Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
HappyKing

[UEFA] EURO 2020

Publicações recomendadas

Citação de DS7, há 4 minutos:

Eu não disse em momento algum que achava que a organização do torneio tinha sido apressada, acho sim que é falta de justiça quando não havendo um país anfitrião uma equipa jogue 6 jogos de uns possíveis 7 sempre no mesmo sitio. E especialmente quando outras equipas fazem viagens bem mais longas. Foi esse o meu ponto de vista principal, que todos os países tenham aceite e a organização venha de há anos não está em causa.

Como tens dado a entender que a decisão de disputar meias finais e final em Wembley foi tomada por causa da COVID... tens até sugerido que a opção por Budapeste seria mais sensata. Concluí que estavas convencido disso mesmo. Que se tratava de decisões tomadas em cima do joelho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 minuto:

Como tens dado a entender que a decisão de disputar meias finais e final em Wembley foi tomada por causa da COVID... tens até sugerido que a opção por Budapeste seria mais sensata. Concluí que estavas convencido disso mesmo. Que se tratava de decisões tomadas em cima do joelho.

Não, foi só um aparte porque já ouvi/li esse argumento sobre este debate.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 13 minutos:

Quem ler o que escreves até parece que as decisões foram tomadas anteontem em cima do joelho.

A decisão sobre este formato vem de 2012 ou 2013 quando os países/cidades/estádios foram convidados a apresentar candidaturas, sendo a França o único país impedido de concorrer porque já tinha o Euro 2016 para organizar.

Em 2014 foram selecionadas 13 cidades.

12 delas, definidas à partida para ter 3 jogos da fase de grupos e mais um jogo entre os oitavos e os quartos de final.

Foram: Munique, Baku, Dublin, Roma, Bilbao, São Petersburgo, Copenhaga, Bruxelas, Budapeste, Amsterdão, Bucareste e Glasgow.

Londres (Wembley) foi selecionada para acolher as meias finais e a final.

Em 2014. Quando o COVID não passava de um filme de ficção científica, quando Portugal nem se atrevia a sonhar com o "momento Éder". Nessa altura ficou o modelo definido.

Em dezembro de 2017, dado o atraso nas obras do novo Estádio programado para Bruxelas, a UEFA decidiu que o Euro se organizaria apenas em 12 cidades. E os jogos programados para Bruxelas passariam a disputar-se em Londres. Wembley ficou, nessa altura, com a incumbência de organizar 7 jogos. 3 da fase de grupos, um dos oitavos ou quartos de final, as duas meias finais e a final.

Em 2017, quando tinha decorrido a fase de qualificação para o Mundial de 2018. Quando nem se sabia ainda se a Inglaterra se qualificaria para o Euro 2020 nem havia qualquer indicação sobre a constituição dos grupos. E em que a COVID permanecia no campo da ficção científica.

Em abril de 2021, agora sim condicionada pela COVID e a menos de 2 meses do início da fase final do Euro, já depois do adiamento por um ano do evento, verificou-se a indisponibilidade de Bilbao e Dublin. As cidades e autoridades locais foram inflexíveis proibindo a existência de público nos Estádios.

A UEFA decidiu, nessa altura, substituir Bilbao por Sevilha. E passar os jogos previstos em Dublin para São Petersburgo, ficando esta cidade com 6 jogos da fase de grupos, 1 dos oitavos e 1 dos quartos.

----------------------

Um país na história dos europeus e mundiais que tenha feito todos os jogos no mesmo estádio?

• A Inglaterra em 1966. Com polémica à mistura porque, segundo a delegação portuguesa, o jogo das meias finais estava previsto para Liverpool e foi alterado à última hora para Londres, obrigando a uma viagem de comboio atribulada da delegação portuguesa. Cá para mim é um mito alimentado pelo fado lusitano que foi ficando na história como verdade incontestável.

Outro?

• A Inglaterra em 1996. Novamente em Wembley. Disputou aí todos os jogos e só não esteve na final porque perdeu com a Alemanha nas meias.

Com semelhanças a 2020 (todos os jogos disputados na mesma cidade menos um) podemos ainda elencar os seguintes (só falando de europeus):

• Suécia em 92: todos os jogos em Estocolmo menos a final em Gotemburgo, se lá tivessem chegado;
  • Portugal em 2004: todos os jogos em Lisboa menos o jogo de abertura no Porto;
  • Suiça em 2008: todos os jogos em Basileia menos a final em Viena, se lá tivessem chegado e se tivessem vencido o seu grupo;
  • Áustria em 2008: todos os jogos em Viena menos a meia final em Basileia, se lá tivessem chegado e tivessem vencido o seu grupo.

Baku foi de facto uma escolha excêntrica. Mas São Petersburgo é outra conversa. Em termos europeus é uma cidade mais central do que Lisboa. De Berlim a São Petersburgo são 1.300 quilómetros enquanto que de Berlim a Lisboa são 2.300.

E mesmo considerando Londres, fica a 2.100 km de S. Petersburgo e 1.600 de Lisboa. De Londres a Atenas, por exemplo, são 2.400 km.

É mito e não é. Não há nada que prove isso, mas os rumores é que se preferiu fazer o jogo de Inglaterra em Wembley para terem mais receitas de bilheteira. Portugal achou injusto porque tinha feito 3 jogos em Goodison Park já e tinha feito melhor figura que a Inglaterra na fase de grupos, portanto achava-se que os ingleses é que tinham de ir a Liverpool

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 24 minutos:

É mito e não é. Não há nada que prove isso, mas os rumores é que se preferiu fazer o jogo de Inglaterra em Wembley para terem mais receitas de bilheteira. Portugal achou injusto porque tinha feito 3 jogos em Goodison Park já e tinha feito melhor figura que a Inglaterra na fase de grupos, portanto achava-se que os ingleses é que tinham de ir a Liverpool

Eu acho que isso é tudo treta. Naquela altura as questões da logística e das deslocações eram mais importantes do que são hoje e duvido que os calendários e as cidades não estivessem logo definidas à partida para minimizar os incómodos à generalidade dos participantes.

• O grupo A disputou-se em Londres e os quartos de final do vencedor do grupo também foi em Londres. Fazia sentido que nas meias finais essa equipa (Inglaterra) se mantivesse por Londres.
  • O grupo B jogou-se em Sheffield e Birmingham. Os quartos de final do vencedor do grupo foram em Sheffield. Fazia sentido que essa equipa (Alemanha) jogasse a meia final em Liverpool, pela proximidade.
  • O grupo C jogou-se em Liverpool e Manchester. Os quartos de final do vencedor do grupo em Liverpool. Fazia sentido que essa equipa (Portugal) jogasse a meia final em Liverpool.
  • O grupo D jogou-se em Middlesbrough e Sunderland. Os quartos de final do vencedor do grupo em Sunderland. Fazia sentido que essa equipa (URSS) jogasse a meia final em Liverpool, pela proximidade.

O cenário da meia final entre a Inglaterra e Portugal em Londres e entre a Alemanha e a URSS em Liverpool é o que minimiza as deslocações. Só uma equipa teria que fazer uma deslocação longa (Portugal) e outras duas com deslocações menores (Alemanha e URSS). O outro cenário, que segundo alegava a comitiva portuguesa, era o que estava previsto, implicava duas deslocações longas (Inglaterra e Alemanha) e uma que teria que percorrer a ilha toda de alto a baixo (URSS). Independentemente das equipas que se apurassem para as meias finais não me parece que o cenário escolhido tivesse sido outro que não aquele que aconteceu. Seria estúpido e esbanjamento de recursos se fosse o que Portugal defendia.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Este António Fidalgo também é dos bons. Santa paciência para estes ""comentadores"". Está para o comentário como esteve para guarda redes: um zero.

Editado por ComiC

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, Agora:

Eu acho que isso é tudo treta. Naquela altura as questões da logística e das deslocações eram mais importantes do que são hoje e duvido que o calendários e as cidades não estivessem logo definidas à partida para minimizar os incómodos à generalidade dos participantes.

• O grupo A disputou-se em Londres e os quartos de final do vencedor do grupo também foi em Londres. Fazia sentido que nas meias finais essa equipa (Inglaterra) se mantivesse por Londres.
  • O grupo B jogou-se em Sheffield e Birmingham. Os quartos de final do vencedor do grupo foram em Sheffield. Fazia sentido que essa equipa (Alemanha) jogasse a meia final em Liverpool, pela proximidade.
  • O grupo C jogou-se em Liverpool e Manchester. Os quartos de final do vencedor do grupo em Liverpool. Fazia sentido que essa equipa (Portugal) jogasse a meia final em Liverpool.
  • O grupo D jogou-se em Middlesbrough e Sunderland. Os quartos de final do vencedor do grupo em Sunderland. Fazia sentido que essa equipa (URSS) jogasse a meia final em Liverpool, pela proximidade.

O cenário da meia final entre a Inglaterra e Portugal em Londres e entre a Alemanha e a URSS em Liverpool é o que minimiza as deslocações. Só uma equipa teria que fazer uma deslocação longa (Portugal) e outras duas com deslocações menores (Alemanha e URSS). O outro cenário, que segundo alegava a comitiva portuguesa, era o que estava previsto, implicava duas deslocações longas (Inglaterra e Alemanha) e uma que teria que percorrer a ilha toda de alto a baixo (URSS). Independentemente das equipas que se apurassem para as meias finais não me parece que o cenário escolhido tivesse sido outro que não aquele que aconteceu. Seria estúpido e esbanjamento de recursos se fosse o que Portugal defendia.

Sim, eu concordo a 100%, foi basicamente uma desculpa que apareceu na altura para se justificar o facto de se ter perdido, a 100%

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DS7, há 48 minutos:

Portanto dois. Um nos anos 60 numa organização manhosa e em 96 quando a Inglaterra foi anfitriã. Ou seja a Inglaterra no Euro 2020-um Euro para vários países- está a jogar como se fosse anfitriã como em 96. O meu ponto de vista está feito.

Tá bem mas vamos estar aqui a falar de organizações da década de 30...Na década de 30 se houvessem 3 estádios com condições para a coisa e 4 bolas para o pessoal já era bem bom. 

Ou seja, o que criticas é uma questão de conceito. Da UEFA ter dito que era uma organização sem anfitrião definido mas que, na prática, é como se se tratasse de uma organização inglesa. Ok. Tens direito à crítica.

No que respeita à substância mantenho a minha opinião de que não se trata de um assunto de extraordinária importância. O eventual favorecimento, a ter existido, não é maior do que qualquer anfitrião recebe quando organiza uma prova destas.

Friso ainda o ponto de que esta questão só se materializou desta forma devido às contingências que ocorreram ao longo do tempo: o atraso na construção do Estádio em Bruxelas e a COVID. Numa situação normal, em que tudo tivesse ocorrido conforme planeado, o modelo seria mais equilibrado. E sem a COVID, com público nos Estádios e a animação própria de um Europeu, era bastante provável que este fosse o melhor de sempre e que a UEFA o considerasse como uma experiência de grande sucesso.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 14 horas:

Este António Fidalgo também é dos bons. Santa paciência para estes ""comentadores"". Está para o comentário como esteve para guarda redes: um zero.

Como foi a performance dele no Benfica - Académico de Viseu de 1979, estás recordado? Ou lembras-te melhor da época em que ele se muda para o Sporting?

Compartilhar este post

Link para o post

r/soccer - [xG Philosophy] Euro 2020 xG Created/Conceded

Retirado do Reddit. Muito interessante, embora estas médias de xG funcionem melhor numa pool maior de jogos, e não em 3 ou 4 p/equipa.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

@noikeee, desculpa a demora na resposta. Entretanto, a discussão já passou, mas não queria deixar de responder.

Citação de noikeee, Em 03/07/2021 at 20:09:

Ok tens alguma razão mas

- nós não temos um Jorginho Verratti ou Barella. Apesar de termos um plantel de qualidade estratosférica em algumas posições, falta médios centro. A Itália (tendo o problema inverso de faltar jogadores de classe mundial no último terço do campo, apesar do Insigne ou Chiesa até serem bons) tem o melhor meio-campo da competição.

- os últimos 2 títulos internacionais (2016/Portugal, 2018/França) foram para seleções que privilegiaram um estilo de jogo mais reactivo do que proactivo, e a Inglaterra este ano também tá a ter sucesso jogando assim

- temos algumas razões até do ponto de vista ofensivo, para querermos jogar mais em contra-ataque do que em ataque continuado como a Itália faz. Parece-me que é algo que assenta mais tanto no Cristiano Ronaldo como no Bruno Fernandes

- Não me queria focar demasiado nas individualidades e em sistemas táticos específicos, porque não era esse o ponto. Não estou a sugerir emular a Itália. Mas estou a sugerir - atenção que vem aí uma ideia completamente disruptiva - que as equipas mais fortes são as que permitem aos melhores jogadores jogarem juntos e fazerem mais vezes aquilo em que são bons. Não consigo ver isso na nossa seleção com esta equipa técnica, sobretudo desde que a qualidade individual começou a abundar.

- Não acho que a França do Deschamps seja um modelo a seguir, mas também não os considero uma equipa puramente reativa. É antes uma equipa que escolhe muito bem os momentos para ser mais proativa ou mais reativa. E quando é proativa (por exemplo, quando quer resolver um jogo rapidamente para depois gerir ou quando tem de ir atrás do resultado), consegue impor o seu jogo ao adversário e criar condições para as individualidades aparecerem. Uma equipa apenas reativa, mesmo com muito bons jogadores, como era o caso, não conseguiria ser campeã mundial com tanta facilidade como eles foram em 2018. Seja como for, acho que a França não perdia nada em repensar alguns aspetos para aproveitar melhor a excelente geração de jogadores que tem. Em relação à Inglaterra, não me queria alongar muito, porque só vi um jogo deles no Europeu e não conheço bem o trabalho do Southgate. O que disse no jogo com a Alemanha é que uma equipa montada 100% em função do adversário e que não tenha os melhores jogadores em campo está a caminhar em gelo muito fino. E isso mantenho. Mas contra a Ucrânia, segundo me disseram, já não foi assim.

- Não sei se concordo com isso, mas essa discussão dava pano para mangas. É melhor ficar para outra altura.

Citação de Eden Hazard, Em 03/07/2021 at 20:18:

"eu bem tinha razão!!!"

Sabes quem é que tem sempre razão? Quem vai mudando a sua opinião sobre a competência dos treinadores ao sabor dos resultados. Esses acertam sempre, é incrível 🙂

Citação de noikeee, Em 03/07/2021 at 20:26:

Atenção eu também adorava que Portugal jogasse como a Itália, e acho possível e desejável atingir níveis superiores de fluidez coletiva com bola (que é isso que esta Itália tem de especial), assim como um modelo de pressão alta bem mecanizado etc. Só tou a dizer que esse não é o único caminho possível para o sucesso. Acho que a escola de pensamento de que "é mais fácil uma selecção ganhar mecanizando a defesa, anulando o adversário, e vivendo de momentos esporádicos individuais", não é necessariamente errado, e não está a ser necessariamente provada errada neste Europeu, só porque uma equipa joga sobre um paradigma completamente diferente e tá a ter sucesso dessa forma.

Nunca disse que era o único caminho possível para o sucesso. Está provado que se pode ter sucesso pontualmente a jogar de qualquer maneira, incluindo "mecanizando a defesa, anulando o adversário e vivendo de momentos esporádicos individuais". Agora sucesso continuado? Não acredito. Não acredito mesmo. Aliás, a história do futebol de seleções dos últimos 20 anos nem sequer me desmente.

E atenção, quando falo em sucesso continuado, não estou a falar de hegemonias de títulos. Como dizes, em cada competição, só pode ganhar um. Por isso, chegar com regularidade a fases avançadas das provas também pode ser considerado sucesso continuado.

Citação de noikeee, Em 03/07/2021 at 20:57:

Para além disso, de serem 6 ou 7 favoritos para cada competição e só 1 é que ganha; as margens são muito curtas e o fator sorte é muito grande. O pessoal esquece-se disso e converte-se completamente à narrativa dos vencedores.

A França converte uma das 6 ou 7 oportunidades claras que teve na final de 2016 e não tínhamos sido campeões. O Robben marca ao Casillas e a Espanha do tiki-taka não tinha sido campeã do mundo. O Muller isolado há dias contra o Pickford mete-a lá dentro e esta Inglaterra já tinha ido co crl. Portugal mete lá dentro um dos 20 remates que teve com a Bélgica e tinhamos chegado aos quartos (embora provavelmente iamos levar uma vergonha com a Itália). Etc.

Em 13 anos de fórum, nunca me tinham chamado resultadista...Há sempre uma primeira vez para tudo 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Refutador, há 1 hora:

Em 13 anos de fórum, nunca me tinham chamado resultadista...Há sempre uma primeira vez para tudo 😅

Estás a ficar como o Mourinho, quanto mais velho mais resultadista

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, Em 04/07/2021 at 18:36:

Tipo, o quê? Mania de inventar problemas onde não existem. O modelo foi apresentado pela UEFA, os países / cidades interessadas candidataram-se e tomou-se a decisão. É um torneio com a fase final disputada na Europa. À imagem dos mundiais disputados nos EUA ou no Brasil, em todo o continente, com os jogos decisivos concentrados numa cidade, neste caso em Londres.

Tipo?

Tu disseste que a Inglaterra foi a única "beneficiada" e eu respondi-te que não, por motivos óbvios. Portugal teve que fazer dois jogos "fora de casa". Ainda nestas páginas tivemos a falar do quão o fator casa é decisivo.

Vou de encontro à opinião do DS7, mas, para finalizar, e nem estou a falar em relação à escolha das cidades porque estas é que se candidataram, porque é que uma seleção, por acolher jogos, tem de jogar nessa mesma cidade? Isto é, porque é que, a título de exemplo, o Alemanha x Portugal não foi em Sevilha, o Inglaterra x Escócia na Roma e o Itália x Turquia na Alemanha? Se Portugal, França, etc, fazem viagens, porque estas seleções não o fizeram também? Seria algo mais equilibrado.

Spoiler

No que respeita à substância mantenho a minha opinião de que não se trata de um assunto de extraordinária importância. O eventual favorecimento, a ter existido, não é maior do que qualquer anfitrião recebe quando organiza uma prova destas.

Isso faria sentido se tivesse sido só a Inglaterra a ter jogos em casa. Como não foi o caso...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 50 minutos:

Tipo?

Tu disseste que a Inglaterra foi a única "beneficiada" e eu respondi-te que não, por motivos óbvios. Portugal teve que fazer dois jogos "fora de casa". Ainda nestas páginas tivemos a falar do quão o fator casa é decisivo.

Vou de encontro à opinião do DS7, mas, para finalizar, e nem estou a falar em relação à escolha das cidades porque estas é que se candidataram, porque é que uma seleção, por acolher jogos, tem de jogar nessa mesma cidade? Isto é, porque é que, a título de exemplo, o Alemanha x Portugal não foi em Sevilha, o Inglaterra x Escócia na Roma e o Itália x Turquia na Alemanha? Se Portugal, França, etc, fazem viagens, porque estas seleções não o fizeram também? Seria algo mais equilibrado.

Mostrar conteúdo oculto

Isso faria sentido se tivesse sido só a Inglaterra a ter jogos em casa. Como não foi o caso...

Acho que não vale a pena andarmos aqui às voltas com essa questão. Tu embirras com o modelo e entendes que não defende a verdade desportiva. Eu acho-lhe piada e considero que não é mais injusto do que os modelos implementados nas anteriores edições.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Dona está um mostro naquela baliza. 

Compartilhar este post

Link para o post

Esta Espanha joga melhor do que o CMPT me fez acreditar.

Entre isso e ninguém querer que os underdogs* ganhem, diria que o fórum está a perder qualidades.

*Só uma destas equipas nunca ganhou o euro

Editado por joe

Compartilhar este post

Link para o post

Grande jogo.

Não gostei particularmente do jogo posicional da Espanha contra a Suíça, muito rígido, mas hoje estão bem melhor. Mexeu bem o Luis Enrique.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...