Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

Jorge Jesus: "Hoje qualquer coisa que se possa dizer contra um negro é sempre sinal de racismo. Se disser o mesmo contra um branco já não é"

Publicações recomendadas

Citação de El Shafto, há 5 minutos:

Não propriamente de repetentes, mas era certinho que as turmas mais para o fundo do alfabeto eram sempre uma mixórdia de repetentes ou malta do bairro.

Yap,era isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu quando repeti o 8º só tinha 3 colegas que não eram repetentes. Depois passamos para o 9º e decidiram separar a turma toda mas voltei a ficar numa cheia de pessoal que já tinha chumbado.

No curso profissional do 10º tinha um bacano que nunca tinha chumbado, o resto era tudo repetentes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 14 minutos:

O problema é a educação e não meter os pobres dos bairros todos na mesma escola. Primeiro porque os segrega e depois porque o ensino nesses estabelecimentos é péssimo.

Outra m*rda que não percebia quando estava na preparatória/secundário, era a turma dos repetentes. Todos os que tiverem dificuldades ou não queriam estudar, ficavam na mesma turma. Não sei se era assim em todo o lado ou se agora mudou, mas não dava para perceber como isso era decidido numa reunião escolar como produtivo para aqueles alunos.

Na minha escola secundária era assim, metiam os repetentes dos exames todos na mesma turma para lhes facilitar a vida. A maior parte deles nao queria ir para o ensino superior mas como estavam em CT tinham que passar nos exames de físico-química e matemática para acabarem o 12o ano. Um deles que eu conheço pessoalmente tinha 17 de média interna a Fisico Química e mesmo assim conseguiu chumbar no exame, tirou para aí 2.5 se nao me engano 😂

Aqui nao se colocava a questão da pobreza, mas sim um facilitismo para ambas as partes. A escola livrava-se dos alunos e estes que nao tinham grandes ambições ficavam todos contentes por ter o canudo. É mais fácil do que tentar integrar os alunos e puxar por eles, isso dá muito trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ruas, há 3 minutos:

Eu quando repeti o 8º só tinha 3 colegas que não eram repetentes. Depois passamos para o 9º e decidiram separar a turma toda mas voltei a ficar numa cheia de pessoal que já tinha chumbado.

No curso profissional do 10º tinha um bacano que nunca tinha chumbado, o resto era tudo repetentes.

ahahahahahha burro

explica muita coisa

Spoiler

jk Ruas ❤️  mas a gimmick de cleaner que tinhas funciona

Spoiler

jk a sério, és um gajo muito fixe e gosto muito de ti (no homo)

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

era a lógica de não deixar estragar as turmas "boas". também era certinho que havia a turma "estrela"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, há 40 minutos:

isto é tudo uma questão semântica. para o cidadão comum (JJ, o tio que simpatiza com o chega, etc), racismo é querer exterminar / fazer mal a uma raça.

ignora-se completamente a evolução do conceito e não percebem que o significado hoje não é o mesmo de há 30 ou 40 anos. não se percebe (ou não se quer perceber) que não desejar a morte aos pretos é manifestamente insuficiente para não se considerar alguém racista. e infelizmente não vejo os Bas e as Joacines (personagens mediáticos na luta anti-racista) a tentar atacar o problema na sua raiz, mantêm-se com uma postura super defensiva e isso pura e simplesmente não está a dar resultado nenhum.

e com o problema da desinformação temos aqui um cocktail perfeito para retrocedermos uns anos (acho que até já se nota um bocado)

pó crl

• Like 11
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Keef, há 36 minutos:

Gerações diferentes, mas nunca ouvi falar de turmas de repetentes. Normalmente, quem chumba vai para o turno da tarde, a não ser que tenha alguma cunha que consiga manter o aluno no turno da manhã. A não ser que estejas a referir os cursos de educação e formação.

true, fui empurrado para as turmas da tarde à pala duma dessas cunhas e aquilo era uma valente selvajaria

passei a ser o usain bolt nos paralímpicos feelsbad

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RAG, há 40 minutos:

era a lógica de não deixar estragar as turmas "boas". também era certinho que havia a turma "estrela"

Isto. 

No meu tempo de secundário (estamos a falar de há 10 anos atrás, não é assim tanto), as turmas A e B eram sempre as dos "melhores alunos". Alguns deles eram filhos de professores e de papás com bom nome, apesar de não serem excelentes alunos. Falo por conhecimento de causa uma vez que sempre fiz parte dessas turmas e sei que tinha alguns colegas que até as notas eram puxadas por causa do factor C. Cheguei a ter uma colega que tirou 20 a Educação Física quando faltava ou chegava atrasa a quase todas as aulas, mas como era a melhor aluna nas outras disciplinas e não podia estragar a média para entrar em medicina, lá teve a notinha que desejava.

Acho que tem a ver com uma visão do ensino para não "atrasar" os melhores. Sinceramente, é uma visão algo antiquada, uma vez que nem protege os alunos em condições mais "desfavoráveis". Muita da nossa personalidade é moldada com os exemplos que temos na escola e se olharmos para um aluno que vem de um meio social "complicado", colocá-lo numa turma do género é meio caminho andado para que não saia da cepa torta. 

Compartilhar este post

Link para o post

Nas minhas turmas havia malta q só tirava cincos ou vintes e chungas repetentes

Acho q só estudei com malta com 6 ou 7 nomes na faculdade

Ok havia uma moça com 6 ou 7 nomes no básico

Editado por Plagio o Original
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

abro a thread da última barbaridade do JJ e leio 2 páginas sobre a constituição de turmas no secundário. saudades deste tipo de tópicos ❤️

Editado por Cabeça de giz
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 4 minutos:

Nas minhas turmas havia malta q só tirava cincos ou vintes e chungas repetentes

Acho q só estudei com malta com 6 ou 7 nomes na faculdade

Ok havia uma moça com 6 ou 7 nomes no básico

Aposto que um deles se chamava ramiro

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 5 minutos:

Aposto que um deles se chamava ramiro

Mas jogava bem à bola.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Notas do Ramiro no 1o T do 10o ano (onde chega com 19 anos feitos)

Filosofia........7

Ingles............8

Portugues.....6

Intr. Direito....8

Economia......9

T.O.E.............10

Ed. Fisica.....19

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Cabeça de giz, há 1 hora:

abro a thread da última barbaridade do JJ e leio 2 páginas sobre a constituição de turmas no secundário. saudades deste tipo de tópicos ❤️

E se pensares bem vais chegar à conclusão que não se trata de off-topic. Bem pelo contrário.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 44 minutos:

E se pensares bem vais chegar à conclusão que não se trata de off-topic. Bem pelo contrário.

é exactamente disso que eu estou a falar. abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 3 horas:

Não propriamente de repetentes, mas era certinho que as turmas mais para o fundo do alfabeto eram sempre uma mixórdia de repetentes ou malta do bairro. De vez em quando algum azarado ia lá parar e destoava, mas nunca vi mais que 1 ou 2.

aconteceu-me isso no 10º ano. Metade era repetente e a outra pessoal das periferias.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

Filosofia........7

Ingles............8

Portugues.....6

Intr. Direito....8

Economia......9

T.O.E.............10

Ed. Fisica.....19

Geralmente não tinham mais de 15 por mau comportamento. 😂

Eu era o totó que tirava 10.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 56 minutos:

Mais ou menos. Nas escolas onde andei (e de 5º ou 9º era uma escola junto a um bairro social na Amadora) os repetentes e mal-comportados eram de todas as raças e religiões. 

Acho que mais que ter turmas de repetentes, nos primeiros anos tentavam juntar na turma pessoal que vinha da mesma primária, depois é que iam ajustando consoante vagas e muito provavelmente tendo em conta não estragar boas turmas.

Mas é sempre um fator importante as vagas, se uma turma parte com 25 alunos e chumba apenas 1, é altamente improvável que metam lá 5 repetentes e fique uma turma de 30, pedagogicamente fica impossível. Por outro lado se numa turma de 25 chumbam 12, é altamente provável que entrem para lá repetentes pois há vagas. Mas isto sou eu que nunca vi separarem alunos de colegas com quem trabalham bem apenas para abrir vagas.

Na secundária onde andei não notei isso de turmas de repetentes ou não, com os vários agrupamentos que existiam e combinações de cadeiras era as turmas possíveis. Apanhei muitos repetentes no 11º e 12º mas eles simplesmente ficavam na mesma turma onde tinham chumbado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andre26, há 40 minutos:

Mais ou menos. Nas escolas onde andei (e de 5º ou 9º era uma escola junto a um bairro social na Amadora) os repetentes e mal-comportados eram de todas as raças e religiões. 

Acho que mais que ter turmas de repetentes, nos primeiros anos tentavam juntar na turma pessoal que vinha da mesma primária, depois é que iam ajustando consoante vagas e muito provavelmente tendo em conta não estragar boas turmas.

Mas é sempre um fator importante as vagas, se uma turma parte com 25 alunos e chumba apenas 1, é altamente improvável que metam lá 5 repetentes e fique uma turma de 30, pedagogicamente fica impossível. Por outro lado se numa turma de 25 chumbam 12, é altamente provável que entrem para lá repetentes pois há vagas. Mas isto sou eu que nunca vi separarem alunos de colegas com quem trabalham bem apenas para abrir vagas.

Na secundária onde andei não notei isso de turmas de repetentes ou não, com os vários agrupamentos que existiam e combinações de cadeiras era as turmas possíveis. Apanhei muitos repetentes no 11º e 12º mas eles simplesmente ficavam na mesma turma onde tinham chumbado. 

Não é mais ou menos. Tem tudo a ver. É a questão da segregação (seja pela raça, pelo local em que se reside, pelo mau aproveitamento) que existe no momento em que as escolas distribuem os alunos pelas turmas. Isso sim, é um problema que tem efeitos futuros potencialmente graves. É esse tipo de questões que fomentam a pobreza, a falta de oportunidades, a diminuição da auto-estima que deveriam preocupar as nossas autoridades e as associações defensoras dos direitos humanos. Discutir se o racismo é sistémico ou não de pouco importa quando se permite que Diretores de Escolas tomem medidas arbitrárias com o único e exclusivo foco em ficarem bem posicionados no ranking das escolas.

• Like 7
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post

eu andei numa primária q ficava no meio de um bairro social (maioritariamente habitado por ciganos), e geralmente só 1 turma por ano é q se aproveitava e era escolhida a dedo lol

da primaria nenhum dos meus colegas de sala seguiu a carreira académica, a maioria nem ao 2º ciclo foi

Editado por Kendrick Lmao

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 29 minutos:

Não é mais ou menos. Tem tudo a ver. É a questão da segregação (seja pela raça, pelo local em que se reside, pelo mau aproveitamento) que existe no momento em que as escolas distribuem os alunos pelas turmas. Isso sim, é um problema que tem efeitos futuros potencialmente graves. É esse tipo de questões que fomentam a pobreza, a falta de oportunidades, a diminuição da auto-estima que deveriam preocupar as nossas autoridades e as associações defensoras dos direitos humanos. Discutir se o racismo é sistémico ou não de pouco importa quando se permite que Diretores de Escolas tomem medidas arbitrárias com o único e exclusivo foco em ficarem bem posicionados no ranking das escolas.

Se tens provas disso faz queixa. Se todos fazem concorre tu para o lugar já que é tão fácil e fazes melhor e aparentemente achas que se ganha comissão por posição no ranking.

O que disse foi simplesmente o que experienciei, se todos fazem discordo pois conheço pelo menos 2 agrupamentos que não o fazem. 

A minha mãe é professora há 30 anos, faz parte da coordenação duma escola primária na Amadora há 20 anos, escolhe turmas. Não segrega, não olha para rankings, não fomenta pobrezas materiais ou de espírito como apregoas que todos fazem. O foco dela em 30 anos sempre foi e sempre será combater as desigualdades, assegurar que o buraco entre ricos e pobres fica cada vez menos ténue. Ensinou-me a respeitar toda a gente e a seguir os passos, combater as desigualdades, ajudar quem tem necessidades. 

Portanto o argumento de todos fazem cai-me mal, desculpa.

Queres falar em diminuição da auto-estima pensa que eu andava por aqui com 12/13 a querer integrar-me neste meio e andava a ser gozado por marmanjos de 18/19/20 anos. E o que era feito para meter água na fervura e parar isso? Nada. Mas pronto, a vida continua, ser expulso daqui abriu-me os olhos, continuei a fazer-me homem e aqui estou de volta, com mestrado tirado, emprego estável.

Editado por andre26
  • Like 2
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 horas:

Filosofia........7

Ingles............8

Portugues.....6

Intr. Direito....8

Economia......9

T.O.E.............10

Ed. Fisica.....19

Isso não é o Ramiro, é o Chico de Uma Aventura.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andre26, há 1 hora:

Se tens provas disso faz queixa. Se todos fazem concorre tu para o lugar já que é tão fácil e fazes melhor e aparentemente achas que se ganha comissão por posição no ranking.

O que disse foi simplesmente o que experienciei, se todos fazem discordo pois conheço pelo menos 2 agrupamentos que não o fazem. 

A minha mãe é professora há 30 anos, faz parte da coordenação duma escola primária na Amadora há 20 anos, escolhe turmas. Não segrega, não olha para rankings, não fomenta pobrezas materiais ou de espírito como apregoas que todos fazem. O foco dela em 30 anos sempre foi e sempre será combater as desigualdades, assegurar que o buraco entre ricos e pobres fica cada vez menos ténue. Ensinou-me a respeitar toda a gente e a seguir os passos, combater as desigualdades, ajudar quem tem necessidades. 

Portanto o argumento de todos fazem cai-me mal, desculpa.

Queres falar em diminuição da auto-estima pensa que eu andava por aqui com 12/13 a querer integrar-me neste meio e andava a ser gozado por marmanjos de 18/19/20 anos. E o que era feito para meter água na fervura e parar isso? Nada. Mas pronto, a vida continua, ser expulso daqui abriu-me os olhos, continuei a fazer-me homem e aqui estou de volta, com mestrado tirado, emprego estável.

A tua mãe não segrega, portanto não há segregação. Deves ter um amigo preto, logo não há racismo. Ontem comeste uma bela feijoada à transmontana pelo que não existe fome no mundo. Percebido.

É pena que o crescimento que alegas ter experimentado e esse mestrado não te tenham ensinado a interpretar textos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...