Petar Musa Publicado 15 Junho 2025 Para mim, 14 segundos é uma noite bem passada Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 15 Junho 2025 Citação de Petar Musa, há 2 minutos: Para mim, 14 segundos é uma noite bem passada É mais importante a turbulência nesses 14 segundos do que o tempo em si. Mas ninguém fala nisso. 2 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 15 Junho 2025 Precisamos que o captain alarmist faça um video novo para o Adriano perceber 3 Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 15 Junho 2025 Não sei se me rio mais do Su1 ou da incompreensão do Adriano 2 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 17 Junho 2025 Pessoal obcecado por aviões, acho que iam gostar de ver o primeiro episódio da segunda temporada de "Rehearsal"... Deviam ver tudo porque é bom, mas o início da segunda encaixa neste tópico muito bem Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 18 Junho 2025 Venho um bocado tarde, mas como é uma área que me toca particularmente decidi dar os meus cêntimos. Pessoas como o Captain Steeeve, o Mentour Pilot, o Lito ou o Cmdt Correia Guedes são extremamente bem-vindas e fazem imensa falta no espaço mediático. Precisamos de mais gente assim. Para além do conhecimento técnico que têm, conseguem explicar temas complexos de forma simples, acessível e sem perderem o rigor. Transformam assuntos mega aborrecidos ou demasiado técnicos em algo fácil de entender para o público em geral. Os verdadeiros alarmistas são os do costume, as CMTVs da vida com o dramatismo exagerado e as teorias da conspiração, ou as SICs com os tudólogos, que num dia comentam o conflito israelo-palestiniano e no outro estão com uma gravata diferente a explicar os protocolos de descolagem de um Boeing 787 (que em 10 takes conseguem falhar 9). Os vídeos deste pessoal sério são precisamente o oposto disso, informativos, bem fundamentados e com o objetivo de esclarecer, não de espalhar pânico. O que se está a discutir aí é claramente um título clickbait, só para atrair visualizações. Nada mais. E adivinhem... a vossa pasta de dentes também não foi recomendada por 9 em cada 10 dentistas. 2 Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 18 Junho 2025 Citação de Sandes., há 13 horas: Pessoal obcecado por aviões, acho que iam gostar de ver o primeiro episódio da segunda temporada de "Rehearsal"... Deviam ver tudo porque é bom, mas o início da segunda encaixa neste tópico muito bem Eu ainda estou de boca aberta com aquele episódio 3 e sem acreditar no último episódio Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 18 Junho 2025 Citação de xicantonio, há 1 hora: Eu ainda estou de boca aberta com aquele episódio 3 e sem acreditar no último episódio Eu ainda só vi 2, e estou apaixonado. Está a ser ainda melhor que a primeira temporada, e era uma barra difícil de ultrapassar Compartilhar este post Link para o post
migxstoper Publicado 18 Junho 2025 Citação de Sandes., há 4 horas: Eu ainda só vi 2, e estou apaixonado. Está a ser ainda melhor que a primeira temporada, e era uma barra difícil de ultrapassar Eu vi logo que só tinhas visto 1 para sugerires apenas o primeiro episódio 😅 Depois dá feedback quando chegares ao fim. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 19 Junho 2025 No Aviation Herald diz-se que, segundo as gravações já ouvidas, os pilotos seguiram as check-lists à risca, a cabine estava estéril. Pode indicar ter sido mesmo um problema do avião, o que acho muito estranho sinceramente. 2 motores não se apagam assim do nada Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 20 Junho 2025 Citação de xicantonio, Em 18/06/2025 at 11:49: Eu ainda estou de boca aberta com aquele episódio 3 e sem acreditar no último episódio Citação de migxstoper, Em 18/06/2025 at 17:38: Eu vi logo que só tinhas visto 1 para sugerires apenas o primeiro episódio 😅 Depois dá feedback quando chegares ao fim. Bruh O episódio 3 é o mais estranho, mas esta temporada está um absurdo. Não sei como vou domir (e voar amanhã num 737 lul) depois disto Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 27 Junho 2025 Dutch Pilot Girl Tem uns vídeos interessantes das tarefas dos pilotos numa viagem Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 8 Julho 2025 Aeroporto de Bergamo fechado porque uma pessoa foi sugada por um motor de um A319. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 8 Julho 2025 Citação de pedropb13, há 35 minutos: Aeroporto de Bergamo fechado porque uma pessoa foi sugada por um motor de um A319. Pela notícia não percebi se foi suicídio ou se o gajo queria fugir pelo trem de aterragem? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 8 Julho 2025 Citação de kareca, há 3 horas: Pela notícia não percebi se foi suicídio ou se o gajo queria fugir pelo trem de aterragem? Estava a fugir da policia Agora não percebo se, estava a fugir da policia a acabou ali, ou entrou ali e a policia foi atrás Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 8 Julho 2025 Citação de pedropb13, há 6 horas: Aeroporto de Bergamo fechado porque uma pessoa foi sugada por um motor de um A319. Quem nunca? Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 8 Julho 2025 Citação de antifa, há 29 minutos: Quem nunca? À gorda da minha turma chamavam-lhe "Tambor da Máquina de Lavar", motor de um A319 é que nunca. 2 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 9 Julho 2025 Air India crash investigation focuses on movement of engine fuel control switches Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 11 Julho 2025 Vi agora o vídeo do acidente em Bergamo. O gajo andava a passear na ramp à patrão, nem tinha assim ninguém atrás dele. Só se vê o pessoal de colete meio sem saber o que fazer. Tentou trepar o motor número 2 pelo lado, passou à frente dele, não aconteceu nada e depois foi a correr em direção ao número 1 de frente sendo instantaneamente sugado e cuspido. Dá até ideia que foi ele a saltar em direção às pás. Dentro da tragédia até é um mal menor para os mecânicos que vão ter que limpar o motor. Pensei que tivesse sido ingestão total. Já viste? @Petar Musa Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 11 Julho 2025 Citação de pedropb13, há 3 horas: Vi agora o vídeo do acidente em Bergamo. O gajo andava a passear na ramp à patrão, nem tinha assim ninguém atrás dele. Só se vê o pessoal de colete meio sem saber o que fazer. Tentou trepar o motor número 2 pelo lado, passou à frente dele, não aconteceu nada e depois foi a correr em direção ao número 1 de frente sendo instantaneamente sugado e cuspido. Dá até ideia que foi ele a saltar em direção às pás. Dentro da tragédia até é um mal menor para os mecânicos que vão ter que limpar o motor. Pensei que tivesse sido ingestão total. Já viste? @Petar Musa Não vi ainda. Mas se não for uma cena gráfica, envia-me sff. Caso contrário, sou um apaixonado por aviação, não por carne moída 😂 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 11 Julho 2025 On Jul 11th 2025 a reader made The Aviation Herald aware of a Service Bulletin released by General Electrics (the engine manufacturer) and the FAA: Service Bulletin FAA-2021-0273-0013 Attachment 2, which recommends the replacement of the MN4 microprocessor on ECU with respect to engine fuel and control stating: "This recommendation is to address a condition that may affect Flight Safety." The service bulletin further states: "Accumulated thermal cycles of the EEC with age causes the solder ball to fail." On Jul 12th 2025 (India time) the AAIB released their preliminary report (currently their servers are overloaded) stating that 19 people on the ground were killed, 241 on board of the aircraft, the surviving passenger received serious injuries and continuing: The thrust lever quadrant sustained significant thermal damage. Both thrust levers were found near the aft (idle) position. However, the EAFR data revealed that the thrust levers remained forward (takeoff thrust) until the impact. Both fuel control switch were found in the “RUN” position. (fig.13) The reverser levers were bent but were in the “stowed” position. The wiring from the TO/GA switches and autothrottle disconnect switches were visible, but heavily damaged. Flaps were firmly located in the 5 degrees takeoff position. The APU inlet door was found open. The RAT (Ram Air Turbine) was deployed in the initial takeoff immediately after takeoff. The aircraft started to lose altitude before crossing the airport perimeter wall. The AIB wrote: As per the EAFR data, the aircraft crossed the take-off decision speed V1 and achieved 153 kts IAS at 08:08:33 UTC. The Vr speed (155 kts) was achieved as per the EAFR at 08:08:35 UTC. The aircraft air/ground sensors transitioned to air mode, consistent with liftoff at 08:08:39 UTC. The aircraft achieved the maximum recorded airspeed of 180 Knots IAS at about 08:08:42 UTC and immediately thereafter, the Engine 1 and Engine 2 fuel cutoff switches transitioned from RUN to CUTOFF position one after another with a time gap of 01 sec. The Engine N1 and N2 began to decrease from their take-off values as the fuel supply to the engines was cut off. In the cockpit voice recording, one of the pilots is heard asking the other why did he cutoff. The other pilot responded that he did not do so. As per the EAFR data both engines N2 values passed below minimum idle speed, and the RAT hydraulic pump began supplying hydraulic power at about 08:08:47 UTC. As per the EAFR, the Engine 1 fuel cutoff switch transitioned from CUTOFF to RUN at about 08:08:52 UTC. The APU Inlet Door began opening at about 08:08:54 UTC, consistent with the APU Auto Start logic. Thereafter at 08:08:56 UTC the Engine 2 fuel cutoff switch also transitions from CUTOFF to RUN. When fuel control switches are moved from CUTOFF to RUN while the aircraft is inflight, each engines full authority dual engine control (FADEC) automatically manages a relight and thrust recovery sequence of ignition and fuel introduction. The EGT was observed to be rising for both engines indicating relight. Engine 1’s core deceleration stopped, reversed and started to progress to recovery. Engine 2 was able to relight but could not arrest core speed deceleration and re-introduced fuel repeatedly to increase core speed acceleration and recovery. The EAFR recording stopped at 08:09:11 UTC At about 08:09:05 UTC, one of the pilots transmitted “MAYDAY MAYDAY MAYDAY”. The ATCO enquired about the call sign. ATCO did not get any response but observed the aircraft crashing outside the airport boundary and activated the emergency response. At 08:14:44 UTC, Crash Fire Tender left the airport premises for Rescu Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 12 Julho 2025 Citação de toze2, há 6 horas: Supostamente foi intencional.. Só pode ter sido. Acho que no 787 fica debaixo do throttle. Tens mesmo que querer para lá chegar. Compartilhar este post Link para o post