JPB Publicado 10 Novembro 2021 vim aqui pelos memes, sai @antifa 2 Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 10 Novembro 2021 Podem juntar com este que tinha o mesmo propósito. 1 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 10 Novembro 2021 Citação de antifa, há 11 horas: https://open.spotify.com/episode/2fp6O8oAYbegrMqVnbjZju?si=81b82102b85f42d0t ou Muito bom podcast sobre o colapso das grandes civilizações da Idade do Bronze. O final é interessante, sobre a especulação que os misteriosos "sea peoples" (confederação de povos mencionado na história quase de maneira mitológica) que atacaram essas civilizações poderiam ser no fundo refugiados climáticos. ( @Black Hawk és capaz de curtir) Esse ainda não vi. Curiosamente, vi e recomendei recentemente a amigos um outro sobre o mesmo tema, mais pequeno, mas que faz um bom apanhado da situação. Aproveito para recomendar esta página, em especial a playlist da história do Júlio César. Não é nada massudo e demasiado rigoroso, mas vêem-se bem e são uma boa base de conhecimentos para explorações futuras. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 14 Novembro 2021 @antifa, thumbs up, acabei de ouvir o episódio do podcast que referiste e foi uma hora bem passada. O período em questão é tão enigmático e há tão poucos vestígios palpáveis e concretos que os vários vídeos de análise acabam por se debruçar sobre os mesmos textos e fontes. Este podcast que partilhaste e o vídeo que aí meti quase parecem um extended highlight e um short highlight do mesmo jogo, respetivamente. E isto é aterrador. Aconteceu há três mil anos, mais ou menos, foi um reset completo na ordem social e política, um período de severas alterações climáticas com consequências tremendas para a civilização humana (pelo menos para as indoeuropeias), mas mil anos depois tudo isto estava esquecido e só há uns cem anos tropeçámos em indícios de que alguma coisa teria acontecido. Foi súbito e brutal, foi uma espécie de apocalipse, e no entanto ficou enterrado, tanto em sentido figurado como literal. Dá que pensar: aquelas gentes talvez se sentissem como tendo alcançado o pináculo do desenvolvimento humano, sociedades desenvolvidas como não havia memória, com tecnologia que talvez entendessem ser top-notch da evolução e do engenho humano; comércio a toda a extensão do mundo conhecido, elites orgulhosas a exibir os sinais de riqueza e status como produtos raros de destinos exóticos, pessoas mais modestas a sonhar com riqueza e fama que lhes permitissem subir na hierarquia social, grandes exércitos a travar batalhas que imaginavam perdurar para sempre na memória humana, dinastias que ambicionavam liderar impérios durante milénios. No espaço de uma ou duas gerações, tudo isto desapareceu na bruma do tempo. Arrepiante. No que a nós diz respeito, deixa um arrepio na espinha como há tantos paralelos com o nosso tempo. Civilizações assentes na cooperação económica e comercial numa espécie de aldeia global, incapazes de lidar com um período severo de alterações climáticas que levaram a existência humana a um ponto de ruptura tal que implodiu toda a ordem social, migrações em massa de gentes que procuravam sobreviver e cujas deslocações geraram conflitos intensos e catastróficos. Feitas as devidas escalas, podemos estar a olhar para o nosso futuro. Se calhar ele está escrito em vestígios do passado. Dava jeito aprender com eles. 5 1 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 14 Novembro 2021 (editado) tinha este guardado nos vídeos que gosto do youtube aos 23 minutos começa a falar da seca que veio de possíveis alterações climáticas. edit: ou aos 53:30 onde ele faz um resumo e comparação com o que se está a passar na nossa época. (o vídeo foi gravado em 2015) Editado 14 Novembro 2021 por Puto Perdiz Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 10 Dezembro 2021 se calhar já tinha partilhado cá antes mas recomendo esta mini-série. Acho que deu na AMC ou na RTP2, não me lembro. Neste canal do vimeo tem os episódios todos Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 13 Dezembro 2021 Citação de antifa, Em 11/12/2021 at 18:53: E a África tem uma área maior que US, EU e China combinado ahah, mete as cenas em perspectiva. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 13 Dezembro 2021 Citação de antifa, Em 11/12/2021 at 17:53: A luz na Costa do Marfim é significativamente mais cara que em Portugal. Um mês de luz lá custa mais dinheiro que aquilo que se recebe de salário mínimo. Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 14 Junho 2022 Extremamente decepcionado com a maneira como tem sido feita a cobertura mediática dos Grandes Motins de 2026. Se condeno o canibalismo? Sim, claro, mas sendo completamente honesto acho que o homicídio e devoração pública do Zuckerberg foi absolutamente crucial para o movimento. É realmente uma pena que os esforços coletivos do povo, mesmo à escala global que temos visto, sejam tão infrutíferos nesta fase do capitalismo em que o sistema está completamente refém das elites. Os media continuam a ter muita influência e é muito fácil controlar as massas com migalhas - e.g. o Onlyfans da Ivanka, o renovado hino dos EUA, a grande cisão da NASA, etc. Acho graça às insinuações passadas ontem pelos meios de propaganda americanos de que o novo armamento russo não é nada mais nada menos do que cópias chinesas de propriedade intelectual americana (todos sabemos a quem se referem). Pura sinofobia. O pobre Xi, que se tem mantido à margem do conflito, vai ser obrigado a finalmente tomar parte quando a NATO lançar um ataque em solo chinês com a justificação de que a China está a armar a Rússia, marquem as minhas palavras. Na verdade as armas são mesmo da Tesla, é preciso ser muito ingénuo para acreditar na lenga lenga das cópias chinesas. Bem sei que o Elon salvou a vida ao Zelensky ao dar-lhe as suas 4 próteses robóticas e o olho biónico mas ele está a jogar dos dois lados - o que lhe interessa é continuar a vender armamento. E digo mais, estas armas já estão em solo russo desde meados de 2024, aquando da tomada de Helsínquia, antes de sequer terem chegado à Polónia. Por falar nisso, alguém viu a história das semi-automáticas que disparam lasers que o Elon ofereceu à polícia do Rio de Janeiro? Ridículo. Eu sei que desde a oferta dos drones nucleares às forças armadas americanas estas notícias passam quase despercebidas mas este tipo continua a ser o maior entrave à revolução. Nunca ninguém gastou tanto dinheiro e tantos esforços a esmagar o proletariado. O que eu pergunto é, como é que ele faz tudo isto desde a prisão?! 4 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 14 Junho 2022 Bom post. Vou enviar para o Ridley Scott Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 14 Junho 2022 António Costa continua a liderar as sondagens, PS ruma para mais um mandato de maioria absoluta. PSD procura coligar -se com IL, CH, PCP e BE de forma a travar o autoritarismo xuxalista. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 14 Junho 2022 Citação de Burkina2008, Em 02/11/2021 at 10:16: O que dira quem viveu a primeira guerra, ou o crash do final dos anos 20 ou a segunda guerra mundial...ou os periodos do FMI nos anos 70 e 80 com desvalorizacao do escudo e inflacao a tocar nos 30%... ou basicamente qualquer pessoa que nao tenha vivido apenas os ultimos 20 anos pq? isso não foram colapsos? não é que não tenha havido um rebound, mas o rebound não apaga o facto histórico que esses colapsos foram, e os sofrimentos, misérias, mortes e devastação generalizada que causaram. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 15 Junho 2022 Citação de Che, há 16 horas: António Costa continua a liderar as sondagens, PS ruma para mais um mandato de maioria absoluta. PSD procura coligar -se com IL, CH, PCP e BE de forma a travar o autoritarismo xuxalista. @Plagio o Original E não é que continuaram a votar PS?? Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 15 Junho 2022 Citação de Hammerfall, há 1 minuto: @Plagio o Original E não é que continuaram a votar PS?? 5 Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 15 Junho 2022 Citação de Rain Dog, há 18 horas: Se condeno o canibalismo? Sim, claro, mas Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 15 Junho 2022 Citação de IlidioMA, Em 14/06/2022 at 20:56: pq? isso não foram colapsos? não é que não tenha havido um rebound, mas o rebound não apaga o facto histórico que esses colapsos foram, e os sofrimentos, misérias, mortes e devastação generalizada que causaram. Nao fosse a vida feita de ciclos economicos e até tinhas razao Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 15 Junho 2022 Citação de Rain Dog, Em 14/06/2022 at 18:10: Extremamente decepcionado com a maneira como tem sido feita a cobertura mediática dos Grandes Motins de 2026. Se condeno o canibalismo? Sim, claro, mas sendo completamente honesto acho que o homicídio e devoração pública do Zuckerberg foi absolutamente crucial para o movimento. É realmente uma pena que os esforços coletivos do povo, mesmo à escala global que temos visto, sejam tão infrutíferos nesta fase do capitalismo em que o sistema está completamente refém das elites. Os media continuam a ter muita influência e é muito fácil controlar as massas com migalhas - e.g. o Onlyfans da Ivanka, o renovado hino dos EUA, a grande cisão da NASA, etc. Acho graça às insinuações passadas ontem pelos meios de propaganda americanos de que o novo armamento russo não é nada mais nada menos do que cópias chinesas de propriedade intelectual americana (todos sabemos a quem se referem). Pura sinofobia. O pobre Xi, que se tem mantido à margem do conflito, vai ser obrigado a finalmente tomar parte quando a NATO lançar um ataque em solo chinês com a justificação de que a China está a armar a Rússia, marquem as minhas palavras. Na verdade as armas são mesmo da Tesla, é preciso ser muito ingénuo para acreditar na lenga lenga das cópias chinesas. Bem sei que o Elon salvou a vida ao Zelensky ao dar-lhe as suas 4 próteses robóticas e o olho biónico mas ele está a jogar dos dois lados - o que lhe interessa é continuar a vender armamento. E digo mais, estas armas já estão em solo russo desde meados de 2024, aquando da tomada de Helsínquia, antes de sequer terem chegado à Polónia. Por falar nisso, alguém viu a história das semi-automáticas que disparam lasers que o Elon ofereceu à polícia do Rio de Janeiro? Ridículo. Eu sei que desde a oferta dos drones nucleares às forças armadas americanas estas notícias passam quase despercebidas mas este tipo continua a ser o maior entrave à revolução. Nunca ninguém gastou tanto dinheiro e tantos esforços a esmagar o proletariado. O que eu pergunto é, como é que ele faz tudo isto desde a prisão?! Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 17 Junho 2022 (editado) Citação de Burkina2008, Em 02/11/2021 at 10:16: O que dira quem viveu a primeira guerra, ou o crash do final dos anos 20 ou a segunda guerra mundial...ou os periodos do FMI nos anos 70 e 80 com desvalorizacao do escudo e inflacao a tocar nos 30%... ou basicamente qualquer pessoa que nao tenha vivido apenas os ultimos 20 anos Preferia morrer numa trincheira com 18 anos do que enfrentar os colapsos capitalistas da Dotcom, das subprimes, da zona euro, a pandemia COVID-19, agora uma crise financeira porque queremos salvar as baleias e os ucranianos ao mesmo tempo. A cada colapso há correções de mercado mas também correções demográficas, existem uns quantos que abocanham canos de espingarda, se jogam de pontes e coisas assim sem nexo porque não têm nem dinheiro nem vontade de bater punho e pagar a letra duma casa. MAS, isso influi com o mercado, há depois menos procura no mercado de arrendamento. É assim que um liberal pensa. Editado 17 Junho 2022 por Che Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 2 Julho 2023 Faz todo o sentido que a revolução comece em França, não surpreende ninguém. Vão ser os corajosos jovens franceses a derrubar por fim o capitalismo e o injusto sistema de classes em que vivemos. Abaixo a democracia liberal, abaixo os interesses das elites e a ilusão de liberdade! Viva a França, viva a gen-Z! Compartilhar este post Link para o post
tozequio Publicado 2 Julho 2023 O capitalismo tem de cair! Avante camaradas! Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 6 Julho 2023 https://medium.com/@samyoureyes/the-busy-workers-handbook-to-the-apocalypse-7790666afde7 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 6 Julho 2023 Citação de antifa, há 6 horas: https://medium.com/@samyoureyes/the-busy-workers-handbook-to-the-apocalypse-7790666afde7 Até chegarmos à cassete até estava uma leitura interessante: "The US just created the largest ever recorded methane release by blowing up the Nordstream pipelines, with estimates ranging up to 400,000 tons. This act was done in a desperate attempt to prevent the emerging global multipolarity and decline of US dollar hegemony." Errr... Compartilhar este post Link para o post