noikeee Publicado 12 Fevereiro 2025 Citação de Ghelthon, há 18 minutos: Não é essa a questão. O penalty já é severamente injusto para o GR, se ainda puderes rematar na recarga, meu deus. 100% de acordo com o que ele diz, espero que aconteça. Eu entendo a lógica mas acho que não justifica minimamente alteração das regras. Um penalti tem uma taxa de conversão de imaginemos 70% (não fui confirmar números). Adiciona-lhe as recargas convertidas com sucesso, que são uma situação não muito usual e penso que estaremos na casa dos 75%. Se formos a pensar na justiça dum penalti, esta questão é completamente desproporcional e irrelevante comparada com a injustiça do próprio conceito de penalti, que frequentemente transforma situações com uma probabilidade de golo de digamos 1% (p.ex jogador está na esquina da àrea de costas para a baliza com a defesa organizada, e é derrubado) em situações de 70-75%. Outras (raras) ocasiões transforma situações de probabilidade de golo de 99.999% em 70-75% (p.ex a mão do Suarez contra o Gana). No entanto, ninguém quer acabar com os penaltis e resolver isso. Porque o conceito de penalti é simples, é uma tradição do jogo, é um momento de grande emoção, e quaisquer alterações implicam complexidade. Se vamos alterar as regras do jogo, quebrar com a tradição, remover momentos de emoção do jogo, tem de haver melhorias significativas a nível seja de justiça das regras seja do que for. Não creio que reduzir a taxa de conversão de penaltis de 75% para 70% justifique minimamente nada. Relembro que as recargas permitem momentos como: Um adepto que leva às mãos à cabeça pela sua equipa ter desperdiçado uma oportunidade enorme, mas de repente tem a alegria de ter uma segunda oportunidade para marcar Um momento de glória para um guarda-redes que consegue defender o penalti e defender a recarga Um momento de redenção para o avançado que falha o penalti mas marca a recarga Um momento de tristeza para o avançado que falha ambos (Galeno) A possibilidade dum defesa correr mais rápido que o avançado e impedir a recarga Acabar com tudo isto pela teoria filosófica de "o penalti já é demasiado injusto para o guarda-redes", e introduzir uma bizarrice de dar pontapé de baliza quando o guarda-redes defende o penalti para a frente, é uma barbaridade. E não sou avesso a alterações nas leis dos jogo, p.ex eu defendo o VAR, apesar da quebra com a tradição e do que compromete as celebrações dos golos, por achar que o VAR torna muito mais raras situações de injustiça extrema, tais como uma equipa ser eliminada duma competição por golos claramente ilegais que era algo que acontecia muito rotinamente, mas neste caso não julgo que se justifique nem de perto nem de longe. 2 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 12 Fevereiro 2025 Citação de noikeee, há 3 minutos: Se formos a pensar na justiça dum penalti, esta questão é completamente desproporcional e irrelevante comparada com a injustiça do próprio conceito de penalti, que frequentemente transforma situações com uma probabilidade de golo de digamos 1% (p.ex jogador está na esquina da àrea de costas para a baliza com a defesa organizada, e é derrubado) em situações de 70-75%. Outras (raras) ocasiões transforma situações de probabilidade de golo de 99.999% em 70-75% (p.ex a mão do Suarez contra o Gana). Eu concordo com isso. Acho que os penalties são um exagero até certo ponto porque, além do que dizes, 75% são convertidos. Ora, isto indica claramente que batedor e GR não estão em pé de igualdade. Não têm de estar, porque o conceito de um penalty é precisamente esse. Mas, com recarga, essa desbalanço aumenta imenso. Para mim um penalty devia ser como um lance livre (o primeiro, vá) no basket: é só aquele momento. Se marcas, marcas. Se falhas, falhas. 2 Compartilhar este post Link para o post
PRFA47 Publicado 12 Fevereiro 2025 Citação de Ghelthon, há 47 minutos: Eu concordo com isso. Acho que os penalties são um exagero até certo ponto porque, além do que dizes, 75% são convertidos. Ora, isto indica claramente que batedor e GR não estão em pé de igualdade. Não têm de estar, porque o conceito de um penalty é precisamente esse. Mas, com recarga, essa desbalanço aumenta imenso. Para mim um penalty devia ser como um lance livre (o primeiro, vá) no basket: é só aquele momento. Se marcas, marcas. Se falhas, falhas. Mas quando é o lance livre a seguir ao cesto existe a disputa do ressalto. Só quando é uma falta técnica é que não há disputa de ressalto.. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 12 Fevereiro 2025 Citação de Ghelthon, há 51 minutos: Eu concordo com isso. Acho que os penalties são um exagero até certo ponto porque, além do que dizes, 75% são convertidos. Ora, isto indica claramente que batedor e GR não estão em pé de igualdade. Não têm de estar, porque o conceito de um penalty é precisamente esse. Para mim a única alteração que se podia fazer em relação a isso era a grande área e a pequena área serem redondas, como no andebol. Não há grande sentido serem rectangulares. Isso iria implicar que as zonas que deixavam de fazer parte da grande área, passavam a dar livre direto e não penalti. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 12 Fevereiro 2025 Se o problema é ter 15 jogadores a sprintar para dentro da área, invadindo-a antes do momento permitido (e acho que é um problema legítimo) então não é preciso proibir as recargas. Bastaria proibir a entrada na área a todos os jogadores exceto ao batedor do penalty e ao guarda-redes. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 12 Fevereiro 2025 Citação de Quan Chi, há 5 minutos: Se o problema é ter 15 jogadores a sprintar para dentro da área, invadindo-a antes do momento permitido (e acho que é um problema legítimo) então não é preciso proibir as recargas. Bastaria proibir a entrada na área a todos os jogadores exceto ao batedor do penalty e ao guarda-redes. Até quantos segundos depois? Ou até a bola voltar a sair da área? Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 12 Fevereiro 2025 Citação de kareca, há 10 minutos: Até quantos segundos depois? Ou até a bola voltar a sair da área? Até voltar a sair da área. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 12 Fevereiro 2025 Citação de PRFA47, há 59 minutos: Mas quando é o lance livre a seguir ao cesto existe a disputa do ressalto. Só quando é uma falta técnica é que não há disputa de ressalto.. Certo, daí eu ter referido o primeiro lance livre. Citação de noikeee, há 55 minutos: Para mim a única alteração que se podia fazer em relação a isso era a grande área e a pequena área serem redondas, como no andebol. Não há grande sentido serem rectangulares. Isso iria implicar que as zonas que deixavam de fazer parte da grande área, passavam a dar livre direto e não penalti. Também concordo. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 27 Fevereiro 2025 A "proposta estúpida" de Piqué para que os jogos de futebol não terminem sem golos - Vídeos - Jornal Record Resumindo, diz que jogos a acabar 0-0 é parvoíce e que um 0-0 devia dar zero pontos às duas equipas. Não acho super descabido, honestamente. Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 27 Fevereiro 2025 Citação de Ghelthon, há 12 minutos: A "proposta estúpida" de Piqué para que os jogos de futebol não terminem sem golos - Vídeos - Jornal Record Resumindo, diz que jogos a acabar 0-0 é parvoíce e que um 0-0 devia dar zero pontos às duas equipas. Não acho super descabido, honestamente. Esse tema já foi discutido aqui e parece-me sempre bom durante dois minutos. Depois penso que só ia acabar a favorecer equipas grandes e fico imediatamente contra. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 27 Fevereiro 2025 Acho que isso até foi uma sugestão do @Descartes Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 27 Fevereiro 2025 Ele tem razão, imaginem os portugueses quererem ir ver um Fama vs Tondela ou algo assim e levam 90' sem um golo. O futebol em si já é meio mal jogado e ainda levar com um empate a 0, jogo seguinte decidem ir ver o Feirense vs Moreirense ou algo assim e pumba, mais um 0-0. Gastaram 10€ ou 20€ e em 180' minutos viram um total de 0 golos.... Pode acontecer, pode. Embora acho que a proposta do Henry poderia ser mais atrativa do ponto de vista ofensivo mas se uma das duas fosse bem concebida acredito que traria muito mais ao futebol. Preciso relembrar este belo jogo : https://x.com/_Goalpoint/status/1754631601554608237 A Fifa está sempre a dizer que os jovens não querem saber mais do futebol, talvez o futebol é que tenha ficado para trás porque grande parte já não está para aturar estes jogos secantes. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 27 Fevereiro 2025 Citação de Jamarcus, há 41 minutos: Esse tema já foi discutido aqui e parece-me sempre bom durante dois minutos. Depois penso que só ia acabar a favorecer equipas grandes e fico imediatamente contra. Certo, é um bom ponto de vista. Não sofrer é uma arma importante para equipas mais pequenas, e se isso der zero pontos, deixa de valer a pena e aí fica-se sem argumentos (teoricamente) para se bater com uma equipa grande. 2 Compartilhar este post Link para o post
Dominator Publicado 27 Fevereiro 2025 (editado) Citação de Banks29, há 2 horas: A Fifa está sempre a dizer que os jovens não querem saber mais do futebol, talvez o futebol é que tenha ficado para trás porque grande parte já não está para aturar estes jogos secantes. Mas o facto de gerações mais recentes crescerem com ecrãs e Fortnite e redes sociais tem impacto nisso mesmo que a FIFA diz. Há muito mais malta hoje em dia a chegar aos 18 anos sem nunca ter chutado uma bola comparado com antigamente. Fonte: Eu Editado 27 Fevereiro 2025 por Dominator Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 27 Fevereiro 2025 É isso e o attention span. A minha cunhada tem 22 anos e recusa-se a ver qualquer filme com duração superior a 1h40. Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 27 Fevereiro 2025 Ponto extra por cada três golos marcados num jogo. Quase tipo rugby. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 27 Fevereiro 2025 Eu diria: "Jogos que terminem 0-0, a FIFA e a UEFA tem de devolver preco dos bilhetes mais uma compensacao de 100 Euros."... Agora a serio, para "melhorar" o espectatulo podiam comecar a fazer m*rda como na NBA ao intervalo (que fossem transmitidas na TV) assim como iniciativas antes do jogo que demonstrem a historia do futebol ou dos clubes. Tanta coisa que se podia fazer. Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 27 Fevereiro 2025 Citação de Burkina2008, há 2 minutos: Eu diria: "Jogos que terminem 0-0, a FIFA e a UEFA tem de devolver preco dos bilhetes mais uma compensacao de 100 Euros."... Agora a serio, para "melhorar" o espectatulo podiam comecar a fazer m*rda como na NBA ao intervalo (que fossem transmitidas na TV) assim como iniciativas antes do jogo que demonstrem a historia do futebol ou dos clubes. Tanta coisa que se podia fazer. Saudades daqueles jogos ao intervalo de marcar golos do meio campo para ganhar um frigorífico Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 27 Fevereiro 2025 Citação de Burkina2008, há 4 minutos: Eu diria: "Jogos que terminem 0-0, a FIFA e a UEFA tem de devolver preco dos bilhetes mais uma compensacao de 100 Euros."... Agora a serio, para "melhorar" o espectatulo podiam comecar a fazer m*rda como na NBA ao intervalo (que fossem transmitidas na TV) assim como iniciativas antes do jogo que demonstrem a historia do futebol ou dos clubes. Tanta coisa que se podia fazer. A miudagem, hoje em dia, adora as estatísticas do FIFA. A La Liga tem uns ótimos grafismos. Para começar, podia ser algo que as outras ligas também fizessem para cativar os miúdos (e graúdos) Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 27 Fevereiro 2025 Citação de kareca, há 4 horas: Acho que isso até foi uma sugestão do @Descartes Correto. Já defendo essa medida há muito tempo. O objetivo de um jogo é marcar golos. Portanto, não faz sentido atribuir pontos a quem não marca. O @Jamarcus diz que é uma medida que beneficia os grandes. Como se o sistema atualmente vigente beneficiasse os pequenos. E, para mais, porque é que haveria de se beneficiar os pequenos? Não é uma questão de benefício dos clubes A ou B, é de benefício do futebol positivo e atrativo. 1 Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 27 Fevereiro 2025 Citação de Ghelthon, há 5 horas: A "proposta estúpida" de Piqué para que os jogos de futebol não terminem sem golos - Vídeos - Jornal Record Resumindo, diz que jogos a acabar 0-0 é parvoíce e que um 0-0 devia dar zero pontos às duas equipas. Não acho super descabido, honestamente. Por mim, está tudo bem como está Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 27 Fevereiro 2025 Vale notar que o Piqué é um gajo agora mais interessado no desporto mas na vertente do negócio. Também sugeriu recentemente que o ponto de ouro devia ser implementado no ténis, para evitar 40-40, A-40, 40-40, etc. Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 27 Fevereiro 2025 Citação de Ghelthon, há 1 minuto: Vale notar que o Piqué é um gajo agora mais interessado no desporto mas na vertente do negócio. Também sugeriu recentemente que o ponto de ouro devia ser implementado no ténis, para evitar 40-40, A-40, 40-40, etc. O Piqué que arranje outro hobby, já bastou ter arruinado a taça Davis. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 27 Fevereiro 2025 Citação de Lleyton, há 1 hora: O Piqué que arranje outro hobby, já bastou ter arruinado a taça Davis. Sem dúvida. Não estou a defendê-lo de forma alguma. Só estou a partilhar a ideia, porque também é assim que as coisas evoluem. Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 27 Fevereiro 2025 Citação de a.lopes, há 3 horas: Saudades daqueles jogos ao intervalo de marcar golos do meio campo para ganhar um frigorífico Saudosos tempos do Penalty Fidelidade https://youtu.be/kvz-Bmbi7Ls?si=PunEVnBjknY41OHS 2 Compartilhar este post Link para o post