Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Rain Dog

Censos 2021

Publicações recomendadas

Citação de Rain Dog, há 8 minutos:

Tópico para discussão dos últimos censos.

Saíram hoje os resultados preliminares.

https://ine.pt/scripts/db_censos_2021.html

Pop. nacional é de 10.3M, uma variação de -2% em relação a 2011

tanto? achei que ia dar já abaixo dos 10M. Fica para os próximos censos então

Compartilhar este post

Link para o post

Vem tudo para o litoral. Devia haver incentivos da parte do estado para a malta ir para o interior. Eu vou de férias para um sítio onde só vivem lá dez pessoas 🤣 mas compreendo, uma coisa é ir de férias, outra é morar lá a tempo inteiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RoMbA, há 5 minutos:

Vem tudo para o litoral. Devia haver incentivos da parte do estado para a malta ir para o interior. Eu vou de férias para um sítio onde só vivem lá dez pessoas 🤣 mas compreendo, uma coisa é ir de férias, outra é morar lá a tempo inteiro.

E há. 

Editado por John Bonifácio

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 3 minutos:

E há. 

Se calhar não são suficientes, digo eu. Pode ser que tirem ilações dos resultados e façam ainda mais pelo Interior.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RoMbA, há 40 minutos:

agora????? agora é tardissimo. Esse plano anti-desertificação devia ter começado ali logo em 1990, quando entrámos para a UE e havia outro tipo de condições. Os governos centrais foram sucessivamente ou ignorando o problema, ou dando uns paliativos, quando não foram agentes activos de agravação do problema (os governos Cavaco e  Socrates, ao fecharem os comboios e depois as escolas e unidades de saúde, deram machadadas irreversiveis no interior). Agora? Agora é deixar arder e ir daqui a uns anos fazer safaris para Idanha a Nova; não vai ter ng.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

A desertificação do interior combate-se com investimento na ferrovia. Infelizmente vamos muito atrasados mas pelo menos começa a haver progressos agora.

Editado por Rain Dog

Compartilhar este post

Link para o post

Se em vez de certa malta andar a perder tempo com m*rda ou a f*der o juízo aos outros, f*de-se mais estaria o país em melhor estado de população.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 2 horas:

E há. 

Há incentivos que partem somente das câmaras municipais. E às vezes são incentivos puramente simbólicos. Não é suficiente. A única coisa atrativa para um jovem vir morar para o Interior é o facto de não ter de pagar um rim para morar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 7 minutos:

Há incentivos que partem somente das câmaras municipais. E às vezes são incentivos puramente simbólicos. Não é suficiente. A única coisa atrativa para um jovem vir morar para o Interior é o facto de não ter de pagar um rim para morar. 

Também há do Governo. https://eco.sapo.pt/2020/02/03/governo-quer-financiar-quem-for-viver-para-o-interior/ 

Duvido é que a maioria das pessoas conheça este tipo de apoios. 

Já agora, do interior propriamente dito, só Viseu e Sernancelhe tiveram um crescimento da população. 

Compartilhar este post

Link para o post

Com o teletrabalho e com a mentalidade certa dos patrões e funcionários o combate à desertificação era mais fácil. Mas como estamos em Portugal vai continuar tudo na mesma

• Like 1
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 horas:

agora????? agora é tardissimo. Esse plano anti-desertificação devia ter começado ali logo em 1990, quando entrámos para a UE e havia outro tipo de condições. Os governos centrais foram sucessivamente ou ignorando o problema, ou dando uns paliativos, quando não foram agentes activos de agravação do problema (os governos Cavaco e  Socrates, ao fecharem os comboios e depois as escolas e unidades de saúde, deram machadadas irreversiveis no interior). Agora? Agora é deixar arder e ir daqui a uns anos fazer safaris para Idanha a Nova; não vai ter ng.

O que queres dizer com condições? havia melhores infraestruturas ou havia mais dinheiro?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 56 minutos:

Com o teletrabalho e com a mentalidade certa dos patrões e funcionários o combate à desertificação era mais fácil. Mas como estamos em Portugal vai continuar tudo na mesma

E com acessos decentes aos centros urbanos.

Eu não me importava de ir viver para uma terriola no interior do país. No entanto, sempre que precisasse de ir ao escritório, ou deixava parte do ordenado com a Via Verde, ou então tinha que sair de casa uma porrada de horas mais cedo para andar a saltar autocarros+comboios e rezar para que não atrasassem.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 6 minutos:

E com acessos decentes aos centros urbanos.

Eu não me importava de ir viver para uma terriola no interior do país. No entanto, sempre que precisasse de ir ao escritório, ou deixava parte do ordenado com a Via Verde, ou então tinha que sair de casa uma porrada de horas mais cedo para andar a saltar autocarros+comboios e rezar para que não atrasassem.

E a empresa com aquilo que poupa em aluguer de espaço, luz, água, limpeza, etc não te pagava a deslocação? Mesmo pagando ainda ficava a ganhar. O problema é mesmo a mentalidade das chefias que ainda acham que só porque se fica em casa não se trabalha

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 18 minutos:

E a empresa com aquilo que poupa em aluguer de espaço, luz, água, limpeza, etc não te pagava a deslocação? Mesmo pagando ainda ficava a ganhar. O problema é mesmo a mentalidade das chefias que ainda acham que só porque se fica em casa não se trabalha

O Centro Empresarial onde está a empresa que trabalho disponibiliza autocarro desde uma estação de metro.

Parte do meu problema mantém-se, que é a deslocação casa - metro - casa, caso quisesse ir viver para o interior. Não acho que deva ser responsabilidade da empresa pagar-me deslocação só porque eu fui viver para o interior do país.

Aliás, a empresa não me obriga a ir ao escritório, eu é que gosto de ir de vez quando. E isto é o meu caso específico, sei que as empresas na maioria não são assim. Já tive numa que em plena pandemia queria toda a gente no escritório, a minha Maria tem que ir 2 ou 3 x por semana, etc.

Posto isto, acho que reduzia-se a desertificação com uma mudança de mentalidades por parte das empresas, como referiste, e com uma rede de transportes públicos a sério, que não me impedissem de chegar a um grande centro urbano num tempo razoável.

Compartilhar este post

Link para o post

Combate à desertificação no interior? É preciso investimento, não é a ferrovia que vai mudar algo, há poucos empregos qualificados, muitos dos que há são geridos por pessoas que não têm qualificação, as chamadas cunhas, que não fazem ideia de como gerir e dão mais razões para os jovens sair...

Se não há emprego "em condições", é óbvio que os jovens procuram onde possam ter essas oportunidades, e essas oportunidades estão mais presentes no litoral, no interior também existem, mas é uma minoria.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 9 minutos:

Combate à desertificação no interior? É preciso investimento, não é a ferrovia que vai mudar algo, há poucos empregos qualificados, muitos dos que há são geridos por pessoas que não têm qualificação, as chamadas cunhas, que não fazem ideia de como gerir e dão mais razões para os jovens sair...

Se não há emprego "em condições", é óbvio que os jovens procuram onde possam ter essas oportunidades, e essas oportunidades estão mais presentes no litoral, no interior também existem, mas é uma minoria.

Pouca oferta cultural ou de atividades de lazer também é gritante nesses sitios mais interiores. 

E não vivo no interior mas já na minha sinto falta de certo movimento... O pior é mesmo o que o @Seferogol referiu. Para me deslocar para qualquer lugar que é uma fortuna de via verde, mais combustível a preços absurdos uma pessoa desiste logo da ideia 😅

Compartilhar este post

Link para o post

Os empregos que há no interior são maioritariamente agrícolas e em muitas zonas até razoavelmente bem pagos por causa da falta de mão de obra mas já se sabe que isso não encaixa no perfil do jovem português de trabalhar o menos possível com ele a cair direitinho na conta ao fim do mês.

Compartilhar este post

Link para o post

As deslocações casa-trabalho são importantes mas não são o único motivo para não existirem pessoas a ir viver para o interior. Falo por mim, mesmo que passasse a trabalhar 100% remoto, muito dificilmente iria viver na cidade em que nasci, devido à fraca oferta de educação e à péssima oferta de cuidados de saúde. E ainda teria outros motivos, num patamar inferior de relevância, como a qualidade da oferta cultural, meios de transporte ou estradas.

Claro que num cenário hipotético em que muitas famílias começassem a regressar ao interior, todos os pontos acima seriam gradualmente melhorados pelo aumento da procura, mas eu nunca quereria ser um dos pioneiros.

Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lage_Effect, há 6 minutos:

Os empregos que há no interior são maioritariamente agrícolas e em muitas zonas até razoavelmente bem pagos por causa da falta de mão de obra mas já se sabe que isso não encaixa no perfil do jovem português de trabalhar o menos possível com ele a cair direitinho na conta ao fim do mês.

tanta coisa errada que nem sei por onde começar

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 9 minutos:

tanta coisa errada que nem sei por onde começar

Não comeces ent não deixa de ser verdade que ninguém quer fazer trabalhos agrícolas mesmo as vezes com pagamentos bem superiores ao salário minimo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 4 horas:

O que queres dizer com condições? havia melhores infraestruturas ou havia mais dinheiro?

dinheirinho da CEE. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...