Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Citação de noikeee, há 5 horas:

"The authors also welcome ongoing international discussions around wealth taxation, including a G20 proposal for a global minimum tax on billionaires equivalent to 2 percent of their net wealth.

The initiative failed to advance last year but the economists say momentum is building."

E para complementar, o avanço deste movimento pela taxação de bilionários é um fenômeno global. É preciso aproveitar o momentum e taxar os senhores feudais de nossos tempos.

Aqui há uma proposta para isentar o imposto de renda para quem ganha menos de 5 mil reais, e compensar essa perda de arrecadação com a taxação de quem ganha mais de 50 mil por mês por fontes que não sejam oriundas de salário (assalariados que ganham este valor já pagam 27,5% de IR e não serão sobretaxados). Esse movimento tem ganhado bastante força. 

Contudo, acho que é consenso global que o grande problema dos impostos está no imposto sobre consumo. Quem tem menos vai sempre pagar proporcionalmente muito mais desse imposto do que quem é bastante abastado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 10 horas:

"The authors also welcome ongoing international discussions around wealth taxation, including a G20 proposal for a global minimum tax on billionaires equivalent to 2 percent of their net wealth.

The initiative failed to advance last year but the economists say momentum is building."

Isto é que é a parte que é importante, se queremos um mundo mais equilibrado em que a classe média tenha boas condições e haja dinheiro para pelo menos as classes mais baixas poderem usufruir do estado social, é preciso coordenação internacional para que os bilionários sejam taxados em todo o lado, impedindo que eles simplesmente movam as suas fortunas para países/territórios onde os impostos são mais baixos ou não são pagos. Caso contrário países individuais implementarem estas medidas é um bocado chover no molhado. 

Continuo a dizer que uma das coisas mais importantes que o Biden (ou qualquer presidente americano recente) fez, foi tentar implementar um acordo internacional para que haja um tecto mínimo de impostos em todo o mundo. Infelizmente como é óbvio o Trump já quer rasgar tudo

O sistema capitalista global trouxe uma prosperidade que seria inimaginável há 1 ou 2 séculos atrás, apesar de todos os problemas nós vivemos incomparavelmente melhor que os nossos avós e bisavós, e milhões e milhões de pessoas pelo mundo fora foram tiradas da pobreza. O problema é que caminhamos em direção a 2 desastres - uma desigualdade excessiva que ameaça descambar num novo feudalismo em que 1% das pessoas explora desalmadamente os outros 99%, em proporções muito mais drásticas que as atuais; e um excesso de utilização de recursos naturais que ameaça descambar num desastre ecológico e climático épico. Existem 3 opções - não fazer nada e ir nessa direção; rebentar com tudo e fazer revoluções; ou tentar reformar o sistema e corrigi-lo. Eu agradeço imenso as pessoas que tiveram a coragem de fazer as revoluções do passado (p.ex revolução francesa etc), mas são períodos da história violentos e perigosos que preferia não viver nem na minha geração nem na geração dos meus filhos e netos - escolho sempre a 3ª opção se possível...

Eu vejo isto com um problema demasiado complexo para ser resolvido com solucoes nao organicas.

O topico dos impostos...implementar uma taxacao global nunca vai ser aceite por um conjunto de paises que dependem exactamente de ser paraisos fiscais para subsistirem.

Depois o tema dos limites. 0 1% na Guine Bissau sao provavelmnete 20,000$ ano, na maioria dos paises da UE isso nem salario minimo chega a ser, criando limites diferentes em mercados que sao globais vai fazer com que se optimize os impostos e ter paises onde esta medida ia ter a nivel fiscal ganhos enormes e noutros perdas gigantes...a nao ser que haja inter-country compensation...dado que nao conseguimos sequer criar resolucoes que todos concordem nas nacoes unidas em materias que parecem basicas, nesta entao...

Ha um ponto de infleccao aqui, basicamente um equilibrio de mercado como tudo na vida. Nunca havera 1% a explorar os outros 99%, pela simples razao de que a sociedade que existe 'e de consumo e nao de subsistencia. Se 99% da populacao nao tivess capacidade de consumir, a quem 'e que os 1% vendiam os seus produtos?

Citação de Gui Fla, há 4 horas:

E para complementar, o avanço deste movimento pela taxação de bilionários é um fenômeno global. É preciso aproveitar o momentum e taxar os senhores feudais de nossos tempos.

Aqui há uma proposta para isentar o imposto de renda para quem ganha menos de 5 mil reais, e compensar essa perda de arrecadação com a taxação de quem ganha mais de 50 mil por mês por fontes que não sejam oriundas de salário (assalariados que ganham este valor já pagam 27,5% de IR e não serão sobretaxados). Esse movimento tem ganhado bastante força. 

Contudo, acho que é consenso global que o grande problema dos impostos está no imposto sobre consumo. Quem tem menos vai sempre pagar proporcionalmente muito mais desse imposto do que quem é bastante abastado. 

Todos os paises da UE, assim como os States teem isencao de IRS sobre pelo menos o salario minimo (bastante acima dos 5,000 reais, nos states os primeiros $7,500) e 'e assim ha decadas na maioria destes paises.

Nos states nao ha imposto sobre consumo a nivel federeal, cada estado decide sobre a sales tax, sendo que varios estados nao teem sales tax em varias coisas como comida ou roupa e ha mesmo uns 10 onde o sales tax 'e 0% em todos os produtos.

O Brasil antes sequer de pensar em evoluir, tem de deixar o sistema de impostos que lhes deixaram os tugas no seculo XIX e qie apenas se tem tornado mais complexo. Quando fazia investigacoes de forensic no Brasil ha mais de uma decada, nem os funcionarios da fazenda conseguiam explocar como eram calculadas algumas alineas...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 31 minutos:

Todos os paises da UE, assim como os States teem isencao de IRS sobre pelo menos o salario minimo (bastante acima dos 5,000 reais, nos states os primeiros $7,500) e 'e assim ha decadas na maioria destes paises.

Aqui há isenção para 3 mil reais, basicamente 2 salários mínimos. Mas realmente ainda é muito pouco. 

O sistema tributário daqui é feito pra manter privilégios de uma classe em detrimento da outra.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gui Fla, há 20 minutos:

Aqui há isenção para 3 mil reais, basicamente 2 salários mínimos. Mas realmente ainda é muito pouco. 

O sistema tributário daqui é feito pra manter privilégios de uma classe em detrimento da outra.

Eu referia que na Europa 'e o salario minimo anual nao o mensal...ou seja no Brasil para ser equivalente a maioria dos paises da EU, 18,000 Reais deveriam estar isentos de IRS e apenas pagar SS

O sistems tributario no brasil 'e uma mistura entre manter os privilegios de uma classe e de proteccionismo que no seculo XXI nao faz qualquer sentido. Quando varios produtos de producao local custam peanuts (em comparacao com os states) mas outros de importacao (e nao estou a falar de nada de luxo) custam o 3x ou 4x mais do que em Miami, nao se esta a manter nenhum privilegio de nenhuma classe...eu percebo que 'e uma boa tactica dadas as crises monetarias dos anos 60,70,80 e inicio dos 90, mas ha varios paises fora da Mecosul que tiveram as mesmas crises e nao optaram por esta tactica (que btw 'e o mesmo que o Trump gostaria de fazer)

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 42 minutos:

Eu referia que na Europa 'e o salario minimo anual nao o mensal...ou seja no Brasil para ser equivalente a maioria dos paises da EU, 18,000 Reais deveriam estar isentos de IRS e apenas pagar SS

O sistems tributario no brasil 'e uma mistura entre manter os privilegios de uma classe e de proteccionismo que no seculo XXI nao faz qualquer sentido. Quando varios produtos de producao local custam peanuts (em comparacao com os states) mas outros de importacao (e nao estou a falar de nada de luxo) custam o 3x ou 4x mais do que em Miami, nao se esta a manter nenhum privilegio de nenhuma classe...eu percebo que 'e uma boa tactica dadas as crises monetarias dos anos 60,70,80 e inicio dos 90, mas ha varios paises fora da Mecosul que tiveram as mesmas crises e nao optaram por esta tactica (que btw 'e o mesmo que o Trump gostaria de fazer)

Com 18 mil vive-se MUITO bem aqui, não veria com maus olhos quem ganha nesta faixa ter que continuar contribuindo. 90% da população ganha menos do que 3500 reais por mês e o número mágico dos 1% mais ricos no Brasil é acima de 28 mil reais. 

Eu concordo sobre o protecionismo sem pé nem cabeça que existe aqui. "Sem esses impostos, vão matar a nossa indústria", mas que indústria? 😅

A proteção de classe é clara quando falamos da questão do IR, os mais ricos não querem ter que pagar mais, o que é óbvio. A direita faz uma campanha pesada no congresso para que a taxação que eu citei em outro comentário não seja aprovada e infelizmente os bolsonaristas caem nessa lorota. O quadro vem mudando porque os Bolsonaro vêm perdendo força (a última manifestação de esquerda foi maior que a da direita por exemplo, algo impensável até pouco tempo atrás) e os políticos do centrão (direita moderada) começam a se sentir pressionados a mudarem de ideia. É como foi falado no artigo que postei, tem que aproveitar o momentum. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gui Fla, há 10 minutos:

Com 18 mil vive-se MUITO bem aqui, não veria com maus olhos quem ganha nesta faixa ter que continuar contribuindo. 90% da população ganha menos do que 3500 reais por mês e o número mágico dos 1% mais ricos no Brasil é acima de 28 mil reais. 

Eu concordo sobre o protecionismo sem pé nem cabeça que existe aqui. "Sem esses impostos, vão matar a nossa indústria", mas que indústria? 😅

Eu estive na altura em SP e em Porto Alegre a "averiguar" a exposicao da filial de uma empresa europeia na malta exposta na operacao Miqueias e entrevistei gente (hoje em dia bolsonaristas de certeza) que era do mais abjecto possivel.

Sem entrar em grandes detalhes, um accionista de uma empresa que revendia produtos dessa empresa europeia em Rio Grande do Sul, pediu para a entrevista ser em casa dele e alem de ter assediado a empregada de casa a nossa frente ainda a humilhou a nossa frente a dizer que o que lhe pagava numa semana nao dava nem para o que ele gastava em "camisinhas" quando ia a casa de p*tas...

Ja lidei com muito (censurado) mas esse gajo leva o premio...depois apesar de ter perdido a representacao da marca consequencia da investigacao e de ter sido investigado, acabou por nunca ir dentro pelo que me consta....

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

Eu estive na altura em SP e em Porto Alegre a "averiguar" a exposicao da filial de uma empresa europeia na malta exposta na operacao Miqueias e entrevistei gente (hoje em dia bolsonaristas de certeza) que era do mais abjecto possivel.

Sem entrar em grandes detalhes, um accionista de uma empresa que revendia produtos dessa empresa europeia em Rio Grande do Sul, pediu para a entrevista ser em casa dele e alem de ter assediado a empregada de casa a nossa frente ainda a humilhou a nossa frente a dizer que o que lhe pagava numa semana nao dava nem para o que ele gastava em "camisinhas" quando ia a casa de p*tas...

Ja lidei com muito (censurado) mas esse gajo leva o premio...depois apesar de ter perdido a representacao da marca consequencia da investigacao e de ter sido investigado, acabou por nunca ir dentro pelo que me consta....

Esse aí marcou todos os checks em como ser um filho da p*ta... Humilha quem tem menos que ele e ainda é um corrupto. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa é certa, Israel conseguiu desumanizar os palestinianos. Não me aquece, nem me arrefece o que acontece em Gaza. É inacreditável. 

Mas também, inadvertidamente os judeus conseguiram desumanizar-se a eles próprios e frases como aquelas do Elmo, em que pede a morte de todos os judeus, também já não me aquecem, nem me arrefecem. 

É preciso refletir. 

Compartilhar este post

Link para o post

Nove detidos no sul de Espanha após "caçada" a imigrantes

Nas últimas três noites um grupo de extrema-direita provocou distúrbios em Torre Pacheco, onde 30% da população é imigrante ou de origem estrangeira. Esta caça aos imigrantes começou depois de um homem de 68 anos ter sido agredido, alegadamente por um marroquino.

https://sicnoticias.pt/mundo/2025-07-14-nove-detidos-no-sul-de-espanha-apos-cacada-a-imigrantes-9d1728f0

Nada justifica esta avalanche de ódio. 

O problema não é étnico. O problema é económico. É de classe. Os lumpens, tendo em conta que já não se podem usar gulags, têm de fazer serviço comunitário. Têm de trabalhar. Têm de vergar a mola. 

Limpar jardins, varrer as ruas, limpar banheiros, limpar matas, plantar sobreiros. Para deixarem de ser lumpens. É um processo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 35 minutos:

Um sniper israelita chamado Adega. Não estava a contar com esta.

Porque é que achas que veio para Portugal?

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

É bom ver que há israelitas que não pegam em armas contra palestinos mas é pena que nenhum pegue em armas contra israelitas. 

Eu não percebo porque é que estes jovens acham que têm de sofrer na prisão. Porque não fugir e pedir asilo? Muitos deles provavelmente nem têm de pedir asilo já que devem ter outra nacionalidade. 

Num país onde um sabonete é um míssil e um queijo é um tanque eles continuam a financiar a máquina de guerra da mesma forma que outros enquanto estão fora da prisão. 

O pai desse famoso refusenik literalmente trabalha nas iof e eles abraçam-se os dois e parecem ter uma boa relação. Eu não quero descartar a recusa em servir como medo de morrer num merkava e genuinamente não acho que seja isso mas como é suposto levar isto a sério? 
E não estou mesmo a insinuar que ele faz isto para fugir da guerra, certamente que podia inventar 1000 e uma desculpas para não servir e não sofria consequências nenhumas em vez de ir para a prisão. 
Tanto ele como os outros que se recusam a servir certamente que o fazem por boas razões mas se andam a abraçar soldados genocidas, vivem em terras roubadas em casas pagas por genocidas enquanto os impostos que pagam e a atividade económica que têm avançam o genocídio ... como é que é alguém pode levar o pensamento político deste jovem a sério?  

Volto a reafirmar que acho que a recusa em servir e o sacrifício que eles fazem é genuíno mas se consegues abraçar um gajo vestido num uniforme genocida há algo que não bate certo.
Muita confusão naquela cabeça e até certo ponto é normal para um jovem na situação em que ele está, o que eu não consigo achar normal é que não haja um único israelita judeu que seja contra o genocídio e não seja pacifista nas ações que toma. Isso é que me deixa completamente perplexo. 
É que não há um!!!! Alguém diga um!!!
image.jpeg.26f0b594b487d7639916eef00da86b31.jpeg

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AntiZio, há 2 horas:

Muita confusão naquela cabeça

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Apple, há 12 horas:

aposto que tá no Boom

Isto mas não ironicamente. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Porque é que Israel está a destruir a capital da síria se o estado islámico é dos Mossad?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...