Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Citação de IlidioMA, há 14 horas:

vais ter de explicar esta frase. Nós, com a nossa fissão que empreendemos para produzir energia que usamos para aquecer os pés em janeiro de 2023 estamos a dar aos nosso herdeiros de daqui a 200 séculos energia? Esta que produzimos hoje? Ou é mais um mega optimismo de presumir que em 20.459 DC os seres humanos ainda estarão a usar a fissão nuclear?

esta frase fez-me lembrar o argumento - que ainda não ouvi aqui, mas por via de caminho, replico-o - de que "ah e tal, seguramente que no futuro se inventará um método mais eficaz para lidar com os resíduos nucleares" que nem consigo qualificar, de tão desonesto e sacode-água-do-capote que me parece.

Ponto central: para mim, é imoral vincular todas a gerações futuras até ao armagedão a terem de lidar, de alguma sorte, com resíduos nucleares que nós usámos ontem, de uma forma de energia que, tanto quanto nós sabemos, pode estar obsoleta daqui a décadas - lá está, não sabemos o futuro.

Não é optimismo nem futurologia, é um facto: nuclear é a energia mais eficiente e limpa que existe hoje. Se souberes de alguma melhor, certamente que o mundo vai querer saber, especialmente as gerações futuras.

Todos sabemos que a fusão vai ser (teoricamente) melhor, mas o que é suposto fazer nas décadas que nos separam da sua viabilidade? Morrer de frio? Voltar ao mundo das velas e carroças puxadas a cavalo? Voltar ao carvão e poluir o planeta, criando um problema para resolver outro? Ou virando-nos a 100% para as renováveis, mas depois não podendo ter o frigorífico ligado durante a noite?

Editado por Ghelthon
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Não é optimismo nem futurologia, é um facto: nuclear é a energia mais eficiente e limpa que existe hoje. Se souberes de alguma melhor, certamente que o mundo vai querer saber, especialmente as gerações futuras.

Todos sabemos que a fusão vai ser (teoricamente) melhor, mas o que é suposto fazer nas décadas que nos separam da sua viabilidade? Morrer de frio? Voltar ao mundo das velas e carroças puxadas a cavalo? Voltar ao carvão e poluir o planeta, criando um problema para resolver outro? Ou virando-nos a 100% para as renováveis, mas depois não podendo ter o frigorífico ligado durante a noite?

Hein?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 15 minutos:

Bom dia!

Acho que te devias informar sobre centrais de ciclo combinado e gerir melhor essas ideias sobre os problemas da energia renovável, dado que esse exemplo não fez sentido nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 1 hora:

Acho que te devias informar sobre centrais de ciclo combinado e gerir melhor essas ideias sobre os problemas da energia renovável, dado que esse exemplo não fez sentido nenhum.

Certo, estava a simplificar a coisa, certamente que nem o carvão será tão poluente hoje como foi em tempos.

Mas o que disse era assente no objectivo de não depender de fósseis. E quando falo em "renováveis", estou mais a falar de solar e eólica. A hidroeléctrica é também renovável, mas também tem um impacto bastante significativo nos ecossistemas e na paisagem, sendo apesar disso uma excelente opção, claro.

Citação de Plagio o Original, há 1 hora:

@Ghelthon fui pesquisar, sabias q a islandia corre 100% a energia renovavel? e q na peninsula iberica querem q 79% da energia seja em renovaveis a 2030

Pois, mas quando tens um país em cima de vulcões fica mais fácil.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 10 horas:

Pois, mas quando tens um país em cima de vulcões fica mais fácil.

Quando se acabar o pitróil o Hawaii vai conquistar os Estados Unidos!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 20 horas:

@Ghelthon fui pesquisar, sabias q a islandia corre 100% a energia renovavel? e q na peninsula iberica querem q 79% da energia seja em renovaveis a 2030

Existe um portal muito bem feito da REN que permite ver a produção de energia em tempo real. Nestes ultimos tempos as renováveis já ultrapassam esse valor. Ate houve dias de 90 e tal %. https://datahub.ren.pt/

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 22 minutos:

Existe um portal muito bem feito da REN que permite ver a produção de energia em tempo real. Nestes ultimos tempos as renováveis já ultrapassam esse valor. Ate houve dias de 90 e tal %. https://datahub.ren.pt/

Obrigado senhor António Costa 

Compartilhar este post

Link para o post

Notem uma coisa, para nós, portugueses, é muito fácil recorrer a renováveis. Temos mar, temos vento, temos muito sol e se uma falhar há sempre as outras. Os alemães, os suíços, os austríacos, etc não têm estas benesses que a natureza nos deu e, obviamente, não podem ficar dependentes de apenas uma fonte de energia renovável porque se calha de não haver vento as eólicas não produzem, se calha de não haver sol, os painéis fotovoltaicos não servem de nada, etc. E, nestes países, pensar na energia nuclear faz todo o sentido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 minutos:

Notem uma coisa, para nós, portugueses, é muito fácil recorrer a renováveis. Temos mar, temos vento, temos muito sol e se uma falhar há sempre as outras. Os alemães, os suíços, os austríacos, etc não têm estas benesses que a natureza nos deu e, obviamente, não podem ficar dependentes de apenas uma fonte de energia renovável porque se calha de não haver vento as eólicas não produzem, se calha de não haver sol, os painéis fotovoltaicos não servem de nada, etc. E, nestes países, pensar na energia nuclear faz todo o sentido.

Então não fará sentido em Portugal/Espanha ter energia nuclear, é isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 minuto:

Então não fará sentido em Portugal/Espanha ter energia nuclear, é isso?

Eu não percebo nada do assunto, mas creio que dependerá sempre das necessidades de energia vs produção. Mas deve haver sempre um backup. Repara, com a seca, deixamos de usar água para produzir energia. Como fechamos as centrais a carvão, ficamos na mão e fomos importar energia, que pelo que me disseram, foi produzida em centrais a carvão, mais poluentes do que aquelas que fechamos. Grande serviço ao ambiente que prestámos...

Compartilhar este post

Link para o post

Quero uma central nuclear em Algés. Para os átomos ficarem todos alagados com as chuvas e as cheias. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 8 minutos:

Eu não percebo nada do assunto, mas creio que dependerá sempre das necessidades de energia vs produção. Mas deve haver sempre um backup. Repara, com a seca, deixamos de usar água para produzir energia. Como fechamos as centrais a carvão, ficamos na mão e fomos importar energia, que pelo que me disseram, foi produzida em centrais a carvão, mais poluentes do que aquelas que fechamos. Grande serviço ao ambiente que prestámos...

Quanta percentagem de energia a carvão foi importada? Eu respondo, menos de 2%.

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/portugal-vai-comprar-eletricidade-a-paises-que-produzem-energia-a-carvao-depois-de-fechar-central-do-pego

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 4 minutos:

Não muda muito o que eu disse. Precisamos de importar electricidade e alguma que veio foi produzida a carvão. A questão do backup mantém-se.

Compartilhar este post

Link para o post

Fisicamente, como é feita essa importação? Vem direto por cabos de alta tensão?

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 24 minutos:

Não muda muito o que eu disse. Precisamos de importar electricidade e alguma que veio foi produzida a carvão. A questão do backup mantém-se.

Mas isso tem a ver com a produção do(s) país(es) do qual importamos. Uma questão mais relevante é que muita da energia importada é efectivamente nuclear. E aí estamos também a depender de questões levantadas pelo Ilídio, por exemplo, de também estarmos a usufruir de uma energia que tem resíduos quase eternos que serão um problema para gerações futuras.

O caso da importação de energia carvão em Portugal é uma não questão. Temos que importar energia como todos os países têm que o fazer em momentos, também temos reservas de energia que podemos utilizar mas sai mais barato importar energia do que estar a queimar gás para complementar um período de produção de renováveis menos forte.

Compartilhar este post

Link para o post

As centrais a carvão em Portugal fecharam por um motivo: já não eram rentáveis a quem as explorava. Vem alguma energia de Espanha produzida por carvão porque isto é tudo um Mix, não podemos dizer que queremos só os electrões do solar (é nos períodos de maior produção solar que mais importamos de Espanha, porque lá está é energia mais barata). Pelo pouco que li a Espanha precisou de reactivar uma ou outra central a carvão porque tem zonas com fracas interligações e que não conseguiam importar energia suficiente de outras regiões. 

Para além disso os mesmo que andam aí a dizer que devíamos ter centrais a carvão e reactivá-las, normalmente são os mesmos que se queixam das rendas excessivas das renováveis. Amigos andávamos a pagar uns 100 milhões ano à central do Pego para ela pouco funcionar. Curiosamente as "rendas excessivas" das renováveis neste últimos ano têm beneficiado os consumidores (eu sei que andámos anos a pagar a mais do que o mercado). 

Quanto à questão do nuclear, havia de ser bonito cá. Se no centro da Europa as centrais que se andam a fazer andam com derrapagens do orçamento inicial de biliões. O reactor Flamaville 3 era para custar 3,3 mil milhões e abrir em 2012. Entretanto já vai em 19,1 mil milhões e ainda não abriu. Acho que Hinkley em Inglaterra está a ir pelo mesmo caminho. 

Nós, tal como foi referido aí atrás temos uma vantagem competitiva imensa. Se faz mau tempo, temos as eólicas e as hidroeléctricas a carburar (não descurando a bombagem para armazenamento). Se faz bom tempo e/ou não podemos utilizar as hidroeléctricas podemos ter o solar a abastecer a quase totalidade (ou mais do que a totalidade) do consumo do país. Isto com o ciclo combinado (e a pouca biomassa) como backup importante. 

Deixo também um site como complemento a esse da REN, onde é possível ver as fontes de energia hora a hora em toda a Europa e o preço do kwh nos diversos países: https://app.electricitymaps.com/map

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 2 horas:

Fisicamente, como é feita essa importação? Vem direto por cabos de alta tensão?

Creio que sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Só referir que o mercado de energia é único a nível ibérico. É normal que em algum momento seja consumida energia produzida através de centrais termoeléctricas dado que ainda existem em Espanha.

Compartilhar este post

Link para o post

O bom da energia nuclear é que a correr mal apenas os humanos se extinguem, a natureza próspera, como se vê na Ucrânia.

Compartilhar este post

Link para o post

desculpem, sei que é offtopic, mas o meltdown do Musk é das coisas mais deliciosas a que assisti nos ultimos anos... 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 9 horas:

A Áustria é dos países europeus com maior produção, em %, de renováveis, juntamente com os países bálticos, escandinavos e Portugal, ou seja, tens exemplos de países tanto no sul, centro e norte da Europa no topo da produção. Essa desculpa do que a natureza nos deu é apenas uma desculpa.

Compartilhar este post

Link para o post

E esqueci-me de referir o investimento previsto no eólico offshore que junto com o reforço gigante do solar será muito importante. O eólico offshore do que já li tem uma produção bem mais constante que o onshore (é só pensarmos que junto ao mar está quase sempre mais vento). Para além disso, parece que os locais interessantes no onshore em Portugal já estão quase todos preenchidos com turbinas, não havendo muito por onde expandir (talvez ir substituindo aqui e ali por turbinas que produzam mais energia). 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...