Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Descartes

Quadros Competitivos Época 2025-26

Publicações recomendadas

Citação de Mica, há 56 minutos:

Sabe sempre bem ficar melhor informado, pois não tinha nada essa noção.

Pensava que o Elvas, ainda no tempo do SL Elvas (um dos clubes que originou o atual O Elvas) tinha tido uma presença notável no escalão primodivisionário. Para além disso contaram com o mítico Patalino. Perante este histórico, mesmo que o Juventude e o Campomaiorense tenham um mais presenças no primeiro escalão, para mim era difícil não colocar o Elvas num patamar à parte junto ao Lusitano.

Curiosamente um dos clubes do Alentejo que me lembro melhor nos escalões profissionais foi o Desp. Beja. Cresci com eles na segunda e o Campomaiorense na primeira.

Deixa lá que 80% do que escrevi foi após pesquisar no zerozero.

E devo-te um grande agradecimento, pois o teu estímulo fez-me ir escavar na base de dados deles para descobrir que um jogo de que ouvi falar durante toda a minha infância não era um mito, apesar do exagero dos mais velhos. Já ganhei a semana.

Época 1976/77, 2ª Divisão Zona Centro. Luta pela promoção à 1ª Divisão. À entrada para a penúltima jornada, o Estrela de Portalegre era líder com mais 2 pontos (a vitória valia 2 pontos) que o Feirense (equipas da AF Aveiro e da AF Portalegre na mesma zona!). Desportivo Portalegrense em 3º a 4 pontos do Estrela.

Penúltima jornada: derby de Portalegre.

O critério de desempate já era o confronto direto. O Feirense tinha vantagem sobre ambas as equipas de Portalegre. O Estrela tinha ganho 2-0 ao Desportivo na 1ª volta. Seriam promovidos os 3 campeões de cada zona, e uma 4ª equipa a apurar via liguilha entre os 2ºs classificados de cada zona.

À entrada para o derby, as hipóteses do Desportivo para a promoção eram reduzidas. Para ficarem à frente do Estrela, teriam que lhes ganhar por 3 ou mais golos, e depois na última jornada ir ganhar a Leiria e esperar que o Estrela perdesse na receção ao Marinhense. Altamente improvável. Para ficarem à frente do Feirense, ainda pior: teriam que ganhar ao Estrela, ir ganhar a Leiria, e o Feirense não poderia ganhar nenhum dos 2 jogos que lhe faltavam: deslocação a Viseu e receção ao Caldas. Portanto, na prática, era uma luta a 2 entre Estrela e Feirense.

Dizem-me que o Estrela e o Desportivo sempre se pautaram por uma rivalidade saudável, com respeito, muitas trocas de jogadores, até alguma familiaridade entre os clubes. Então a narrativa dos mais velhos é que o Desportivo tinha o dever de "abrir as pernas" ao Estrela, afinal era a primeira oportunidade - e, agora posso acrescentar, a última - de uma equipa da cidade atingir a 1ª Divisão. As portas estavam escancaradas para o Estrela, e para o Desportivo dava igual.

Chega o derby.

O Desportivo com poucos nomes sonantes. Liderados pelo central Catinana, que tinha alguma rodagem de 1ª Divisão no Belenenses e no Varzim, tinham também um avançado brasileiro chamado Orivaldo, que viria mais tarde a jogar na 1ª Divisão pelo Viseu.

O Estrela era uma equipa com maior pedigree. Tinha 6 jogadores que já tinham jogado ou viriam a jogar na 1ª Divisão, 3 deles com mais de 100 jogos: Figueiredo (central que jogaria sobretudo no Penafiel e no Boavista), João Leitão (avançado formado no Sporting com destaque no União de Tomar e no Atlético CP) e José Manuel (médio que se destacaria no Salgueiros e no Boavista). O Estrela tinha ainda no banco um jovem treinador chamado Mourinho Félix.

Resultado final: Desportivo 1-0 Estrela, golo de Orivaldo aos 87'. Jogador esse que 3 épocas depois jogaria no... Estrela de Portalegre, na 2ª Divisão.

Na mesma jornada o Feirense foi ganhar a Viseu, portanto para a última jornada Estrela e Feirense estavam empatados no 1º lugar, com vantagem para os fogaceiros no confronto direto. Na ronda final, ambos venceram por 3-0 os seus jogos. O Feirense subiu à 1ª Divisão, juntamente com os outros campeões de zona, Riopele e Marítimo.

Ao Estrela restava então uma última oportunidade, uma liguilha com o Sporting de Espinho e a CUF, a duas voltas. Uma derrota por 6-4 no Barreiro logo no primeiro jogo (os únicos pontos que a CUF faria nos 4 jogos) deitaram tudo a perder. O Espinho não vacilou, e só perderia pontos em Portalegre (no último jogo e que serviu apenas para cumprir calendário), vencendo a liguilha com facilidade. 

E assim nasceu uma rivalidade mais acesa entre Estrela e Desportivo de Portalegre, mas que na prática está morta e enterrada há uns 20 anos, pois desde então que a existência destes 2 clubes a nível senior se resume a uns soluços de 3 ou 4 épocas, às vezes nem isso, para posteriormente voltarem a desaparecer.

• Like 9

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 5 horas:

Se ainda existissem, seriam Os Elvenses, que até eram uma espécie de "filial" d'Os Belenenses.

Ainda joguei contra os Elvenses, bem como o Nisa e Benfica, Campomaiorense, Estrela de Portalegre, Portalegrense e Benavilense. Belos tempos, em que haviam 10 equipas nos escolinhas e penso que até me estou a esquecer de uma equipa, não sei se era o Degolados

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Aiden, há 1 hora:

Ainda joguei contra os Elvenses, bem como o Nisa e Benfica, Campomaiorense, Estrela de Portalegre, Portalegrense e Benavilense. Belos tempos, em que haviam 10 equipas nos escolinhas e penso que até me estou a esquecer de uma equipa, não sei se era o Degolados

Nos escalões de formação continuam a existir essas equipas quase todas, nos seniores é que não. O Portalegrense tem os escalões todos, o Campomaiorense e o Estrela vão até aos juniores, Os Elvenses vão até aos juvenis. O Nisa só tem infantis e juvenis, têm apostado mais no futsal. O Benavilense desapareceu por completo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mwangaza, há 3 horas:

Como mexe aqui com a descida do Boavista?

A Oliveirense fica na 2ª Liga.

Se o Boavista não se inscrever na Liga 3 o seu lugar é ocupado pelo Marco.

E se não se inscrever no Camp. de Portugal deverá subir o Vila Meã.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 15 minutos:

E se não se inscrever no Pro Nacional ?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, Agora:

E se não se inscrever no Pro Nacional ?

Não conheço as regras da AF Porto

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 8 minutos:

Daqui a pouco andam a jogar MiniFootball Portugal

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 hora:

Engraçado como está aqui em prática as duas regras distintas usadas pela Liga e pela FPF.

Safa-se a Oliveirense e não o Belenenses; safa-se o Marco e não o Anadia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 5 horas:

É quem pagar mais ao careca

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 9 horas:

Engraçado como está aqui em prática as duas regras distintas usadas pela Liga e pela FPF.

Safa-se a Oliveirense e não o Belenenses; safa-se o Marco e não o Anadia.

Exato. E já tiveram tempo suficiente para compatibilizar os critérios.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim não subia ou se mantinha ninguém, a equipa ficava na liga em que estava e tinha 0 pontos contabilizados até ao final da época. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, Agora:

Para mim não subia ou se mantinha ninguém, a equipa ficava na liga em que estava e tinha 0 pontos contabilizados até ao final da época. 

Podemos sempre contar contigo para as soluções mais absurdas.

• Like 1
  • Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 2 minutos:

Podemos sempre contar contigo para as soluções mais absurdas.

Se todas as inscrições fechassem no mesmo dia era a solução mais óbvia, acontece noutros países (mais do leste e assim até porque o top-7/8 sem contar connosco) ou então ficaria na Segunda com perda de pontos. 1 dia de atraso nas provas para estar licenciado (-1 e por ai adiante) até ao dia/semana anterior do inicio da competição... Se aí ainda não estava licenciado, tinha 0 pontos e não podiam jogar.)

Nem a Oliveirense nem o Belenenses pertencem a segunda liga porque não o conseguiram em campo, porque têm de ser recompensados por isso ?  

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 31 minutos:

E uma equipa com um jogador expulso no fim do jogo deveria começar com 10 no próximo jogo! 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 27 minutos:

E uma equipa com um jogador expulso no fim do jogo deveria começar com 10 no próximo jogo! 

Na nossa liga pensei que todos começavam porque ao mal que jogam não é possível que haja 22 gajos naqueles campos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, Em 27/06/2025 at 13:45:

Exato. E já tiveram tempo suficiente para compatibilizar os critérios.

Com jeitinho tinham ajustado este ano e era mais uma subida na secretaria.

Fora de clubites, parece-me mais interessante a ideia de beneficiar uma equipa que quase subiu do que uma que desceu. Mas o que faz mesmo confusão são os critérios diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Com o coração apertado: Arronches e Benfica abdica do Campeonato de Portugal de Futebol

• Gabriel Nunes
  • 19-07-2025

O Sport Arronches e Benfica anunciou, este sábado, que não irá participar na edição 2025/26 do Campeonato de Portugal, uma decisão marcada por “enorme tristeza”, mas justificada pela necessidade de garantir a sustentabilidade financeira do clube.

Após uma época de grande sucesso — incluindo o 3.º lugar na Série C do Campeonato de Portugal 2024/25 — a direção enfrentou dificuldades em assegurar financiamento sólido, apesar das negociações com mais de uma dezena de investidores.

Com o objetivo de evitar riscos que comprometessem a estabilidade do projeto, a opção foi clara: dar prioridade à responsabilidade e futuro.

Desde o seu relançamento há quatro anos, o clube acumulou conquistas como o Campeonato Distrital, a Taça e Supertaça da AFP, além de duas presenças na Taça de Portugal e no Campeonato de Portugal. Mais do que resultados, o clube destaca o cumprimento rigoroso de todos os seus compromissos e o respeito pela identidade da região.

A direção deixou um agradecimento sentido aos parceiros e apoiantes, prometendo continuar a trabalhar com dedicação e a honrar os valores locais. “Este não é um adeus, mas sim um até já”, lê-se no comunicado, que termina com uma nota de esperança: “Voltaremos mais fortes.”

https://radioportalegre.pt/com-o-coracao-apertado-arronches-e-benfica-abdica-do-campeonato-de-portugal-de-futebol/

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chandler, há 12 minutos:

A SAD deu à sola, não?

Não faço a mínima ideia, nem sabia da notícia. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...