Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Futebol 25/26

Publicações recomendadas

Parece-me relativamente claro que o Mora não conta para a ala porque não dá a largura que o Farioli quer. Tem tendência a procurar os espaços interiores mais cedo no terreno e tenho sérias dúvidas da eficácia que teria a fazer o jogo posicional que o Farioli quer dos extremos.

A 9 também tenho dificuldades em imaginar porque é uma posição que neste esquema obriga a um trabalho físico e de profundidade onde o Mora tem virtualmente zero a oferecer.

É um tema complicado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Le God, há 2 horas:

Eu não disse que punha o Mora ali. Para mim o Mora neste sistema tinha que jogar na esquerda.

E se calhar era onde ele se sentiria mais confortável. Tenho pena que isso não aconteça.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Boas maltinha!
Alguém tem/arranja dois bilhetes para Tondela?

Uma ótima continuação a todos 😉

Editado por Gonçalo Almeida

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gonçalo Almeida, há 26 minutos:

Boas maltinha!
Alguém tem/arranja dois bilhetes para Tondela?

Uma ótima continuação a todos 😉

O @Diogo_CFBarranja, de borla.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Para o Mora há várias opções, mais ou menos complexas:

- Em 433 (41221): como extremo esquerdo que procura espaços interiores;

- Em 433 (41221): como falso avançado (falso 9);

- Em 4231: como extremo esquerdo que procura espaços interiores;

- Em 4231: na posição 10, atrás do avançado;

- Em 442 / 424: como segundo avançado.

Não é por falta de opções, há uns meses escrevi aqui (acho que foi aqui) que o Mora precisava de aprender, crescer e consolidar comportamentos em transição e organização defensivas, era notório. Foi precisamente nestes aspetos que o Farioli começou a trabalhá-lo. A alternativa seria qualquer uma das opções supra, com a equipa a ser construída à sua volta, o Mora e mais 10, e as óbvias implicações e sobrecargas que isso teria nos restantes 10.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de MichaelAndrews, há 1 hora:

Para o Mora há várias opções, mais ou menos complexas:

- Em 433 (41221): como extremo esquerdo que procura espaços interiores;

- Em 433 (41221): como falso avançado (falso 9);

- Em 4231: como extremo esquerdo que procura espaços interiores;

- Em 4231: na posição 10, atrás do avançado;

- Em 442 / 424: como segundo avançado.

Não é por falta de opções, há uns meses escrevi aqui (acho que foi aqui) que o Mora precisava de aprender, crescer e consolidar comportamentos em transição e organização defensivas, era notório. Foi precisamente nestes aspetos que o Farioli começou a trabalhá-lo. A alternativa seria qualquer uma das opções supra, com a equipa a ser construída à sua volta, o Mora e mais 10, e as óbvias implicações e sobrecargas que isso teria nos restantes 10.

O problema é que o Farioli não gosta de nenhuma dessas opções porque vai contra os fundamentos do sistema dele. Que são os fundamentos que explicam como é que ainda não sofremos quase golos nenhuns no campeonato, e que se traduzem em pontos e na liderança do campeonato.

P.ex ter o Mora a extremo esquerdo mais interior implica a) o lateral esquerdo subir muito mais e dar a largura nesse flanco (o que o Farioli odeia porque prefere ter os laterais muito conservadores e muito melhor posicionados para parar contra-ataques), b) teres o lateral direito do adversário mais solto porque o Mora não é brilhante no momento defensivo em que teria de o marcar, c) perderes a profundidade a atacar o espaço que o Borja dá naquela posição

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 1 minuto:

O problema é que o Farioli não gosta de nenhuma dessas opções porque vai contra os fundamentos do sistema dele. Que são os fundamentos que explicam como é que ainda não sofremos quase golos nenhuns no campeonato, e que se traduzem em pontos e na liderança do campeonato.

P.ex ter o Mora a extremo esquerdo mais interior implica a) o lateral esquerdo subir muito mais e dar a largura nesse flanco (o que o Farioli odeia porque prefere ter os laterais muito conservadores e muito melhor posicionados para parar contra-ataques), b) teres o lateral direito do adversário mais solto porque o Mora não é brilhante no momento defensivo em que teria de o marcar, c) perderes a profundidade a atacar o espaço que o Borja dá naquela posição

Certo, mas uma coisa é ter o extremo mais interior, outra é ter o extremo aberto a procurar o espaço interior. Seja como for, não obriga o lateral a subir mais porque pode ser o médio interior esquerdo a procurar o espaço exterior. De qualquer modo, continuo a afirmar que a partir do momento em que o Mora tenha mais capacidade de resposta nos momentos do jogo que referi (e nos quais tem vindo a treinar), terá muito mais impacto nesse flanco esquerdo, acho que tanto o jogador como a equipa beneficiam mais do Mora nessa posição do que como médio interior.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de MichaelAndrews, há 11 minutos:

Seja como for, não obriga o lateral a subir mais porque pode ser o médio interior esquerdo a procurar o espaço exterior.

Isso é uma opção, e de facto o Farioli incentiva muito os médios a caírem nas alas, mas para além de não ser o ideal, não resolve os outros problemas

Pá, acho que se o Farioli fosse usar o Mora na ala já o tinha feito. Ele vê-o sobretudo como um dos dois #8s, ponto.

Compartilhar este post

Link para o post

Também gostava de ver o Mora a partir da ala. Mas também acho que não vai acontecer. No pouco tempo em que o Gabri e o Mora coexistiram no onze, foi o Gabri que foi para a ala.

Em teoria funcionaria bem uma dinâmica à la James-Lucho com o Vítor Pereira. O problema é que o Mora não está ao nível do James, pelo menos ainda, e o único médio que tem capacidade para fazer esse papel é o Froholdt, o que provavelmente lhe retiraria outras valências. Tudo somado, o Farioli deve considerar que não justifica a alteração.

Compartilhar este post

Link para o post

O Melnichenka deve ir amanhã a jogo com o Vitória

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 4 horas:

E temos o Godinho no domingo.

Imagem

Em relação à nomeação: Foi intencional. Vamos ver se acontece.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 14 horas:

Imagem

Em relação à nomeação: Foi intencional. Vamos ver se acontece.

Ainda não vi esse programa, mas já é pelo menos a segunda vez que o Godinho lá vai.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, Agora:

Luuk de Jong deu cabo dos ligamentos do joelho.

Fds 

Compartilhar este post

Link para o post

Ora f*da-se. Um gajo com um registo físico impecável, nunca teve lesões graves na carreira e esta época isto. Coitado.

Obriga sem dúvida a recorrer ao mercado em janeiro ou recorrer à equipa B. 

Compartilhar este post

Link para o post

«Na sequência do episódio traumático divulgado no boletim clínico após o jogo contra o Estoril Praia (1-0), Luuk de Jong sofreu uma lesão parcial no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.O FC Porto informa que o atleta está entregue aos cuidados do Departamento de Saúde e deseja-lhe uma recuperação rápida e plena, reafirmando a total disponibilidade do Clube para acompanhar Luuk de Jong em todas as etapas deste processo»

Que m*rda fds. Pqp de azar. Fico f*dido.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda vai a tempo de ajudar esta época se a lesão for de um período semelhante ao anterior. 

Compartilhar este post

Link para o post

Que m*rda, logo agora que precisávamos dele. 

Duas lesões num curto espaço de tempo, coitado.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...