vende ou ambos). Se não detiverem todo o passe do jogador ou caso estejam prometidas percentagens de venda futuras, sobra pouco, muito pouco.

Tanto quanto consigo perceber dos R&C dos outros 2 estarolas, de forma muito rápida, nenhum está na mesma situação. Têm garantias prestadas sobre terrenos e sobre passes de jogadores mas em nenhum sítio está escrito que parte das verbas de alienação de jogadores remete para anticipação de amortização da dívida. A não ser que tenham enrolado para lá como quem diz sem dizer. Mas nem me lembro de ver notícias que apontem nessa direcção.

Só deixar o reparo que eu não vos desejo mal. Estou a tentar ler nas entrelinhas de toda esta conjectura. Mais depressa vejo não haver mais reforços e a venda de, pelo menos, 2 jogadores (entre Mateus Nunes, Nuno Mendes e Plata/Jovane) + excedentários. Não há dinheiro para muito mais.

Compartilhar este post

Link para o post

b) Alteração de diversas condições de reembolso obrigatório e reforço das Contas Reserva, nomeadamente:

(i) a redução da percentagem de afectação de fundos do “Excesso de venda de passes de jogadores” de 50% para 30%, na proporção de 15% ao reembolso antecipado obrigatório e 15% ao reforço das Contas Reserva; e

(ii) a redução da percentagem do mecanismo de Cash Sweep de 60% do Cash Flow disponível após Serviço da Dívida Permitida para 30%, a afectar na proporção de 15% ao reembolso antecipado obrigatório e 15% ao reforço das Contas Reserva.

diria que as aspas não são inocentes: o que é "excesso de venda de passes de jogadores"?

https://maisfutebol.iol.pt/geral/09-10-2019/sporting-chega-a-acordo-com-a-banca-para-reestruturacao-financeira

Na prática, a SAD reduz a necessidade de reservar metade do valor de vendas em jogadores acima dos 9 milhões de euros para pagamentos à banca, reduzindo o valor a alocar para menos de um terço.

https://tribunaexpresso.pt/sporting/2020-02-22-Quando-chegamos-ao-Sporting-o-controlo-era-zero-softwares-descontinuados-faturas-passadas-a-mao.-Estava-ao-nivel-de-uma-rulote

O que falta fazer na reestruturação financeira? Vai haver perdão de dívida por parte dos bancos?
O que houve inicialmente foi uma renegociação dos termos do acordo da reestruturação financeira de 2014, que permitiu reduzir, entre outros, aquela percentagem do reembolso sobre o excesso de venda de passes de jogadores. Isso foi uma primeira fase e há naturalmente uma segunda fase que para mim é necessária. E para isso é importante perceber o contexto.

Qual é?
A opinião pública diz que há perdão de dívida, que os bancos ajudam o Sporting... os bancos hoje em dia ajudam zero o Sporting. Não ajudam mais do que qualquer outra empresa, só estão interessados no negócio deles. O problema que há do Sporting com os bancos e dos bancos com o Sporting é um problema que vem de trás, que é um negócio a que eu chamo de lost-lost: todos perderam com este negócio. Os bancos porque emprestaram muito dinheiro ao Sporting e depois tiveram de andar a fazer reestruturações sucessivas e o Sporting porque está completamente estrangulado, que nem se consegue mexer. Fruto, sobretudo do acordo de 2014, que foi, atenção, muito bem feito e era necessário naquela altura, mas estrangulou-nos completamente. O acordo está descontextualizado. Agora foi melhorado, mas ainda não está como deve estar. Agarrando no mais importante, que é essa história do excesso de venda de passes de jogadores. O mercado de transação de jogadores inflacionou brutalmente desde esse acordo, acho que até se pode chamar um período antes de Neymar e depois de Neymar. Em 2017, houve um aumento do volume de transações de jogadores de futebol de cerca 30%. E esse aumento condiciona brutalmente o Sporting e faz com que este acordo esteja completamente descontextualizado. Porquê? Porque as receitas aumentam, o excesso de venda de passes de jogadores também vai aumentar, portanto o reembolso aos bancos acelera brutalmente, mas não se tem em conta os custos. Então mas agora não é mais caro para o Sporting contratar jogadores? Claro que também é. Isto não é só bom do lado da venda, também é muito mais caro contratar jogadores. Um jogador que antes custava 2 milhões de euros hoje em dia custa 6 ou 7 ou 8. Também pagamos mais aos agentes. Hoje em dia a massa salarial é muito superior ao que era dantes. E isso não é tido em conta no acordo. Mais: o próprio custo da formação é muito mais alto, porque os stakeholders do mercado do futebol não são parvos. E dizem assim 'espera aí, se agora é muito mais caro contratar jogadores feitos, eu vou começar a ir aqui à base da curva, que é a formação". E começam a ir buscar os meninos por 10, 15 milhões aos magotes. O que faz com que a formação seja mais cara. Dá-se casos em que temos de pagar comissões a agentes e contratos de jogadores de miúdos de 14, 15, 16 anos. Isso penalizou o Sporting e todos os clubes também a nível de gastos, mas o acordo com os bancos não tem isso em conta. Os bancos estão-se a borrifar.

É possível melhorar o acordo?
Nós já o alterámos, mas ainda podemos ir mais longe. Tendo em conta isto, e como os bancos já manifestaram publicamente que não têm interesse em trabalhar com o setor do futebol, alguma coisa tem de ser feita. Passo a arrogância, acho que nós estamos a fazer um excelente trabalho a nível financeiro, sinceramente, e isso é provado em toda a linha. Posso dar exemplos: quando nós chegámos, ninguém queria o nosso risco e hoje em dia tenho muitas instituições financeiras a procurar o nosso risco. Comprámos um jogador ao Internacional de Porto Alegre, o Eduardo, e temos uma instituição financeira que fica com o risco do Sporting. A mesma coisa agora com o Slovan Bratislava e o Sporar. Isto não acontecia quando chegámos, ninguém queria o nosso risco. Aliás, o V. Guimarães faz-nos um pedido de insolvência, altamente injusto, porque atrasámos o pagamento dois meses, mas foi para nos pressionar, porque tentou ir vender o nosso risco e não conseguiu. Hoje em dia já consegue. Nós devolvemos essa credibilidade ao mercado financeiro e temos cumprido com as nossas responsabilidades.

Assim os bancos já não se importam de estar expostos ao futebol.
Mas importam, porque manifestam que importam. Obviamente eu percebo, eles têm análise de risco, não estão confortáveis e têm um histórico com o Sporting que é assim e assado. Mas os bancos têm de fazer uma coisa, que é o que fazem com todas as empresas: ou reestruturam, ou refinanciam e estão dispostos então a trabalhar connosco, ou então saem de cena e revendem a dívida. E eu aí digo: muito bem, querem revender a dívida, revendem-na a nós. Faz mais sentido vender ao Sporting do que a um fundo abutre, seria uma tristeza ver esse cenário, nem acredito, acho que os bancos não fariam isso. Também percebo que os bancos não queiram vender a um preço mais baixo ao Sporting do que venderiam no mercado. Mas nós também não pedimos isso, o que nós dizemos é: muito bem, se não querem trabalhar connosco, revendam-nos a dívida a preço de mercado. E nós estamos dispostos a fazer isso.

Há informações de que o Novo Banco não chegou a acordo com o Sporting.
Neste momento não tive nenhuma proposta nem nenhuma comunicação de nenhum dos bancos. O que posso dizer é que aquela reestruturação foi feita e agora terá de se dar um passo neste sentido. Os bancos têm de tomar uma decisão. A primeira fase concluímos e concluímos há pouco tempo, em outubro. Agora teremos de conversar com os bancos, e estamos a fazê-lo, para trabalhar numa alternativa futura, que ainda não sabemos necessariamente qual é. Pode passar por uma ou por outra via.

Qual é a dívida do Sporting aos bancos neste momento?
Cerca de 120 milhões de euros.

Editado por bobzz

Compartilhar este post

Link para o post

não me chocam os valores. é vender 50% dos passes e siga; querem um jogador? venha outro para a troca e siga.

Legenda: valor de venda | valor a entregar | % valor entrega

10 0,3 3%
11 0,6 5%
12 0,9 8%
13 1,2 9%
14 1,5 11%
15 1,8 12%
16 2,1 13%
17 2,4 14%
18 2,7 15%
19 3 16%
20 3,3 17%
21 3,6 17%
22 3,9 18%
23 4,2 18%
24 4,5 19%
25 4,8 19%
26 5,1 20%
27 5,4 20%
28 5,7 20%
29 6 21%
30 6,3 21%
31 6,6 21%
32 6,9 22%
33 7,2 22%
34 7,5 22%
35 7,8 22%
36 8,1 23%
37 8,4 23%
38 8,7 23%
39 9 23%
40 9,3 23%
Editado por bobzz

Compartilhar este post

Link para o post

Era uma questão de tempo, é a única posição onde não são de top mundial e não há melhor que o Nuno disponível no mercado.

São 70M€ a pronto, de forma a activar a cláusula de rescisão prevista no contrato. Obrigado e voltem sempre.

Compartilhar este post

Link para o post

Nuno Mendes de um lado e Hakimi do outro lol fds que equipa absurda

Compartilhar este post

Link para o post

Nuno Mendes a ensinar o Messi a usar o pé esquerdo. Para ver isso nao me importo que paguem menos, tipo 65M + 25M por objetivos e cláusula de recompra de 5M

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pá seria incrível para o miúdo jogar com aqueles craques todos e a titular.

Compartilhar este post

Link para o post

O Maximiano vai para o Granada. 5M€. o Fabrizio Romano já deu a dica. 

Editado por fns

Compartilhar este post

Link para o post

Com o filho do Diego por cá não me custa muito a sua saida, principalmente por esse valor. Por mim ficava ele sobre a alçada do Adan. 

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que a percentagem futura seja alta, 5M parece-me pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

5 milhões não é um bocado pouco tendo em conta o valor dele enquanto jogador ou estou alheado da realidade relativamente a ele?

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Não é um excelente negócio, mas a precisarmos de vender e como não ia passar de suplente é aceitável. Se ficarmos com uma percentagem futura jeitosa ainda pode ser que dê mais uns trocos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 3 minutos:

Vão ao mercado?

Provavelmente, pelo Samuel do Portimonense. Mas não sei até que ponto o faria.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 44 minutos:

Com o filho do Diego por cá não me custa muito a sua saida, principalmente por esse valor. Por mim ficava ele sobre a alçada do Adan. 

Qual Diego? Não estou a ver quem é

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 5 minutos:

Qual Diego? Não estou a ver quem é

Diego Callai. Filho do Diego ex-GR do Vitória FC. É uma promessa do krl.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...