vakjew Publicado 11 Outubro 2022 Citação de SAS_Robben, há 36 minutos: Os trabalhadores da TotalEnergies estão em greve há 3 semanas por aumentos salariais. Isso é o normal por aqui. No mês que vem vão ser os da sncf Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 11 Outubro 2022 Citação de Ghelthon, há 1 hora: Sentido não faz, mas demonstra um dos problemas do solar: a área que necessita de ocupar para ser minimamente viável (leia-se, por exemplo, alimentar uma cidade). Eu não percebo nada de energia, mas não entendo como não há um esforço generalizado de democratizar o acesso à microgeração de energia. Na minha cabeça faria sentido todas as casas, prédios, armazéns, terem painéis solares no telhado. A área ocupada por telhados numa cidade é gigantesca, se se transformasse grande parte desse espaço numa superfície geradora de energia, faria com certeza alguma diferença. Até porque o consumo doméstico, para o qual isso serviria, é provavelmente uma fração do que é gasto pela industria, que exigirá outras fontes mais eficientes de geração de energia. 4 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 11 Outubro 2022 Citação de antifa, há 1 minuto: Eu não percebo nada de energia, mas não entendo como não há um esforço generalizado de democratizar o acesso à microgeração de energia. Na minha cabeça faria sentido todas as casas, prédios, armazéns, terem painéis solares no telhado. A área ocupada por telhados numa cidade é gigantesca, se se transformasse grande parte desse espaço numa superfície geradora de energia, faria com certeza alguma diferença. Até porque o consumo doméstico, para o qual isso serviria, é provavelmente uma fração do que é gasto pela industria, que exigirá outras fontes mais eficientes de geração de energia. Certo, isso é outra conversa. Tendo a concordar que faz muito mais sentido que cada casa produza a sua energia, em vez de teres uma central fotovoltaica a ocupar imenso terreno, especialmente num país como o nosso onde faz Sol na maior parte do ano. Como dizes, as casas e prédios têm imenso espaço que normalmente nem é utilizado, seja nos telhados, seja em terraços. Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 11 Outubro 2022 Citação de Ghelthon, há 10 minutos: Até falta, basta pensares na central fotovoltaica flutuante do Alqueva: Central solar flutuante do Alqueva está pronta a funcionar | Energia | PÚBLICO (publico.pt) 12k painéis, área de 4 campos de futebol, alimenta 1500 casas, 1/3 das necessidades de Moura e Portel. Agora tenta imaginar a área que seria necessária para alimentar uma cidade como Lisboa. Constróis verticalmente. Espaço não falta… ou então nos telhados Citação de antifa, há 8 minutos: Eu não percebo nada de energia, mas não entendo como não há um esforço generalizado de democratizar o acesso à microgeração de energia. Na minha cabeça faria sentido todas as casas, prédios, armazéns, terem painéis solares no telhado. A área ocupada por telhados numa cidade é gigantesca, se se transformasse grande parte desse espaço numa superfície geradora de energia, faria com certeza alguma diferença. Até porque o consumo doméstico, para o qual isso serviria, é provavelmente uma fração do que é gasto pela industria, que exigirá outras fontes mais eficientes de geração de energia. Isto Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 11 Outubro 2022 Citação de HIM, Agora: Constróis verticalmente. Espaço não falta… ou então nos telhados Eu acho que também é sobretudo uma questão de evolução da tecnologia. Parece-me claramente um daqueles campos em que em 5/10 anos há saltos enormes em termos de desenvolvimento se houvesse uma aposta grande nisso. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 11 Outubro 2022 Citação de HIM, há 1 minuto: Constróis verticalmente. Espaço não falta… ou então nos telhados Quê, vais andar a construir prédios sem janelas mas cobertos de painéis, é isso? Citação de antifa, Agora: Eu acho que também é sobretudo uma questão de evolução da tecnologia. Parece-me claramente um daqueles campos em que em 5/10 anos há saltos enormes em termos de desenvolvimento se houvesse uma aposta grande nisso. Sim, sem dúvida. Talvez daqui a uns anos haja painéis incrivelmente mais eficientes onde 1 painel te alimenta a casa toda. Mas, pelo menos para já, acho mais importante que haja uma evolução nas baterias porque, se fores capaz de armazenar o excedente de produção e conseguires alimentar a tua casa 24/7 com energia renovável, isso sim, será uma revolução incrível. Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 11 Outubro 2022 Citação de Ghelthon, há 3 minutos: Quê, vais andar a construir prédios sem janelas mas cobertos de painéis, é isso? Sim, sem dúvida. Talvez daqui a uns anos haja painéis incrivelmente mais eficientes onde 1 painel te alimenta a casa toda. Mas, pelo menos para já, acho mais importante que haja uma evolução nas baterias porque, se fores capaz de armazenar o excedente de produção e conseguires alimentar a tua casa 24/7 com energia renovável, isso sim, será uma revolução incrível. Uma percentagem do espaço poderá ser usada em painéis solares, como acontece nos jardins verticais. E tens montes de espaço vazio entre janelas. Exemplo - https://www.udesign.es/best-biggest-vertical-gardens-world/ 1 Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 11 Outubro 2022 Btw em relação à guerra na Ucrânia, uma coisa que passou relativamente despercebida no meio dos últimos ataques foram alguns relatos de tropas Ucranianas a dizerem que nos últimos dias os terminais Starlink deixaram de funcionar. Se a Russia arranjou maneira de cortar essa ligação parece-me um feito tecnológico importante, a guerra electronica não tem estado muito presente no conflito. Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 11 Outubro 2022 Citação de antifa, há 12 minutos: Eu acho que também é sobretudo uma questão de evolução da tecnologia. Parece-me claramente um daqueles campos em que em 5/10 anos há saltos enormes em termos de desenvolvimento se houvesse uma aposta grande nisso. Não queriam transformar estradas em enormes painéis solares? Lembro-me de ter lido sobre essa tecnologia algures… não sei se foi o maluquinho do Musk a falar Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 11 Outubro 2022 (editado) Citação de antifa, há 9 minutos: Btw em relação à guerra na Ucrânia, uma coisa que passou relativamente despercebida no meio dos últimos ataques foram alguns relatos de tropas Ucranianas a dizerem que nos últimos dias os terminais Starlink deixaram de funcionar. Se a Russia arranjou maneira de cortar essa ligação parece-me um feito tecnológico importante, a guerra electronica não tem estado muito presente no conflito. Interessante - de que forma o fariam? Electromagnetic shit? Citação de HIM, há 5 minutos: Não queriam transformar estradas em enormes painéis solares? Lembro-me de ter lido sobre essa tecnologia algures… não sei se foi o maluquinho do Musk a falar Há várias possibilidades, até já se fala em janelas com painéis integrados. A Tesla também tem/vai ter telhas. Editado 11 Outubro 2022 por Ghelthon 1 Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 11 Outubro 2022 Citação de antifa, há 41 minutos: Eu não percebo nada de energia, mas não entendo como não há um esforço generalizado de democratizar o acesso à microgeração de energia. Na minha cabeça faria sentido todas as casas, prédios, armazéns, terem painéis solares no telhado. A área ocupada por telhados numa cidade é gigantesca, se se transformasse grande parte desse espaço numa superfície geradora de energia, faria com certeza alguma diferença. Até porque o consumo doméstico, para o qual isso serviria, é provavelmente uma fração do que é gasto pela industria, que exigirá outras fontes mais eficientes de geração de energia. A malta não nota, mas está a haver, pelo menos em Portugal. O governo nos últimos anos aprovou legislação que facilita a criação de comunidades de energia. Não é por acaso que na TV o que não falta é publicidade à instalação de painéis solares, são as empresas a aproveitar algumas dessa legislação, sendo elas a implementar essas comunidades. Então em quem vive em zonas industriais de certeza que nota a quantidade de telhados de empresas que nos últimos 1 ou 2 anos ganhou painéis solares. Quanto à evolução da tecnologia solar: É óbvio que vai evoluir muito mais, mas quem lê aqui a malta fica com a ideia que não houve evolução nenhuma na tecnologia solar nos últimos 10/20 anos. Quando pelo contrário, foi provavelmente a tecnologia de geração de energia onde houve mais evolução nos últimos anos. É só pensar que há 10/15 anos era a tecnologia (ou das tecnologias) cujo preço por MWh ficava mais caro e neste momento é a tecnologia mais barata para gerar energia (e já o era antes da guerra se não me engano). Da mesma forma, não há muito tempo os painéis que se encontravam de forma mais comum eram de 250W ou 275W. Neste momento, os painéis que te propõem instalar já são de 450W ou 485W. Isto mostra a evolução que a tecnologia tem tido. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 11 Outubro 2022 https://www.instagram.com/p/CjddRA9KR_5/?igshid=YmMyMTA2M2Y= Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 11 Outubro 2022 Citação de HappyKing, há 3 horas: Para quem está mais por dentro do assunto isto faz pouco sentido certo? Principalmente se se considerar a crise enérgica atual e que virá ainda com mais força a curto prazo. faz todo o sentido. https://www.theguardian.com/business/2022/oct/06/light-fantastic-bps-solar-venture-launches-biggest-uk-project-yet O objectivo é monopolizar a exploração da energia solar nestes gajos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 11 Outubro 2022 Citação de Ghelthon, há 27 minutos: Interessante - de que forma o fariam? Electromagnetic shit? Algo que faça muito "ruído" e perturbe a receção do sinal. Os USA têm um satélite experimental que consegue desligar do mundo um país do tamanho de Portugal. 1 Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 11 Outubro 2022 Citação de challenger, há 13 minutos: A malta não nota, mas está a haver, pelo menos em Portugal. A julgar por este artigo de opinião (da coordenadora executiva do Coopernico) que li há uns tempos, até pode estar a acontecer em Portugal, mas continuamos bem atrasados em relação a outros países. https://www.publico.pt/2022/08/24/azul/opiniao/cooperativas-energia-ricas-norte-pobres-sul-2017941 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 11 Outubro 2022 (editado) Citação de antifa, há 54 minutos: Btw em relação à guerra na Ucrânia, uma coisa que passou relativamente despercebida no meio dos últimos ataques foram alguns relatos de tropas Ucranianas a dizerem que nos últimos dias os terminais Starlink deixaram de funcionar. Se a Russia arranjou maneira de cortar essa ligação parece-me um feito tecnológico importante, a guerra electronica não tem estado muito presente no conflito. O que li é que o Starlink não funciona em algumas das zonas da contra-ofensiva e zonas ocupadas pela Rússia de forma propositada para que não possa ser usado pelos russos. A malta pro-Ucrânia é que anda f*dida com a m*rda que Musk debita e começou a aproveitar essa situação para o acusar de colaborar diretamente com os russos. Basicamente seria propaganda pró-ucrania anti Musk nas redes. Mas tb já várias pessoas ligadas a Ucrânia a alertar para a vantagem crucial que o Starlink tem dado a Ucrânia em vários momentos. Agora, que malta russa anda a dizer que são eles que desabilitam o Starlink, anda. Editado 11 Outubro 2022 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 11 Outubro 2022 Citação de Jpa, há 3 minutos: A julgar por este artigo de opinião (da coordenadora executiva do Coopernico) que li há uns tempos, até pode estar a acontecer em Portugal, mas continuamos bem atrasados em relação a outros países. https://www.publico.pt/2022/08/24/azul/opiniao/cooperativas-energia-ricas-norte-pobres-sul-2017941 Claro, se a legislação cá tem pouco tempo e nos outros países já tem anos, é normal que por cá esteja atrasado. Não é só nas comunidades de energia, estamos atrasados na instalação de capacidade de energia solar, que estamos nos últimos anos a recuperar. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 11 Outubro 2022 (editado) Vai haver votação na ONU para condenar a anexação russa dos territórios ucranianos. A Rússia queria que este voto fosse secreto e levou proposta para tal a votação. A proposta russa falhou apesar dos votos e abstenções do costume. A única novidade foi a Índia que (creio) pela primeira vez votou contra a Rússia desde o início do conflito. Editado 11 Outubro 2022 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 11 Outubro 2022 Btw, por falar em Inglaterra, a Sturgeon está novamente a querer forçar novo referendo de independência. Aguarda resposta do Supremo Tribunal para tentar avançar. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 11 Outubro 2022 Este whataboutismo da direita de se mal comparar ao adversário gastar-se-á e não restará absolutamente nada. 1 Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 11 Outubro 2022 Citação de Ghelthon, há 1 hora: Interessante - de que forma o fariam? Electromagnetic shit? Não faço ideia, mas os Russos têm umas cartas na manga nesse campo. Há uns anos na Síria andavam a usar/testar uns sistemas que levaram a que Israel e o Chipre se queixassem que interferiam com os seus sistemas. Citação de Mayday, há 59 minutos: https://www.instagram.com/p/CjddRA9KR_5/?igshid=YmMyMTA2M2Y= fdx já vi ao vivo e confirmo que é grande milf 1 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 11 Outubro 2022 Citação de antifa, há 1 hora: Eu não percebo nada de energia, mas não entendo como não há um esforço generalizado de democratizar o acesso à microgeração de energia. Na minha cabeça faria sentido todas as casas, prédios, armazéns, terem painéis solares no telhado. A área ocupada por telhados numa cidade é gigantesca, se se transformasse grande parte desse espaço numa superfície geradora de energia, faria com certeza alguma diferença. Até porque o consumo doméstico, para o qual isso serviria, é provavelmente uma fração do que é gasto pela industria, que exigirá outras fontes mais eficientes de geração de energia. Mas isso encheria os bolsos de alguém? Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 11 Outubro 2022 Citação de Hammerfall, há 13 minutos: Mas isso encheria os bolsos de alguém? A pergunta que não quer calar. 1 Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 11 Outubro 2022 Citação de challenger, há 1 hora: A malta não nota, mas está a haver, pelo menos em Portugal. O governo nos últimos anos aprovou legislação que facilita a criação de comunidades de energia. Não é por acaso que na TV o que não falta é publicidade à instalação de painéis solares, são as empresas a aproveitar algumas dessa legislação, sendo elas a implementar essas comunidades. Então em quem vive em zonas industriais de certeza que nota a quantidade de telhados de empresas que nos últimos 1 ou 2 anos ganhou painéis solares. Quanto à evolução da tecnologia solar: É óbvio que vai evoluir muito mais, mas quem lê aqui a malta fica com a ideia que não houve evolução nenhuma na tecnologia solar nos últimos 10/20 anos. Quando pelo contrário, foi provavelmente a tecnologia de geração de energia onde houve mais evolução nos últimos anos. É só pensar que há 10/15 anos era a tecnologia (ou das tecnologias) cujo preço por MWh ficava mais caro e neste momento é a tecnologia mais barata para gerar energia (e já o era antes da guerra se não me engano). Da mesma forma, não há muito tempo os painéis que se encontravam de forma mais comum eram de 250W ou 275W. Neste momento, os painéis que te propõem instalar já são de 450W ou 485W. Isto mostra a evolução que a tecnologia tem tido. mais do que isso, hoje tens painéis que são capazes de carregar praticamente de forma contínua quando há 10 anos atrás podias contar com 0% de carregamento em dias nublados 1 Compartilhar este post Link para o post