Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Fajo

[FM2022] Football Manager 2022: Reacções

Fajo

Tagarem/mandarem MP em caso de haver bugs relativos a informações da base de dados tuga para o user @Maffu

Message added by Fajo

Publicações recomendadas

Dediquei uns dias a fazer um test drive à minha tática do save do Amora no EMEM noutro patamar. Queria tirar umas teimas e perceber se estou a espremer a equipa ao máximo ou se não estou a extrair o seu potencial.

Peguei no Sporting 2021/22 (versão Mobile) porque a equipa base com que começam o save não é top tier. Não fiz nenhuma mexida no plantel.

Se já cuscaram o save, sabem que sou algo obcecado com o equilíbrio da equipa. Os jogos do Amora acabam a ser acima de tudo estatisticamente equilibrados, com poucos remates de parte a parte.

Isto é a minha versão atual da tática na sexta temporada, apliquei-a no Sporting e fiz a época toda sem mexer na formação e nas funções dos jogadores. Este foi o onze mais usado.

O Sarabia foi titular de início no lugar do Nuno Santos, mas lesionou-se e o one trick pony desatou a marcar golos... ficou com o lugar.

YamG8UP.jpeg

O esquema é de controlo e largura apertada. Aqui poucas vezes mexo, salvo em jogos em que apanhe adversários fechados que me levem a alargar um pouco mais a formação.

rwAknee.jpeg

No save do Amora jogo com linha defensiva subida, mas no Sporting tenho o Coates que é lento e optei por deixá-la equilibrada. O resto manteve-se.

ALSG9yH.jpeg

E aqui vou mexendo conforme os jogos. Os passes a rasgar não funcionam contra defesas fechadas e aí mudo para enfrentar defesa; o foco no passe é centro para evitar o cruzamentoball, mas por vezes mudo para misto quando os adversários trazem o autocarro.

Befktsr.jpeg

No campeonato foi uma limpeza. 82 pontos na versão mobile é uma maravilha, é muito incomum. Perdi muitos pontos em jogos absurdos, daqueles em que fazia aos 15/20 remates para marcar um mísero golo e o adversário com 1/2 marcava um golito e pronto.

17 golos sofridos em 34 jogos é bastante consistente. Ofensivamente não é nada de extraordinário, mas considerando que é uma tática de controlo e não de ataque continuado e sobrecarga ofensiva, não me desagrada.

Nas Taças, fui eliminado pelo Benfica em ambas em jogos que poderiam ter caído para qualquer um dos lados. Fomos infelizes.

mKXBfWk.jpeg

Na Liga dos Campeões... enfim, fez-se o possível. Ganhei os dois jogos aos austríacos, ganhei ao PSG e empatei com o Real Madrid em Alvalade. Perdi os dois jogos fora contra estes, no Parque dos Príncipes perdi 7-2, esqueci-me que ter o Coates a marcar o Mbappe era capaz de ser má ideia. Esses sete golos inflacionaram um pouco o saldo final de golos sofridos.

2GUyUIL.jpeg

Com isto, caímos para a Liga Europa, aviámos Galatasaray (6-1), West Ham (2-1), Spartak (4-2) e Shakhtar (6-3) rumo à final. Leicester foi o adversário, eles que eliminaram o Liverpool nas Meias-Finais.

CxZrPef.jpeg

E pronto, foi uma razia numa exibição de luxo. Eles nem cheiraram.

fbDgOBl.jpeg

BHdtnE6.jpeg

O Adán foi o único totalista. Rodei bastante a equipa, tive várias lesões (o Mobile tem tendência a inundar-nos com lesões quando os resultados começam a ser bons) e isso reflete-se no facto de mais de metade da equipa andar ali na casa dos 40 jogos.

O Sarabia e o Paulinho têm menos do que o esperado porque coitados foram massacrados com lesões (o Paulinho até está a vermelho porque a certa altura o Mobile decidiu dar-lhe uma lesão para 11 meses).

Orl0K8x.jpeg

xSHqCwg.jpeg

Já no Amora costumo ter uma boa distribuição de golos por vários jogadores. Aqui foi na mesma linha. O TT acabou por destacar-se um pouco, mas o Nuno Santos a jogar a partir da direita marcou imensos, tal como o Jovane a partir da esquerda. Os meus extremos aparecem muito na zona central para finalizar.

X3K7wjN.jpeg

U0AVRIF.jpeg

O Bragança brilhou nas assistências a jogar como Construtor Jogo Avançado. Curiosamente, o Pote a partir da esquerda surgiu mais a assistir do que a marcar. Os restantes extremos também tiveram bons registos, e o TT fez bem o papel de avançado que recua e arrasta defesas para abrir espaço à entrada dos médios e dos extremos nas costas, acabando por fazer várias assistências também.

Concluindo, acho que desenvolvi uma cena porreira nas seis épocas que levo no save do Amora no EMEM. Pode melhorar um pouco se arranjar forma de encontrar uma variante que permita ir para cima do adversário quando preciso desesperadamente de marcar, mas ainda não descobri uma forma de meter a minha equipa a massacrar o adversário.

Nem nunca me lembro de o ter feito em qualquer FM, acabei sempre com táticas mais de controlo e gestão dos ritmos do que de ataque desenfreado. Sou mais Amorim do que Schmidt, ao que parece.

Editado por Black Hawk
  • Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Post de qualidade @Black Hawk👌

Também tenho curiosidade em testar a minha tática noutro contexto e penso que vou fazer o mesmo que tu.

Atirei-me de cabeça no Mobile para save com a União e então, tenho vindo aos poucos a tentar aprimorar a minha tática.

Apesar de sistemas diferentes verifico que temos ideias semelhantes e que no fundo vão bater no mesmo!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Black Hawk só para dizer que estou a fazer o teste e acabei de fazer um dos jogos mais desequilibrados de sempre neste mobile.

Pena que acertei tão pouco na baliza 😅

Reparei que não tinhas os planteis atualizados com o mercado de inverno. Eu tenho o Slimani e o Edwards.

Screenshot_2022-11-03-23-20-35-789_com.sega.soccer.manager.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Bem a 2ª época no Dinamo Dushanbe também não era muito animadora segundo as previsões e também sabendo que tenho uma equipa algo inferior devido à pouca reputação e à falta de fundos monetários.

210391424_previsao2.png.7a574b936d4754f9b9fcab4889533193.png

Conseguimos contrariar tudo e todos ao vencer o título na última jornada ao beneficiarmos do empate a 0 entre o Dushanbe-83 e o Panjsher!

452065896_class2.thumb.png.ea8513ffb1ca4ae3ba32533a627a7586.png

Agora estou completamente lixado na 1ª Liga porque ninguém quer vir, não há dinheiro e o clube tornou-se profissional obrigatoriamente. Daqui a uns 10 anos quem sabe, recupero o único título de campeão do clube conquistado em 1996 😅

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kluivert, Em 03/11/2022 at 23:25:

@Black Hawk só para dizer que estou a fazer o teste e acabei de fazer um dos jogos mais desequilibrados de sempre neste mobile.

Pena que acertei tão pouco na baliza 😅

Reparei que não tinhas os planteis atualizados com o mercado de inverno. Eu tenho o Slimani e o Edwards.

Screenshot_2022-11-03-23-20-35-789_com.sega.soccer.manager.jpg

Ficaste surpreendido com o volume de jogo da equipa? Pergunto porque eu fiquei. Habituado como estava a ver os meus jogos a serem tão equilibrados, ver a mesma tática no Sporting a resultar em jogos com +15 remates... Wow.

Foi também uma forma de ver o quão a diferença de qualidade individual faz diferença e como a minha equipa no Amora ainda está a milhas de distância do valor de um grande.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 16 minutos:

Ficaste surpreendido com o volume de jogo da equipa? Pergunto porque eu fiquei. Habituado como estava a ver os meus jogos a serem tão equilibrados, ver a mesma tática no Sporting a resultar em jogos com +15 remates... Wow.

Foi também uma forma de ver o quão a diferença de qualidade individual faz diferença e como a minha equipa no Amora ainda está a milhas de distância do valor de um grande.

Claramente, uma diferença absurda! Penso que há outro fator a ter em conta, que é a qualidade dos adversários! Isto é, tanto tu no Amora como eu no Leiria, já vamos com várias épocas em andamento e vejo que os clubes ditos "pequenos" se reforçam muito bem o que coloca o nível da liga mais alto e consequentemente mais difícil haver essa diferença de estatísticas. Enquanto nesta primeira época de Sporting está tudo em modo "origem".

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ora, peguei na ideia do @Black Hawk e decidi fazer uma temporada no Sporting com a tática que fui tentando aperfeiçoar ao logo do meu save no EMEM, com a União de Leiria. Não fiz qualquer contratação (socorri-me várias vezes da formação) e apenas vendi o Feddal. E de uma forma geral, tive a mesma percepção que ele, penso até que pelas razões que apresentei acima.

Sempre gostei de jogar com um sistema de 4x4x2 losango, no entanto, a equipa acaba por se transformar no 4x3x3 com o aparecimento do médio ofensivo em zonas de finalização. Dois alas ofensivos, um médio recuperador de bolas, um médio centro para dar equilíbrio e um médio área-a-área, porque foi a função que achei que melhor cumpria com os requisitos.

RPw39K4.jpg

Esta foi a minha equipa tipo mas posso dizer que foram várias as lesões e castigos que assombraram jogadores como Porro, Inácio, Bragança, Sarabia, Paulinho, Slimani. Cheguei mesmo ao ponto de apresentar isto como 11 inicial.

Na defesa não havia dúvidas e no meio-campo a única dúvida seria onde encaixar Tabata e Edwards. Ora, o primeiro jogou no lugar do Matheus Nunes, enquanto que o internacional cipriota (Marcus Edwards) tanto jogava no lugar de Pedro Gonçalves ou no lugar de Sarabia (sendo que o Paulinho era a opção comum para o lugar do espanhol).

Tanto Pedro Gonçalves como Sarabia penso que encaixavam melhor como Avançado Sombra, mas para coincidir com os dois no 11, preferi colocar o segundo como Avançado Pressionante.

0sjRMZ9.jpg

Equipa a controlar o jogo, e nos desafios mais difíceis/equilibrados colocava a mentalidade em Equilibrada. Só colocava em Ofensiva quando éramos realmente favoritos e onde era necessário um volume ofensivo maior.

Largura apertada a não ser que as equipas fechassem bastante e aí poderia mudar também para Equilibrada.

Em relação ao Ritmo e Liberdade Criativa, sempre muitas dúvidas. Senti que a equipa respondia melhor a jogar de forma rápido e com a liberdade em Expressiva, coincidência ou não, a equipa cometia imensos erros. Sofri vários golos, com maus atrasos ao GR, com perdas de bolas infantis lá atrás.

n4Pj49L.jpg

Linha defensiva equilibrada, pois não tenho propriamente jogadores velocistas lá atras e onde também surgiu uma grande dúvida era na Pressão. Acabei por ir alternando entre Meio-Campo e Todo o Lado.

qSN4cUw.jpg

Foco no centro e cruzamentos antecipados, ambas para evitar o excesso de cruzamentos da linha de fundo que, no meu caso, acabam maioritariamente em cantos. Preferência por passes a rasgar, mas com equipas mais fechadas alterava para "enfrentar defesa".

quxaWtf.jpg

Campeão com 84 pontos! Não foi fácil, o Benfica com poucas derrotas, acabou por vacilar um pouco no final de época. Melhor ataque, melhor defesa a par do Benfica. Mas senti que a equipa quebrou a partir de Fevereiro, várias lesões e castigos (como já disse anteriormente), a equipa começou a ter mais dificuldades em marcar e do nada comecei a sofrer por tudo e por nada. A boa prestação na champions (como vou apresentar a seguir) obrigou a uma grande rotação.

As derrotas aconteceram diante do Porto (2ª jornada), Tondela (10ª jornada), Benfica (26ª jornada) e Portimonense na última jornada por 0x2.

Taça da Liga - eliminado na fase de grupos. Jogos completamente dominados por mim mas as segundas opções não deram conta do recado e empatámos com Académica e Ac. Viseu!

Taça de Portugal - Farense, Tondela, Caldas, Macedo de Cavaleiros, Benfica (meias-finais) e derrota na final perante o Braga. Sofri dois golos em 4 minutos, em cima do intervalo e não consegui dar a volta.

4XnsQLq.jpg

Vivemos um sonho!

Fase de Grupos

Barcelona (f) 0x0 | Monaco (c) 3x0 | Young Boys (c) 4x0 | Young Boys (f) 4x0 | Monaco (f) 0x1 | Barcelona (c) 3x0

Oitavos-Final

PSG (f) 1x0 - jogo muito pobre de ambas as partes

PSG (c) - 1x1 sinal mais para nós, mais posse de bola, mais remates, mais oportunidades

Quartos-Final

Bayern (f) 0x1 - jogo equilibrado, com alguma superioridade deles, principalmente até aos 60'

Bayern (c) 1x0 - jogo todo nosso e o golo apenas acontece aos 90+4, livre direto de Pote. No prolongamento eles vieram para cima de nós mas a expulsao de Kimich aos 105 acalmou os ânimos. Passámos nos penalties

Meias-Finais

Liverpool (f) 1x3 - Jogo todo deles, ainda teve 2-1, mas o Nuno Santos foi expulso aos 58 e o Salah completou um hat trick aos 71'

Liverpool (c) 0x0 - Recuperámos a nossa identidade, jogámos sem medo e arriscava dizer que merecíamos ganhar este jogo. No entanto é justa a passagem deles.

A outra meia final foi entre Porto e Chelsea, com os ingleses a seguirem caminho para a final também.CQkOKLm.jpgoqE67kS.jpga5MLh0o.jpg

Foram muitos jogos e percebe-se que Ugarte, Tabata e Edwards foram suplentes muito ativos.

Slimani e Pote foram as grandes ameaças ofensivas, com Sarabia e Edwards a aparecem logo a seguir. Nas assistências, continuam a aparecer os nomes de Slimani e Pote e depois os dois médios Matheus Nunes e Tabata. Sarabia também não esteve mal nesse capítulo. Posso concluir que as posições de Ponta de Lança Fixo, o Avançado Sombra e o Médio Area-a-Area foram as que mais contribuíram.

Para finalizar....Acho que nunca vi tanto cartão numa só época. Laterais e os médios foram os mais visados

Editado por Kluivert
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Boitswana só para dizer que na 2.ª liga do Botswana há boa gestão.

PS: isto é save mais experimental, quando sair o FM24 sou capaz de comprar e fazer um save mais a sério.

E podem não gostar, isto é o topo do futebol. Deal with it.

fm_8TxA8CSWux.png

fm_1ioyf8RMnx.jpg

Editado por rcoelho14
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 20 minutos:

image.png.ab9c63e2cfe18ca10e0aee8f431d102e.png

@Boitswana foste tu que desde 43€ por uma camisola do poderoso Modipane United? 😂

Uma autêntica pechincha comprar uma relíquia dessas a esse preço simbólico. Quero ver os próximos capítulos desse save. 😂  

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 46 minutos:

Uma autêntica pechincha comprar uma relíquia dessas a esse preço simbólico. Quero ver os próximos capítulos desse save. 😂  

A época é de setembro a fevereiro.
Agora têm 4 meses de férias até junho.

E vou passar a semi-profissional, o que odeio.
Tens as desvantagens de ser pro (pagar salários) e de amador (treinar poucas vezes por semana).

Ao menos amador dá para contratar 500 gajos e ficar com os melhores 😂

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...