Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedritsh

[UCL] Sporting 1-5 Ajax (RF)

Publicações recomendadas

Citação de Unclouded, há 33 minutos:

Tenho de concordar a 200% com os locutores da RR ontem. O segundo golo do Ajax mostra o nível que o Vinagre tem - e que é curto, muito curto, de momento. A bola sai lançada do guarda-redes, ele vira costas à bola e corre em direcção à linha. Ora o gajo do Ajax olha para o raio da bola, vê que ela vai para o interior e corre sem oposição. Quando o Vinagre se apercebe, já foi. Ou neste caso, já fomos.

Mas acredito que evolua. Acredito que seja nestes momentos que o Amorim mais lima as coisas. Bora!

O Vinagre já me tinha deixado desconfiado no jogo com o FCP. O rapaz tremia como varas verdes. Infelizmente ninguém no Porto viu isso e carregou sobre ele, mesmo tendo apanhado um amarelo ao 3 minutos de jogo e foi passando entre os pingos da chuva.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 minuto:

O Vinagre já me tinha deixado desconfiado no jogo com o FCP. O rapaz tremia como varas verdes. Infelizmente ninguém no Porto viu isso e carregou sobre ele, mesmo tendo apanhado um amarelo ao 3 minutos de jogo e foi passando entre os pingos da chuva.

Eu em todos os jogos que vi do Vinagre (mas perdi a primeira parte do jogo em que julgo que fez 1 ou 2 assistências) pareceu-me apenas bonzito mas com capacidade de evoluir, só que dei o benefício da dúvida pois estava habituado ao melhor defesa esquerdo que já vi pelo Sporting. No jogo com o Porto já ficou mais evidente a falta de pedalada que tem para este nível, pelo menos no momento.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 4 minutos:

A questão foi mesmo essa, o Vinagre enterrou e o Ajax foi inteligente o suficiente para perceber que o ouro estava ali e teve o resto da primeira parte a carregar pelo lado direito.

O Vinagre a atacar é muito bom e a defender, quando o nível sobe, é muito mau. É acreditar que possa evoluir.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 6 horas:

Tinha a ligeira sensação de que o PSV tinha espetado 4-0 no Ajax recentemente... 

Isso não tem grande lógica. Por essa ordem de ideias o Paços é superior ao City, uma vez que ganhou ao Tottenham, que por sua vez ganhou à equipa do Guardiola.

Jogos diferentes, contextos diferentes. Vi os dois jogos do Benfica com o PSV e o Ajax parece-me superior, honestamente. Perdeu 4-0, possivelmente num jogo mau, à semelhança do que aconteceu com o Sporting ontem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 4 horas:

Foi só um reparo ao que o Puro disse.

No entanto, esperava que o Sporting pontuasse vs. Ajax, sinceramente. Mas, há bons dias e maus dias, o Sporting pode ter tido um dia menos conseguido ontem e da próxima vez pode ganhar aos holandeses. 

Eu percebi. E outra característica desse jogo tinha sido o facto de o Ajax ter estado com menos 1 50 minutos. 

Parece-me, embora ainda seja muito cedo na competição, que não tendo ganho aqui terá que ir sacar uma vitória à Holanda caso o Ajax não dê choke contra os turcos (Posso estar enganado mas não estou a ver o Sporting a fazer mais pontos que o Ajax nos duelos contra o Dortmund).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 minutos:

Eu percebi. E outra característica desse jogo tinha sido o facto de o Ajax ter estado com menos 1 50 minutos. 

Parece-me, embora ainda seja muito cedo na competição, que não tendo ganho aqui terá que ir sacar uma vitória à Holanda caso o Ajax não dê choke contra os turcos (Posso estar enganado mas não estou a ver o Sporting a fazer mais pontos que o Ajax nos duelos contra o Dortmund).

É muito cedo para saber. O Club Brugge também devia fazer 0 pontos contra o PSG. O Sporting pode chegar ao fim do grupo com 0 pontos como pode fazer 9, é esperar para ver o que vai dar as próximas jornadas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 3 minutos:

Sim claro, é futebol e tudo pode acontecer naturalmente. O que queria dizer é que, na teoria, o Sporting iria disputar o segundo lugar com o Ajax e nessa perspetiva o jogo em casa tinha importância.

É um grupo equilibrado e como tal não me admirava de o Sporting ir pontuar à Alemanha daqui a quinze dias por exemplo. 

Como disse ontem, um outro fator importante será a mudança de chip champions/campeonato, principalmente após resultados menos positivos (embora o Sporting o tenha feita com distinção após o jogo com o Lask o ano passado). 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 4 minutos:

Sim claro, é futebol e tudo pode acontecer naturalmente. O que queria dizer é que, na teoria, o Sporting iria disputar o segundo lugar com o Ajax e nessa perspetiva o jogo em casa tinha importância.

É um grupo equilibrado e como tal não me admirava de o Sporting ir pontuar à Alemanha daqui a quinze dias por exemplo. 

Como disse ontem, um outro fator importante será a mudança de chip champions/campeonato, principalmente após resultados menos positivos (embora o Sporting o tenha feita com distinção após o jogo com o Lask o ano passado). 

Sim, sem dúvida que do ponto vista teórico este jogo com o Ajax seria obrigatório ganhar para sonhar com o apuramento. Ainda assim, é menos mal perder este na primeira jornada que na quarta.

Isso é o que me preocupa verdadeiramente, não este jogo com o Ajax nem com o Dortmund/Besiktas mas sim os dois próximos com o Estoril e o Marítimo.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não queria retornar ao papel do profeta da desgraça, mas vocês estão a ser bastante optimistas com o que aconteceu, interpretando isto como se tivesse sido um grande acaso. Não foi.

O Sporting poderia ter jogado com o Coates, o Pote, o Bruno Fernandes e o Nani e provavelmente teríamos perdido à mesma. O problema não foram as individualidades; o problema é estrutural. Se este jogo fosse jogado dez vezes, arrisco dizer que teríamos perdido nove e sido goleados em três ou quatro.

Carai, não posso ser o único a olhar lá para dentro e a ver isto, não me lixem.

PnOTSTv.jpg

Isto foi o primeiro golo, reparem como estão três (três!) jogadores do Ajax projetados no espaço entre a defesa e o meio-campo, sendo que ainda havia mais dois avançados prontos a entrar nas costas.

Aliás, o espaço era tanto que...

Rksak5T.jpg

O gajo que recebe a bola teve tanto espaço que bastou-lhe cortar para dentro e rematar como quis, que o médio mais próximo estava a quase vinte metros de distância.

Acham que foi circunstancial? Pois, dois minutos depois...

QTudjKZ.jpg

Este lance por acaso não deu golo porque não calhou, mas novamente dois jogadores do Ajax entre as nossas linhas defensiva e média sem qualquer marcação e com dois avançados prontos a surgir na profundidade caso lhes metessem a bola a rasgar.

qVTlbRE.jpg

Aqui vemos o segundo golo deles com a péssima abordagem do Vinagre, mas também vemos OUTRA VEZ dois jogadores do Ajax entre as nossas defesa e meio-campo.

Imaginem que o Vinagre disputava o lance e ganhava o confronto aéreo, quem acham que ia ganhar o ressalto e ficar de frente para a nossa defesa OUTRA VEZ?

Pois...

RzJBKGd.jpg

O terceiro golo, reparem onde estão os nossos dois médios e o buraco à frente da defesa, entre a meia-lua e o árbitro. Estão a ver o jogador do Ajax sozinho? Foi ele a marcar o golo.

rFgyaA8.jpg

Por fim, o quinto golo, reparem que o jogador do Ajax traz a bola da linha para o meio e as nossas duas andorinhas do meio-campo não estavam lá, teve de ser o Matheus Reis a vir atrás dele para oferecer alguma cobertura aos centrais.

Não foi suficiente, pois mesmo assim ele conseguiu meter a bola nas costas da defesa e deu golo.

Como é que alguém vê um jogo destes e acha que isto foi circunstancial, que foi azar e aconteceu por faltar o Coates? Estivesse lá o Coates e era igual!

O Coates esteve lá contra o Famalicão e o Porto e aconteceu o mesmo, com a diferença que o Famalicão é mais fraco e não conseguiram marcar mais do que um golo ao Adán (porque tiveram também alguns quatro lances cara a cara com ele) e o Porto não tem criatividade para aproveitar coisas destas nem que lhes montem setas em néon a apontar o caminho para a baliza.

Não posso ser o único a perceber onde está o problema e a identificá-lo, e a perceber que se isto não for corrigido rapidamente vai correr extremamente mal ou vez, pois não?

• Like 8
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 6 minutos:

passei o jogo a comentar isso com o pessoal aqui de casa.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não fico muito preocupado porque na europa o ano passado também foi parecido, a nossa defesa era isto e aquilo e depois  a defesa afinal foi o que projectou a equipa para o título. O jogo correu pessimamente e obviamente que não foi apenas a nível individual. E depois não ajuda na maioria desses lances o Matheus Nunes estar onde calha e o Vinagre não fazer a mínima ideia do que tem que fazer.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post

A abordagem do Vinagre no segundo golo é de amador. Ele está a defender POR FORA.

Muito inteligente o que o Ajax fez, só agora ao almoço tive oportunidade de ver o resumo alargado com atenção. Mas com 3 médios (2 médio mais extremo entrelinhas normalmente) a ocuparem o espaço entre linha defensiva e meio-campo. Palhinha e Matheus Nunes fora desta, fica mais fácil.

Palhinha e Ugarte para estes jogos era para ontem, mas mesmo assim a equipa tem que perceber o que falha ao nível de posicionamento. Individual, e grupal.

Já desde o Portugal 2 - Alemanha 4 que não via uma violência destas a nível estratégico.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 14 minutos:

O que é suposto estes prints quererem dizer?

É notório que existe despovoamento do meio-campo e má ocupação dos espaços mas há que ter em conta que sofremos um golo no primeiro minuto do jogo. E isto abala qualquer equipa. Desmonta qualquer táctica ou mentalidade que se traga do balneário. Muito mais numa equipa manca na defesa e globalmente com falta de experiência.

O jogo correu mal, metemos água por todos os lados. O meio-campo deu espaço mas estiveram todos mal. Uma exibição muito fraca colectivamente. Foi humilhante e não podia ter acontecido. A juntar a isto uma falta de sorte gigante nos momentos capitais do jogo.

No entanto eu não alinho no barco que vai correr tudo extremamente mal. Esta equipa técnica já provou que aprende com os erros, portanto eu continuo confiante que os vai corrigir. Quem opera o milagre do ano passado, merece o benefício da dúvida e que se confie no seu trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 11 minutos:

É notório que existe despovoamento do meio-campo e má ocupação dos espaços mas há que ter em conta que sofremos um golo no primeiro minuto do jogo. E isto abala qualquer equipa. Desmonta qualquer táctica ou mentalidade que se traga do balneário. Muito mais numa equipa manca na defesa e globalmente com falta de experiência.

O jogo correu mal, metemos água por todos os lados. O meio-campo deu espaço mas estiveram todos mal. Uma exibição muito fraca colectivamente. Foi humilhante e não podia ter acontecido. A juntar a isto uma falta de sorte gigante nos momentos capitais do jogo.

No entanto eu não alinho no barco que vai correr tudo extremamente mal. Esta equipa técnica já provou que aprende com os erros, portanto eu continuo confiante que os vai corrigir. Quem opera o milagre do ano passado, merece o benefício da dúvida e que se confie no seu trabalho.

a questão é que este posicionamento do meio campo não se verificou apenas ontem. Como o @Black Hawk disse, já com o Famalicão e Porto vimos o mesmo a acontecer, sem o mesmo efeito prático, porque o nem o Porto nem o Famalicão estão perto da qualidade individual ofensiva do Ajax. E mesmo com o Famalicão teve se ser o Adán a salvar.

Os dois do meio campo não podem querer andar a cobrir o campo todo e a pressionar em todas as jogadas se isso cria um buraco enorme entre a linha defensiva e a linha média. tem de existir um equilibrio.

Claro que é uma suposição, mas tendo em conta este posicionamento (que não foi exclusivo de ontem), penso que teriamos tido imensos problemas mesmo não tendo sofrido logo no primeiro minuto.

E claro que ninguém está a dizer que vai tudo correr mal, nem perto disso, mas acho que se não corrigirmos isto, vamos sofrer bastante em jogos deste tipo.

Editado por Rajnack

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 2 minutos:

É suposto os prints quererem dizer literalmente o que está escrito por baixo deles. Que a equipa este ano tem um claro erro estrutural e que a derrota de ontem não foi "falta de sorte" alguma.

Aliás, curioso que se aponte o golo no primeiro minuto como um azar tremendo quando o golo surge precisamente do problema estrutural que existe. Tal é a dimensão do problema que o Ajax demorou apenas um minuto a desmontar a nossa equipa e achas que isso foi "falta de sorte"? LOL

Opa, eu acredito no Amorim. Mas, apesar disso, acho que cometeu um erro gigantesco ao abdicar da estrutura de meio-campo que lhe valeu um título para inventar seja lá o que for que está a fazer este ano. Só espero que ele corrija o disparate que ali está antes de hipotecarmos o Campeonato e passarmos mais vergonhas na Europa.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 25 minutos:

é claro que esperamos que seja corrigido, precisamente por ter sido demasiado evidente que o jogo foi péssimo. não acrescenta estar a bater no ceguinho.

ninguém espera vir a ver dois jogos iguais. não espero que a abordagem ao jogo por parte do RA seja igual no segundo jogo e também não espero que alguns erros aconteçam novamente. levámos um banho de bola, mas as análises que nós fazemos também confiamos que a equipa técnica o faça. sem stress. se não o fizer então teremos um problema, mas não agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei quem é que sugeriu aí para trás, mas acho que nestes jogos adiantar o Matheus e meter Bragança/Ugarte ao lado do Palhinha era uma boa solução. 352 é para esquecer, dito pelo RA

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 2 minutos:

É suposto os prints quererem dizer literalmente o que está escrito por baixo deles. Que a equipa este ano tem um claro erro estrutural e que a derrota de ontem não foi "falta de sorte" alguma.

Aliás, curioso que se aponte o golo no primeiro minuto como um azar tremendo quando o golo surge precisamente do problema estrutural que existe. Tal é a dimensão do problema que o Ajax demorou apenas um minuto a desmontar a nossa equipa e achas que isso foi "falta de sorte"? LOL

Opa, eu acredito no Amorim. Mas, apesar disso, acho que cometeu um erro gigantesco ao abdicar da estrutura de meio-campo que lhe valeu um título para inventar seja lá o que for que está a fazer este ano. Só espero que ele corrija o disparate que ali está antes de hipotecarmos o Campeonato e passarmos mais vergonhas na Europa.

Eu não disse que sofrer um golo no primeiro minuto, nem a derrota foram falta de sorte. Estivemos mal, ponto.

Agora a juntar à nossa total inaptidão para travar o Ajax, tivemos falta de sorte, sim. Se o golo do Paulinho no início da segunda parte é validado, tenho sérias dúvidas que o jogo descambasse assim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kalakuka, há 11 minutos:

Não sei quem é que sugeriu aí para trás, mas acho que nestes jogos adiantar o Matheus e meter Bragança/Ugarte ao lado do Palhinha era uma boa solução. 352 é para esquecer, dito pelo RA

Já defendo Palhinha Ugarte e não é de hoje.

Para jogos onde não sejamos claros favoritos ou não sejamos favoritos de todo, é o melhor meio-campo. O Ugarte também oferece muito a nível ofensivo, e tem um belo remate até. Mas permite que a cobertura dos espaços seja ainda mais ampla, em particular no momento defensivo. O Matheus Nunes é muito forte na 1ª linha de pressão, mas no resto e em particular no apoio aos defesas, é bastante frágil.

Do que vi do resumo alargado, 1-5 foi um exagero mas a derrota é inquestionável, fomos papados como gente grande

Editado por jmopborba

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jmopborba, há 7 minutos:

Já defendo Palhinha Ugarte e não é de hoje.

Para jogos onde não sejamos claros favoritos ou não sejamos favoritos de todo, é o melhor meio-campo. O Ugarte também oferece muito a nível ofensivo, e tem um belo remate até. Mas permite que a cobertura dos espaços seja ainda mais ampla, em particular no momento defensivo. O Matheus Nunes é muito forte na 1ª linha de pressão, mas no resto e em particular no apoio aos defesas, é bastante frágil.

Do que vi do resumo alargado, 1-5 foi um exagero mas a derrota é inquestionável, fomos papados como gente grande

Eu do Ugarte não vi assim muito, mas estava a pensar precisamente na questão do bold

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kalakuka, há 40 minutos:

Não sei se aqui fui eu, mas é essa a solução que vejo para estes 3 jogos contra Ajax e Dortmund.

O @Black Hawk deu-se ao trabalho de fazer o que eu tive preguiça de fazer, que é pegar nos exemplos claros das imagens. E as imagens explicam na perfeição o porquê de Palhinha-Matheus nunca poder ser a dupla nestes jogos de real exigência, onde os adversários não se amedrontam com a pressão e não têm problemas em sair dela ao primeiro toque se assim for necessário, em muitos casos.

Isto vai, também, ao encontro da discussão que se tem tido ao longo das últimas semanas relativamente à questão João Mário vs Matheus Nunes naquele lugar. Não está em causa o valor dos jogadores ou de todas as outras opções que o Sporting tem para o lugar. Está em causa o perfil, e mais especificamente a forma como o perfil dos dois médios "casa" entre si.

Frente a uma equipa que é fortíssima em espaços curtos e na forma como aparece no espaço entrelinhas, o que aconteceu foi um desastre. Que poderia não ter sido tão evidente se a equipa não tem sofrido logo na primeira jogada, certo. A confiança podia ser outra, os jogadores poderiam transcender-se, certo. Mas ainda assim, um desastre que estava simplesmente à espera de acontecer.

Tanto o Palhinha como o Matheus brilham, defensivamente, com liberdade para saltarem na pressão e esquecerem a posição que ocupam durante breves segundos. E nos jogos nacionais, está tudo bem. Porque o Palhinha é fortíssimo nesse capítulo, porque o Matheus é fortíssimo no plano físico e porque os adversários não têm o mesmo nível técnico e até físico. O Sporting recupera imensas bolas dessa forma, abafa o adversário e vence muitos jogos a jogar assim.

Contra uma equipa habituada a conviver com esta realidade, com jogadores de um nível técnico muito acima da média (o Antony é diferenciado com bola em qualquer equipa do planeta e há ali mais 3/4 jogadores que seriam principais estrelas na nossa liga) e habituados a jogarem a alta intensidade, isto não funciona. Contra estes, o Palhinha e o Matheus já não são fortíssimos nem intimidam e forçam erros em posse.

O que falta, portanto, é adaptar a equipa a esta realidade, pelo menos enquanto a equipa não se adapta a esta intensidade. E isso implica duas ideias principais:

- adiantar o Matheus, de forma a ganhar agressividade e um maior raio de acção na pressão à saída de bola adversária e na cobertura do espaço central;

- introduzir um médio junto ao Palhinha que se encarregue não de fazer o "vaivém" constante que o Matheus faz, mas antes que garanta uma maior ocupação do espaço à frente dos centrais em todos os momentos. Isto, por sua vez, permite que o Palhinha se liberte mais para estar na zona da bola e pressionar mais a construção adversária. Por outras palavras, e de forma muito simplista: introduzir um 6, que faça o Palhinha ser o 8 e o Matheus ser um dos avançados. Um 3º médio, sem desfazer o 3x4x3 de sempre.

Isto, por si só, não mudaria a derrota de ontem. Mas ajudaria a equilibrar a partida e a evitar o avolumar do resultado. E, provavelmente, até motivaria a própria equipa a pressionar mais vezes enquanto bloco, aspecto que me parece ser uma falha estrutural do colectivo em si e que também tem de ser corrigida para estes jogos (embora eu entenda os receios do Amorim aqui, com a velocidade dos centrais que tem e as dificuldades que isso acarreta no controlo da profundidade).

• Like 2
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 20 horas:

Nem te vou perguntar como sabes isso

Citação de Duda34, há 19 horas:

É um facto? 😂 

Informações confidenciais 😎

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 5 horas:

Não posso ser o único a perceber onde está o problema e a identificá-lo, e a perceber que se isto não for corrigido rapidamente vai correr extremamente mal ou vez, pois não?

Maior parte simplesmente não percebe de futebol.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...