Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Citação de Poeira, há 7 minutos:

Há uma estatística bem mais pesada que essa neste momento, e que é o resultado do jogo com o Porto em Alvalade. Jogar bem para atacar muito e marcar golos, e jogar bem para ganhar campeonatos são duas coisas distintas. E o Sporting joga bem para criar oportunidades de golo em volume, ninguém discute isso. Há até crescimento da equipa em alguns aspectos.

Acima de tudo, que a equipa não esteja apenas preparada para atacar e sobrecarregar o corredor central em todos os momentos. É bom para criar volume contra os Tondelas da vida, mas limita-nos muito a possibilidade de ter mais bola e controlar o jogo quando o nível sobe um bocadinho. 

Sem querer entrar em discussões passadas e de forma quase telegráfica, passa por retirar o lateral direito daquela posição "nem-nem" e fixá-lo como 3º central na saída de bola (não quer dizer que seja central em todas as fases do jogo). Abrir o extremo desse lado totalmente na largura, usar essa linha de 3 para dar mais segurança na transição defensiva, soltar um dos médios para fazer o que o LD faz agora (e para que possa saltar na pressão em terrenos mais adiantados), soltar o outro para chegar mais à frente com bola ou ter mais condições para cobrir o Maxi e apoiar o Inácio na esquerda quando perdemos a bola. Com estes posicionamentos, delimitar melhor a área em que o Trincão atua, anda muitas vezes demasiado afastado da baliza/no corredor lateral.

É um equilíbrio complicado de conseguir, mas neste momento continua a existir demasiado pendor ofensivo sem a devida compensação.

Estou 100% de acordo com o excesso de ligação de jogo pelo meio. Era algo que eu achava que fazia falta em outros anos, e quando resulta é muito perigoso para o adversário, mas agora parece que só tentam jogar por lá e nunca se explora largura e profundidade.

A parte do LD também algo que acho que não faz sentido nenhum. Neste momento o LD não é ala, nem central, nem médio. É um elemento quase inútil no 11 (a qualidade dos jogadores que lá têm atuado tambem não ajuda é um facto).

Em relação a esse posicionamento dos médios mais subidos ou abertos,  deixando os 3 defesas cá atrás, não continuariamos a ser descompensados na perda de bola e transição defensiva? Porque no fundo ficas com apenas 3 tal como agora (neste momento ficas geralmente com 2 defesas + 1 médio atrás).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rajnack, há 1 hora:

Estou 100% de acordo com o excesso de ligação de jogo pelo meio. Era algo que eu achava que fazia falta em outros anos, e quando resulta é muito perigoso para o adversário, mas agora parece que só tentam jogar por lá e nunca se explora largura e profundidade.

A parte do LD também algo que acho que não faz sentido nenhum. Neste momento o LD não é ala, nem central, nem médio. É um elemento quase inútil no 11 (a qualidade dos jogadores que lá têm atuado tambem não ajuda é um facto).

Em relação a esse posicionamento dos médios mais subidos ou abertos,  deixando os 3 defesas cá atrás, não continuariamos a ser descompensados na perda de bola e transição defensiva? Porque no fundo ficas com apenas 3 tal como agora (neste momento ficas geralmente com 2 defesas + 1 médio atrás).

Vai bater sempre na minha apreensão com esta forma de jogar, que é a capacidade de fazer mexer o bloco adversário. Chamar o adversário, empurrá-lo para trás quando necessário (o que fazemos bem, mas só fazemos isso), puxá-lo para um ou outro corredor.

Perdemos essa capacidade que pode não ser muito importante para defrontar adversários inferiores, mas que ganha preponderância quando a outra equipa tem um nível semelhante ou superior ao nosso.

Nem sequer falei no avançado, por exemplo. O Ioannidis é inferior ao Suárez, mas para mim pode dar mais à evolução colectiva desta equipa, porque sozinho também tem alguma capacidade de esticar o jogo e abrir mais espaços para a equipa trabalhar entre sectores.

A diferença está nos jogadores que ficam mais recuados. É diferente ter 3 defesas e um deles saltar da linha defensiva para sair na bola, ou ter 2 defesas e um médio, que quer dar coberturas aos colegas mais adiantados mas, ao mesmo tempo, vai ter receio de sair da zona central e deixar lá uma clareira. É a tal "prisão" do Hjulmand, que fica ali com um raio de acção limitado, quando é talvez o melhor da liga a recuperar bolas em terrenos adiantados e em identificar quando é que pode pressionar e forçar o erro.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 16 minutos:

portanto basicamente volta Ruben xau alheiras

acho que o ideal seria misturar um pouco dos dois.

Com o Ruben havia bastantes movimentos de rotura e procura da profundidade e jogávamos com os alas quase sempre colados à linha. Havia também muito mais combinações entre extremo e ala.
Mas por outro lado era raro tentarmos combinações rápidas pelo meio e muitas vezes andávamos tipo carrossel a tentar desmontar equipas muito fechadas. Também tinhamos uma equipa muito mais rígida em termos de posicionamentos. 

O que me parece que com o Ruben funcionava melhor (não tenho presente a 100%) era a pressão alta e recuperação rápida da bola e uma melhor transição defensiva, talvez por deixarmos os 3 centrais atrás e o Morten pressionar mais alto como o @Poeira estava a dizer.

Editado por Rajnack

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação ao ponto das combinações rápidas pelo meio, nos últimos 2 anos do Amorim isso estava bem mais evoluído, mas acho que era por teres o Gyokeres de uma forma livre em campo. A forma como ele se movimentava é que fazia os restantes jogadores trabalharem em função.

Com o Amorim tinhamos mais posse e capacidade de controlar os momentos do jogo, mas isso não significava que a equipa fosse evoluída nesse aspeto. De resto, era uma equipa com muitas dificuldades em segurar vantagens nos últimos minutos. Padrão que ainda hoje temos, e que se calhar diz muito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de del9y, há 1 hora:

João Simões sai lesionado dos Sub-21...

Do que aí está aparentemente até já vinha lesionado do Sporting porque o Rui Borges referiu esse tema do pé esquerdo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 1 hora:

Parece que o desejo do @Poeira vai acontecer mais cedo do que mais tarde 😅

Não tenho nada contra o miúdo, se ele conseguir "empurrar" a equipa para aquilo que referi, por mim pode ser titular a época inteira.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 40 minutos:

acham que o Cristiano ainda dava uma perninha?

Tópico abaixo sff

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 45 minutos:

manco como ele é atualmente, uma perninha é mesmo na mouche no que ele poderia oferecer

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 2 horas:

ADN de Leão com o CR7 e o Trump ❤️ 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 20 minutos:

Varandas on fire 😍

Eleições é já em março 

Menos de 85% é derrota

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 25 minutos:

Varandas on fire 😍

Empate/derrota no próximo jogo portanto. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 33 minutos:

Varandas on fire 😍

Não gostei 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 52 minutos:

Empate/derrota no próximo jogo portanto. 

Contra o Marinhense?

Era despedir a equipa inteira

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 hora:

Não gostei 

Concordo que não devia ter participado na Calimerice dos outros. 

No entanto, o que disse do Rui Borges é o que tenho vindo a dizer a algum tempo. Fica bem em defender o mister

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JPB, há 31 minutos:

Contra o Marinhense?

Era despedir a equipa inteira

Então por isso é que ele se esticou. Tá com as costas quentes 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...