Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Canais de Desporto: SportTV, DAZN e Canal 11

Publicações recomendadas

1 hora atrás, Black Hawk disse:

Antes tinha acesso a quase todos os jogos que quisesse apenas com a subscrição da Sport TV. Agora, para ter acesso ao mesmo, tenho a mesma subscrição da Sport TV, teria de subscrever a BTV e um terceiro canal, pagando bem mais do que antes.

Como se não bastasse, o acesso ao conteúdo é através da Internet por stream, sendo que uma fatia ainda bem significativa da população não tem acesso a Fibra e não terão modo de ver os jogos com a qualidade de antes e sem quebras.

Estava bastante satisfeito com o monopólio vigente. Por mim podia continuar para sempre. Mas não, agora é que está bom. Uma maravilha.

É que muita gente esquece-se que nem todos vivem em cidades e a Fibra não chega a todos. Há malta, como eu, que têm 2 a 3 mbps num dia bom e sem qualquer chance de melhorias até chegar a Fibra, sendo que isso pode acontecer lá para 2030. É muito bonito defender o streaming para se verem jogos, mas Portugal não está minimamente preparado para uma massificação disto. Pensem também nos outros.

Isto faz lembrar quando a liga portuguesa foi para um operador privado e as pessoas se queixaram que não podiam pagar esse luxo para ver a bola, que somos um dos países mais pobres da europa, etc.

Com o tempo as pessoas paparam.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu preferia como antes, tudo na Sporttv e siga. Preço bem razoável para o conteúdo, assim é lixado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que é melhor haver concorrência e assim acabou-se o monópolio da SportTV, a ver se vão repensar e meter um pacote a um melhor preço tendo em conta o conteúdo que perderam esta época. 

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é mais que óbvio. Mas como disseste e bem, a SportTV para o conteúdo que tinha, não era caro.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Benfica tem o azar de cair para a Liga Europa, então nem se fala de preços.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, kareca disse:

Isto faz lembrar quando a liga portuguesa foi para um operador privado e as pessoas se queixaram que não podiam pagar esse luxo para ver a bola, que somos um dos países mais pobres da europa, etc.

Com o tempo as pessoas paparam.

Já não me lembro da discussão na altura, mas acredito que sim. As pessoas são avessas à mudança por defeito, embora com o tempo tendam a aceitá-las. No entanto, há aqui uma diferença fundamental: toda a gente tinha TV para ter Sport TV - mesmo que fosse necessário aderir à então TV Cabo para ter acesso à mesma; aqui, estou a focar-me principalmente na impossibilidade que eu, por exemplo, tenho de aceder a conteúdos por streaming. Constrangimento técnico do qual não tenho culpa e que me é de todo impossível contornar.

No que respeita aos monopólios, não sei quantos mais exemplos precisam para perceber que a livre concorrência é um disparate. A Sport TV perdeu em tempos os jogos do Benfica e da Liga Inglesa e não se viu nenhuma diferença. Existem atualmente vários operadores no mercado e o preço dos pacotes não anda a descer em busca de novos clientes, no máximo oferecem-se serviços como o Meo Go ou Tablets e equipamentos a prestações reduzidas para seduzir novos clientes. Os preços dos pacotes em si até vão subindo, ainda este ano subirem nos tarifários móveis do Meo e no ano passado subiram nos pacotes fixos. Já a liberalização nos preços das gasolineiras, enfim, nem vale a pena falar.

A história do fim dos monopólios e da baixa de preços daí decorrente é um mito. A Sport TV não baixa preços. A consequência é as pessoas terem de pagar mais à medida que os conteúdos forem sendo diluídos entre várias plataformas premium. Não se iludam com histórias da carochinha.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

A concorrência aqui só seria algo bom para o consumidor se não houvessem exclusividades. Aliás, na prática nem é concorrência nenhuma, concorrência era ambos terem acesso aos conteúdos todos e o consumidor escolher, como por exemplo na escolha entre operadoras (ZON ou MEO). Para um consumidor que queira ter acesso ao máximo de ligas possível, quanto mais "repartidas" estiverem as ligas por canais pior é, porque mesmo que isso obrigasse a Sporttv a baixar os preços (duvido), o custo de subscrever todos os canais (para ter acesso a tudo) aumenta substancialmente.

Eventualmente isto pode beneficiar um consumidor mais "exclusivista", e é se tiver a sorte de haver um overlap de 100% entre o que quer ver e o que o canal tem. Por exemplo, alguém que só se interesse mesmo pela Champions e pela La Liga, pode subscrever só a Eleven Sports e poupa.

No fundo, o melhor método de todos era mesmo o Pay Per View, com preços minimamente razoáveis por jogo (sempre adequados à audiência esperada e popularidade claro).

Editado por AndreSCP7

Compartilhar este post

Link para o post
13 minutos atrás, Black Hawk disse:

No que respeita aos monopólios, não sei quantos mais exemplos precisam para perceber que a livre concorrência é um disparate. A Sport TV perdeu em tempos os jogos do Benfica e da Liga Inglesa e não se viu nenhuma diferença. Existem atualmente vários operadores no mercado e o preço dos pacotes não anda a descer em busca de novos clientes, no máximo oferecem-se serviços como o Meo Go ou Tablets e equipamentos a prestações reduzidas para seduzir novos clientes. Os preços dos pacotes em si até vão subindo, ainda este ano subirem nos tarifários móveis do Meo e no ano passado subiram nos pacotes fixos. Já a liberalização nos preços das gasolineiras, enfim, nem vale a pena falar.

A sporttv criou o tal canal a 9,99€.

E a Meo e Zon têm agora pacotes ao preço (29.99€) da Vodafone, que entrou no mercado a 24.99€, com a mesma oferta.

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

O @Black Hawk falou tudo.

Não se iludam. A SportTV só irá baixar os preços quando perderem a Liga NOS, mas aí já nem haverá SportTV pois o campeonato português é o core do negócio. Os demais conteúdos são acrescimento, eles estão-se nas tintas se têm ou não a Liga Espanhola, a Francesa ou a NFL, até calha bem porque reduzem custos (é dinheiro aforrado de licenças que não compram) mantendo o preço final. Eles sabem perfeitamente que aquilo que o Zé quer ver é o seu Benfica, o seu Sporting ou o seu Porto. Por isso é isto estava tão melhor concentrado num só canal, seja ele a SportTV ou... a Eleven Sports assumir o monopólio. Como está não interessa a ninguém.

Tal como tem razão nesta historieta do streaming. Isto não é prático, nem concretizável para muita gente. Podem vir com os Netflixs da vida mas nada jamais substituirá a velhinha transmissão televisiva.

Compartilhar este post

Link para o post

29,99 sem boxs, porque para se ter acesso aos canais premium tens de ter uma e aí o preço já vai para os 32 ou 33 paus. A Meo, pelo menos, não baixa os preços deste patamar há uma série de anos apesar de terem aparecido novos operadores e de a concorrência oferecer preços relativamente semelhantes. E falo da Meo porque é o exemplo que melhor conheço. Ainda há pouco tempo acabaram com o Meo Music e os preços não baixaram - ofereceram pacotes de dados móveis e o Deezer Premium durante uns meses, mas os preços ficaram iguais.

As operadoras não procuram baixar preços para roubar clientes aos outros. Há um entendimento tácito entre eles. Sabem perfeitamente que se começam a baixar preços, a tendência será perderem todos no longo prazo porque os outros depois também os baixam, e de repente estariam no mesmo patamar em que estão agora... mas com mensalidades mais baixas para todos.

No máximo dos máximos, o que a inexistência de um monopólio impede é que os preços subam. Isto funciona bem quando os conteúdos estão acessíveis para todos, porque a esmagadora maioria dos canais estão acessíveis para qualquer cliente Nos, Meo ou Vodafone e o cliente pode optar por uma operadora. No entanto, imagina que agora a Fox Comedy fica disponível apenas num destes operadores, a Eurosport noutro e, sei lá, o Canal História noutro. São três canais que vejo com regularidade nos dias de hoje. Para ter acesso aos mesmos conteúdos, teria de subscrever três serviços.

É isso que está a acontecer no caso dos conteúdos desportivos em canais premium. Se os jogos estivessem disponíveis em dois canais diferentes, um cliente poderia optar pelo canal mais económico e talvez os preços tivessem baixado um pouquinho. Mas neste cenário em que alguns jogos estão disponíveis na Sport TV e outros na Eleven, já para não falar do Benfica, tem de se subscrever mais do que um canal para se ter acesso aos mesmos conteúdos e o consumidor acabará sempre por pagar mais no total. Em alternativa, o consumidor será obrigado a escolher entre um dos dois, deixando de ter acesso a certos conteúdos.

A sério, não há um único cenário em que a divisão de conteúdos entre canais premium seja benéfica para os consumidores, excepto em casos específicos como quem só quiser ver a Liga dos Campeões ou os jogos do Benfica em casa. Como não imagino que existam pessoas satisfeitas em ver apenas metade dos jogos do Benfica ou apenas os jogos da Champions...

Compartilhar este post

Link para o post

A SportTV tem dado prejuízo ano após ano e começou a sua morte quando foi ameaçada pela BTV. A SportTV vinha conseguindo os direitos de transmissão a preços mais reduzidos por não haver concorrência a sério.

Demasiado fácil a forma como a Eleven está a roubar os conteúdos à SportTV... é uma questão de tempo até perderem a Liga NOS também. Não têm condições para oferecerem mais €€€ que a Eleven pelos direitos de transmissão.

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, El Colosso disse:

Eu celebro porque monopólios nunca são bons para ninguém

São, para o produtor. Mas de qualquer forma, o conceito de monopólio como é dado num livro de economia não se aplica aqui porque o produto não é igual (e porque não há barreiras elevadas à entrada de novas empresas, como a BTV e a Eleven provaram), a queda de um monopólio não favorece o cliente se o oligopólio que se seguir dividir os produtos entre as empresas.

Ou seja, por exemplo, se a SportTV transmitisse todos os campeonatos e a Eleven entrasse com a possibilidade de transmitir todos os campeonatos, a existência de ambas as empresas era favorável ao consumidor porque obrigava ambas a ter preços abaixo do preço inicial (com uma empresa).

Neste caso, tens duas empresas que transmitem produtos diferentes e o interesse do cliente é ter acesso a todos, logo acaba por ter de pagar mais para os conteúdos que tinha por um preço menor.

Em todo o caso, enquanto a SportTV tiver o campeonato português (e isto vale para qualquer país) será difícil a qualquer concorrente fazer frente.

Edit: Mas tem a sua piada, há umas semanas fui bombardeado por ter dito que a passagem do futebol para o streaming pode rebentar a bolha do futebol inglês, agora afinal o streaming de futebol é um fraco substituto, que nunca será melhor que a TV 

Editado por Wincing Hálldor
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Wincing Hálldor disse:

Mas tem a sua piada, há umas semanas fui bombardeado por ter dito que a passagem do futebol para o streaming pode rebentar a bolha do futebol inglês, agora afinal o streaming de futebol é um fraco substituto, que nunca será melhor que a TV

Quem tem piada és tu que tentas distorcer o que os outros dizem. O serviço de streaming da Eleven é que pode ser fraco, e não o streaming em geral. 
E mais uma vez, o streaming da Netflix é de topo, melhor do que uma TV.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, Bashir disse:

Quem tem piada és tu que tentas distorcer o que os outros dizem. O serviço de streaming da Eleven é que pode ser fraco, e não o streaming em geral. 
E mais uma vez, o streaming da Netflix é de topo, melhor do que uma TV.

Eu nunca escrevi que o streaming era fraco, aliás tenho a certeza que o futuro das transmissões em pouco menos de uma década será por streaming e não por TV. A disposição das pessoas para pagar esse serviço é que para mim sempre foi duvidosa.

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, Wincing Hálldor disse:

Em todo o caso, enquanto a SportTV tiver o campeonato português (e isto vale para qualquer país) será difícil a qualquer concorrente fazer frente.

A SportTV tem perdido as lutas todas com a Eleven, provavelmente quando for altura de se negociarem os direitos de transmissão irá perder a Liga NOS.

A Eleven deve estar com bastante massa para investir, a SportTV não ia deixar fugir os conteúdos que têm perdido se a parada não andasse muito lá em cima. Esta falta de capacidade da SportTV em dar resposta à Eleven demonstra bem o estado em que as coisas estão e se antes o monopólio era da SportTv, a este ritmo daqui a um par de anos o monopólio será da Eleven.

O problema de ser apenas da Nowo irá acabar por se resolver, a BTV inicialmente também era apenas da Meo, no entanto neste caso entra o cenário da NOS, MEO e Vodafone serem acionistas da SportTV. Mas a maior ameaça para as operadoras, mesmo que sendo accionistas da SportTV, deverá ser a ameaça de expansão da Nowo e não a queda da SportTV... por isso irão tentar garantir a Eleven o mais cedo possível ainda que isso signifique prejudicarem a SportTV. No final o cliente acabará por ficar a ganhar, mas neste processo de transição é preciso deixar as coisas ajustarem-se.

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, Krave disse:

SportTV tem perdido as lutas todas com a Eleven, provavelmente quando for altura de se negociarem os direitos de transmissão irá perder a Liga NOS

Os direitos da Liga NOS são vendidos individualmente, clube a clube.

Compartilhar este post

Link para o post
13 minutos atrás, Krave disse:

Mas a maior ameaça para as operadoras, mesmo que sendo accionistas da SportTV, deverá ser a ameaça de expansão da Nowo

Nem de perto. A Nowo não tem expressão, reputação, dimensão, cobertura e mais um sem número de coisas para isso, e não é a Eleven Sports que vai alterar isso de forma substancial. Até porque há uma percentagem enorme de clientes que estarão fidelizados por mais algum tempo com as suas operadoras, antes de poderem mudar para a Nowo (mesmo que o desejem fazer por expresso desejo de ter a Eleven). Mesmo para competirem com a Vodafone, precisavam de dar um salto colossal.

Não sei até que ponto vamos ter Eleven Sports fora da Nowo já nas próximas semanas. Acredito que o processo ainda se arraste algum tempo e que seja também uma questão de ver qual das 3 operadoras se "chega à frente" primeiro. Assim que uma o fizer, as outras pouco ou nada demorarão a ir atrás.

Eu devo manter a Sport TV esta época. Mas já só estou mesmo à espera da mudança da Premier League e da NBA para a Eleven. Gosto de monopólios, e se a Eleven me oferece praticamente tudo por um preço inferior (pelo menos nos primeiros tempos, que com tanto conteúdo eventualmente deixarão de lado a história dos 9,90€), faço bem o esforço de ver o Sporting e mais 2 ou 3 jogos do Tugão por semana numa stream.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto faz lembrar a história do cabo e do streaming na América. A malta queixava-se que o cabo era caríssimo e queriam era comprar os canais à la carte. Entretanto com o surgimento de sistemas de streaming de todos os canais possíveis, seja Disney, HBO, CBS, o próprio Netflix, Amazon, ESPN, percebeu-se que afinal a primeira opção do pacote de canais no cabo, com 10 canais que vemos e 90 que não queremos saber, até é a melhor de todas.

O mesmo para a Eleven Sports e para a SportTV. Ter acesso a todos os conteúdos tornou-se caríssimo com o aparecimento de alternativas. Tenho um feeling que seria ainda pior se os jogos fossem oferecidos individualmente em pay-per-view. 

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Carmelo Anthony disse:

Os direitos da Liga NOS são vendidos individualmente, clube a clube.

Se a SportTV não teve capacidade de bater a oferta da Eleven p/ os conteúdos que tem perdido, andando a apresentar prejuízo ano após ano, dificilmente terão capacidade p/ conseguir comprar aos clubes da Liga NOS os direitos, mesmo que seja individual a negociação.

Se tivessem alguma capacidade ainda para combater esta entrada no mercado, não perderiam a Liga dos Campeões, Bundesliga e La Liga de uma assentada.

A ElevenSports está a apostar em vários países, a SportTV tem estado em declínio desde a entrada da BTV: Certamente que irão explorar a possibilidade de terem o monopólio das principais ligas europeias, incluindo jogos da Liga Nos e serem o canal de eleição dos cafés. Investindo forte nestes 2-3 anos conseguem acabar com a SportTV e parecem ter o capital para fazerem esse investimento.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Carmelo Anthony disse:

A SportTV só irá baixar os preços quando perderem a Liga NOS, mas aí já nem haverá SportTV

Isso era o ideal

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Poeira disse:

Nem de perto. A Nowo não tem expressão, reputação, dimensão, cobertura e mais um sem número de coisas para isso, e não é a Eleven Sports que vai alterar isso de forma substancial. Até porque há uma percentagem enorme de clientes que estarão fidelizados por mais algum tempo com as suas operadoras, antes de poderem mudar para a Nowo (mesmo que o desejem fazer por expresso desejo de ter a Eleven). Mesmo para competirem com a Vodafone, precisavam de dar um salto colossal.

Não sei até que ponto vamos ter Eleven Sports fora da Nowo já nas próximas semanas. Acredito que o processo ainda se arraste algum tempo e que seja também uma questão de ver qual das 3 operadoras se "chega à frente" primeiro. Assim que uma o fizer, as outras pouco ou nada demorarão a ir atrás.

Eu devo manter a Sport TV esta época. Mas já só estou mesmo à espera da mudança da Premier League e da NBA para a Eleven. Gosto de monopólios, e se a Eleven me oferece praticamente tudo por um preço inferior (pelo menos nos primeiros tempos, que com tanto conteúdo eventualmente deixarão de lado a história dos 9,90€), faço bem o esforço de ver o Sporting e mais 2 ou 3 jogos do Tugão por semana numa stream.

Não me fiz entender. Quando referi expansão da Nowo, referia uma eventual táctica de terem a Eleven para sustentarem uma expansão, investindo significativamente no aumento de cobertura. A Nowo sabe que em condições normais, aumentando apenas a cobertura, não atrairá muitos clientes novos. Se investir no aumento da cobertura tendo como trunfo a Eleven,  captam muito mais facilmente os clientes.

A SportTV é detida também pela Vodafone/Meo/NOS, trata-se de uma situação muito interessante e peculiar a que se está a verificar neste momento no mercado dos direitos de transmissão. No curto prazo o prejudicado será o consumidor enquanto houver esta indefinição, será certamente um ano de ajustes este de 2018/19, a própria SportTV terá que se reorganizar, provavelmente cortar canais e diminuir funcionários.

O normal seria a Eleven acabar também nas outras operadoras e a SportTV com os prejuízos que tem apresentado e perdendo os principais conteúdos, acabar por deixar de existir, pelo menos da forma como a conhecemos nos últimos anos. Vai ser muito difícil para a SportTV recuperar terreno se até sem concorrência apresentavam prejuízos...

Compartilhar este post

Link para o post

Não há muito tempo andava a pagar qualquer coisa como 95€/mês para ter o serviço meo e a sporttv. Apareceu a BTV e neste momento já vou em 125€/mês, mais coisa menos coisa. Vem daí a Eleven Sports e lá vou eu chegar aos 140€, é um absurdo. Aquilo que o Blackhawk está a dizer não é mentira nenhuma.

E streaming será o futuro quando chegar a fibra às aldeias mais escondidas de Portugal. Só assim será justo!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...