Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
lastdance

PC para jogar, ouvir reggae e ver filmes de fado em 4k

Publicações recomendadas

Citação de John Bonifácio, há 1 hora:

Era mais pelo suporte ddr5. Não queria ter de trocar daqui a uns anos. Até porque emparelhar uma gráfica de nova geração com uma RAM da gen anterior é potencial bottleneck, não achas?

Eu tenho DDR4, não diria bottleneck se for uma boa DDR4. Até acho que acaba por interessar mais a latência e a velocidade (MHz) do que se é DDR4 ou DDR5. Mas concorco que em 2025 tudo o que não seja DDR5 é inaceitável, a não ser que estejamos a falar de um orçamento muito baixo.

Quando fiz o meu emparelhei com um Ryzen 5 3600. Por ser (na altura) um chipset bastante recente, permitiu-me dar o salto para o Ryzen 7 de 5ª geração e ter RAM 3200MHz (que não era um standard na altura - era 2400MHz).

Mas se a preocupação é ter a RAM a degradar a performance do sistema, diria para não estares preocupado.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho a B650E-F @John Bonifácio e a preocupação foi precisamente estar na nova geração. Convém dizer que está mais cara agora do que há 2 anos. Aliás, praticamente todos os componentes do pc encareceram.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 6 horas:

E está muito bom por 1100€, mas confesso que pensei que ficaria mais barato. Fiz contas por alto. Daí talvez se possa trocar a gráfica por uma de gen anterior em promoção, e claro, passar de 32GB para 16GB de RAM. Mas mesmo isso leva-te para os 950/1000€, dificilmente menos.

O upgrade mais insignificante que fiz em toda a minha vida foi passar de 16GB para 32GB de RAM. Absolutamente zero diferenças como gamer, sem exagerar. De qualquer forma, eu sou um peasant gamer ainda nos 1080p, talvez faça diferença com resoluções maiores.

O mais pesado que tenho atualmente é o F1 25, que jogo em Ultra 1080p com Ray Tracing @60fps. A diferença de performance é inexistente até no loading, onde pensei que ia fazer muita diferença (o jogo demora para crl só para ligar, tenho um Ryzen 7 5700X e um SSD 980Pro). Devo dizer que toda esta demora até chegar ao menu foi a razão pela qual perdi o amor a uns trocos e comprei mais 16GB de memória - nada mudou.

Pus uma fonte modular, podia ter optado por uma normal que ficava mais barata, a board também tem Wifi, sem Wifi deve ser menos 50 paus, por aí.

As RAMs é que estão caras, e os CPUs também.

É comparar com o que montei em Abril de 2020. O monitor não conta que já o tinha, um pc equivalente na altura que me custou menos de 1000€. Aliás, a gráfica até seria equivalente a uma 9070 XT agora, mas andam caríssimas.

image.thumb.png.5cdd6cfdff89d2e98ba2ace9622b7318.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 10 horas:

Pus uma fonte modular, podia ter optado por uma normal que ficava mais barata, a board também tem Wifi, sem Wifi deve ser menos 50 paus, por aí.

As RAMs é que estão caras, e os CPUs também.

É comparar com o que montei em Abril de 2020. O monitor não conta que já o tinha, um pc equivalente na altura que me custou menos de 1000€. Aliás, a gráfica até seria equivalente a uma 9070 XT agora, mas andam caríssimas.

image.thumb.png.5cdd6cfdff89d2e98ba2ace9622b7318.png

Eu antigamente achava ridículo comprar uma MB com Wi-Fi, agora seria na hora. Acabei por gastar muito mais numa powerline quando tive de mudar de casa. E sim, podia meter uma placa wi-fi mas não queria ter mais slots ocupados.

A 5700XT é (era) vida, era a que tinha antes de trocar para a 9060XT. Infelizmente comprei uma muito barulhenta na altura, agora tenho a Sapphire Nitro+ (não é uma recomendação de compra porque é mais cara que as outras, mas f*da-se faz tanto barulho como um carro elétrico mesmo em heavy load)

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 18 minutos:

Eu antigamente achava ridículo comprar uma MB com Wi-Fi, agora seria na hora. Acabei por gastar muito mais numa powerline quando tive de mudar de casa. E sim, podia meter uma placa wi-fi mas não queria ter mais slots ocupados.

Fiz a mesma asneira e não foi assim há tanto tempo (quase 2 anos). 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 13 horas:

Tenho a B650E-F @John Bonifácio e a preocupação foi precisamente estar na nova geração. Convém dizer que está mais cara agora do que há 2 anos. Aliás, praticamente todos os componentes do pc encareceram.

Uma dessas está entre os 230€ e os 290€. Por esses valores consegues uma B670E ou uma X870.

Não faz sentido quando há alguns modelos da B850 bem jeitosos por +/-150€. Para quem se contentar com um 7600x, por exemplo, não precisa de mais do que isso, pelo que entendo- e já fica muito bem servido.

Editado por John Bonifácio
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 19 horas:

E está muito bom por 1100€, mas confesso que pensei que ficaria mais barato. Fiz contas por alto. Daí talvez se possa trocar a gráfica por uma de gen anterior em promoção, e claro, passar de 32GB para 16GB de RAM. Mas mesmo isso leva-te para os 950/1000€, dificilmente menos.

O upgrade mais insignificante que fiz em toda a minha vida foi passar de 16GB para 32GB de RAM. Absolutamente zero diferenças como gamer, sem exagerar. De qualquer forma, eu sou um peasant gamer ainda nos 1080p, talvez faça diferença com resoluções maiores.

O mais pesado que tenho atualmente é o F1 25, que jogo em Ultra 1080p com Ray Tracing @60fps. A diferença de performance é inexistente até no loading, onde pensei que ia fazer muita diferença (o jogo demora para crl só para ligar, tenho um Ryzen 7 5700X e um SSD 980Pro). Devo dizer que toda esta demora até chegar ao menu foi a razão pela qual perdi o amor a uns trocos e comprei mais 16GB de memória - nada mudou.

eu acho que meteres um disco mais rápido fazia mais diferença do que a ram, mas não conheço esse jogo, não sei o que faz no loading.

Citação de saidex, há 2 horas:

Fiz a mesma asneira e não foi assim há tanto tempo (quase 2 anos). 

eu também. podes meter a peça que custa 10e serve para o próximo pc. mas quem tem gatos, as antenas não duram esse tempo todo.

Citação de John Bonifácio, há 59 minutos:

Uma dessas está entre os 230€ e os 290€. Por esses valores consegues uma B670E ou uma X870.

Não faz sentido quando há alguns modelos da B850 bem jeitosos por +/-150€. Para quem se contentar com um 7600x, por exemplo, não precisa de mais do que isso, pelo que entendo- e já fica muito bem servido.

eu se não fosse meter cpu de gama alta, iria sempre para uma 50. A menos que precises mesmo de alguma coisa da 70. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 15 minutos:

eu acho que meteres um disco mais rápido fazia mais diferença do que a ram, mas não conheço esse jogo, não sei o que faz no loading.

eu também. podes meter a peça que custa 10e serve para o próximo pc. mas quem tem gatos, as antenas não duram esse tempo todo.

eu se não fosse meter cpu de gama alta, iria sempre para uma 50. A menos que precises mesmo de alguma coisa da 70. 

Não sei o que faz, mas é da EA, de alguma forma os jogos deles tem sempre um problema qualquer

O meu disco é bastante rápido, o 980Pro NVM PCIe4.0. Nem quero imaginar o tempo para carregar num SSD normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho uma 2070 super e para aquilo que eu jogo (max 1080p) acho que deve aguentar 3 anitos sem grandes problemas, mas estou a pensar em trocar o ryzen 5 3600 por algo melhor. 

Alguma dica? Uma B450 gaming plus aceita um ryzen de uma geração mais recente?  Eu até estava a pensar trocar a MB e o processador para não me preocupar durante uns anos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Revolution_07, há 3 horas:

Eu tenho uma 2070 super e para aquilo que eu jogo (max 1080p) acho que deve aguentar 3 anitos sem grandes problemas, mas estou a pensar em trocar o ryzen 5 3600 por algo melhor. 

Alguma dica? Uma B450 gaming plus aceita um ryzen de uma geração mais recente?  Eu até estava a pensar trocar a MB e o processador para não me preocupar durante uns anos. 

Podes colocar um Ryzen 7 5800X, é um upgrade interessante ao Ryzen 5 3600 e já se arranja por 150€

Eu passei do 3600 para o 5700X e notei algumas diferenças com os setups estúpidos de FM que faço, que levam umas 30 ligas e 150000+ jogadores.

Antes do upgrade vê se tens o firmware (BIOS) da motherboard atualizado.

Editado por Mica
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 11 horas:

A 5700XT é (era) vida, era a que tinha antes de trocar para a 9060XT. Infelizmente comprei uma muito barulhenta na altura, agora tenho a Sapphire Nitro+ (não é uma recomendação de compra porque é mais cara que as outras, mas f*da-se faz tanto barulho como um carro elétrico mesmo em heavy load)

Eu não preciso, tenho cabo ethernet no sótão, só tenho de montar o tp-link que tenho ali guardado para depois distribuir por PS3, PS4 e PC, que neste momento as consolas estão por Wifi e aqui tenho pouca rede, para sacar cenas é uma eternidade.

A minha 5700 XT só teve um problema, stuttering em certos jogos, mas acho que é/era do monitor que agora está como secundário. Desde que mudei para o 2k que tenho nunca mais aconteceu. Agora queria ver se fazia um upgrade mais a sério e acho que vou começar por uma 9060 XT como tu. Futuramente seria o CPU, mas provavelmente já para AM5, o que iria implicar trocar board e RAM também. Espero que a PSU dê, não tem os pins novos mas penso que as gráficas trazem adaptador para esses casos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 38 minutos:

Eu não preciso, tenho cabo ethernet no sótão, só tenho de montar o tp-link que tenho ali guardado para depois distribuir por PS3, PS4 e PC, que neste momento as consolas estão por Wifi e aqui tenho pouca rede, para sacar cenas é uma eternidade.

A minha 5700 XT só teve um problema, stuttering em certos jogos, mas acho que é/era do monitor que agora está como secundário. Desde que mudei para o 2k que tenho nunca mais aconteceu. Agora queria ver se fazia um upgrade mais a sério e acho que vou começar por uma 9060 XT como tu. Futuramente seria o CPU, mas provavelmente já para AM5, o que iria implicar trocar board e RAM também. Espero que a PSU dê, não tem os pins novos mas penso que as gráficas trazem adaptador para esses casos.

Só não te esqueças de optar pela de 16GB, pelo que li faz uma diferença grande para a de 8GB de 1440p para cima ou mesmo 1080p em alguns jogos.

Eu já tinha recebido uma red flag no Forza Horizon 5, quando a meio do jogo recebo um warning a dizer que a VRAM estava quase cheia, isto quando tinha a 5700XT. Por essa razão nunca compraria outra de 8GB em 2025.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 minuto:

Só não te esqueças de optar pela de 16GB, pelo que li faz uma diferença grande para a de 8GB de 1440p para cima ou mesmo 1080p em alguns jogos.

Eu já tinha recebido uma red flag no Forza Horizon 5, quando a meio do jogo recebo um warning a dizer que a VRAM estava quase cheia, isto quando tinha a 5700XT. Por essa razão nunca compraria outra de 8GB em 2025.

Sim sim, para ficar igual mantinha esta.

Compartilhar este post

Link para o post

E um upgradezinho ao meu 9700k, @Mica @Claudiojp? Queria aproveitar a RAM que tenho (DDR4 32GB CL16 3600) para poupar uns trocos e comprar só cpu + mobo. Estou a pensar num 13600k (ou kf, indiferente) usado, mas se arranjar um 12700k, 12900k ou 13700k também pondero. Também posso passar para AMD, desde que a RAM não limite a performance. Sobre os cpu's da AMD pouco ou nada sei, já me perdi completamente por ter ficado uns tempos afastado de hardware. 

Em relação à gráfica a minha 6800 aguenta bem, principalmente porque ainda estou a 1080p 180hz e não tenciono passar para 1440p em breve. Até tenho um monitor 1440p 144hz, mas quando experimentei não achei grande piada e agora serve de segundo monitor para o portátil.

EDIT: Não sei até que ponto a situação dos cpu's malucos da 13 e 14ª geração da Intel deve deixar-me preocupado. Não consigo perceber se é algo que de facto acontece bastantes vezes ou em casos muito específicos com combinações de hardware.

Editado por vidz

Compartilhar este post

Link para o post

Estou completamente fora dela em relação aos CPUs da Intel já, portanto posso recomendar AMD, mas a nova gen e a anterior já levam DDR5 de RAM, logo terias de fazer também o upgrade.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de vidz, há 2 horas:

E um upgradezinho ao meu 9700k, @Mica @Claudiojp? Queria aproveitar a RAM que tenho (DDR4 32GB CL16 3600) para poupar uns trocos e comprar só cpu + mobo. Estou a pensar num 13600k (ou kf, indiferente) usado, mas se arranjar um 12700k, 12900k ou 13700k também pondero. Também posso passar para AMD, desde que a RAM não limite a performance. Sobre os cpu's da AMD pouco ou nada sei, já me perdi completamente por ter ficado uns tempos afastado de hardware. 

Em relação à gráfica a minha 6800 aguenta bem, principalmente porque ainda estou a 1080p 180hz e não tenciono passar para 1440p em breve. Até tenho um monitor 1440p 144hz, mas quando experimentei não achei grande piada e agora serve de segundo monitor para o portátil.

EDIT: Não sei até que ponto a situação dos cpu's malucos da 13 e 14ª geração da Intel deve deixar-me preocupado. Não consigo perceber se é algo que de facto acontece bastantes vezes ou em casos muito específicos com combinações de hardware.

Acho que o 9700K já merecia uma reforma, sim.

Em relação a Intel, estou um bocado à nora, mas não é difícil de imaginar que o 13700k é boa máquina. Segundo o Geekbench, tem uma performance próxima ao Ryzen 7 7700X, por isso é bom processador.

Suporta DDR4, mas atenção à board, imagino que a maioria só suporte DDR5.

Se fores para AMD, tens o tal 7700X já mencionado.

Citação de Rōnin, há 20 minutos:

image.thumb.png.be26a915b667f5231edc063f5c059985.png

aproveitando o tópico, que recomendam para fazer um update disto

Eu era menino para atualizar a gráfica para uma 9060XT 16GB e arranjar um 10700 usado (com ou sem K, o que for mais barato). Assim pagas uma ninharia por um processador bem mais capaz e tens uma gráfica moderna. Os 16GB de RAM chegam e sobram.

ISto assumindo que não estás para gastar mais que 450/500€ num upgrade em condições, e que queres espremer ao maximo o que tens atualmente.

A 1070 é demasiado antiga, isso é um autêntico bottleneck.

Editado por Mica
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 2 horas:

Eu era menino para atualizar a gráfica para uma 9060XT 16GB e arranjar um 10700 usado (com ou sem K, o que for mais barato). Assim pagas uma ninharia por um processador bem mais capaz e tens uma gráfica moderna. Os 16GB de RAM chegam e sobram.

ISto assumindo que não estás para gastar mais que 450/500€ num upgrade em condições, e que queres espremer ao maximo o que tens atualmente.

A 1070 é demasiado antiga, isso é um autêntico bottleneck.

A ideia era mesmo essa, à volta de 500 ou isso.

Depois daí, estamos a falar de ganhos irrisórios, de pessoal super investido que quer 4k 1000fps com RT no máximo, VR ligado com boneca insuflável ao lado, não? Nada contra. Também deve ser bom para o FM.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 15 minutos:

A ideia era mesmo essa, à volta de 500 ou isso.

Depois daí, estamos a falar de ganhos irrisórios, de pessoal super investido que quer 4k 1000fps com RT no máximo, VR ligado com boneca insuflável ao lado, não? Nada contra. Também deve ser bom para o FM.

Não sei se seriam ganhos irrisórios. O Core i7 10700 (10ª geração) é inferior a um Core i5 de 13ª geração (a atual). Por isso é possível que ele seja um ligeiro bottleneck à 9060XT. Mas por 500€ (até menos) não existe upgrade mais fácil e óbvio que este.

E sim, deve ser o suficiente para jogar jogos modernos com gráficos em condições.

Se comprares o 10700 no OLX ou Vinted, evita pagar mais de 100€, não acho que valha mais que isso. O 10700K também não pagaria mais que 110/120€, e já a esticar.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 33 minutos:

Não sei se seriam ganhos irrisórios. O Core i7 10700 (10ª geração) é inferior a um Core i5 de 13ª geração (a atual). Por isso é possível que ele seja um ligeiro bottleneck à 9060XT. Mas por 500€ (até menos) não existe upgrade mais fácil e óbvio que este.

E sim, deve ser o suficiente para jogar jogos modernos com gráficos em condições.

Se comprares o 10700 no OLX ou Vinted, evita pagar mais de 100€, não acho que valha mais que isso. O 10700K também não pagaria mais que 110/120€, e já a esticar.

Para uma experiência 4K/60fps por exemplo, seria preciso subir uns níveis acima do que recomendaste? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 24 minutos:

Para uma experiência 4K/60fps por exemplo, seria preciso subir uns níveis acima do que recomendaste? 

A CPU fica muito curta, a própria 9060XT não é exatamente para 4K/60

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 34 minutos:

Fado em 4k deve ser fixe

Ai não

241002_ana-2-e1727862508797-719x1080.jpg

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, Em 22/10/2025 at 12:09:

image.thumb.png.be26a915b667f5231edc063f5c059985.png

aproveitando o tópico, que recomendam para fazer um update disto

Como disse o @Mica, gráfica. Mete uma 9060 XT.

O processador epa também podes procurar os série 11 que têm o mesmo socket. Não faço ideia dos preços.

Ou então olha, deixa ficar e junta para um upgrade mais a sério para um atual, mais a board e RAMs.

Editado por Claudiojp
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 22 horas:

depende dos jogos. jogos muito mexidos é complicado o 4k. Acho que só joguei bg3 e lol em 4k. Fora jogos de cartas e assim. Joguei o hollow knight e khazan mas tavam a registar mal em 4k, os 2.

Ja comecei a ver gpus porque parece que ja estamos no final de outubro e só devo conseguir montar o pc no início de novembro. Por motivos contabilísticos tenho que comprar este ano.

que gpu metiam nesse setup @Claudiojp @Mica? prefiro nvidia. A primeira escolha seria obviamente a 5090 mas tem 2 milhares de razões que são entrave provavelmente. tenho de ver como encaixa nas contas da contabilidade, mas duvido que me compense.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...