Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
El Shafto

Pelo menos três mortos, incluindo uma mulher decapitada, num ataque em igreja de Nice

Publicações recomendadas

Citação

Pelo menos três mortos, incluindo uma mulher decapitada, num ataque em igreja de Nice

Presidente da câmara da cidade francesa denuncia “islamofascismo” e Ministério Público abre investigação por “acto terrorista”. Principal suspeito do ataque na basílica de Notre-Dame foi detido e transportado para o hospital.

Um ataque com uma faca na basílica de Notre-Dame, na cidade francesa de Nice, esta quinta-feira, fez pelo menos três mortos e deixou várias pessoas feridas. Fonte da polícia disse à Reuters que uma das vítimas mortais foi decapitada pelo atacante, que acabou por ser neutralizado e detido.

O presidente da câmara, Christian Estrosi, disse que “tudo aponta para um incidente terrorista” com motivações religiosas, afirmou que um das mortes ocorreu de “forma horrível” – sem confirmar a decapitação – e apontou o dedo ao “islamofascismo”.

“As minhas primeiras palavras são de compaixão para os amigos e familiares das vítimas e da comunidade paroquial. E para todas as pessoas de Nice que estão sob o choque da emoção”, reagiu o autarca, citado pelo jornal local Nice Matin.

“Nice, como França, está a pagar um enorme preço – demasiado pesado – por ser uma vítima do islamofascismo”, denunciou Estrosi. “Chegou a altura de a França se exonerar das leis pacíficas para erradicar definitivamente o islamofascismo do nosso território”.

Citado pela Reuters, um representante do Conselho Francês da Fé Muçulmana condenou o ataque e, “como sinal de luto e de solidariedade para com as vítimas e os seus familiares”, pediu a “todos os muçulmanos em França que cancelem todas as celebrações” do nascimento do profeta Maomé, que terminam esta quinta-feira. 

Atacante no hospital

O principal suspeito do ataque foi neutralizado e transportado para o hospital, informou Christian Estrosi. Segundo os media franceses, terá sido atingido pelas forças de segurança com uma arma de fogo.

O jornal parisino Le Figaro escreve que foi mobilizada para o local uma equipa especial de desactivação de engenhos explosivos, por causa de um pacote suspeito.

Gerald Darmanin, ministro do Interior de França, revelou ainda que está em marcha uma operação policial em Nice, que envolve as divisões antiterrorismo.

O Ministério Público francês confirmou, entretanto, que foi aberta uma investigação por “assassínio e tentativa de assassínio em relação com acto terrorista”.

Emmanuel Macron, Presidente francês, tenciona visitar Nice e reunir-se com as autoridades locais nesta quinta-feira.

Segunda decapitação

Este é o segundo crime que envolve a decapitação de uma pessoa em França num curto espaço de tempo. 

No dia 16 de Outubro, um professor de História de uma escola nos arredores de Paris foi assassinado por um jovem de 18 anos, de ascendência tchetchena, nesses mesmos moldes, depois de ter mostrado aos alunos algumas caricaturas do profeta Maomé, numa aula sobre liberdade de expressão.

O Governo francês reagiu com impetuosidade a esse crime, autorizando rusgas, detenções, planos de deportações e o desmantelamento de organizações entendidas como fundamentalistas islâmicas.

Para além disso, o Presidente Macron garantiu, num discurso muito crítico – que motivou protestos em vários países de maioria muçulmana e, particularmente, a Turquia – que não iria deixar que o fundamentalismo islâmico subverta os valores e os direitos individuais franceses, como a liberdade de expressão.

A cidade de Nice, no Sul do país, também foi palco de um violento atentado terrorista, em 2016, quando um homem atropelou e disparou sobre dezenas de pessoas que celebravam o Dia da Bastilha. Morreram 86 pessoas e mais de 400 ficaram feridas.

https://www.publico.pt/2020/10/29/mundo/noticia/morto-varios-feridos-nice-apos-ataque-faca-1937158

Compartilhar este post

Link para o post

Hora de expulsar uns quantos do país que estão a ser seguidos por perigosidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Eles voltaram

E quem pensa que Portugal está fora de lista pense outra vez

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Djork, há 10 minutos:

Eles voltaram

E quem pensa que Portugal está fora de lista pense outra vez

Está e estará. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 2 horas:

Hora de expulsar uns quantos do país que estão a ser seguidos por perigosidade.

se forem cidadãos franceses como é que os expulsas?

Compartilhar este post

Link para o post

Não consigo compreender. 

Não estava contente em Portugal, mudei-me para procurar melhor sem matar ninguém. 

Se amanhã não estiver contente em França, mudo-me para procurar melhor sem matar ninguém. 

Estou no país do Pelé, se começarem a fazer cartoons sobre o meu deus, CR7, vou para um país onde o CR7 seja adorado sem ser criticado, sem matar ninguém. 

É fácil crl. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 46 minutos:

se forem cidadãos franceses como é que os expulsas?

Constrói-se campos de reeducação, como fez a China. Agora os muçulmanos chineses até carne de porco à alentejana comem. 

• Like 8

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 30 minutos:

Não consigo compreender. 

Não estava contente em Portugal, mudei-me para procurar melhor sem matar ninguém. 

Se amanhã não estiver contente em França, mudo-me para procurar melhor sem matar ninguém. 

Estou no país do Pelé, se começarem a fazer cartoons sobre o meu deus, CR7, vou para um país onde o CR7 seja adorado sem ser criticado, sem matar ninguém. 

É fácil crl. 

Tu e o @Alonso. são quem mais pode dizer sobre a realidade que é em França, mas a minha opinião é que eles agem já como que aquilo fosse deles, porque eles já não estão lá nem há 5, nem há 10 anos. Secalhar já passou uma geração.

Tenho um amigo meu a viver em Marselha e ele diz que esses gajos são um problema. Há bairros em que a polícia nem sequer entra lá.

Compartilhar este post

Link para o post

“eles”, “esses”. Cuidado com a generalizacão, são bairros sociais tal como cá

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Don´t parle françê je me traduzé pér fávóré

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 1 hora:

Tu e o @Alonso. são quem mais pode dizer sobre a realidade que é em França, mas a minha opinião é que eles agem já como que aquilo fosse deles, porque eles já não estão lá nem há 5, nem há 10 anos. Secalhar já passou uma geração.

Tenho um amigo meu a viver em Marselha e ele diz que esses gajos são um problema. Há bairros em que a polícia nem sequer entra lá.

É complicado, não te consigo dizer o que é a "realidade" porque cada um tem a sua, e há depois a da TV e dos jornais.

Posso falar da minha experiência. Um ano em Paris, cidade grande, em que há de tudo. Do mais chique ao mais pobre, do mais bem educado ao sem educação nenhuma, em que passas na rua por alguém que acabou de comprar 5 malas na Louis Vuitton no Champs Élysées, e 30 segundos depois por alguém que não tem passaporte e está a pedir esmola. 

Trabalhei num centro de reeducação, onde tratei portugueses, espanhóis, italianos, polacos, romenos, croatas, turcos, argelinos, marroquinos, tunisinos, senegaleses, malianos, cabo verdianos, malgaxes, das ilhas Salomão, indianos, sri lankeses, e alguns que me estou a esquecer, para mostrar um pouco deste multiculturalismo. 

Num ano, só tive problema com 2 argelinas. Acabado de chegar, não fazia ideia da história entre França e Argélia, hoje já compreendo um bocadinho mais mas muito pouco, e refletindo um pouco (do que vivi) nas ditas situações achei que existe um sentimento, talvez um complexo, de inferioridade, de sentirem que os franceses os olham de lado. 

Nos últimos 2 anos e meio tenho convivido muito mais com marroquinos seja no trabalho ou no futebol e sinceramente não tenho nada a apontar sem ser as habituais diferenças culturais e de educação.

Facilmente quem veio para cá mais novo e fez escola está mais bem integrado, do que quem chegou há poucos anos, o que é normal. Há casos de algumas mulheres que estão cá há mais de 30/40 e nem falam ainda bem francês, mas isso também apanhas portuguesas porque como nunca trabalharam fora de casa não conseguiram/esforçaram fazer. 

No futebol os que apanhei são putos normais, iguais aos que apanhava na região de Lisboa vindos de alguns bairros, a diferença é que não comem bifanas, fazem o ramadão e é chato quando jogamos nessa altura porque alguns não estão em forma. 

Como tudo o problema é educacional, não é a cultura nem a religião. Se és educado a respeitar o próximo, o "problema" da cultura e da religião são facilmente ultrapassados. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 1 hora:

Não me esqueci de ti. Quando chegar a casa, já dou a minha opinião

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 27 minutos:

Não me esqueci de ti. Quando chegar a casa, já dou a minha opinião

Tranquilo.

Citação de kareca, há 2 horas:

“eles”, “esses”. Cuidado com a generalizacão, são bairros sociais tal como cá

Pá, quando digo esses, é porque de facto são bairros que só contemplam essas etnias/raças ou que tu achares que é mais politicamente correto para ti chamares. Quando andei na escola, aprendi que os pronomes pessoais poderiam substituir palavras maiores por aquelas 3 ou 4 letrinhas.

Infelizmente não tive um professor que me ensinasse que, no futuro, poderia ser interpretado com algum tipo de conotação negativa associado ao uso dos mesmos (pronomes). Mea culpa por isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 5 minutos:

Infelizmente não tive um professor que me ensinasse que, no futuro, poderia ser interpretado com algum tipo de conotação negativa associado ao uso dos mesmos (pronomes). Mea culpa por isso.

Não é o professor que tem de te ensinar isso.

E não é questão de politicamente correto, é do que está certo e errado. Também há brancos, pretos, argelinos, etc.

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 2 minutos:

Não é o professor que tem de te ensinar isso.

Ok, entende como quiseres então.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...