Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Nao sou adepto de jogadores "em linha" mas para mim o grave dessa imagem é nao estarem a dar linhas de passe ao portador da bola a nao ser que ele faça um passe como se tivesse a rematar a baliza para que a bola passe sem ser interceptada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 9 minutos:

Não sei o que vai na cabeça de uma equipa que assume o conjunto que assume, com a produção absurda que estavam a registar jogo atrás de jogo, e decide mudar dinâmicas. Juro que não percebo. Eu próprio falei, aquando do seu anúncio, que no Sporting não estava tudo perfeito e era uma oportunidade perfeita para melhorarem pequenas coisas - bolas paradas ofensivas à cabeça. E estes artistas, com carinha de medo, decidem mexer logo nas coisas onde ninguém com 2 dois dedos de testa se atreveria a mexer. Não se entende.

O que também não entendo é que como toda a estrutura conhecendo o JP há bastante tempo (incluindo o Amorim) não se conseguiram aperceber que ele ia tentar mudar algo logo, mesmo que fossem coisas que estavam a correr muito bem. Como é que ali ninguém viu que ele (ou eles, com equipa técnica) em vez de serem uma solução interna de continuidade iam ser demasiado orgulhosos e teimosos e iam mexer no que fosse só porque sim. É um erro de cálculo demasiado grave por parte da estrutura. Para isto, para estas alterações, íamos buscar alguém com estatuto e com resultados garantidos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 7 minutos:

O Amorim não jogava com o Pote e o Trincão interiores com os alas a dar a largura? Tinha ideia disso

A dinâmica do Bragança (segundo médio) a aparecer como 10 parece ter mudado sim. 

Sempre jogou, mas a questão aqui não é essa, é estarem sempre no corredor central próximos do Gyo. Ataque à profundidade é 0, aproximação aos alas também diminui (não adianta variar o flanco a menos que o ala invente alguma coisa no 1x1), as condições para receberem a bola são mais adversas. O jogo entrelinhas é muito bonito, mas é antes do adversário perceber que não queres fazer mais nada. Se o 2º médio está ali enfiado também, vou sair na bola e desfazer as minhas linhas para quê?

Isto sem entrar no que acontece quando o Hjulmand ali arrisca um passe e falha, ou é interceptado, ou a recepção é má porque as condições para o passe são muito difíceis como o @Jimpo referiu. Reagir à perda e proteger o corredor central é mentira porque eles estão todos para lá da jogada.

• Like 1
  • Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 14 minutos:

O que também não entendo é que como toda a estrutura conhecendo o JP há bastante tempo (incluindo o Amorim) não se conseguiram aperceber que ele ia tentar mudar algo logo, mesmo que fossem coisas que estavam a correr muito bem. Como é que ali ninguém viu que ele (ou eles, com equipa técnica) em vez de serem uma solução interna de continuidade iam ser demasiado orgulhosos e teimosos e iam mexer no que fosse só porque sim. É um erro de cálculo demasiado grave por parte da estrutura. Para isto, para estas alterações, íamos buscar alguém com estatuto e com resultados garantidos.

Eu não sei se não estão a ser, também, apanhados na curva. A mensagem era clara e era de continuidade - aliás, foi com base nisto que esta aposta foi feita, tão pura e simplesmente. Agora, não sei se previram (e não os isento de culpas por isto) que o JP e a sua equipa sentissem tanto a pressão de mostrar estar à altura ao ponto de querer dar logo um ar de sua graça como que a dizer ao mundo "vêem?! Somos tão capazes de pegar nisto que ainda melhorámos a coisa!!!". É demasiado estupido, mas não sei até que ponto passou despercebido aos olhos de quem decide porque era algo impossível de ver. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 4 minutos:

Eu não sei se não estão a ser, também, apanhados na curva. A mensagem era clara e era de continuidade - aliás, foi com base nisto que esta aposta foi feita, tão pura e simplesmente. Agora, não sei se previram (e não os isento de culpas por isto) que o JP e a sua equipa sentissem tanto a pressão de mostrar estar à altura ao ponto de querer dar logo um ar de sua graça como que a dizer ao mundo "vêem?! Somos tão capazes de pegar nisto que ainda melhorámos a coisa!!!". É demasiado estupido, mas não sei até que ponto passou despercebido aos olhos de quem decide porque era algo impossível de ver. 

Quando a opção é alterar o que corre melhor na equipa acho que isso deveria ser possível de ver. Porque trabalham com eles e certamente que o sporting tem dimensão suficiente para analisar a fundo o perfil pessoal dos treinadores e equipas técnicas que tem sob contrato. 

Mas de qualquer modo acho inacreditável uma equipa técnica optar por mudar algo que estava a colocar a equipa no topo da europa. E isso ainda me deixa mais preocupado pois para mim demonstra falta de inteligência.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

tou tranquilo, se é evidente o que correu mal é sinal que é fácil de corrigir

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 17 minutos:

tou tranquilo, se é evidente o que correu mal é sinal que é fácil de corrigir

Só que entretanto já criaste desconfiança no grupo. Os jogadore já vão à flash a dizer que fizeram o que foi pedido e não concordam.

Tudo se resolve começando a ganhar mas já desperdiçámos o piloto automático.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 hora:

Quando a opção é alterar o que corre melhor na equipa acho que isso deveria ser possível de ver. Porque trabalham com eles e certamente que o sporting tem dimensão suficiente para analisar a fundo o perfil pessoal dos treinadores e equipas técnicas que tem sob contrato. 

Mas de qualquer modo acho inacreditável uma equipa técnica optar por mudar algo que estava a colocar a equipa no topo da europa. E isso ainda me deixa mais preocupado pois para mim demonstra falta de inteligência.

Pois, talvez esteja a ser anjinho mas tendo em conta o cenário onde este se encontrava (equipa b, depois de sub-23) quero acreditar que este papel de responsabilidade os fizesse acreditar que as mudanças, a acontecerem, nunca seriam com o comboio a meio - e mais do que ir a meio, é o facto do comboio ter chegado mais cedo que o costume. 

Sobre o bold nada a acrescentar, 100% de acordo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 51 minutos:

Os jogadore já vão à flash a dizer que fizeram o que foi pedido e não concordam.

Isto aconteceu? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 11 minutos:

Isto aconteceu? 

também gostava que pusessem aí sff

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 horas:

O Amorim não jogava com o Pote e o Trincão interiores com os alas a dar a largura? Tinha ideia disso

A dinâmica do Bragança (segundo médio) a aparecer como 10 parece ter mudado sim. 

Não mudou. Ou seja, não é que fosse constante, mas o Sporting do Amorim já o fazia com bem mais frequência. Aliás, numa das últimas CIs dele quando lhe perguntaram por evoluções do modelo um dos pontos principais que destacou foi exactamente o 2º médio jogar muito mais como 10. 2 exemplos rápidos que vi no twitter, há muitos mais:

GduFjOGWEAAlMfl?format=jpg&name=900x900

GduFjOFXEAAayBm?format=jpg&name=900x900

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sporting/detalhe/ruben-amorim-diz-adeus-ao-sporting-reacoes-em-direto

Citação

A capacidade dos médios-centro... Antigamente não éramos muito específicos no que tínhamos de fazer. O João Mário às vezes trocava de lado, o Palhinha subia e não tinha este posicionamento do Morten. Fomos muito mais ao pormenor. Tínhamos muitas regras para o defensivo, mas começámos a ter diretrizes para o ataque também. Começámos a dar mais dicas. A capacidade do médio mais ofensivo jogar também como número 10...

//                                                                                                                              

Também não acho que a reacção à perda/transição tenham sido minimamente problemáticas, pelo menos até à hora do desespero. Revi agora o jogo até ao golo, e a primeira transição do Santa Clara foi depois dos 18 minutos. E mesmo aí, o Trincão travou em falta no meio-campo. O Kovacevic ia oferecendo um golo antes, e o golo deles nasce de um pontapé de baliza em que o Safira (muito bom avançado, diga-se) trabalha muito bem para criar a transição e depois o Matheus Reis desligou o cérebro, o que fez com que um ressalto no Diomande metesse o Vinicius imediatamente na cara do GR.

Resumindo, os grandes problemas foram os caminhos na construção e a falta gritante de diagonais curtas. Não acho que a questão do 8 jogar mais à frente seja uma mudança, até porque hoje jogou mesmo num papel semelhante ao do 8 do Amorim. O Bragança só ia para dentro do bloco quando a equipa estava mesmo estacionada a meio do meio campo deles, antes disso ou estava em linha ou até ia fazer linha de 4 com os centrais como muitas vezes o Morita fazia - não me pareceu propriamente necessário, mas eu já achava isso em várias ocasiões com o Amorim.

Mas não está tudo igual, não. Os posicionamentos dos extremos são ainda mais interiores, a equipa procura muito mais insistentemente o meio para começar a construção, falta alguma ligação quando os alas recebem a bola e, acima de tudo, faltou imensa variabilidade. A equipa estava a jogar de forma paciente, o que é bom, mas têm de colocar outro tipo de problemas para os gajos resolverem. Assim bastava andarem ali num 541 ultra compacto, em que a linha defensiva não era propriamente puxada/posta à prova porque não tinhas quase ruturas nenhumas.

Por exemplo, é verdade que foi um jogo da wish, mas contra o Amarante nós destruimos os gajos à conta das ruturas do Bragança. Nesse jogo foi muito mais declaradamente um 10 e passou a vida a procurar diagonais curtas, tanto que a maioria das ocasiões que criámos surgiram exactamente daí. Neste jogo quase não o fez, tanto porque não estava lá tanto como, quando estava, ficava bem mais estático. Mas não sendo ele, têm de ser outros.

Para além disso, quando conseguimos enquadrar gente dentro do bloco os jogadores têm de ser bem mais decididos e directos. O Bragança e o Edwards tiveram esse problema, em particular, embora o Edwards tenha conseguido os 2 melhores lances a manobrar com pouco espaço desse período - no primeiro o Bragança ficava na cara do golo se dominasse para a frente em vez de ter medo do pé direito, no segundo o Matheus Reis rematou dentro da área para fora. Mas nos restantes lances foi demasiado hesitante, provavelmente por falta de confiança. Imagino que jogar para uma série de atrasados mentais que o começam a insultar mal ele recebe a bola não ajude - até a mim me irrita que estou lá a ouvi-los - mas o JP tem de o incentivar a ser agressivo e a partir para cima. Se perder a bola por driblar demais eu estou-me nas tintas, e o treinador que assuma as culpas/mande calar os adeptos, mas se é para andar ali a hesitar e a passar ao lado mais vale jogarem outros, de facto.

A minha intuição é que se mudou demais, e que nesta fase inicial deviamos manter mais os princípios iniciais. Mas também entendo a perspectiva de algumas pessoas com quem discuto futebol, que argumentaram que o modelo iria sempre perder coisas com o tempo sem o treinador que sabe trabalhar o pormenor das suas ideias - e esse já apanhou o avião para Manchester  - e que por isso mais vale começar já a introduzir as ideias dele que esperar por essa erosão para o fazer. Acho que discordo, mesmo assim - até porque a minha prioridade total é sobreviver a esta época - mas é uma questão complicada. E de questões complicadas estamos nós cheios neste momento... foi um dos piores jogos que vi em Alvalade deste género em termos de criação, nos últimos largos anos, e se não conseguirmos atinar rápido a coisa vai ficar muito complicada, muito rápido.

E, como nota final, o pessoal que acha que o Varandas o vai despedir com mais 1 ou 2 maus resultados pode bem tirar o cavalinho da chuva. Posso estar muito enganado, mas como eu já tinha dito aqui e o próprio confirmou esta é uma aposta extremamente convicta e de longo-prazo do Varandas, e o homem agora acha que é um génio da bola por todo o sucesso que o Amorim teve. Deixá-lo cair será admitir que tudo isso estava errado, por isso acho que só vai mesmo se a coisa se tornar mesmo insustentável.

Editado por AndreSCP7
  • Like 3
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso também estava a ver o resumo com o Braga para ver onde andavam os nossos interiores. Perdoem a qualidade da foto mas estou a ver no PC do trabalho 

IMG-20241202-145240.jpg

O trincao o Conrad e o Gyokeres estão todos ali naquele triângulo. Não acho que seja tão diferente do que se viu com o santa clara. Acho é que os jogadores não estavam confortáveis, seja de confiança ou lá o quê 

Ah! E já nesse jogo ganhamos a dar a volta ao resultado com

Bola parada, bomba do hjulmand fora de área, bomba do conrad fora de área 2x. Quantas vezes tentamos o remate fora de área neste jogo contra o santa clara e falhamos? Muitas! Caso entrasse uma assim e outra num canto (para não falar dos penalties...), a diferença não era tanta

Editado por Sandes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 32 minutos:

Isto aconteceu? 

Citação de Hammerfall, há 21 minutos:

também gostava que pusessem aí sff

O Trincão deu um lamiré contra o Arsenal mas é mais previsão da minha parte que outra coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Em todos esses frames há um detalhe que não se viu em 90 minutos: ataque à profundidade. Que, já agora, resulta das sinergias directas que sempre tivemos e que também foram um detalhe ausente gritante anteontem, quer entre ala e extremo, quer entre os 3 da frente no corredor central.

Sem rever os lances, no de Braga vai haver ali ataque do Trincão (que arrasta o defesa para o movimento oposto dos colegas) ou do Gyo às costas do lateral, e no Casa Pia igual pelo Gyo, se a bola entra no Harder (um aproxima, o outro ataca).

No terceiro até já se vê o movimento do Trincão, apesar do Harder depois resolver sozinho com o remate (é o 3-2 né?). O "trigger" para esse movimento é precisamente a bola entrar entrelinhas num dos outros 2 colegas de ataque. Logo, dificilmente ele fará isso se a bola não entra limpa no Pote/Edwards/Harder ou no Gyo.

Contra o Santa Clara vi um único lance de ataque à profundidade deste género, numa das tais diagonais curtas do Bragança que o @AndreSCP7 refere. Nem sequer saiu bem, mas só o arrastamento permitiu que o Geny/Edwards (? um deles) aparecessem para a segunda bola no espaço criado.

Este tipo de acções são fulcrais nestes jogos em que o adversário vai estacionar o bloco e esperar por um contra-ataque. Doutro modo, o bloco não vai mexer muito, aqueles posicionamentos interiores serão todos inúteis e a equipa vai cair na lenga-lenga do 1x1 nas alas e cruzamento, sem que exista sequer superioridade nessa zona, por via dos posicionamentos interiores dos extremos.

Isto até poderia ser circunstancial em 2/3/4 lances, mas foi assim o jogo todo. É um tiro de aviso, vamos confiar que foi uma vez sem exemplo. Mas as alterações que estão a ser feitas em organização ofensiva não me agradam nada. Não melhoram a nossa capacidade de criação de oportunidades (e nem era preciso, há quase um ano que somos das melhores equipas do mundo nesse aspecto, em qualquer dado estatístico), diminuem a eficácia na reacção à perda da bola e aumentam bastante o risco nas transições adversárias.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AndreSCP7, há 2 horas:

E, como nota final, o pessoal que acha que o Varandas o vai despedir com mais 1 ou 2 maus resultados pode bem tirar o cavalinho da chuva. Posso estar muito enganado, mas como eu já tinha dito aqui e o próprio confirmou esta é uma aposta extremamente convicta e de longo-prazo do Varandas, e o homem agora acha que é um génio da bola por todo o sucesso que o Amorim teve. Deixá-lo cair será admitir que tudo isso estava errado, por isso acho que só vai mesmo se a coisa se tornar mesmo insustentável.

Então é bom que se prepare porque se perdermos este campeonato e outros troféus para um Benfica dependente do Di Maria de 36 anos e do Akturkoglu ou para este Porto, ele vai passar de herói a vilão muito rapidamente.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

também estou convicto disso - o JP não cai assim do pé para a mão, isto não é o solar do norte 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 1 hora:

Em todos esses frames há um detalhe que não se viu em 90 minutos: ataque à profundidade. Que, já agora, resulta das sinergias directas que sempre tivemos e que também foram um detalhe ausente gritante anteontem, quer entre ala e extremo, quer entre os 3 da frente no corredor central.

Sem rever os lances, no de Braga vai haver ali ataque do Trincão (que arrasta o defesa para o movimento oposto dos colegas) ou do Gyo às costas do lateral, e no Casa Pia igual pelo Gyo, se a bola entra no Harder (um aproxima, o outro ataca).

No terceiro até já se vê o movimento do Trincão, apesar do Harder depois resolver sozinho com o remate (é o 3-2 né?). O "trigger" para esse movimento é precisamente a bola entrar entrelinhas num dos outros 2 colegas de ataque. Logo, dificilmente ele fará isso se a bola não entra limpa no Pote/Edwards/Harder ou no Gyo.

Contra o Santa Clara vi um único lance de ataque à profundidade deste género, numa das tais diagonais curtas do Bragança que o @AndreSCP7 refere. Nem sequer saiu bem, mas só o arrastamento permitiu que o Geny/Edwards (? um deles) aparecessem para a segunda bola no espaço criado.

Este tipo de acções são fulcrais nestes jogos em que o adversário vai estacionar o bloco e esperar por um contra-ataque. Doutro modo, o bloco não vai mexer muito, aqueles posicionamentos interiores serão todos inúteis e a equipa vai cair na lenga-lenga do 1x1 nas alas e cruzamento, sem que exista sequer superioridade nessa zona, por via dos posicionamentos interiores dos extremos.

Isto até poderia ser circunstancial em 2/3/4 lances, mas foi assim o jogo todo. É um tiro de aviso, vamos confiar que foi uma vez sem exemplo. Mas as alterações que estão a ser feitas em organização ofensiva não me agradam nada. Não melhoram a nossa capacidade de criação de oportunidades (e nem era preciso, há quase um ano que somos das melhores equipas do mundo nesse aspecto, em qualquer dado estatístico), diminuem a eficácia na reacção à perda da bola e aumentam bastante o risco nas transições adversárias.

Respondendo ao lance que postei: sim é o 3-2. Eu concordo que houve menos momentos de ataque à profundidade, mas na minha opinião foi mais por condicionamento do santa clara e falta de confiança dos jogadores do que mudanças intencionais do treinador. Posso estar enganado, mas foi isso que me pareceu 

Compartilhar este post

Link para o post

468941139_1125546178937400_2174779286288

têm que ser 5 vitórias até ao Benfica. e depois a 6ª.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Edu Seba, há 6 minutos:

https://x.com/FilosofoJogo/status/1863599013796155652?t=sL4NKDeRYfibPkHbICH2cw&s=19

A reação do adjunto é igual à minha a ver a equipa a jogar...

Honestamente, tenho 0 de confiança nesta equipa técnica... Vou estar sempre a bater na mesma tecla mas tenho um feeling que vai correr mal como o crl

Isso é quando levamos o golo. É de facto uma bela reacção, o menino recém chegado todo indignado com os jogadores. É assim que vai ganhar, que palerma.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Edu Seba, há 11 minutos:

https://x.com/FilosofoJogo/status/1863599013796155652?t=sL4NKDeRYfibPkHbICH2cw&s=19

A reação do adjunto é igual à minha a ver a equipa a jogar...

Honestamente, tenho 0 de confiança nesta equipa técnica... Vou estar sempre a bater na mesma tecla mas tenho um feeling que vai correr mal como o crl

Esse texto associado ao tweet é tão asqueroso, estamos a fazer de conta que o Amorim não estava imensas vezes a ver lances no tablet? E qualquer outro treinador moderno diga-se

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 28 minutos:

Esse texto associado ao tweet é tão asqueroso, estamos a fazer de conta que o Amorim não estava imensas vezes a ver lances no tablet? E qualquer outro treinador moderno diga-se

Estamos f*didos. Não sei quem é que se andou a divertir a fazer metáforas com relacionamentos e o Amorim mas os adeptos são claramente a ex-namorada tóxica. Duas semanas e estamos nisto, coisas que nem notícia são viram bandeiras contra o treinador.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 6 horas:

Isto que se fala do ataque é profundidade é 100% accurate, mas eu tinha tentado a profundidade pelos flancos. Pela zona interior não ias ter espaço para nada. Os laterais deviam ter procurado mais as costas em vez de vir curto, e o Gyokeres também devia ter fugido para essa zona. Ainda para mais na segunda parte já havia Harder para ter alguém fixo na área. O Maxi estava constantemente a querer receber curto sem ninguém a causar movimentos nas costas. Viu-se um pouco com o Bragança mas foi muito curto.

O losango pode funcionar se os médios interiores estiverem mais alargados, para que os alas possam abrir mais. Pode dificultar é a na reação à perda, e obriga a que a defesa esteja ainda mais alta. Ou então o ala contrário estar mais fechado para facilitar a apanhar referências mais próximas

Acho que se está a mudar muita coisa de uma vez, e espero que o JP seja inteligente para recuar um pouco nesta abordagem

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jmopborba, há 1 hora:

Isto que se fala do ataque é profundidade é 100% accurate, mas eu tinha tentado a profundidade pelos flancos. Pela zona interior não ias ter espaço para nada. Os laterais deviam ter procurado mais as costas em vez de vir curto, e o Gyokeres também devia ter fugido para essa zona. Ainda para mais na segunda parte já havia Harder para ter alguém fixo na área. O Maxi estava constantemente a querer receber curto sem ninguém a causar movimentos nas costas. Viu-se um pouco com o Bragança mas foi muito curto.

O losango pode funcionar se os médios interiores estiverem mais alargados, para que os alas possam abrir mais. Pode dificultar é a na reação à perda, e obriga a que a defesa esteja ainda mais alta. Ou então o ala contrário estar mais fechado para facilitar a apanhar referências mais próximas

Acho que se está a mudar muita coisa de uma vez, e espero que o JP seja inteligente para recuar um pouco nesta abordagem

Isso é sempre relativo. Por exemplo, as tais diagonais curtas do médio ou dos extremos são um movimento muito eficaz nestes jogos - mesmo que sejam apenas acelerações de meia dúzia de metros -, e conseguir que esse movimento apareça desbloqueia outros espaços que podem ser aproveitados. Lá está, sempre a ameaça à última linha adversária como arma para desbloquear outros recursos.

Se é realmente para jogar desta forma, em casa faz mais sentido jogar com Harder e Gyo, e fora faz até sentido usar um médio ali. Na ausência do Pote, pode até ser um espaço para ele apostar no João Simões, algo que passaria uma mensagem de convicção para dentro como até agora ele não conseguiu.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...