Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
lastdance

PC para jogar, ouvir reggae e ver filmes de fado em 4k

Publicações recomendadas

Citação de lastdance, há 6 minutos:

depende dos jogos. jogos muito mexidos é complicado o 4k. Acho que só joguei bg3 e lol em 4k. Fora jogos de cartas e assim. Joguei o hollow knight e khazan mas tavam a registar mal em 4k, os 2.

Ja comecei a ver gpus porque parece que ja estamos no final de outubro e só devo conseguir montar o pc no início de novembro. Por motivos contabilísticos tenho que comprar este ano.

que gpu metiam nesse setup @Claudiojp @Mica? prefiro nvidia. A primeira escolha seria obviamente a 5090 mas tem 2 milhares de razões que são entrave provavelmente. tenho de ver como encaixa nas contas da contabilidade, mas duvido que me compense.

Já não tens a 6800 XT?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 7 minutos:

Já não tens a 6800 XT?

tenho mas quero fazer upgrade. Acho que vai dar bottleneck ao cpu

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 25 minutos:

depende dos jogos. jogos muito mexidos é complicado o 4k. Acho que só joguei bg3 e lol em 4k. Fora jogos de cartas e assim. Joguei o hollow knight e khazan mas tavam a registar mal em 4k, os 2.

Ja comecei a ver gpus porque parece que ja estamos no final de outubro e só devo conseguir montar o pc no início de novembro. Por motivos contabilísticos tenho que comprar este ano.

que gpu metiam nesse setup @Claudiojp @Mica? prefiro nvidia. A primeira escolha seria obviamente a 5090 mas tem 2 milhares de razões que são entrave provavelmente. tenho de ver como encaixa nas contas da contabilidade, mas duvido que me compense.

Não me sinto qualificado para dar conselhos sobre gráficas desse gabarito, perco mesmo a noção do valor intrínseco que tem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 6 minutos:

Não me sinto qualificado para dar conselhos sobre gráficas desse gabarito, perco mesmo a noção do valor intrínseco que tem.

deverá ser entre 5070 ti e 5080

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 8 horas:

deverá ser entre 5070 ti e 5080

vi no reddit que recomendam a 5080 para este tipo de cpu e board. tenho que ir checkando os preços para tentar sacar bom negócio. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 10 horas:

vi no reddit que recomendam a 5080 para este tipo de cpu e board. tenho que ir checkando os preços para tentar sacar bom negócio. 

Para o que tens, obviamente a 5080.

Pensei que estavas a pedir recomendações para a 5090 ou equivalente. Eu aí não me meto, para mim são gráficas feitas para um nicho que está disposto a pagar dinheiro a mais por 5%/10% extra de performance (que às tantas nem vão notar).

E pior: quando sair uma nova série (RTX6000), a 5090 vai ficar tão desatualizada como a 5080. Vou dar o exemplo da série 3000. A 3080 saiu com um MSRP de 700 USD, a 3090 de 1500USD. Custava mais do dobro, mas nem na altura conseguias o dobro da performance (lol, se calhar nem 20% mais), nem agora consegues notar diferença significativa. Em 2025 metes um jogo pesado com gráficos no máximo em 4K e borram-se as duas.

São gráficas para extravagâncias. E punha as xx80 Ti no mesmo pacote. É preferível comprares a xx70 Ti ou a xx80 normal de 3 em 3 anos, poupas dinheiro e estás sempre na crista da onda em todos os sentidos.

Editado por Mica
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveito aqui este topico que esta mais mexido. 

No trabalho tenho um pc que "herdei" quando comprei o gabinete o ano passado. Tem estas configs. 

Processador: intel i3-4170 @3.70GHz

Memoria: 4Go

Grafica: Intel 4400 - 113MB

Disco: 224GB SSD

Utilizo isto para fazer pesquisas e vir ao cmpt quando me faltam pacientes e para rodar o programa onde marco os pacientes e faço todo o trabalho admnistrativo. 

Acontece que uma vez por me^s o computador nao quer funcionar, uma lentidao extrema, impossivel de utilizar, hoje so ficou mais ou menos funcional apos ter feito pela 5a vez restart e quando tenho facturaçao a fazer de um paciente, nao tenho tempo para esperar 10 minutos que o computador funcione.

Do que é que eu preciso? é so comprar RAM? 

Como perceberam, nao percebo um crl disto. 

Editado por Jimpo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 8 horas:

Aproveito aqui este topico que esta mais mexido. 

No trabalho tenho um pc que "herdei" quando comprei o gabinete o ano passado. Tem estas configs. 

Processador: intel i3-4170 @3.70GHz

Memoria: 4Go

Grafica: Intel 4400 - 113MB

Disco: 224GB SSD

Utilizo isto para fazer pesquisas e vir ao cmpt quando me faltam pacientes e para rodar o programa onde marco os pacientes e faço todo o trabalho admnistrativo. 

Acontece que uma vez por me^s o computador nao quer funcionar, uma lentidao extrema, impossivel de utilizar, hoje so ficou mais ou menos funcional apos ter feito pela 5a vez restart e quando tenho facturaçao a fazer de um paciente, nao tenho tempo para esperar 10 minutos que o computador funcione.

Do que é que eu preciso? é so comprar RAM? 

Como perceberam, nao percebo um crl disto. 

4GB de RAM. 🤣🤣🤣🤣🤣

Nem sei como consegues abrir o browser para vir aqui. 🤣

Tens de abrir isso e ver quantos slots de RAM tens disponíveis. Ou dizer-nos o modelo do computador.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 12 horas:

4GB de RAM. 🤣🤣🤣🤣🤣

Nem sei como consegues abrir o browser para vir aqui. 🤣

Tens de abrir isso e ver quantos slots de RAM tens disponíveis. Ou dizer-nos o modelo do computador.

😅

tem mais uma slot de RAM. 

O que é que precisas mais em termos de "modelo de computador"? 

Nom du périphérique    BUREAU
Processeur    Intel(R) Core(TM) i3-4170 CPU @ 3.70GHz   3.70 GHz
Mémoire RAM installée    4,00 Go (3,87 Go utilisable)
Stockage    224 GB SSD CT240BX500SSD1
Carte graphique    Intel(R) HD Graphics 4400 (113 MB)
ID de périphérique    83E8BC00-0A25-4959-B522-3B783FD41552
ID de produit    00326-00770-04581-AAOEM
Type du système    Système d’exploitation 64 bits, processeur x64
Stylet et fonction tactile    La fonctionnalité d’entrée tactile ou avec un stylet n’est pas disponible sur cet écran

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 22 horas:

Do que é que eu preciso? 

De um pc novo

• Haha 5
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de vidz, há 1 hora:

De um pc novo

Citação de Claudiojp, há 4 minutos:

@Jimpo

Acho que é mesmo isto. Esse PC tem 11 anos. 😅

Ando a evitar. Isto é so mesmo para correr o programa onde coloco as sessoes, os novos pacientes, as prescripçoes medicas e a facturaçao. O resto é acessorio. 

Nao valera a pena arriscar 30€ em ram? 

Se nao, um computador a "400€ da Worten" chega para ficar bem por quantos anos tendo em conta o que faço? Como disse, nao é para jogar nada. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 32 minutos:

Vocês sabiam que a NASA foi à lua e voltou a primeira vez com 2kb de RAM?

4gb é mais que suficiente, mete um ubuntu nisso e fica novo @Jimpo

Se o programa rodar em Linux, this is the way. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 21 horas:

Vocês sabiam que a NASA foi à lua e voltou a primeira vez com 2kb de RAM?

4gb é mais que suficiente, mete um ubuntu nisso e fica novo @Jimpo

Tá bem. No tempo dos meus avós as casas também se compravam por uma sandes de torresmos e um sumol, não quer dizer que agora seja assim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 1 hora:

Tá bem. No tempo dos meus avós as casas também se compravam por uma sandes de torresmos e um sumol, não quer dizer que agora seja assim.

oh Claudio o linux dá uma vida nova aos computadores velhos, não tem um monte de m*rda a correr que metem lá nos windows. Correm entre 512MB a 2GB de ram, atualmente o windows só corre bem com quanto?  8gb de ram?

tenho o meu computador pessoal já desde 2019 praí, corre como se fosse novo, nunca teve problemas com telas azuis do windows

e antes disso tive um computador para aí desde 2008, que ainda deu para as curvas lá até 2018 com um ubuntu, até comprrar o meu mais recente. E ainda fez de servidor quando andava a brincar com isso

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente o Linux não resolve tudo, porque hoje em dia corremos verdadeiras aplicações dentro do browser, aplicações essas que consomem recursos de CPU e memória como gente grande.

Agora, se o uso for para uns programas locais e a ocasional ida a um site do estado qualquer, então qualquer Linux nisso ajuda e muito, desde que com um ambiente gráfico amigável para essa placa gráfica miserável.

Vê se as aplicações que corres são compatível aqui: https://www.winehq.org/. Se for, instala o Xubuntu 24.04, habitua-te ao Firefox (consome menos recursos que o Chrome) e desfruta.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Se continuarem a falar de linux, vou pedir para apagarem o tópico.

@Jimpo eu acho que esse PC se não tivesse o ssd, havia era um dia por mês que funcionava. Devias investir num novo, mas esse pc foi um campeão.

Ainda não chegaram as minhas peças todas, mil stresses. Apoio ao cliente da pcdiga é inexistente, não recomendo.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Entretanto, nao é porque nao acredite em voces e que vossa opiniao nao importe, mas acabei por gastar 30€ em ram, estou agora com 16GB e parece que tenho outro computador.

Esta a funcionar corretamente e penso que ganhei mais um/dois anos de vida sem ter de gastar dinheiro num PC.

obrigado! 

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Entretanto, nao é porque nao acredite em voces e que vossa opiniao nao importe, mas acabei por gastar 30€ em ram, estou agora com 16GB e parece que tenho outro computador.

Esta a funcionar corretamente e penso que ganhei mais um/dois anos de vida sem ter de gastar dinheiro num PC.

obrigado! 

Como assim não quiseste abandonar um sistema operativo que conhecias e usavas diariamente, trocando para um com fama de ser complicado de aprender para noobs e com várias restrições de software?

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., Agora:

Como assim não quiseste abandonar um sistema operativo que conhecias e usavas diariamente, trocando para um com fama de ser complicado de aprender para noobs e com várias restrições de software?

O truque é nunca levar o @Plagio o Original a sério. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 13 horas:

obrigado! 

ya por 30e foi boa decisão

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 20 horas:

obrigado! 

Se funciona, bacano.

Mas não te livras de ter de trocar no futuro ahah.

Compartilhar este post

Link para o post

e já agora, para instalar novas peças/mexer no computador, para quem não tem mesmo jeitinho para isto, é melhor ficar quieto ou fazer como tenho feito e levar a uma loja e eles tratam de instalar tudo?

sempre poupava alguma coisa

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...