Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Morreu Pinto da Costa

Publicações recomendadas

Citação de Vaart10, há 16 minutos:

Nunca gostei dele na pele de Presidente do Porto, mas respeito a sua incomensurável importância para o clube e os seus adeptos. Posto isto, que lhe façam as homenagens que considerem adequadas. Talvez o bom-senso não seja respeitado, é um dano colateral do estado atual do futebol português e que merece uma reflexão de como se chegou até aqui. 

Muito obrigado @Vaart10, forte abraço!

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Os Superdragões hoje publicaram “Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes”. Eu diria que é uma excelente analogia do que se diz dizia de certa pessoa na terra da minha mulher “Capo dei capi”. Dito isto da sua personalidade não ha duvida que sem ele o futebol portugues dos anos 90 para cá dificilmente teria a mesma força a nivel europeu.

Não é necessario ser portista para perceber que por mais corrupto e (censurado) que o Pinto da Costa tenha sido como pessoa, foi de longe o dirigente desportivo com maior visao dos ultimos 35 anos e os sucessos de transformar o Porto do terceiro grande para o melhor clube portugues das ultimas decadas provam isso mesmo

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 10 horas:

O presidente mais titulado do futebol mundial vs um bêbado

Nem tinha visto isto, mas estás no ponto para ir para a bancada parlamentar do Chega.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Goste-se, ou não, dele, e ambas as opiniões são perfeitamente legítimas e de fácil compreensão, Pinto da Costa é a maior figura do FC Porto. Não haverá outro Pinto da Costa, nem nunca nem ninguém lhe chegará aos calcanhares. Que haja, pelo menos, um mínimo de respeito institucional.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 minuto:

Que haja, pelo menos, um mínimo de respeito institucional.

De acordo. E que esse respeito seja a maior homenagem que lhe possam fazer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doncorleone, há 2 horas:

Muito obrigado @Vaart10, forte abraço!

eu espero que tu e outros portistas se comecem a preparar mentalmente - e recomendo que desliguem de antevéspera o indignómetro sob pena de sobrecarga - para a inevitável vaia que o minuto de silêncio terá, imagino que em mais que um estádio. Reflectia o @Vaart10 no post que tu elogias que "Talvez o bom-senso não seja respeitado, é um dano colateral do estado atual do futebol português" com razão mas sem a frontalidade que o tema merece pois que no próximo fim de semana Pinto da Costa será vítima de si mesmo. Ele é a figura máxima do clima de guerrilha e hostilidade em que vive o futebol português. Se não o inventou, foi o seu maior promotor.

Bem sei que o terrorista de um é o freedom fighter de outro, e a perspectiva que se tem da figura de Pinto da Costa variará consoante a cor que nos adorne o peito, mas factos são factos e os métodos de Pinto da Costa não prescrevem nem com a morte.

Contudo, não me confundas com arruaceiros. Não participarei e condeno já de antevéspera que se incumpra o minuto de silêncio. Não me sinto confortável em desrespeitar a morte e acima de tudo o sofrimento alheio. Mas é mais por respeito à finitude da vida do que à figura que se fina. Porém, também compreendo sentimentos contrários. A morte não torna automaticamente uma figura nefasta numa figura boa, e acima de haja cautela com esses apelos à honra automática da memória de Pinto da Costa, que, se virmos bem as coisas, são a mais pura hipocrisia. Ousam pedir união em torno de uma figura que em vida só nos quis desunir?

Editado por IlidioMA
  • Like 2
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 9 horas:

O post provavelmente até tem uma pitada de ironia mas o SC foi apenas um menino de 16 anos, órfão e de origens muito humildes, que foi "acolhido" pelo PdC na cidade do Porto. É natural que o Sérgio tenha esse sentimento de gratidão porque sente que tudo aquilo que conquistou se deve a uma pessoa e à oportunidade que lhe foi dada. Estranho seria não ficar abalado neste momento.

Essa foi a razão pela qual nem me passou pela cabeça ficar f*dido com o SC quando ele foi à apresentação de candidatura do PdC, e confesso que foi um bocadinho triste ler alguns comentários nesse dia.

Mais f*dido fiquei quando o SC aceita renovar contrato a dias das eleições, foi como se tivesse feito figura de urso ao defendê-lo. Não precisava disso e na verdade nada mudou na intenção de voto.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

@IlidioMA, se o minuto de silêncio não for respeitado, será por tudo o que o Pinto da Costa fez contra o futebol português e em prol do Porto. A falta de bom-senso que polula em Portugal, no que ao futebol diz respeito, começou com ele (e g., o Norte contra o Sul e o clima de guerrilha e suspeição) e depois reuniu pregadores em outros clubes, tentando emular o seu sucesso. E é bom que não se confunda a pessoa Pinto da Costa com o presidente Pinto da Costa. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação

Artigo 185.º - Ofensa à memória de pessoa falecida

1 - Quem, por qualquer forma, ofender gravemente a memória de pessoa falecida é punido com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 240 dias.

2 - É correspondentemente aplicável o disposto:
a) Nos n.ºs 2, 3 e 4 do artigo 180.º; e
b) No artigo 183.º

3 - A ofensa não é punível quando tiverem decorrido mais de 50 anos sobre o falecimento.

PSP na próxima jornada no Estádio da Luz

est%C3%A1tudo-preso-seus-cabr%C3%B5es-ni

• Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 1 minuto:

E é bom que não se confunda a pessoa Pinto da Costa com o presidente Pinto da Costa. 

essa é bem capaz de ser a tarefa mais hercúlea que, no contexto da sua morte, pode ser pedida.

A mim não me causa muita confusão o Pinto da Costa, sendo perfeitamente honesto. Aliás, o ódio que a ele me possa mover é mais por adesão a trincheira do que pessoal. E eu vivi os anos 90, não é como se a sua actividade me fosse distante no espaço e no tempo.

Porém, com o tempo a gente começa a relativizar. E o com o tempo a passar a vendo Pinto da Costa incrementalmente mais frágil e menos arguto - diacho, o homem que sempre foi conhecido por ter uma das mentes mais hábeis e rápidas que o público português viu - não escondo que alguma pena, empatia pelo homem se me brotou. Lembro uma recandidatura (não sei precisar quando, mas diria que por 2015, por aí) em que estava a ver o Porto Canal em directo (já não sei pq) e de repente, dei de caras com um velho, frágil, algo entorpecido, muito emocionado e de repente esse Deus (ou Diabo, consoante a perspectiva) que Pinto da Costa sempre foi a minha vida toda, havia logrado o milagre da transfiguração e passou a ser, à minha frente, um homem. E um homem velho, ademais. Passei a encará-lo mais como um avôzinho a ficar velho e com debilidades. Posso lá eu odiar um avôzinho em debilidade? Não posso. E com a sua velhice também o seu poderio e rede clientelar e de esquemas foi secando - aliás, o seu maior lesado, por essas alturas, passou a seu o próprio FC Porto - e a animosidade que eu pudesse sentir pela pessoa quebrou-se.

Aliás, pude até passar a apreciar a pessoa, enquanto um tipo esclarecido, eloquente, de humor que me apraz. Vi o documentário sobre ele da Amazon e gostei. Pintou-me a imagem - pessoal - desse Pinto da Costa arguto e irónico que eu passara a reconhecer (certo, nada se disse do lado lunar de Pinto da Costa, o que em muito prejudica a longevidade de tal documentário). O Pinto de Costa do presente, nada me movia contra ele, estou a ser 100% honesto.

Mas como o mundo não começou ontem, e todos temos um passado, e Pinto da Costa tem mais passado do que ser um apreciador de Casas de Fado de Lisboa, poesia e dono de Camarote no Rivoli, acho muito dificil que se peça cegamente a todos os adeptos de futebol que adiram a este kumbaya que eu encontrei com a figura de Pinto da Costa na velhice. Ele nem sempre foi um velhote ternurento. Ele foi outras coisas. E é a pessoa pelo todo que parte, é como o todo que é avaliada.

Reitero: eu não me associo a desrespeitos de protocolos fúnebres que acho basilares da civilização, do chão comum. Mas também não participo em campanhas de branqueamento ou de silenciamento de justos róis de injúrias, longamente registados. 

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Um abraço à malta portista cá do burgo.

Para mim, é mais uma "personagem" que nos deixa dos tempos em que via futebol com o meu avô, portista ferrenho, e que tantas saudades tenho. 

Editado por Pedro_Y2J

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 9 horas:

O Alzheimer apanhou-te ou que? Estiveste no último tópico onde estive e leste que de moderador não tenho nada. Daqui a pouco estás-me a perguntar o que acho da eleição do BdC.
Mas se te servir de consolo e quiseres continuar a fingir que sou moderador, por mim é da maneira que se me dá, não me verás cá tão cedo. Só passei por cá porque o chorão do @verY me desafiou, e como eu me estou pouco cagando para a conta e para o me que acontece, vim.
Agora desculpem-me mas vou-me ausentar que tenho uma consulta às 17h00, e é daquelas que não posso faltar.
Um abraço do moderador geral, vim cá só sacar umas reps.

Dou 5€ a quem me explicar a razão da agressividade deste post. Parece que o foram acordar à cama.

• Haha 3
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 2 minutos:

Dou 5€ a quem me explicar a razão da agressividade deste post. Parece que o foram acordar à cama.

Eu dou 5€ a quem me explicar o post. Não percebi um crl. 

• Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 3 minutos:

Eu dou 5€ a quem me explicar o post. Não percebi um crl. 

Alguém pode fazer 10€ num domingo e ir gastar na feira de enchidos de Rio Tinto. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

A morte não apaga o que se fez de bom, nem de mal. Mas esta falta de empatia pelo semelhante deixa-me chocado, afinal de contas estamos a falar de um ser humano.

Com este shit show, parece que estamos a falar do Hitler ou assim.

• Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 26 minutos:

@IlidioMAnão li

Fizeste mal, que foram largamente as melhores e mais esclarecidas intervenções neste tópico.

Citação de bug, há 8 minutos:

A morte não apaga o que se fez de bom, nem de mal. Mas esta falta de empatia pelo semelhante deixa-me chocado, afinal de contas estamos a falar de um ser humano.

Também aqui se percebe o legado da figura. Podemos entender isso ou fingir autismo.

• Haha 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 9 minutos:

Por falar em shit show, magnífica comparação

Compartilhar este post

Link para o post

O futebol não é a coisa mais importante da vida.

É pena que alguns percam a racionalidade quando se trata disso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 14 minutos:

Fizeste mal, que foram largamente as melhores e mais esclarecidas intervenções neste tópico.

Também aqui se percebe o legado da figura. Podemos entender isso ou fingir autismo.

Acho que ainda ninguém percebeu o que é queres dizer com essas frases crípticas.

O PdC viciou resultados desportivos. Acho que ninguém aqui contestará essa realidade. Obviamente não foi o único corrupto no futebol nacional mas isso não atenua os seus crimes e a opinião que se pode/deve ter sobre ele. E então? A morte de um corrupto desportivo não é merecedora de empatia? Aplicas essa falta de sensibilidade a todas as pessoas que já cometeram crimes? f*da-se, é absolutamente surreal essa tua arrogância a comentar este assunto e por aqui me fico para a conversa não se tornar mais desagradável.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 hora:

Estes meninos acham aquele post agressivo?

é isso e ainda se falar em BOs por causa de futebol em 2025

Hold Me Back Bro The Ultimate Fighter GIF by UFC - Find & Share on GIPHY

hold me back bro!

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...