Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Morreu Pinto da Costa

Publicações recomendadas

O Varandas chamou ladrão ao Vieira e ao PdC, estou a tentar ver onde está a mentira.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 29 minutos:

Não acho que o Varandas seja tóxico

Ninguém liga ao Varandas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 33 minutos:

Vi as declarações do Valentim ❤️ Logo vou rever o Goodfellas

O que disse ele?

Compartilhar este post

Link para o post

Gabo é o profissionalismo ao nosso lookalike que está ali a sofrer como um cão a tentar mostrar consternação.

Editado por antifa
  • Like 1
  • Haha 5
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mesut Ozil, há 1 hora:

Mas não passa para o exterior a mensagem de que os rivais são inimigos, criminosos ou o diabo a quatro

Um bom ponto de partida para isso é os rivais não serem, de facto, criminosos. Pode ser que seja desta.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 41 minutos:

Gabo é o profissionalismo ao nosso lookalike que está ali a sofrer como um cão a tentar mostrar consternação.

Total. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 7 horas:

O futebol não é a coisa mais importante da vida.

É pena que alguns percam a racionalidade quando se trata disso.

Posso-te dizer que a minha reação foi "finalmente" e nada tem a ver se ele era do Porto, Sporting ou Benfica. Só não digo que o que sinto sobre ele e a morte dele não tem nada a ver com futebol porque é quase impossível separar o criminoso do presidente de clube de futebol.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 10 horas:

essa é bem capaz de ser a tarefa mais hercúlea que, no contexto da sua morte, pode ser pedida.

A mim não me causa muita confusão o Pinto da Costa, sendo perfeitamente honesto. Aliás, o ódio que a ele me possa mover é mais por adesão a trincheira do que pessoal. E eu vivi os anos 90, não é como se a sua actividade me fosse distante no espaço e no tempo.

Porém, com o tempo a gente começa a relativizar. E o com o tempo a passar a vendo Pinto da Costa incrementalmente mais frágil e menos arguto - diacho, o homem que sempre foi conhecido por ter uma das mentes mais hábeis e rápidas que o público português viu - não escondo que alguma pena, empatia pelo homem se me brotou. Lembro uma recandidatura (não sei precisar quando, mas diria que por 2015, por aí) em que estava a ver o Porto Canal em directo (já não sei pq) e de repente, dei de caras com um velho, frágil, algo entorpecido, muito emocionado e de repente esse Deus (ou Diabo, consoante a perspectiva) que Pinto da Costa sempre foi a minha vida toda, havia logrado o milagre da transfiguração e passou a ser, à minha frente, um homem. E um homem velho, ademais. Passei a encará-lo mais como um avôzinho a ficar velho e com debilidades. Posso lá eu odiar um avôzinho em debilidade? Não posso. E com a sua velhice também o seu poderio e rede clientelar e de esquemas foi secando - aliás, o seu maior lesado, por essas alturas, passou a seu o próprio FC Porto - e a animosidade que eu pudesse sentir pela pessoa quebrou-se.

Aliás, pude até passar a apreciar a pessoa, enquanto um tipo esclarecido, eloquente, de humor que me apraz. Vi o documentário sobre ele da Amazon e gostei. Pintou-me a imagem - pessoal - desse Pinto da Costa arguto e irónico que eu passara a reconhecer (certo, nada se disse do lado lunar de Pinto da Costa, o que em muito prejudica a longevidade de tal documentário). O Pinto de Costa do presente, nada me movia contra ele, estou a ser 100% honesto.

Mas como o mundo não começou ontem, e todos temos um passado, e Pinto da Costa tem mais passado do que ser um apreciador de Casas de Fado de Lisboa, poesia e dono de Camarote no Rivoli, acho muito dificil que se peça cegamente a todos os adeptos de futebol que adiram a este kumbaya que eu encontrei com a figura de Pinto da Costa na velhice. Ele nem sempre foi um velhote ternurento. Ele foi outras coisas. E é a pessoa pelo todo que parte, é como o todo que é avaliada.

Reitero: eu não me associo a desrespeitos de protocolos fúnebres que acho basilares da civilização, do chão comum. Mas também não participo em campanhas de branqueamento ou de silenciamento de justos róis de injúrias, longamente registados. 

Algumas das pessoas que mais odiei eram velhinhos em debilidade, vamos ser honestos

Citação de antifa, há 1 hora:

Coitado, deve estar a sofrer pqp

Compartilhar este post

Link para o post

Mas porque raio é que se tem de fazer minutos de silêncios noutros campos que não o do jogo do FCP e Portimonense? 

O homem não fez nada pelo desporto. Fez pelo Porto. Pelo "des" fez pela desconfiança nos árbitros, pelo desacreditar nas instituições, por ser um descarado, pelo desgaste da conversa norte-sul, pelo desrespeito dos adversários e pela destruição do futebol e da sua verdade.

E por muito pena minha infelizmente não ganhou as eleições nem nunca se saberá de todas as histórias e o julgamento por tudo o que fez nunca acontecerá porque há muitos interessados em esconder o que foi feito. 

• Haha 2
  • Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até acho errado se o minuto de silêncio não for assobiado na Luz. Provavelmente isso está na lista de desejos finais do PdC.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 4 minutos:

Mas porque raio é que se tem de fazer minutos de silêncios noutros campos que não o do jogo do FCP e Portimonense? 

O homem não fez nada pelo desporto. Fez pelo Porto. Pelo "des" fez pela desconfiança nos árbitros, pelo desacreditar nas instituições, por ser um descarado, pelo desgaste da conversa norte-sul, pelo desrespeito dos adversários e pela destruição do futebol e da sua verdade.

E por muito pena minha infelizmente não ganhou as eleições nem nunca se saberá de todas as histórias e o julgamento por tudo o que fez nunca acontecerá porque há muitos interessados em esconder o que foi feito. 

Eu não gostava do homem, mas as conquistas europeias do Porto, ainda que indiretamente, acabaram por colocar o futebol português na ribalta em diversas ocasiões.

Na teoria, "faz sentido" o minuto de silêncio. Por outro lado é ignorar todos os escândalos e comportamentos nocivos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 5 minutos:

O homem não fez nada pelo desporto.

A sério que li isto?

Toda a gente tem mil e uma razões para odiar o Pinto da Costa e o seu legado mas dizer que não fez nada pelo desporto é de uma desonestidade absurda.

Compartilhar este post

Link para o post

Comparar o nosso querido lider PdC com o LFV em termos de vilanagem não faz sentido nenhum. Os dois mafiosos, certo, mas enquanto um roubou uma instituição que já era corrupta (a federação de futebol), deixou uns quanto adeptos rivais assados, e no fim do seu tempo acabou a roubar o clube, o outro tinha uma magnitude muito maior. Muito provavelmente ainda estamos todos a pagar a divida do LFV, eu nunca paguei nada ao PdC.

O Varandas é um sonso com aura negativa

Compartilhar este post

Link para o post

Só para relembrar os mais esquecidos.

Absoluto nojo de pessoa.

Espero que o Sporting mantenha a postura que teve até agora. 

• Like 1
  • Concordo! 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 4 horas:

Vi as declarações do Valentim ❤️ Logo vou rever o Goodfellas

O Pinto da Costa é cidadão honorário de Gondomar. Agora não sei se vem do Valentim, se do baboso atual

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei muito bem o que diga em relação ao Pinto da Costa. Para mim vejo a vida pública dele em 4 actos:

1. Ascendência à presidência do clube e sucesso quase imediato e sustentado, em claro contraste com décadas prévias de maus resultados; incluíndo um completamente inesperado primeiro título de campeão europeu, cimentando o clube como uma instituição com um peso no futebol português e europeu muito maior do que até então, e que ainda perdura

2. Clima de suspeição permanente no futebol português sobre favorecimentos ao clube, inclusive intimidação física de pessoas, com o homem no centro da questão

3. Confirmação das suspeições perante o processo Apito Dourado

4. Com a idade, declínio das capacidades físicas (e cognitivas?) e da sua liderança no clube, aproveitamento desta situação por variadas pessoas ao seu redor, que culminam num declínio da capacidade financeira do clube que entra numa situação precária, re-agravamento das situações de intimidação incentivadas por esta facção, com vista a tentar consolidar o poder dentro do clube

Eu tornei-me adepto do clube enquanto criança algures entre o acto 1) e o 2) , e confesso que mesmo já em criança/adolescente estava desconfortável com a ética de algumas coisas que aconteceram, sobretudo durante a altura do Penta. Nunca tive a pessoa do Pinto da Costa como ídolo ao contrário da maior parte dos adeptos portistas, e quando o acto 3) apareceu algures por 2007 ou assim, já andava por aqui no fórum, lembro-me de dizer que para mim ele deveria sair, devíamos começar a limpar a imagem do clube, e de que o clube deveria ser uma identidade mais alargada do que uma pessoa. Durou mais quase uns 15 anos para a opinião generalizada começar a concordar, agora por outras razões derivadas do acto 4) - porque deixou de afectar apenas a imagem do clube, passando a afectar também o sucesso desportivo do clube

Portanto, é isto. Foi uma pessoa que consolidou o sucesso do meu clube de forma extraordinária, mas traçou linhas éticas de tal forma para o fazer que não aprecio. Devo agradecer ou não? Não sei. Aliás a identidade do clube foi tão entranhada com a pessoa dele durante tempo, que nem sei se se calhar até sou mesmo menos portista por dizer isto. Um gajo escolhe um clube em criança, e depois afeiçoa-se e nunca vai mudar, não é, mas o que é "ser portista"? Não faço ideia e não me apetece verbalizar, porque suspeito que certos traços que muita gente irá definir como "portismo" irão coincidir com as coisas que eu não gostava no homem.

A única coisa que tenho a dizer que é claramente positiva é que acho que o homem, nos seus tempos áureos, até tinha um sentido de humor engraçado e inteligente. Isso eu apreciava...

Editado por noikeee
  • Like 11

Compartilhar este post

Link para o post

@noikeee, só um pormenor que deve ser acrescentado. Chama-lhe Acto 0), se quiseres. Quando ele assumiu as rédeas do futebol do FCP no final da década de 70 e obteve sucesso imediato colocando fim a quase duas décadas de seca de títulos. Principal mérito do Pedroto, claro, mas ele teve a inteligência (ou malícia) de reconhecer que era esse o caminho para engrandecer o clube, a cidade e a região. Sim, com práticas nada recomendáveis se analisadas aos olhos do século XXI, mas não nos podemos esquecer que nessa altura o país vivia na sequela do 25 de abril e do PREC. Havia muitas coisas que se diziam e faziam naquela altura que eram (muito) mais aceitáveis do que são hoje.

Nessa altura ele sofreu imensas pressões internas por parte de quem, no Porto, era mais leal a Lisboa e aos seus interesses pessoais e foi afastado (com o Pedroto e mais de metade dos jogadores). Ele manteve as convicções e tenacidade e regressou, em 1982, agora como Presidente. O resto é a história que referiste.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 2 minutos:

@noikeee, só um pormenor que deve ser acrescentado. Chama-lhe Acto 0), se quiseres. Quando ele assumiu as rédeas do futebol do FCP no final da década de 70 e obteve sucesso imediato colocando fim a quase duas décadas de seca de títulos. Principal mérito do Pedroto, claro, mas ele teve a inteligência (ou malícia) de reconhecer que era esse o caminho para engrandecer o clube, a cidade e a região. Sim, com práticas nada recomendáveis se analisadas aos olhos do século XXI, mas não nos podemos esquecer que nessa altura o país vivia na sequela do 25 de abril e do PREC. Havia muitas coisas que se diziam e faziam naquela altura que eram (muito) mais aceitáveis do que são hoje.

Nessa altura ele sofreu imensas pressões internas por parte de quem, no Porto, era mais leal a Lisboa e aos seus interesses pessoais e foi afastado (com o Pedroto e mais de metade dos jogadores). Ele manteve as convicções e tenacidade e regressou, em 1982, agora como Presidente. O resto é a história que referiste.

A história do Verão Quente de 1980 é das histórias mais surreais de sempre do nosso futebol. Completamente impensável atualmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Não conheço essa história sinceramente. É de antes do meu tempo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 31 minutos:

A história do Verão Quente de 1980 é das histórias mais surreais de sempre do nosso futebol. Completamente impensável atualmente.

Partilhai, sff

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 7 minutos:

Partilhai, sff

Está aqui um pequeno resumo:

À entrada dos anos oitenta, o FC Porto vive momentos quentes: José Maria Pedroto e Pinto da Costa abandonam o clube no verão de 1980, depois de a direção de Américo de Sá ter decidido suspender toda a equipa técnica: Pedroto, António Morais, Hernâni Gonçalves e João Mota, na sequência de uma tomada de posição de solidariedade para com Pinto da Costa, entretanto destituído do cargo de diretor do departamento de futebol. Três pesos-pesados saíram: Oliveira para o Bétis, Gomes para o Gijon, Octávio para Setúbal. Após a final da Taça de Portugal de 1980, em que o Benfica derrotou o FC Porto por 1-0 no Estádio Nacional, golo do brasileiro César, Pinto da Costa diz a A BOLA: «A falta de cobertura do presidente do FC Porto, Américo de Sá, à minha luta contra as forças de Lisboa e eu ter vindo a saber que, cercados por uma multidão enfurecida, na Tribuna de Honra do Estádio Nacional, Américo de Sá confraternizava, por exemplo, com o doutor Martins Canaverde, deputado do CDS e dirigente do Benfica,

leva-me a pensar se valerá a pena continuar, quase sozinho, a lutar contra os interesses do centralismo». Américo Sá, também deputado do CDS, critica Pinto da Costa e Pedroto e nasce aí o verão quente nas Antas, com o desmembramento do plantel (Oliveira vai para o Bétis, Gomes para o Gijón e Octávio para o V. Setúbal). Teles Roxo substitui Pinto da Costa e, em entrevista ao jornal A Bola, comenta assim a polémica: «Tratou-se apenas de substituir um diretor que afirmou não poder continuar e um treinador que sonhava ser escritor. Já houve muitos senhores Pedrotos, já houve muitos Pintos da Costa.»

https://www.pressreader.com/portugal/a-bola-358A/20250216/281642490892997

PS: Ao ler esta história recordei-me de quem era reconhecido como o "Tareco": o Prof. Hernâni Gonçalves, também conhecido como Bitaites.

Editado por Descartes
  • Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...