Burkina2008 Publicado 7 Março 2023 Citação de bmfpcdm, há 8 minutos: Felizmente é assim se não qualquer maluquinho ou grupo deles decidia que se devia ensinar anti-semitismo e outras palermices. Curioso que a resposta a crítica válida que a teoria não é factual, passa por chamar de racistas a quem faz essa crítica. Já agora ignorando o facto do grupo racial com o Jair PIB per capita nos States serem os asiáticos e que os latinos ultrapassaram os negros nos anos 80 e continuam a abrir o fosso a esse nivel. Mas claro não falemos de factos em concreto mas chamemos apenas de racistas… Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 7 Março 2023 Citação de Burkina2008, há 1 minuto: Felizmente é assim se não qualquer maluquinho ou grupo deles decidia que se devia ensinar anti-semitismo e outras palermices. Curioso que a resposta a crítica válida que a teoria não é factual, passa por chamar de racistas a quem faz essa crítica. Já agora ignorando o facto do grupo racial com o Jair PIB per capita nos States serem os asiáticos e que os latinos ultrapassaram os negros nos anos 80 e continuam a abrir o fosso a esse nivel. Mas claro não falemos de factos em concreto mas chamemos apenas de racistas… Esse argumento do anti-semitismo só funcionaria se tu não acreditasses que existe racismo institucional, mas tu próprio já admitiste que ele existe; portanto, não percebo como não consegues entender que a reação de uma sociedade onde o racismo institucional vigora, tende a ser de rejeitar análises críticas a esse mesmo racismo institucional. De qualquer forma, banir CRT do currículo com base nas critícas daquele excerto que colocaste aqui, não faz sentido nenhum, pois então ter-se-ia de banir também toda e qualquer abordagem pós-modernista, fosse qual fosse a área, por exemplo. 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 7 Março 2023 Citação de Burkina2008, há 43 minutos: Tirado da wikipedia - penso que se estão a referir a pessoas da área e não a críticas de pessoas “random” According to the Encyclopaedia Britannica, aspects of CRT have been criticized by "legal scholars and jurists from across the political spectrum."[16] Criticism of CRT has focused on its emphasis on storytelling, its critique of the merit principle and of objective truth, and its thesis of the voice of color.[147] Critics say it contains a "postmodernist-inspired skepticism of objectivity and truth", and has a tendency to interpret "any racial inequity or imbalance [...] as proof of institutional racism and as grounds for directly imposing racially equitable outcomes in those realms", according to Britannica. Proponents of CRT have also been accused of treating even well-meaning criticism of CRT as evidence of latent racism.[16] Achas que teorias que não têm consenso científico não devem ser ensinadas ou discutidas, de todo? Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 7 Março 2023 Citação de Sandes., há 38 minutos: Achas que teorias que não têm consenso científico não devem ser ensinadas ou discutidas, de todo? pera aí deixa la fazer aqui um GRÁFICO de ESTATÍSTICA para te provar que estás ERRADO 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 7 Março 2023 Citação de bmfpcdm, há 45 minutos: Esse argumento do anti-semitismo só funcionaria se tu não acreditasses que existe racismo institucional, mas tu próprio já admitiste que ele existe; portanto, não percebo como não consegues entender que a reação de uma sociedade onde o racismo institucional vigora, tende a ser de rejeitar análises críticas a esse mesmo racismo institucional. De qualquer forma, banir CRT do currículo com base nas critícas daquele excerto que colocaste aqui, não faz sentido nenhum, pois então ter-se-ia de banir também toda e qualquer abordagem pós-modernista, fosse qual fosse a área, por exemplo. Eu percebo o que tu queres dizer mas há uma diferença grande nesta teoria que diz que a base de todos os males é o racismo institucional e isso factualmente não é provado. Aliás a sociedade também é machista e não vemos ninguém a questionar que o gênero importa (sobretudo porque podes ver que um homem e uma mulher efetuando a mesma função ainda tem uma diferença de rendimento) Aqui não, a teoria não consegue explicar porque é que os asiáticos estão melhores do que os brancos ou porque é que nas comparações em números absolutos de encarceramentos ou penas de morte existem mais negros que brancos, mas se compararmos com a percentagem de pessoas julgadas por race, a percentagem é semelhante. Ou seja se os negros cometem mais crimes é normal que estejam mais negros incarcerados. Sim mas cometem mais crimes porque são mais pobres. Certo e esta teoria basicamente que isso é porque existe racismo institucional, que existe, mas é um factor, não o único Citação de Pavel, há 13 minutos: pera aí deixa la fazer aqui um GRÁFICO de ESTATÍSTICA para te provar que estás ERRADO Sim porque de facto o que tem valor são ideias sem base factual…esse gráfico da foice e do martelo é a única evidência necessária para convencer esses ainda 4% de camaradas… 😃 Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 7 Março 2023 Citação de Burkina2008, há 6 minutos: Eu percebo o que tu queres dizer mas há uma diferença grande nesta teoria que diz que a base de todos os males é o racismo institucional e isso factualmente não é provado. Aliás a sociedade também é machista e não vemos ninguém a questionar que o gênero importa (sobretudo porque podes ver que um homem e uma mulher efetuando a mesma função ainda tem uma diferença de rendimento) Aqui não, a teoria não consegue explicar porque é que os asiáticos estão melhores do que os brancos ou porque é que nas comparações em números absolutos de encarceramentos ou penas de morte existem mais negros que brancos, mas se compararmos com a percentagem de pessoas julgadas por race, a percentagem é semelhante. Ou seja se os negros cometem mais crimes é normal que estejam mais negros incarcerados. Sim mas cometem mais crimes porque são mais pobres. Certo e esta teoria basicamente que isso é porque existe racismo institucional, que existe, mas é um factor, não o único Quer-me parecer que estás todo trocado... Estás mesmo a afirmar que não existe uma desproporção no que toca a encarceramentos? Ou percebi mal? Porque em termos absolutos, nos USA, a população branca das prisões é superior à não-branca, mas no que respeita a proporcionalidade, existe uma desproporção estatística bem documentada: Como eu já disse, CRT tem em conta interseccionalidade, não procura ignorar outros fatores. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 7 Março 2023 Citação de bmfpcdm, há 14 minutos: Quer-me parecer que estás todo trocado... Estás mesmo a afirmar que não existe uma desproporção no que toca a encarceramentos? Ou percebi mal? Porque em termos absolutos, nos USA, a população branca das prisões é superior à não-branca, mas no que respeita a proporcionalidade, existe uma desproporção estatística bem documentada: Como eu já disse, CRT tem em conta interseccionalidade, não procura ignorar outros fatores. O Burkina está a ignorar as minhas perguntas por isso pergunto a ti: CRT é sequer uma "teoria" que explica a,b ou c? Sempre entendi como uma forma de pensamento exploratório, quase como em Portugal se falar sobre o "descolonizar" conceptualmente. Isto é, CRT é um modo de ensinar e pensar a realidade olhando para a história e e a actualidade de forma crítica no que diz respeito ao tratamento e discriminação racial presente na história. CRT não é, portanto, uma afirmação que diz "que a razão de todos os males é o racismo", mas sim uma pergunta "quaisnas consequências do racismo (entre outra discriminação) no tecido social do país?". Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 7 Março 2023 (editado) Citação de Sandes., há 4 minutos: O Burkina está a ignorar as minhas perguntas por isso pergunto a ti: por menos chamaste-me burro. E fez dói-dói. 😥 No tum-tum 💔 Editado 7 Março 2023 por IlidioMA 1 Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 7 Março 2023 Citação de Sandes., há 2 minutos: O Burkina está a ignorar as minhas perguntas por isso pergunto a ti: CRT é sequer uma "teoria" que explica a,b ou c? Sempre entendi como uma forma de pensamento exploratório, quase como em Portugal se falar sobre o "descolonizar" conceptualmente. Isto é, CRT é um modo de ensinar e pensar a realidade olhando para a história e e a actualidade de forma crítica no que diz respeito ao tratamento e discriminação racial presente na história. CRT não é, portanto, uma afirmação que diz "que a razão de todos os males é o racismo", mas sim uma pergunta "quaisnas consequências do racismo (entre outra discriminação) no tecido social do país?". Sim, eu também descreveria CRT nesses termos, e é algo que existe há décadas sem que se levantassem ondas. E os desentendimentos em contextos académicos são perfeitamente naturais, faz parte, especialmente quando estamos a falar de posições modernistas vs. pós-modernistas. 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 7 Março 2023 (editado) Citação de bmfpcdm, há 52 minutos: Quer-me parecer que estás todo trocado... Estás mesmo a afirmar que não existe uma desproporção no que toca a encarceramentos? Ou percebi mal? Porque em termos absolutos, nos USA, a população branca das prisões é superior à não-branca, mas no que respeita a proporcionalidade, existe uma desproporção estatística bem documentada: Como eu já disse, CRT tem em conta interseccionalidade, não procura ignorar outros fatores. Não foi isso que eu disse (ou se calhar foi de tar a escrever no telemóvel que não se me fiz entender). Em valores absolutos é correcto, mas não em valores relativos a quem é julgado. Basicamente se 100 brancos são presentes a julgamento x acabam dentro, se 100 negros são presentes a julgamento y acabam dentro. Y e X são na realidade idênticos. Agora óbvio que se os negros cometem mais crimes em números absolutos vão estar mais na prisão. Na parte final é que não estamos de acordo, pelo que li nos states a CRT atribui a race quase exclusivamente como factor. E isso é o que tem sido criticado. Aliás nem pode ser de outra maneira como estados ultrademocratas como NY também já teem legislação a proibir está teoria (no caso até ao high school). Editado 7 Março 2023 por Burkina2008 Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 7 Março 2023 Citação de Burkina2008, há 4 minutos: Não foi isso que eu disse (ou se calhar foi de tar a escrever no telemóvel que não se me fiz entender). Em valores absolutos é correcto, mas não em valores relativos a quem é julgado. Basicamente se 100 brancos são presentes a julgamento x acabam dentro, se 100 negros são presentes a julgamento y acabam dentro. Y e X são na realidade idênticos. Agora óbvio que se os negros cometem mais crimes em números absolutos vão estar mais na prisão. Na parte final é que não estamos de acordo, pelo que li nos states a CRT atribui a race quase exclusivamente como factor. E isso é o que tem sido criticado. Aliás nem pode ser de outra maneira como estados ultrademocratas como NY também já teem legislação a proibir está teoria (no caso até ao high school). Em termos de sentenças, se queremos analisar o papel do racismo institucional, faria mais sentido sublinhar que a severidade das penas, para o mesmo crime, tende a ser superior para minorias raciais/étnicas, do que para brancos. Mas sem CRT quem é que vai estar a fazer esse escrutínio? Pois... Esse último parágrafo... Isso não é mais do que o 'woke scare' a fazer das suas. Especialmente notório quando se tem de fazer o parêntese: "no caso até ao high school"; quando estamos a discutir uma matéria que faz parte do currículo universitário. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 7 Março 2023 Citação de bmfpcdm, há 1 minuto: Em termos de sentenças, se queremos analisar o papel do racismo institucional, faria mais sentido sublinhar que a severidade das penas, para o mesmo crime, tende a ser superior para minorias raciais/étnicas, do que para brancos. Mas sem CRT quem é que vai estar a fazer esse escrutínio? Pois... Esse último parágrafo... Isso não é mais do que o 'woke scare' a fazer das suas. Especialmente notório quando se tem de fazer o parêntese: "no caso até ao high school"; quando estamos a discutir uma matéria que faz parte do currículo universitário. Isso das penas pelo que li são dados dos anos 90 e hoje em dia já não há essa disparidade. Os mesmos estudos também dizem que pelos mesmos crimes os homens recebem penas mais pesadas e a sociedade não deixa de ser machista por causa disso. Quanto a NY até ao high school por agora porque também há uma bill para estender isso a todo o ensino estadual. De qualquer forma alguém estava a ensinar isso no high school ou não tinham criado essa lei. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 7 Março 2023 eu só gosto é como quando é "a esquerda" a falar sobre excluir coisas dos currículos são snowflakes e é censura, quando é "a direita" a fazer o mesmo, não só ninguém os acusa de serem snowflakes como ninguém se lembra de falar em censura. Será porque quando as duas tiradas são aplicadas "à esquerda" são mal aplicadas? Não. Não pode ser. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 7 Março 2023 (editado) quem apagou o meu post crl Editado 7 Março 2023 por Rōnin Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 7 Março 2023 Citação de IlidioMA, há 29 minutos: eu só gosto é como quando é "a esquerda" a falar sobre excluir coisas dos currículos são snowflakes e é censura, quando é "a direita" a fazer o mesmo, não só ninguém os acusa de serem snowflakes como ninguém se lembra de falar em censura. Será porque quando as duas tiradas são aplicadas "à esquerda" são mal aplicadas? Não. Não pode ser. isso nao se deve aplicar a mim...a unica coisa que eu gostava por vezes de ver censurada era algumas fotos de badalhocas com cu gigante que tu customavas postar... Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 7 Março 2023 Citação de Burkina2008, há 5 minutos: Isso das penas pelo que li são dados dos anos 90 e hoje em dia já não há essa disparidade. Os mesmos estudos também dizem que pelos mesmos crimes os homens recebem penas mais pesadas e a sociedade não deixa de ser machista por causa disso. Quanto a NY até ao high school por agora porque também há uma bill para estender isso a todo o ensino estadual. De qualquer forma alguém estava a ensinar isso no high school ou não tinham criado essa lei. Se essa disparidade se tem vindo a abater, podes ter a certeza que não teria acontecido sem o contributo de CRT. Não, ninguém estava a ensinar matéria universitária em liceus. O que acontece é que a propaganda anti-CRT procura fazer uma representação errónea daquilo em que CRT consiste, com o intuito de se eliminar referências a injustiça social contemporânea em contexto escolar (basicamente esse pessoal deseja que se ensine que o racismo institucional acabou após o movimento dos direitos civis da década de 60). O mesmo está a acontecer no que concerne conteúdo 'queer'. Não é mais do que uma reação de autopreservação de um sistema racista, heteronormativo e patriarca, pois quando aquela legislação da Florida menciona "Women's and Gender Studies", está a declarar também um ataque ao feminismo. 3 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 7 Março 2023 Desculpem interromper a discussão que vai boa: Podem prosseguir. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 7 Março 2023 Citação de HappyKing, há 3 minutos: Desculpem interromper a discussão que vai boa: Podem prosseguir. isso é uma conta de paródia? Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 7 Março 2023 Citação de IlidioMA, há 11 minutos: isso é uma conta de paródia? Ai não gostas? Compartilhar este post Link para o post
zunaiki Publicado 7 Março 2023 Citação de HappyKing, há 43 minutos: Ai não gostas? Estamos a andar de marcha atrás enquanto sociedade global. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 7 Março 2023 Citação de Ticampos, Em 05/03/2023 at 12:32: Portugal em específico ou a UE? Eu sou Eurocorno, penso sempre em nós enquanto bloco. 2 Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 7 Março 2023 Citação de HappyKing, há 1 hora: Desculpem interromper a discussão que vai boa: Podem prosseguir. Vinha postar isto, isto é real? Não pode ser Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 7 Março 2023 Citação de Solero, há 5 minutos: Vinha postar isto, isto é real? Não pode ser Eu sugiro é que se comecem a habituar. Isto, a médio prazo, será a norma e não a excepção. Que mais não seja pela continuidade da ascensão da extrema direita em tudo o que é sítio e o que isso implica a este nível. 2 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 7 Março 2023 (editado) Eu acho que pouca gente tem a perceção do quando extremado está o partido conservador e o UK quanto aos "small boats". O partido conservador sabe que não tem mais nada que consiga ganhar votos que nao seja o ódio. Isto vindo do Rishi e da Suella (e antes da Priti), todos filhos de migrantes. Um asco Editado 7 Março 2023 por Sandes. 1 Compartilhar este post Link para o post